sábado, 23 de outubro de 2010

SEXTA-FEIRA, 22 DE OUTUBRO DE 2010


Graças a uma campanha acirrada atualmente levada a efeito no Brasil, quando os dois candidatos a presidente desfraldam a bandeira em oposição contra o aborto, o assunto finalmente ganha a importância política que merece. Sim, política, afinal o assunto, além de ético, moral e religioso, é também político.

Movimentos mil têm sido levados a efeito, tanto os que são a favor quanto aos que são contra. De um lado, adeptos do feminismo, que se declaram a favor da legalidade do aborto, alegando que cabe a mulher a decisão do que deve ser feito com o próprio corpo. Do outro, os religiosos e também não religiosos que acham que a vida tem início na concepção.

Em alguns países, o aborto é legalizado. Talvez por uma questão de prevenção a explosão demográfica, mas nunca ético ou moral. A Doutrina Espírita trata clara e objetivamente a respeito do abortamento, na questão 358 de sua obra básica O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec: Pergunta – Constitui crime a provocação do aborto, em qualquer período da gestação?
Resposta – “Há crime sempre que transgredis a lei de Deus. Uma mãe, ou quem quer que seja, cometerá crime sempre que tirar a vida a uma criança antes do seu nascimento, por isso que impede uma alma de passar pelas provas a que serviria de instrumento o corpo que se estava formando”.
Sobre os direitos do ser humano, foi categórica a resposta dos Espíritos Superiores a Allan Kardec na questão 880 de O Livro dos Espíritos: “qual o primeiro de todos os direitos naturais do homem? “O de viver”, foi a resposta. “Por isso é que ninguém tem o direito de atentar contra a vida de seu semelhante, nem de fazer o que quer que possa comprometer-lhe a existência corporal”.

É do Livro Religião dos Espíritos este parágrafo: “fugi do satânico propósito de sufocar os rebentos do próprio seio, porque os anjos tenros que rechaçais são mensageiros da Providência, assomantes no lar em vosso próprio socorro, e, se não há legislação humana que vos assinale a torpitude do infanticídio nos recintos familiares ou na sombra da noite, os olhos divinos de Nosso Pai vos contemplam do Céu, chamando-vos, em silêncio, as provas de reajuste, a fim de que se vos expurgue da consciência a falta indesculpável que perpetrastes”.

Afinal, eu pergunto: teriam os postulantes ao cargo maior na direção do país, ciência ética, moral e religioso sobre o aborto ou é apenas um interesse momentâneo devido ao um possível interesse político que se poderia traduzir como um ato de fisiologismo? Para os que pensam que a vida termina com a morte física, o aborto é um ato normal e não há razão para remorsos. Mas os que acreditam na vida após a morte, dependendo da crença a que pertençam ou acreditam, sempre há esperança de um “purgatório” ou o perdão concedido pelo padre ou pastor. Os espíritas acreditam na vida eterna do espírito e não do corpo. “Do pó vieste, ao pó voltarás”.

Na revista Informação, de número 304/2002, a resposta a uma pergunta de uma leitora me chamou a atenção: “quando uma mulher sofre um aborto espontâneo ou mesmo uma ameaça de aborto é porque o bebê está em dúvida ou com medo de vir a Terra? Ou porque não gosta dos pais por algum problema em alguma encarnação?”
Resposta – “Em casos assim, não podemos precisar com exatidão a causa que determina o aborto. Se há causas físicas, certamente há causas espirituais ligadas ao Espírito reencarnante, que podem ser várias. Nas obras de André Luiz, pelo médium Francisco Cândido Xavier, especialmente “Os Mensageiros” e “Missionários da Luz”, podemos encontrar referências a respeito. Mas também não podemos descartar a existência de causas relacionadas a ignorância, negligência ou imprudência da mulher e que podem provocar problemas relacionados com o aborto, resultando em reencarnações frustradas. Cada caso é um caso”. O assunto é extenso. Voltaremos em outra ocasião.
__________________________________________
*J. MORGADO é jornalista, pintor de quadros e pescador de verdade. Atualmente esconde-se nas belas praias de Mongaguá, onde curte o pôr-do-sol e a brisa marítima. J. Morgado participa ativamente deste blog, para o qual escreve crônicas, artigos, contos e matérias especiais. Contato com o jornalista? Só clicar aqui: jgarcelan@uol.com.br

__________________________________________

37 comentários:

  1. Bom dia amigos (as)...
    Nos últimos dias o aborto tem sido muito debatido, tornou-se tão importante que pode até decidir uma eleição presidencial em nosso país. Pauta para debates polêmicos, o aborto vem sendo um dos temas presentes na campanha eleitoral deste ano. Apesar de, na maioria das vezes, este ser um assunto discutido sob o viés moral e religioso, o tópico já é encarado por alguns nichos da sociedade como questão de saúde pública. Não faz muito tempo acompanhei com interesse um grupo feminista que lutava a favor do aborto, com esta alegação: "o corpo é da mulher, a mulher é que sabe o que há-de fazer com ele”. Se o argumento feminista fosse mesmo levado a sério, a prostituição devia ser legalizada, concordam? Afinal, o corpo é da mulher.

    Entretanto é quase certo que qualquer feminista que se preze se oporá à legalização desta atividade, com o argumento habitual de que a prostituição degrada a mulher à condição de mero objeto sexual. Bom lembrar, no Brasil o aborto é considerado crime, não sendo punido se realizado pelo médico em duas circunstâncias: se a gestação foi originada em consequência de um estupro ou se não há outro meio de salvar a vida da mãe.

    Nesta crônica de sexta-feira, o amigo-irmão J. Morgado - que viaja pelo litoral paulista - descreve o que pensa o espiritismo sobre o aborto, o interesse político que o assunto desperta e pergunta: os candidatos a presidência da república, no caso José Serra e Dilma Rousseff, estão realmente interessados nesta questão do aborto ou simplesmente estão “fazendo média” para ludibriar eleitores e ganhar votos? Cada um, certamente, tem o direito de resposta neste espaço. Eu tenho a certeza absoluta que defender o aborto para os dois candidatos é a chave para conquistarem milhares de votos e conseguirem se eleger. Na presidência, o aborto nem deverá mais ser lembrado, por nenhum deles, Serra, ou Dilma. O que acham?

    Um forte abraço a todos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  2. Olá Sr. J. Morgado!
    A defesa da vida não é só um argumento religioso, é fato científico que a vida começa na concepção, é fato psicológico que a mulher que aborta arca com duras consequências emocionais, é fato jurídico que a constituição defende a vida. Curioso como os defensores do aborto são profetas: “melhor abortar porque ele seria mendigo, marginal, assassino”.

    Conheço pessoas que tiveram todos os motivos para serem ruins, abandonados pelos pais na porta de um orfanato, nunca foram adotadas, saíram aos 18 anos sem nada e nem ninguém, mas fizeram a opção belo bem, constituíram família, são felizes. Outros têm tudo e fazem a opção pelo mal. Não tem como prever o que uma pessoa será por esse ou aquele motivo, mas todos têm direito a vida.

    Parabéns pelo texto,

    Tatiana – Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  3. Dizem os especialistas em ciências espirituais, que na terra só reencarnam espíritos que tem o comprometimento com o carma.
    Uma católica fanática ficou estarrecida quando me perguntou se eu acreditava no espírito santo!
    Eu fui categórico e disse que não acreditava.
    Se nascer na terra, ou se gira em torna dela, é porque não é nada santo.
    Até porque na lei da evolução não existem privilégios.
    Todos nós de alguma forma erramos, ou vamos cometer alguns erros nesse período de transição.
    Eu sou contra o aborto, mas alguns seres que são abortados é por que mereciam passar por essa decepção.

    Padre Euvideo.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia J. Morgado, faz muito tempo até poemas e poesias eram escritas sobre o aborto. Essa, antiga, a autoria é de Miguel Torga e serve para ilustrar seu texto. Acrescento que sou contra o aborto, radicalmente.

    Era uma vez, lá na Judeia, um rei.
    Feio bicho, de resto:
    Uma cara de burro sem cabresto
    E duas grandes tranças.
    A gente olhava, reparava e via
    Que naquela figura não havia
    Olhos de quem gosta de crianças.

    E, na verdade, assim acontecia.
    Porque um dia,
    O malvado,
    Só por ter o poder de quem é rei
    Por não ter coração,
    Sem mais nem menos,
    Mandou matar quantos eram pequenos
    Nas cidades e aldeias da nação.

    Mas,
    Por acaso ou milagre, aconteceu
    Que, num burrinho pela areia fora,
    Fugiu
    Daquelas mãos de sangue um pequenito
    Que o vivo sol da vida acarinhou;
    E bastou
    Esse palmo de sonho
    Para encher este mundo de alegria;
    Para crescer, ser Deus;
    E meter no inferno o tal das tranças,
    Só porque ele não gostava de crianças.

    Bom fim de semana!

    Priscila – Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  5. Depois de postar minha participação li o texto do Padre Euvideo. Eu estava preocupada com o seu desaparecimento, Padre. Estamos acostumadas com sua presença. Achei que tinha sido excluído do blog... Bom que tenha voltado!

    Bom fim de semana!

    Priscila -SBC

    ResponderExcluir
  6. Sou totalmente a favor da vida, J. Morgado, desde a sua concepção. O que Deus criou, não temos o direito de destruir. Tanto se fala nas comunidades religiosas e educacionais sobre aborto, proibições de aborto, cobranças psicológicas, métodos anticoncepcionais, distribuições de camisinhas... Chegamos ao ponto de fazer pesquisas para saber quem faz mais sexo. Em que mundo estamos? Não temos respeito à vida, não temos respeito ao corpo, damos vazão a toda espécie de vício, e dizemos que somos religiosos. Deus nos criou para a vida e não para a morte.

    Oportuna sua crônica.

    Bom final de semana!

    Giovanna – Franca – SP.

    ResponderExcluir
  7. Oiê, amigos (as)...
    Mestre Morgado, preciso e atual seu artigo desta sexta-feira. O assunto, polêmico, deveria ficar distante da disputa presidencial e ser enfocado por médicos, juristas, psicólogos e, na sequência, pelo Congresso. A igreja, seja qual for a tendência, também não deveria meter o bedelho nessa pendenga.
    Os candidatos e o atual inquilino do Palácio do Planalto têm assuntos mais abrangentes para a coletividade, que devem ser tratados com seriedade. O aborto, no caso, atinge apenas em uma faixa momentânea da população.
    Mas, os artistas circences e o palhaço estão mais preocupados com bolinhas de papel e camisinhas cheias d'água.
    Decididamente, este País tem os tiriricas que merece e faz por merecer os polítics que ai estão (Lula, Dilma e Serra) Lamentável.

    Parabéns, mestre Morgado pelo foco do assunto.

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo.

    ResponderExcluir
  8. Eu acredito que o aborto é muito difícil para a mãe, pois trata-se de um filho e não de um trapo que se joga fora. Não creio em filho “indesejado” mas sim em filho sem planejamento, por essa razão, salvo em casos extremos, sou contra o aborto. Aproveito o comentário acima do Oswaldo Lavrado, para dizer que não acredito em políticos e tanto Serra como a Dilma, simplesmente procuram fazer média com os cristãos, que lutam contra o aborto e geram milhões de votos no Brasil. A Dilma recuou, depois de sua declaração gravada em vídeos em que afirmava ser a favor da liberação do aborto. Não esperava tanta repercussão e arrependeu-se. Isso, enquanto candidata, depois...

    Beijos a todos!

    Martinha - SBC

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, J. Morgado!
    O grande erro de se debater/discutir o aborto é o reducionismo que se apresenta em simplesmente se colocar a favor ou contra. Por princípio, por nossos valores, temos uma determinada opinião, mas jamais devemos impô-la aos outros. O meu ponto de vista é que devemos permitir à mulher o direito de escolha, e se a sua opção for o de fazer o aborto, que tenha ela todas as condições clínicas, médicas, psicológicas e sociais para isso.

    Abraços

    Juninho - SAMPA

    ResponderExcluir
  11. Paulo Renato Nogueirasexta-feira, 22 outubro, 2010

    Prezado jornalista J. Morgado, as pessoas muitas vezes deixam-se levar pelos sentimentos pra falar de coisas como o aborto. O fato é que entre o sexto e o oitavo mês o sistema nervoso central não é desenvolvido o suficiente pra perceber o mundo exterior. Muitas vezes, pode demorar ainda mais pra que isso aconteça. Então, para todos os fins práticos, é como matar uma planta. Eu sou vegetariano, então eu entendo o lado “emocional” de ser contra esse tipo de coisa, mas a verdade é que um porco é mais desenvolvido psicologicamente e emocionalmente que bebês, e isso não faz com que a gente pare de matar porcos. Então, pra mim, parece muito mais sensato matar um embrião antes que ele tenha tido a percepção do mundo e, portanto, sequer tenha tido percepção da sua própria existência, do que matar um animal.

    Existem outras questões que precisam ser avaliadas. Nos casos de estupro, existem leis que permitem o aborto em certas situações, o “aborto sentimental”, pois a mulher não deveria ser obrigada a continuar uma gravidez quando o ato de violência que gerou o feto foi contra sua vontade. Em outros casos, em que a mulher corre risco de morte caso haja continuação da gestação, ela pode optar pelo aborto, já que pelo Código Civil Brasileiro, o feto não é exatamente uma pessoa, mas sim potencial de se tornar uma, por isso existem mecanismos para protegê-lo, mas a mulher não deveria ser forçada a colocar o feto acima de sua própria vida. A discussão sobre aborto na idade contemporânea é muito recente, e são necessários muitos estudos, muitas questões a serem avaliadas e continuar a promover debates sobre esse assunto.

    Paulo Renato Nogueira – Uberlândia - MG

    ResponderExcluir
  12. Nois, anem a deixar la hipocresia! Dir que l'avortament és un pecat, pel que és una abominació. És fàcil criticar és fàcil. Ara, veu darrere dels nens que es queden al carrer que pateixen de fam, el fred, el menyspreu, la humiliació i la desesperança, qui ho farà? Quin és el delicte? Avortar o posar un ésser humà en aquest món i deixar jugar a través de tot tipus de tristesa? Si us plau, posi el seu cap en el recte i deixar d'actuar amb el cor ... El cor és desesperadament corrupte!

    Luis Mendoza

    Barcelona - Catalunya

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde a todos...
    Atendendo ao pedido do meu amigo Edward de Souza, segue a tradução do texto postado acima pelo Sr. Luís Mendoza, de Barcelona, uma das cidades da Espanha, cujo idioma usado é o catalão. Abraços ao J. Morgado e meus cumprimentos pela crônica. Volto para deixar minha opinião mais tarde.(Francisco Heitor)

    A TRADUÇÃO:
    "Pessoal, vamos parar de hipocrisia! Falar que aborto é pecado, que é abominável e etc., é muito fácil, criticar é bem fácil. Agora, ir atrás das crianças que estão jogadas nas ruas sofrendo com fome, frio, desprezo, humilhação e desesperança, quem vai? Qual é o crime maior? Abortar ou colocar um ser humano nesse mundo e deixar jogado passando todo o tipo de tristeza? Por favor, coloquem a cabeça no lugar e parem de agir com o coração... O coração é desesperadamente corrupto!"

    Luis Mendonza –

    Barcelona - Catalunha

    ResponderExcluir
  14. Minha saudação ao dileto amigo J.Morgado. Bom dia a todos. Essa discussão nesta eleição é uma das coisas mais cretinas que já vi neste país. E olha que já vi coisas cretinas. Primeiro, nem Serra, nem Dilma, acreditam no que estão falando. E assim que começar a votação ninguém mais falará disso. Alguém quer apostar em contrário? Quanto ao assunto, sem oportunismo político, quero dizer o seguinte: a hipocrisia impera e cresce neste país. Todas as classes sociais praticam o aborto. Conheci clinica médica em Porto Alegre que fazia isso direto e prosperou, cobrando caro. O curioso é que todo mundo no bairro (e talvez na cidade) sabia, tinha até o apelido de "fábrica de anjos". Quem podia pagar usava essa clínica. Os únicos que não sabiam eram a polícia e o Conselho Regional de Medicina. Já os pobres... Ah, os pobres, como sempre, também fazem milhares de abortos, mas do jeito possivel, sem higiene e com todos os riscos conhecidos, que muitas vezes resultam na morte de meninas. A História registra casos reais de freiras que foram obrigadas a fazer aborto em conventos. Há filme sobre isso, baseado em história real, cujo nome agora não lembro. A cretinice é geral, porque os mesmos que posam de moralistas, na hora H recorrem mesmo ao aborto. Já conversei com mulheres que fizeram aborto. A barra é pesada, com um trauma psicológico muito forte, porque isso vai contra sua própria natureza. Acho, então, mesmo recohecendo que o aborto será sempre algo muito ruim, e indesejado por qualquer mulher normal, que manter essa hipocrisia será ainda muito pior, porque quem sofre mesmo é mulher pobre, da periferia. Com proibição, ou sem proibição, o aborto é uma realidade, praticado em grande quantidade, no mundo inteiro. Não é melhor tirar a venda dos olhos e proteger a mulher, assegurando-lhe o direito de decidir e de ter assistência civilizada?
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  15. Fala-se sempre em "decisão da mulher". Nem sempre é assim. Muitos abortos acontecem por pressão masculina, dos caras que se apavoram com a possibilidade de ter que assumir a criança. Ou que se sentiram enganados, achando que foram vítimas da conhecida indústria da pensão. As razões podem ser as mais variadas, mas essa decisão nem sempre é só da mulher, ainda que a palavra final será sempre dela. O risco é achar um goleiro Bruno pelo caminho...
    Abraços!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  16. LUIZ ANTÔNIO DE QUEIROZsexta-feira, 22 outubro, 2010

    Caríssimos,
    Se a minha mãe decidisse pelo aborto eu não estaria vivenciando e aprendendo com vocês. MInha vida atual é importante, como espírito imortal que sou, para progredir e evoluir.
    Abraços
    Luiz Antônio de Queiroz

    ResponderExcluir
  17. Olá Amigos

    Boa tarde

    Depois de passar uma semana em Iguape, Cananéia, Ilha Comprida, etc., onde a vida palpita por todos os lados, aqui estou de volta.
    As curvas e as belezas do Rio Iguape. As aves, os peixes, o verde intenso da floresta...
    Aliás, vocês sabem que violar a flora e a fauna brasileira é crime? Crime punido com alguns anos de prisão e multa.
    Pois é, o embrião humano – vida palpitante – uma oportunidade para o espírito que nele habita de evoluir.
    Não importa a crença que cada indivíduo. O aborto é um infanticídio é deve ser punido com os rigores da lei.
    Dentro das leis da reencarnação, cada individuo que pratica tal absurdo, responderá com sua consciência.

    Um fraterno abraço

    Paz Muita Paz

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  18. Bem, este é um assunto muito polemico. Não só por que referisse a uma vida, mas por que mudara toda a vida de uma família. Sou a favor do aborto apenas na situação de estupro, pois a mãe pode botar toda a raiva do estuprador no filho e essa criança não será feliz e ainda seria praticamente impossível a mãe esquecer essa barbaridade, que aconteceu com ela. Mas lógico antes dos quatro meses pois o feto não esta formado.

    ResponderExcluir
  19. E por comentário pessoal o J. Morgado é o melhor tio do mundo. Ja estou com saudades.

    ResponderExcluir
  20. Quando a alma encarnada no útero materno é abortada antes de nascer, acontece o que está acontecendo com os políticos brasileiros.
    Alguns como o Lula e a terrorista Dilma, quando conseguem encarnar e passam despercebidas pelos carniceiros escondidos atrás de clinicas imundas, se revoltam contra a população e usam a maquina publica para se enriquecerem ilicitamente, e que se danem os professores que ganham salários de miséria, e danem-se também os médicos recém formados que gastam uma fortuna para se tornarem médicos e depois ficam a mercê do destino incerto.
    Sem contar com infinidades de outros seguimentos da nossa sociedade que estão em petição de miséria.

    Joaquim Tadeu de Mello
    Delfinópolis M G.

    ResponderExcluir
  21. Juquinha
    E tem que aborte a gramática, como você.

    ResponderExcluir
  22. Repetindo
    Juquinha
    E tem quem aborte a gramática, como você.

    ResponderExcluir
  23. Oiê, amigos (as)...
    Mais um pitaco sobre o assunto aborto:
    Hoje os jovens estão se lambuzando de fazer sexo indiscriminado e sem a mínima responsabilidade. Os bebês que nascem dessas transas inconsequêntes acabam caindo no colo dos pais dos pais (avós), em creches, instituições duvidosas, comercializados como um saco de batatas ou jogados na rua em sacolas de feira ou caixas de sapatos.
    A classe menos instruídas têm como único lazer, ou prazer, fazer sexo, pouco se importando com as consequências que fatalmente virão.
    Talvez este tenha que ser o motivo principal para que o aborto seja considerado crime para o médico, a mãe e, especialmente, o pai. Sem a interveção da igreja, dogmas espírutuais, governo ou qualquer instituição que não sente na pele o problema.
    Enquanto a cultura brasileira não levar o cidadão à responsabilidade em todos os setores da vida, coisas como o aborto devem mesmo dar cadeira.
    Para certas classes: debaixo do cobertor não tem miséria".

    Essa é nossa, modesta, opinião.

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  24. Tarcísio Marcondes Luzsexta-feira, 22 outubro, 2010

    Gostaria de um esclarecimento, de preferência do autor desta crônica, o Senhor J. Morgado, que apresenta-se como um espírita, e traz em seu crônica nada jornalística, um texto pesado, de difícil compreensão e recheado de frases de livros espíritas. Na verdade, uma confusão de letras. O que mais me inquieta, é ler o seu comentário raivoso e opinativo, logo acima, como se fosse ele o dono da verdade, clamando cadeia para quem pratica o aborto. Ora, Senhor J. Morgado... Menos. Cristo nos ensinou a perdoar quem erra ou nos ofende, e não posso acreditar que a doutrina espírita seja assim, vingativa. Fiquei decepcionado com seu comportamento inadequado para um homem que prega os ensinamentos de Deus.

    Desculpe-me, mas se me calasse, não conseguiria dormir a noite. Essa sua frase iria me martelar noite a dentro: "O aborto é um infanticídio é deve ser punido com os rigores da lei". Traduzindo: "cadeia neles"! Esse o ensinamento cristão de um espírita.

    Boa noite!

    Tarcísio Marcondes Luz - Campinas - SP.

    ResponderExcluir
  25. Amigo J. Morgado
    Acabo de ler sua mensagem ao blog e seus seguidores.
    Trata-se de assunto permanente na pauta do mundo. Nos ultimos dias, tem sido produto a alimentar discussões de candidadtos buscando a qualquer custo o poder. Para mim, atitude incorreta.
    O assunto é muito polêmico. Defendo que os grupos religiosos devam discutí-lo. Orientar jovens no caminho da paternidade responsavel é de sua alçada. Atuar com legislativos para bem ordenar as decisões,aliás, de sua competencia e não do executivo.
    Muito oportuno seu texto, provocou pronunciamentos de vários matizes.A ideia catalânica aqui exposta, carrega suas razões, assim como outras,no entanto, o tema é dificil e deve exigir maturação adequada.
    Um abraço amigo Morgado.
    Garcia Netto

    ResponderExcluir
  26. Olá Senhor Tarcisio Marcondes Luz

    Cidadão de Campinas, Estado de São Paulo, Brasil

    Bom dia

    Ser espírita não quer dizer perfeição. Ao contrário, é estar ciente de todos os seus defeitos e saber que uma luta diária tem que ser levada a efeito para extirpar os defeitos morais e materiais de que é possuído.
    O espírita sabe que não existe um céu e inferno, locais geográficos criados pelos donos de religiões (ou religião?) para dominar pelo medo os seus fieis.
    O espírita sabe que não adianta pedir perdão no momento do desencarne pelos seus erros (ou pecados?). A consciência é o arquivo de cada indivíduo. Cabe a ele, através de muitas reencarnações limpar cada falha, cada erro, praticando o perdão e o amor e extirpar de vez, o ódio, o rancor e todos os demais ranços. Um dia, terá uma “ficha limpa” é certamente, não terá que cometer atos sórdidos e hiper-materialistas para se impor perante uma sociedade totalmente imperfeita.
    Ser espírita é ter um comprometimento com as leis terrestres (imperfeitas, pois somos totalmente imperfeitos) que disciplinam o convívio entre os seres humanos.
    Não importa que a criança esteja no ventre materno ou fora dele. A denominação que os homens encontraram para o “extermínio” desses seres é infanticídio, um crime previsto no Código Penal Brasileiro. O mesmo código que prevêem atenuantes e agravantes para esse crime.
    Um dia, não precisaremos de códigos para disciplinar nossa conduta. Até lá...

    Um fraterno abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  27. Bom dia, J. Morgado
    Penso que o aborto está longe de uma abordagem séria pelo poder público no Brasil. Pelo menos foi essa a impressão que tive depois de ouvir os principais candidatos à presidência da República Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), que evitaram aprofundar a discussão sobre o assunto. Na verdade, só enrolam e nunca chegam a um denominador comum. O interesse maior, ficou bem claro isso, é conseguir votos, dizendo, todos os dois candidatos, ser contra o aborto. Mas, nessa briga, existe a eterna discussão: Dilma sempre foi a favor do aborto, mudou agora por quê? Resposta óbvia...

    Aproveito esse espaço para dizer que não concordo com o comentário do Sr. Tarcísio Marcondes Luz, de Campinas. O texto de J. Morgado é perfeito e bem redigido, não existe nenhuma confusão e seu ponto de vista e da religião espírita ficou bem claro. Desculpe-me Senhor Tarcísio, mas pra um bom entendedor, um pingo é letra.

    Beijos a todos...

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  28. Olá Gabriela

    Bom dia

    Obrigado pelos seus comentários.
    Note cara amiga, que assuntos irrelevantes como o aborto e a religião estão na pauta dos candidatos por um único motivo; político e nada mais. O assunto é muito mais importante no ponto de vista espiritualista e não materialista. Se bem que, é na vida material que nos aperfeiçoamos espiritualmente.
    Assuntos como a reforma da previdência, que deveria estar na plataforma dos candidatos são esquecidas de propósito.
    O presidente francês teve coragem de abordá-lo e novas leis serão aplicadas. E quer queiram ou não, elas terão que ser mudadas.

    Um fraterno abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  29. Também sou contra o aborto !!!!!!!!!!

    Narinha!

    ResponderExcluir
  30. Muitos defendem a idéia de que a mulher tem direitos sobre o seu próprio corpo. Vivemos em um país onde as pessoas sabem o que é direito? Sabem usá-lo a seu favor? Somos uma Nação com um povo bem instruído? Somos um povo que sabe o que é limite? Honestamente, se legalizarem o aborto, os órgãos responsáveis pela saúde pública vão ser obrigados a triplicar o numero de médicos, principalmente no Norte do país, onde os índices de gravidez precoce e indesejada são alarmantes. A prostituição infantil é, com certeza, a responsável por isso.

    Parabéns pelo texto, J. Morgado!

    Carol - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  31. Defendo a descriminalização do aborto no Brasil e a sua legalização. Acho que o Estado deverá, através do Sistema Único de Saude, fazer o atendimento a todas as mulheres que OPTAREM por interromper a gestação. Deverá também acompanhar a mulher e seu parceiro antes, durante e após a interrupção gestacional, com equipes bem formadas, além de disponibilizar os métodos contraceptivos necessários e adequados.

    Educação Sexual para decidir;
    Contraceptivo para não abortar;
    Aborto seguro para não Morrer!

    Bj

    Elisa - Araras - SP.

    ResponderExcluir
  32. Gabriela Gonçalvessábado, 23 outubro, 2010

    Abortos sem atendimento médico adequado provocam hemorragias graves, perda do útero e morte. A cada ano, 220 mil mulheres procuram o SUS para fazer raspagens do útero (curetagem), necessárias depois de aborto. Alguns especialistas estimam que sejam realizados 1 milhão de abortos clandestinos no Brasil a cada ano. Só as mulheres pobres sofrem com a clandestinidade. As de classe média e as ricas têm medo de serem denunciadas - a pena é de detenção de um a três anos - mas realizam abortos cercados de todos os cuidados médicos. Leis que restringem o aborto não reduzem o número de destes casos e ainda trazem consequências sociais e de saúde pública que atingem o nível de tragédia.

    Nenhuma mulher gosta da ideia de abortar - seja ela pobre, rica, religiosa ou ateia. Quando se submete a isso, tem uma razão de foro íntimo muito forte. Não cabe a ninguém que assista o drama à distância, ser a favor ou contra o aborto. O razoável é dizer que cabe à mulher decidir. Não me parece justo que todas as cidadãs tenham de se submeter a dogmas religiosos que não sejam os seus. Em outras palavras: a fé só faz sentido para quem a tem. Não me parece justo que todas as cidadãs estão sujeitas a serem comparadas com um assaltante de banco, por exemplo, ou seja, uma criminosa.Sou a favor da interrupção seletiva da gravidez, mas antes de tudo, a favor de uma política séria na saúde pública brasileira, para educação sexual em todas as faixas etárias, abordando fertilidade e DST.

    Precisamos pensar e formar uma opinião muito clara sobre este assunto que é de todos nós.

    Abraço

    Gabriela Gonçalves - Unifran - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  33. Olá Padre Euvídio

    Em um prazer tê-lo de volta aqui no blog.

    Um fraterno abraço

    Paz. Muita paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  34. Olá J. Morgado, muito bom este assunto abordado no blog. Sabe, eu gostaria imensamente de ver um plebiscito sobre o aborto. Contra ou a favor. Já não tivemos um sobre o desarmamento? Porque não um sobre o aborto? Garanto que 90 por cento de nossa população seria contra. Para mim o aborto é uma questão de saúde pública. Enfrentar com seriedade esse fenômeno significa entendê-lo como uma questão de cuidados em saúde e direitos humanos, e não como um ato de infração moral de mulheres levianas. Está comprovado, J. Morgado, as mulheres brasileiras que abortam, a maioria é jovem, pobre, católica e já com filhos.

    Um belo fim de semana!

    Larissa - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  35. Parabéns Gabriela Gonçalves por seu comentário realista e lúcido.
    Abraço!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  36. Amigos deste blog espírita, esclareçam-me uma coisa: soube que Allan Kardec suicidou-se, poderiam me explicar as razões? Mais, queria saber se o espírito dele reencarnou, mesmo tendo se matado.

    Obrigado

    Juvenal Cardoso - Guarulhos - SP.

    ResponderExcluir
  37. Olá Senhor Juvenal Cardoso

    Se você usou o computador para inserir uma mentira ou mesmo desvirtuar este blog (que não é espírita) e sim destinado aos assuntos mais diversos, creio que poderá usar a mesma máquina para vislumbrar a magnífica e produtiva vida de Allan Kardec.

    Um fraterno abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir