quinta-feira, 22 de julho de 2010

MILAGRE OU APENAS UMA COINCIDÊNCIA?

.
Uma foto incrível tornou-se uma mensagem de fé na cidade de Córdova, (em espanhol: Córdoba) município da Espanha fundada pelos Romanos no ano 152 a.C. com população de 319.692 habitantes. Ela foi tirada no batismo de Valentino Mora, filho de Erica, uma mãe solteira de 21 anos, que pediu à fotógrafa que tirasse de graça a foto de seu filho. Córdova é uma cidade média, com um núcleo antigo que foi declarado Património da Humanidade pela Unesco. A cidade viveu uma grande transformação urbana com o enterramento dos caminhos de ferro e a integração do rio Guadalquivir na vida da cidade, uma construção longamente desejada. A cidade é um centro de comércio, muito ligado a produtos agrícolas, nomeadamente à azeitona e aos citrinos, mas também a produtos industriais, como a cerveja, a maquinaria e os têxteis. Em meados do século IX era a cidade mais povoada do mundo, e uma das primeiras a ter iluminação pública.
.
A foto do batismo de Valentino Mora está varrendo a internet, porque na hora em que o padre derrama a água benta sobre sua cabeça, ela escorre no formato de um terço. Esta história começou na Paróquia de Nossa Senhora de Assunção em Córdova, Espanha, onde o batismo do bebê de um mês aconteceu. Na hora em que Valentino foi a pia batismal para o sacramento do batismo, Erica pediu à fotógrafa Maria Silvana Salles, contratada por outros pais que estavam batizando seus bebês, que tirasse a foto de seu filho como um favor, já que a jovem mãe não tinha como pagar por ela. A fotógrafa, tocada pelo pedido de Erica, concordou em tirar a foto de Valentino.
.
Maria Silvana trabalha com câmera tradicional e teve que enviar o filme para ser revelado numa loja em Córdova. Quando ela recebeu as fotos, notou com surpresa que a água derramada da cabeça de Valentino era um terço perfeito. A foto do batismo de Valentino fez nascer a fé no povo de Córdova, que vai até a humilde casa de Erica e Valentino para tocá-lo. Moradores da cidade e de outros lugares próximos vão à loja de Maria Silvana comprar a foto como se fosse um santinho. O que pensa o leitor? Milagre existe, ou foi simplesmente uma coincidência essa foto tirada no batismo desta criança?
(ES)