terça-feira, 13 de abril de 2010

DIVULGAÇÃO DE RESULTADO

A leitora contemplada no sorteio do livro Crenças e Desavenças, de João Batista Gregório, foi a Melissa, da PUC, São Paulo. Boa leitura!

Aproveitem para conhecer o blog do João Batista Gregório, um espaço de bom humor, cheio de criatividade e, de quebra, com receitas culinárias deliciosas, em


Leia a nova crônica de Nivia Andres,
CADÊ O MEU LIVRO...
logo abaixo!

- CADÊ O MEU LIVRO...


...que estava aqui, ainda agorinha? - O gato comeu, diria algum engraçadinho!

- Não! A internet engoliu! Transformou-o numa mídia digital. Agora ele atende pelo nome glamuroso de e-book, a abreviatura em inglês para electronic book, o livro eletrônico.

A distância que separa o livro impresso do livro digital é a mesma que afasta a carta do e-mail, nosso método atual de enviar e receber mensagens por meio eletrônico, já tão comum quanto importante e imprescindível para agilizar a comunicação entre pessoas, empresas e o mundo. Comunicação rápida, precisa e eficiente é o que se quer.

A trajetória do livro eletrônico entre nós está apenas começando, tímida, mas progressiva e, certamente, avassaladora, logo mais, pelas vantagens que apresenta, uma delas, a da portabilidade – se eu preciso de uma publicação que só tem na Alemanha, posso adquiri-la e em segundos já estará em minhas mãos, digo, no computador ou no e-reader (o leitor eletrônico, já com vários modelos à disposição). Inclui-se, também, entre as virtudes do e-book, a facilidade de transporte, já que milhares de títulos podem ser confortavelmente acomodados num pendrive (dispositivo móvel) enquanto que carregar alguns livros impressos, dependendo de seu peso, pode causar sofrimento ao seu portador.

O preço também é um fator que torna o e-book muito interessante economicamente, devido ao baixo custo de produção, de divulgação e de entrega, podendo chegar a ser 50% inferior ao custo de um livro tradicional.

Pois bem, já descobrimos as inúmeras vantagens oferecidas pelo livro eletrônico, às quais devemos acrescentar a economia de papel, de celulose e de... árvores! Claro! O livro digital poupa árvores e vai merecer, em seguida, o galardão de “amigo da natureza”! Resta investigar se o e-book também é detentor do prodígio de baixa emissão de gases poluentes causadores do efeito estufa... Daí vai ser a glória!

Então, mercê dessas qualidades intrínsecas, o livro eletrônico, em breve, vai dominar o mercado editorial, desbancando, definitivamente, o modelo tradicional, que precisou de milênios para evoluir desde as tábuas da lei de Moisés, os papiros, as iluminuras, os incunábulos, as brochuras até as belíssimas impressões e encadernações que temos hoje. Bonitas, caras e pesadas.

Mas, há um senão. Decerto tem a ver com romantismo ou com algum outro sentimento não muito compatível com a realidade... Como amante da literatura, verdadeira devoradora de livros, ainda não tolero a ideia de comprimir meus autores preferidos num dispositivo eletrônico. Todos, ali, espremidinhos em arquivos. Pensem bem! É estranho ler Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade, Erico Verissimo, Manuel Bandeira, Cecília Meirelles, Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Gabriel García Marquez e tantos bons autores sem poder folhear, refolhear e desfolhear as páginas de papel, fazer anotações laterais, escrever meu nome na primeira página, colocar um marcador, escondê-lo embaixo do travesseiro... Não! Decididamente, não é a mesma coisa... Como vou guardar uma florzinha para que seque entre as páginas, desejando encontrá-la, anos depois, amarelecida pelo tempo, mas plena de recordações? Tenho certeza de que esses autores, todos adeptos da caneta tinteiro, iriam odiar o e-book...

Mas... fazer o quê? Tenho a esperança de que, em breve, cada aluninho deste Brasil terá o seu e-reader e muitos livros para ler e se maravilhar com as fantásticas histórias neles contidas, pelo seu bem e para o bem de todos.

- Cadê o meu livro que estava aqui? - O gato comeu!

- Não! A internet engoliu!

-------------------------------------------------------------------------------------
*Nivia Andres é jornalista e licenciada em Letras. Suas opiniões e vivências estão no blog Interface Ativa! Para conhecer, acesse http://niviaandres.blogspot.com/
-------------------------------------------------------------------------------------