segunda-feira, 19 de julho de 2010


CADA POVO TEM O

GOVERNO QUE MERECE


Depois de um período de descanso forçado, volto a “escrevinhar” neste espaço gostoso.

Fiquei longe desta máquina por algum tempo. Por recomendação médica e sob a vigilância constante de minha esposa, o micro ficou distante dos meus dedos e de meus olhos.

Hoje, finalmente, aqui estou. Leio com sofreguidão as matérias postadas. Como sempre, escritos inteligentes e pertinentes ao que estamos vivendo atualmente.

“O Orgulho de ser Brasileiro”, da Nivia, “Juventude, Poder e Glória”, do Edward e “Os Psicopatas da Tecnologia”, do Saldanha. Os comentários que se sucederam sobre cada um desses artigos foram todos de alto nível.

De certa maneira, todos eles se referem à má educação e a falta de cultura de nosso povo. Um fato que devemos lamentar ainda por muito tempo.

As pessoas se queixam dos governos federal, estadual e municipal, mas não conseguem enxergar ou sentir que a culpa é de cada um de nós.

Como disse a Nivia, não nos lembramos em quem votamos nas últimas eleições. O povo brasileiro é completamente despolitizado e irresponsável quando se trata de atender aos interesses do próximo. Não existe o mínimo de ufanismo.

Durante a copa de futebol realizada na África, como em todas as outras, verificamos a postura de nossos jogadores quando da execução dos hinos nacionais. Alguns fingem cantar e outros deixam a desejar quanto à maneira de se comportar.

Parem durante alguns instantes em uma rua qualquer de nossas grandes, médias e pequenas cidades e verifiquem “in loco” que o desrespeito às leis e regulamentos que protegem o cidadão são comuns a todo instante.

Em minha cidade (Mongaguá), há uma excelente ciclovia. Muitos ciclistas fazem questão de transitar fora dela e ainda o fazem com um olhar de desafio. Se qualquer cidadão chamar a atenção do faltoso certamente estará correndo o risco de ser agredido!

Pessoas dirigindo falando ao celular, com crianças no banco da frente quando não no colo do pai ou da mãe.

Os limites de velocidades são desrespeitados e são muitos os acidentes horríveis que acontecem, todos os dias, em nossas estradas.

Estacionamento em guias rebaixadas e sobre as calçadas...

A população brasileira não conseguiria suportar a uma “tolerância zero” aplicada em algumas cidades norte-americanas.

Mas, a indiferença é muito maior quando se trata de procurar e pesquisar sobre candidatos aos cargos eletivos deste país. Há muito corporativismo quando, na verdade, o interesse maior deveria ser o bem estar geral.

Votamos em corruptos (políticos venais) por desconhecer o passado deles ou simplesmente por interesses escusos e egoísticos (lembram daquele deputado que ganhou na Mega Sena mais de 200 vezes? Os Sarneys da vida?)

A mídia implacável despeja um monte de asneiras todos os dias. E o povo, por falta de visão cultural, deixa-se levar, ignorando que se transformaram ou se transformam em mera mercadoria.

“A mediocridade é um fato consumado na sociedade onde o ar é depravado” (trecho da música “Caixinha, Obrigado!" - Juca Chaves).

Nas matérias de meus amigos mencionadas no início deste artigo verifica-se que a luxúria, a ignorância, o consumismo exacerbado, a inveja entre outros defeitos morais, são a causa de todos os nossos males. Como mudar isso?

Com a resposta, os leitores deste já consagrado blog.

------------------------------------------------------------------------------------
*J. Morgado é jornalista, pintor de quadros e pescador de verdade. Atualmente esconde-se nas belas praias de Mongaguá, onde curte o pôr-do-sol e a brisa marítima. J. Morgado participa ativamente deste blog, para o qual escreve crônicas, artigos, contos e matérias especiais. Contato com o jornalista: jgarcelan@uol.com.br
-----------------------------------------------------------------------------------