domingo, 27 de junho de 2010

COMEÇOU O MATA-MATA NA COPA DO MUNDO

.SÁBADO, 26 DE JUNHO DE 2010
Neste domingo as emoções começaram cedo, com o grande clássico europeu entre Alemanha e Inglaterra. Jogando um grande futebol e contando com um erro incrível da arbitragem, a Alemanha humilhou a Inglaterra com goleada por 4 a 1 e avançou confiante às quartas de final da Copa do Mundo. O trio de arbitragem comandado pelo uruguaio Jorge Larrionda, na primeira etapa, quando os alemães venciam por 2 a 1, anulou um gol incrivelmente legal marcado por Frank Lampard. Na jogada, a bola bateu no travessão e caiu dentro do gol da Alemanha (vejam foto acima). Os ingleses reclamaram muito, entendendo que, com o empate, caso o gol fosse validado, o jogo teria uma outra história, já que a Seleção da Inglaterra não se arriscaria tanto ao ataque e se defenderia mais, não tendo sofrido os outros dois gols no contra ataque alemão. Indiferente ao choro inglês, a Alemanha enfrenta agora a Argentina que, também com gol ilegal de Tevez, totalmente impedido, bateu o México por 3 X 1. As oitavas de final desta Copa na África começaram ontem, sábado, com a vitória do Uruguai por 2 x 1 sobre a Coreia do Sul e a derrota dos Estados Unidos para a Seleção de Gana, único representante africano, por 2 x 1. No tempo normal, EUA e Gana empataram em 1 x 1. Com estes resultados, nas quartas de final o Uruguai enfrenta Gana e pode ser o primeiro semifinalista sulamericano na Copa. Ainda pelas oitavas de final, nesta segunda-feira o Brasil vai enfrentar o Chile, repetindo as oitavas de 1998, na França - em que derrotamos os sul-americanos por 4 a 1. Antes, às 11 horas de Brasília, a poderosa Holanda, com 100 por cento de aproveitamento nesta Copa, como a Argentina, vai enfrentar a Eslováquia. O vencedor encara Brasil ou Chile, já nas quartas de final. *(Texto postado às 18h30 de domingo-27-06-2010)
.
O futebol da Seleção Brasileira nesta Copa do Mundo na África do Sul tem a cara do seu treinador, feio, carrancudo, mas eficiente, isso não se pode negar diante dos resultados conseguidos até agora. No entanto, neste jogo de compadres ontem, contra Portugal, ficou provado que falta talento para nossa seleção armar jogadas e criar lances ofensivos. Durante boa parte do jogo nossos jogadores irritaram até o técnico Dunga tocando bola de um lado para o outro, algumas vezes errando passes de dois metros e propiciando contra ataque ao adversário. Apenas o futebol dos zagueiros Lúcio e Juan, além do goleiro Júlio César, com duas defesas sensacionais, sobressaíram neste jogo. Lúcio parou os atacantes de Portugal e fez, além do seu trabalho, também os dos volantes que só jogam para o lado e se arriscou à frente, indo trombar com a defesa lusitana. O lateral esquerdo Michel Bastos, nos três jogos da Seleção Brasileira não justificou ainda sua convocação, muito menos ocupar a vaga de titular na posição. Avança timidamente ao ataque, não marca e demonstra excesso de nervosismo quando por várias vezes a bola lhe escapa dos pés e sai pela lateral.
..
Confesso-lhes, estou sentindo saudades de Roberto Carlos, que mesmo com a idade avançada, ainda joga o fino da bola no Corinthians, correndo 90 minutos. Falar em saudade, o jogo de ontem mostrou que Ronaldinho Gaúcho está fazendo falta neste time apático e sem objetividade de Dunga. De qualquer maneira, sem encantar os torcedores como fazia a seleção de 58, que tinha uma linha ofensiva formada por cinco jogadores, Garrincha, Didi, Vavá, Pelé e Zagalo, ou as de 62 e 70, ano em que foi tricampeão do mundo, o empate contra Portugal deu para o gasto. Dentro da filosofia do futebol pragmático (a mesma de 1994, quando Dunga era o capitão na campanha do tetra), o Brasil já percorreu quase a metade do caminho. Fechou a primeira fase em primeiro lugar e volta a jogar em Johanesburgo, como desejava o treinador e os jogadores.
.
É preciso ser otimista, por isso lembro que nossa seleção jogou desfalcada ontem e deve melhorar muito com a volta dos titulares contra o Chile. Vamos colocar uma pedra sobre essa primeira fase que terminou, porque a Copa do Mundo começa hoje, sábado, com o mata-mata que coloca frente a frente as 16 melhores seleções até aqui, das 32 que foram para a África do Sul sonhando com o cobiçado título mundial. Quem perder despede-se da Copa do Mundo. Para nós, brasileiros, a Copa começa nesta segunda-feira contra o Chile e oxalá nossos jogadores encontrem o seu verdadeiro futebol.
.
A vantagem neste jogo parece ligeiramente brasileira. Os chilenos, comandados por Marcelo Bielsa gostam de jogar para frente, o que pode deixar espaços para o estilo de contra-ataque favorecido pelo time de Dunga. Na última participação chilena antes da Copa de 2010, há 12 anos, a equipe - que tinha jogadores como o meia José Luis Sierra e a dupla de ataque formada por Marcelo Salas e Ivan Zamorano - caiu ante ao Brasil na mesma fase de oitavas de final por 4 a 1. Neste jogo, Dunga era o capitão do time brasileiro. Nos duelos do Chile contra a Seleção Canarinho, a vantagem é toda brasileira durante a "era Dunga". Foram cinco derrotas em cinco partidas (duas nas Eliminatórias da Copa, duas na Copa América de 2007 e um amistoso). A Seleção Brasileira terá ainda as voltas de Kaká, Robinho e Elano, ausências sentidas no jogo de ontem contra Portugal.
.
Para aqueles que não confiam em nosso selecionado, mostro uma estatística que encontrei ontem na Internet, feita pela agência Infostrada Sports. De acordo com essa agência, a final mais provável da Copa do Mundo é entre Brasil e Argentina. Os eternos rivais sul-americanos são aqueles que têm mais chances de estarem na final do dia 11 de julho. E para levantar o astral dos torcedores brasileiros, informo que Brasil e Argentina já assumiram as primeiras colocações nas principais bolsas de apostas do mundo. É bem verdade que estatísticas estão aí para serem mudadas. Mas ainda assim, é sempre bom ter os números ao nosso lado. Caso a previsão se concretize, seria apenas a terceira vez que dois times do continente decidiriam uma Copa do Mundo - a primeira vez foi Uruguai x Argentina, em 1930; e a outra foi Brasil x Uruguai, em 1950. Nas duas vezes, a Celeste ficou com o título.
.
Tudo indica que este será mais um final de semana prolongado, com o jogo do Brasil contra o Chile programado para a tarde de segunda-feira. O comércio promete abrir até as 14 horas, mas muitas fábricas, citando as de calçados de Franca, fizeram acordos com seus funcionários e só voltam a trabalhar na terça-feira. Tomara que ao final do jogo contra o Chile, todos possam sair às ruas e comemorar uma importante vitória brasileira que nos levará para as quartas de final, contra Holanda ou Eslováquia, mas essa fase da Copa do Mundo é outra história.
_______________________________________
*EDWARD DE SOUZA
é jornalista e radialista
_______________________________________
RESULTADOS DOS JOGOS DESTE SÁBADO, (26-06), OITAVAS DE FINAL DA COPA DO MUNDO NA ÁFRICA DO SUL:
URUGUAI 2 X COREIA DO SUL 1
EUA 1 X GANA
1 (TEMPO NORMAL)
PRORROGAÇÃO: EUA 1 X GANA 2
_____________________________________________________
RESULTADOS DOS JOGOS DESTE DOMINGO, (27-06), OITAVAS DE FINAL DA COPA DO MUNDO NA ÁFRICA DO SUL:
ALEMANHA 4 X INGLATERRA 1
ARGENTINA 3 X MÉXICO 1
___________________________________________