segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O FASCINANTE MUNDO DO FAZ-DE-CONTA


Hoje é o Dia das Crianças. Podemos, a partir de agora, iniciar um retorno pelo mundo mágico da fantasia, reviver a despreocupada alegria da infância, também brincar e cantar. Vamos deixar de lado rancores e buscar a paz, vamos lutar contra a violência e estender o tapete para receber a fraternidade. Vamos, enfim, viver a existência que Deus nos deu. Há muitas portas na estrada do futuro. Podemos escolher qual delas queremos abrir. Algumas nos permitem entrar nos domínios do bem; outras mais se escancaram para o mal. A decisão é exclusivamente nossa, de acordo com a razão que nos ilumina e com os desejos acalentados pelo coração. A chegada do amanhã depende de nossa escolha, que deve recair na construção de um novo tempo, mais fraterno, com menos ódio e muita paz. No momento a melhor opção é se livrar das amarras da correria e das preocupações e voltar, nesta segunda-feira, a ser criança.
O Dia das Crianças deveria ser não apenas de diversões e brincadeiras, como também de reflexões sobre os rumos incertos da infância dos dias de hoje. Nesse dia é preciso reencontrar a criança que existe dentro de cada um de nós. E reaprender o riso, afugentar os medos, enxergar a beleza das coisas simples. No entanto, no dia-a-dia, vemos crianças continuamente tragadas para o mundo adulto, girando em torno das aparências, do consumismo, da erotização, do poder que domina e escraviza.
As preocupações com as coisas sérias deixam, encobertas pela poeira do passado, a infância que um dia nos deu asas para voar e, através dos sonhos, alimentar a alma. Voltar a sentir os prazeres de uma manhã ensolarada de domingo, as brincadeiras no parque, as histórias e os desconcertantes "por quês" sobre os mistérios da existência. Ás voltas com tantas responsabilidades, os adultos esquecem de abrir os olhos e despertar para a criança que ficou guardada em seu ser. Aquela criança sonhadora, que tem o poder de revitalizar e emergir das mais belas lembranças de uma infância despreocupada, que cultiva a esperança e aprendeu a fugir para o mundo do faz-de-conta todas as vezes que as turbulências da vida abalam suas frágeis estruturas.
Ser criança é a melhor parte da vida de uma pessoa, pois não tem tanta responsabilidade quanto um adulto. Não precisa pagar contas, trabalhar ou até ficar preocupado com problemas. Uma criança tem tantos direitos como deveres; os direitos de uma criança são: estudar, receber carinho, amor, atenção, compreensão, assistência médica, ter uma casa, etc. Ela também tem seus deveres: arrumar seu quarto, fazer a tarefa, estudar e outros. Nenhuma criança deve trabalhar, viver na rua ou pedir esmolas; muito menos ser maltratada. Estes problemas não podem e nem devem existir. A palavra criança é tão doce, carinhosa. Transmite um sentimento de amor, de inocência. Uma criança, acima de tudo, tem que fazer o que tem direito, brincar, jogar, pular, correr, enfim, todo ser humano por fora pode até ser um adulto, mas por dentro, sempre será uma eterna criança. Esqueça o adulto apressado e brinque, solte a imaginação e seja feliz.

.
Como surgiu o
Dia da Criança
.
Dia 12 de outubro é o Dia das Crianças. É dia de presentes, de um "obrigado", de um sorriso, de carinho, de um abraço… E quando falamos em presentes, falamos também da presença de alguém que amamos muito. Para muitas crianças é o dia de ter os pais por perto, sejam biológicos ou não, para ir à pracinha tomar um sorvete ou brincar pelo parque ou simplesmente para estar perto e compensar a ausência de um dia todo de trabalho. Mas, como surgiu o dia das crianças? Quem inventou essa história de presentes? Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924. Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!
Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos. Alguns países comemoram o dia das Crianças em datas diferentes do Brasil. Na Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Em 5 de maio, é a vez das crianças da China e do Japão comemorarem! Muitos países comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.
_______________________________________________________________________
*Edward de Souza é jornalista, escritor e radialista
_______________________________________________________________________