sábado, 19 de fevereiro de 2011

SEXTA-FEIRA, 18 DE FEVEREIRO DE 2011

Enquanto tomo meu cafezinho aqui junto ao teclado do computador, tento dar início a minha coluna “O Trabuco”. Não sei por onde começar, uma vez que as notícias são muitas e de relevância. O furacão da liberdade que se espalha pelos países africanos e Oriente Médio e as consequências para o Ocidente. As quadrilhas de criminosos infiltradas na polícia do Rio de Janeiro. A luta do PT para negar o mensalão, uma vez que o julgamento está próximo. Libertação de dissidentes em Cuba e outros que continuam presos por discordarem do regime comunista. E vamos por ai afora...
.Começo pelas declarações do ex-presidente Lula, durante o aniversário de criação do PT. Dizendo que sua relação com a “presidenta” Dilma é “indissociável”, em resposta aos que apontam diferenças entre o seu governo e o atual: “eu apenas não estou no governo, mas eu sou governo tanto quanto qualquer outro que está no governo”. Pelas últimas atitudes do ex-excelentíssimo, viajando para a África entre outros eventos, nota-se que, por baixo do pano, o cara é um ministro plenipotenciário do Brasil, Será que estou enganado?
.

O tetra-presidente do Senado, José Sarney está comendo e bebendo exageradamente. A Casa reservou cerca de R$ 64 mil para compras de comestíveis. Todas as mercadorias serão entregues na residência oficial do velho senador. Cerca de 120 salários mínimos! E tem mais: mais de cinco mil reais para garantir a limpeza da casa (UOL). A Folha de São Paulo do dia 11/2, publicou que cada vereador da Paulicéia custa por mês 115 mil reais; praticamente igual ao um deputado federal. Pode? Se houver um efeito cascata, quanto custará aos cofres municipais manter vereadores nos mais de cinco mil municípios deste país?

Os bancos suíços estão congelando os bens dos ditadores que se encontram na berlinda. Hosni Mubarak e toda sua família além dos mais chegados não vão poder sacar a grana que afanaram (pelo menos por enquanto). Estão também nessa jogada, os ex-presidente da Tunísia, Zine al-Abidine e Laurent Gbagbo, da Costa do Marfim (Estadão-12/2). Tem até alguns brasileiros (de origem árabe) com conta congelada e não eram ditadores. São corruptos.
.
A deputada federal Keiko Ota (foto), que teve seu filho assassinado (Ives Ota) em 1997, com oito anos de idade, depois de muita luta conseguiu se eleger e agora apresenta um projeto que aumenta para 100 anos a pena máxima para os crimes hediondos. Acredita ela que com a progressão continuada, o preso ficará ou cumprirá 40 anos no mínimo. Antes, depois de uma intensa campanha, ela havia apresentado ao Congresso Nacional uma lista com mais de três milhões de assinaturas pedindo que fosse instituída a prisão perpétua. Parece que ninguém deu importância ao assunto! Agora, como parlamentar, ela vai lutar intensamente para que o projeto ande. Mas, parece que os vermelhinhos dos Direitos humanos são contra, como sempre. Onde estavam ou onde estão quando acontecem crimes hediondos? Vá em frente deputada.

O Esporte – Campeonato Mundial de Futebol em 2012 e as Olimpíadas de 2016 e o filme “Tropa de Elite 2”, parece que mexeram com os brios das autoridades federais e estadual do Rio de Janeiro. Resolveram finalmente dar um fim nas quadrilhas de criminosos infiltradas na polícia da “Cidade Maravilhosa”.
.
Depois dessas notas fedorentas, encerro com uma auspiciosa notícia e de muita relevância. “Cientistas criam vacina contra todas as gripes”, título de uma matéria publicada no Estadão de 8 de fevereiro. Aconteceu na Universidade de Oxford (foto), na Inglaterra. Os homens da ciência constataram a eficácia de uma droga que poderá funcionar contra todas as variações do vírus.
Obrigado, homens da ciência.

_______________________________________
*J. MORGADO é jornalista, pintor de quadros e pescador de verdade. Atualmente esconde-se nas belas praias de Mongaguá, onde curte o pôr-do-sol e a brisa marítima. J. Morgado participa ativamente deste blog, para o qual escreve crônicas, artigos, contos e matérias especiais. Clique
aqui para se comunicar com o jornalista:.jgarcelan@uol.com.br _______________________________________