quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

QUARTA-FEIRA, 26 DE JANEIRO DE 2011
.
PRAGA ELETRÔNICA

Edward de Souza

Pedimos a compreensão dos nossos amigos e amigas que diariamente nos prestigiam neste blog, pela pequena pausa obrigatória, promovida nestes três dias da semana, provocada pela invasão de hackers durante a madrugada. Para passarem despercebidos, entram sempre em postagens anteriores, comunicando-se em grupos e muitas vezes infestando o blog com mensagens sem nexo ou com palavras de baixo calão, em idiomas diversos. Japoneses são os que mais usam nosso blog, 24 horas liberado para as postagens. Resolvemos fazer uma faxina – temendo o envio de vírus - retirando todos estes spams, a começar pela primeira matéria editada no dia 4 de janeiro de 2009. Isso leva tempo, somos obrigados a ler matéria por matéria e temos hoje mais de 530 editadas, por esta razão, espero que entendam esta paralisação. Tudo voltará ao normal nesta sexta-feira, quando estaremos editando mais uma matéria especial e sempre muito aguardada, escrita pelo jornalista J. Morgado. Por enquanto os comentários estão sendo moderados e vamos estudar uma fórmula para que sejam liberados durante a manhã, tarde e parte da noite, passando a ser monitorados durante a madrugada, período escolhido pelos ratos estrangeiros para bagunçar nosso blog.
Spam, para quem não conhece a expressão, é o nome dado para as mensagens eletrônicas, e-mails, recados em blogs (nosso caso), sites ou mensagens no celular, que são enviadas sem o seu consentimento. Em outras palavras, spam é um lixo eletrônico, utilizado principalmente para fazer propagandas e em casos mais graves, enviar pornografia, vírus ou pior ainda, roubar informações de sua conta corrente, por exemplo.
Encontrei explicações melhor no Wikipédia, a enciclopédia livre, sobre a origem deste nome spam, na verdade, um alimento feito de carne pré-cozida e enlatada pela empresa Hormel Foods Corporation. Seu nome vem do acrônimo formado a partir dos termos ingleses Spiced Ham, que em português significa fiambre condimentado. Este tipo de comida era considerado de baixa qualidade, desta forma, na década de 70, um grupo de comediantes chamado Monty Python fez um esquete satirizando a duvidosa qualidade do presunto. O esquete se passa em um restaurante, que serve grandes quantidades de Spam em todos os pratos, mesmo contra a vontade dos fregueses. A partir de então, spam virou sinônimo de tudo que é enviado em grande quantidade e sem o consentimento do destinatário.
Se quiserem deixar algum comentário ou recado sobre o assunto, ou mesmo qualquer outro, fiquem a vontade, todos serão liberados na medida do possível.
Grato pela compreensão e reitero o pedido para que acessem o blog nesta sexta-feira, logo pela manhã e acompanhem mais uma crônica especial de J. Morgado.

Obrigado...

Edward de Souza
_______________________________________