quinta-feira, 4 de junho de 2009

BASTIDORES DA HISTÓRIA
WANDERLEY DOS SANTOS
Ademir Medici e Wanderley dos Santos (em memória)
***
Franca, a última parada
=====***=====
FINAL
=====***=====
Bem, o artigo final de hoje desta série é em dobradinha. O “Blog do Edward” ganha um novo colaborador, mesmo que para um único texto: Wanderley dos Santos e seus pensamentos, planos, projetos e angústias vividos no final da vida em Franca.

Seguem-se trechos de quatro cartas. Fala, Wanderley...

Franca, 3 de dezembro de 1992

1 - Descobri algo interessante em minha genealogia: descendo da primeira mulher branca residente na Vila de Santo André da Borda do Campo. Oportunamente lhe enviarei matéria nesse sentido para ver se pode ser aproveitada.

2 – Pretendo reconstituir meu espaço sobre documentação do ABC, organizá-la e utilizá-la. Um sonho surgido agora, uma segunda etapa, seria uma monografia com a história da estrutura agrária de Santo André, reconstituindo os sítios e fazendas e caminhos...

Franca, 7 de abril de 1993

Com a nova administração, temos reuniões semanais e faço mostras documentais mensalmente, além de ter viajado para pesquisas complementares no Rio de Janeiro e para fazer palestras sobre história em cidades como Peruíbe e Ribeirão Corrente.

Franca, 30 de abril de 1993

Aqui estou vivendo a “síndrome dos relatórios”, pois nunca fizemos tanto. Tenho mostra documental todo mês, participo do Condephat, organização do Arquivo da Cúria e microfilmagem.

4 de novembro de 1995

1 – Minhas notícias não são as melhores, mas julgo-me no dever de participar-lhe como amigo que é.

2 – Estou vivendo problemas de saúde, iniciados no final do mês de maio. Na ocasião, a partir de uma convulsão, desmaiei, quase perdi a vista direita, quebrei a prótese dentária, quebrei um dedo e esfolei todo o rosto. Tratei-me e em julho retornei ao trabalho, mas ainda tenso devido a múltiplas atividades, porque você conhece salário de servidor municipal.

3 – Promovi o 3º Concurso de Monografias de História de Bairros e iniciei os trabalhos para o 13º Encontro de Historiadores da Região, porém em setembro comecei a sentir uma insuportável dor de cabeça.

4 – Fui tratar-me. Já fiz duas tomografias cranianas, constatando uma mancha (edema) do lado direito a partir de um pequeno abscesso na extremidade da testa, do lado direito. Os medicamentos, muito fortes, com efeitos colaterais perigosos, já me deixaram 15 dias com diarréia. Depois, enfraqueceram-me os tornozelos. Por fim, obrigaram-se a me internar cinco dias com pneumonia.

5 – Devo retornar à Santa Casa de Misericórdia no dia 6 para continuar o tratamento da pneumonia, para talvez n final ainda da próxima semana submeter-me ao que estou temendo: a cirurgia no crânio a fim de se extrair o abscesso.

6 – Diante deste quadro, para evitar pessimismo, decidi retomar minhas pesquisas sobre a Região Metropolitana de São Paulo e tem sido muito bom, porque relembro passos de minha vida.

7 – Ademir, sei de suas ocupações que não são poucas, mas estou carente de leitura daí da região: seus artigos, as edições especiais de aniversário (das cidades) ou outras, a produção do SDHL – Serviço de Documentação da História Local -, Museu de Santo André, entidades de Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Diadema. Seria muito bom se você pudesse me mandar material. Faria bem em todos os sentidos. Só recebo publicações de São Caetano do Sul, porque um amigo de Vila Ema me envia.

8 – Pretendo retomar meus contatos mais efetivos, participando dos congressos, e para isso preciso me atualizar.

9 – Vou ficar de licença este mês todo e no hospital só me resta ler. Conto com você, meu grande amigo.
* * *
Esta última carta de Wanderley foi respondida de imediato. Saudades. Silêncio. E a notícia dolorosa da última partida.

EPILOGO. E UM CONVITE

Guardo folhetos de encontros de historiadores da região de Franca, promovidos pela Prefeitura, Secretaria de Educação e Cultura e Fundação Municipal Mário de Andrade no Edifício Champagnat, todos enviados pelo Wanderley.

Ele também nos enviou a Revista Regional de História, a primeira editada, em 1990: 142 páginas de história e memória. Daqui do Grande ABC a torcida é para que outras revistas tenham sido editadas.

Aproveitamos o ensejo para convidar a todos de Franca e de outras plagas alcançadas pelo “Blog do Edward” para que participem do 10º Congresso de História do Grande ABC. Será na primeira semana de novembro próximo, em São Caetano do Sul. Aos poucos a gente vai passando outras notícias.

LINHA DO TEMPO

1989: agosto – Wanderley dos Santos funda o Arquivo Histórico Municipal Capitão Hipólito Antonio Pinheiro, de Franca.
_____
1990: março – Eleito presidente da Associação Regional de Pesquisa e Preservação de Acervo Municipal de Franca (ARPAM).
_____
1992: março – Reeleito à presidência da ARPAM para o biênio 1992-93.
_____
1992: 28 de novembro – Wanderley lança em Franca o seu livro maior: “Antecedentes Históricos do ABC Paulista”.
_____
1996: 16 de janeiro – Falece em Franca aos 44 anos.
_____
2000: 4 de dezembro – Faculdade de Diadema e Instituto Educacional Stagium lançam o livro “História do Município de Diadema”, até aqui a última obra publicada de Wanderley dos Santos.
_____________________________________________________________
*Ademir Medici é jornalista e escritor, formado pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Trabalha na imprensa do Grande ABC desde 1968 e especializou-se na área de resgate e reconstituição da memória. Membro titular do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Possui um acervo de 32 livros escritos, sendo 24 publicados e oito inéditos. Ademir também ganhou, em 1976, o Prêmio Esso de Jornalismo, em parceria com o jornalista Édison Motta, pela série “Grande ABC: A metamorfose da industrialização”. Atua no jornal Diário do Grande ABC desde 1972. Foi repórter especial, editor de Cidades e Política e secretário de Redação. Atualmente é responsável pela coluna Memória, uma das mais lidas do jornal e do quadro "MEMÓRIA", no programa "ABCD Maior em Revista".
_____________________________________________________________