sábado, 31 de dezembro de 2011

Ao cabo de 2011, sem exceções, perguntamo-nos como serão nossas vidas nos 366 dias de 2012, um ano de dia bissexto, que nos permitirá um mês de fevereiro com 29 dias. Muitos crêem que esse fato - que ocorre de quatro em quatro anos - traga consigo fortuna adversa ou energias negativas, tanto que antigas civilizações entendiam que o mundo acabaria em um período com tais características.
Previsões à parte, o que mais importa são os aspectos que dizem respeito à confiança inata ao ser humano em conseguir o que deseja: a esperança. A esperança de que nossos governantes e políticos passem a acertar mais do que errar; de que se reduzam as vidas arrebatadas no trânsito a cada final de semana; de que se minimize a fome dos que ingerem sopa de água de rio com pedaços de folhas de jornal; de que se reduzam os textos veiculados na mídia a respeito das rotineiras tragédias que assolam o planeta; de que se multipliquem as ações públicas que devem dar guarida às combalidas comunidades indígenas; de que tenhamos, continuadamente, a manifestação da expressão "por qué no te callas" perpetrada a todos os arrogantes; de que definitivamente se invista em educação, permitindo, então, o fortalecimento dos programas de prevenção às drogas; de que se reduza o número cada vez maior de refugiados devido a guerras, tensões étnicas e terrorismo; de que a solidariedade não ocorra, simplesmente, nas festas natalinas, e que se estabeleça em cada ser humano a ampliação de seu espírito de caridade, latente muitas das vezes na imensa maioria.
Nesse viés, como complemento da encíclica "É na Esperança que Fomos Salvos" - e disposto a sensibilizar os líderes políticos de todo o mundo - , o papa Bento XVI apelou para que os mesmos se municiem de "sabedoria, coragem e força, para buscar e encontrar soluções humanas justas e estáveis", observando nas entrelinhas que a esperança equivale à fé, sinônimo de adesão e anuência pessoal a Deus.

Que nesse ano de dia bissexto tenhamos, por via de consequência, a condição de registrar positivamente a execução deste imenso rol de virtuais promessas e de contundentes apelos.
Escolha uma estrela. Uma qualquer entre tantas, e se deixe guiar. Viaje numa aventura. Navegue ao fluir do pensamento. Ao transpor o portal de mais um ano, sinta todo o encanto da vida. Ela se irradia com a luz, esperança no florescer de um tempo de fraternidade e justiça.



Feliz Ano Novo e que 2012 seja de grandes realizações.

14 comentários:

  1. Que alegria ler um texto seu ao apagar das luzes deste ano, Edward. Agora sim, com certeza, 2012 vai começar bem.

    Um Feliz Ano Novo a você e aos amigos e amigas deste blog.

    Bjos

    Gabriela

    ResponderExcluir
  2. Olá Meu amigo/irmão Edward

    Bom dia

    Como você pode notar, os antigos companheiros deste blog estão de “botuca”, esperando a ativação deste espaço para poder se manifestar e dar continuidade ao bate-papo diário que ficou famoso.
    Gabriela, nossa linda companheira, ai está.
    Seu texto, impecável e atual, nos mostra que a humanidade e em especial os brasileiros estão muito longe de uma evolução sofrível.
    Hoje pela manhã, observando os transeuntes verifico as bobagens ocasionadas por muitos. Motoristas falando ao celular enquanto dirigem. Outros bebendo uma cervejinha ao volante... Estacionamento em guias rebaixadas. Garotos e até marmanjões empinando pipas com o tal de cerol... E vamos por ai afora.
    A maior parte das pessoas viola as leis existentes buscando seu desejo imediato esquecendo-se que o bem maior é a felicidade geral.
    Não importa, vamos fazer a nossa parte é um dia, o ANO NOVO será realmente renovador.

    Um fraterno abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  3. Querido Amigo
    Primeiro tenho de te dizer a minha alegria do teu retorno...fazias falta! Depois, dar-te os parabens por um texto magnifico com o qual concordo totalmente!
    Espero que contigo esteja tudo bem e que 2012 seja a passadeira vermelha onde o teu sucesso literário deslize como sempre!
    Ano bisexto? Melhor! Mais um dia que o tempo nos dá para viver e que seja com saúde, paz e amor.
    Beijo carinhoso e...até 2012!!
    Graça

    ResponderExcluir
  4. Amigo Edward de Souza!
    Esse ano que termina foi, pra algumas pessoas, um ano não muito bom. Para outras pessoas, foi um ano maravilhoso. Mas isso não importa! Sabe por quê? Porque já terminou. Não volta mais... A única coisa deste ano de 2011 que não podemos esquecer, é levar para o Ano Novo as lições que aprendemos, tanto nas coisas negativas como nas coisas boas. Isso sim é que vale! Tudo passa. O aprendizado fica.
    E o meu desejo pra 2012 é justamente esse: que você tenha aprendido bastante com tudo o que aconteceu. Que você nunca se esqueça das lições recebidas ao longo desse ano que termina. E que juntamente com isso, você tenha muita saúde, paz, harmonia, esperança, fé e sabedoria, sempre... E que as lições aprendidas em 2011 sirvam como degraus para o sucesso no ano de 2012.
    Desejo que o ano de 2012 seja o inicio de uma nova era na sua vida, na sua carreira e quando você parar para refletir e fazer sua retrospectiva do ano e da vida, saiba que você pode contar comigo para melhorar o que você pontuou como negativo e aprimorar o que você pontuou como positivo.

    QUE O ANO DE 2012 SEJA UM ANO DE MUDANÇAS E MUITAS REALIZAÇÕES!!!

    Sergio Gibeli

    ResponderExcluir
  5. Abraços ao querido amigo/irmão J. Morgado e querida esposa, D. Maria. Gabriela, você é sempre a amiga fiel, como também o é nossa considerada Graça Pereira, cujos blogs considero os melhores da Net. Sergio Gibelli, velho amigo, aceite meu abraço afetuoso e obrigado pela presença neste blog, com sua linda mensagem.
    Feliz Ano Novo, amigos e amigas!

    ResponderExcluir
  6. Alegria imensa ver nosso blog ressurgir, tal como Fênix, Edward. Deus ouviu minhas preces e trouxe você de volta. Que falta nos faz, acredite...

    Um lindo e maravilhoso Ano Novo e vou rezar para que suas profecias, estampadas neste texto impecável, se concretizem, Edward.

    Amo você!

    Beijos...

    Giovanna - Franca - SP

    ResponderExcluir
  7. Estamos chegando ao final de mais um ano! É hora de nos despedirmos deste ciclo, agradecendo as oportunidades recebidas. Chegamos vivos ao final, vencemos! No balanço de perdas e ganhos, a vitória é nossa!

    Lembrar das coisas boas que chegaram as que foram e as que ficaram. As outras?... se foram, passaram!

    Receber com o coração em festa o novo ciclo Mais um portal que se abre para nós. E que nele adentremos com otimismo, com esperança, com fé, com o espirito renovado.

    Que os nosso desejos sejam os mais simples e verdadeiros! Que estejamos preparados para receber os novos desafios e oportunidades. Que recebamos aquilo que merecermos e o que for útil ao nosso crescimento.

    Que a nossa contínua missão seja a de semear a paz, cultivando-a principalmente dentro do nosso coração!

    Que as nossas armas sejam o amor em todas as suas formas, fraterno, afetivo, incondicional!

    Que o nosso destino seja a
    F E L I C I D A D E !

    FELIZ 2012 A TODOS DESTE NOSSO BLOG QUERIDO!

    Michelle - Florianópolis - SC

    ResponderExcluir
  8. Oi Edward! Os amigos têm razão, você faz muita falta. Quando voltará, hein?! Espero que seja logo. Enquanto isso apego-me a estas palavras porque elas são especiais. Que seja muito bom tudo de novo que vem com 2012. E será. Muito obrigada pela sua companhia ao longo do ano que passou. Adorei conhecê-lo e nessa amizade continuemos juntos também em 2012. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. OOOOOOOOOO presentão....
    Então o grande amigo Edward resolveu voltar ao "nosso" blog.
    Um grande presente para 2012,sem dúvidas.
    Parabéns para todos nos,amigos,articulistas e comentaristas deste Blog que é sem duvidas O BLOG DE OURO.
    Abraços Edward e demais amigos,e que 2012 nos traga sempre surpresas agradáveis como esta, o retorno de nosso blog

    ResponderExcluir
  10. Edward,passado a euforia pelo seu retorno,gostaria de parabeniza-lo pelo texto que nos deixou,como despedida de mais um ano que se passou.
    Oremos ao Senhor,para que suas palavras sejam como profecia,e que se cumpram fielmente.
    Abraços Edward
    Abraços aos demais amigos do "nosso" blog e um ótimo ano de 2012 a TODOS.

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  11. Oi Tio! Que bom que voltou por aqui... Já estava acostumada com seus textos, suas provocações (no bom sentido) que nos fazem refletir...
    Feliz 2012 para você, a tia e toda família...
    Lendo seu blog, não me sinto tão distante de vocês...
    Abraços,
    Carla

    ResponderExcluir
  12. Fiquei feliz ao ser informada por uma amiga do Facebook que seu blog será reativado, Edward. E vejo que, logo no primeiro texto que postado, nossos amigos e amigas já se manifestaram. A você, aos amigos e amigas, os votos de muita alegria, paz, saúde e prosperidade neste 2012.

    Bjos...

    Tânia Regina - Ribeirão Preto

    ResponderExcluir
  13. Edward, você continua o mesmo mágico de sempre, preciso e contundente, tira coelhos da cartola da imaginação, e os transforma em belas composições que soam suavemente na sensibilidade aguçada dos fiéis seguidores desse blog.
    O ano só será realmente novo, se conseguirmos apagar das nossas mentes as mazelas do ano que passou, e tocar a bola pra frente, na firmeza de novos pensamentos e realizações.
    Eu, esse pobre sacristão, aguardo ansioso novas oportunidades de ler mais matéria como essa aqui postada, na certeza de que a magia das letras bem colocadas possa trazer mais esperanças e reflexões nesses corações ressequidos e sedentos de amor, na esperança de que gotas de luz representem o refrigério necessário na alma de cada um de nós.
    Desejo a todos os inseparáveis amigos aqui desse espaço, mesmo não os conhecendo fisicamente, mas intimamente ligado aos tênues filamentos luminosos que unem as almas de boa fé, uma felicidade eterna, não só em 2012, mas em 2013, 2014, 2015, 2016, ...................

    Padre Euvideo, o de sempre, AMEM.

    ResponderExcluir
  14. Maravilha começar o ano com leitura inspiradora, instigante, inteligente, saborosa...
    Obrigada pelo retorno, Edward, você sempre faz falta!

    ResponderExcluir