sábado, 20 de junho de 2009

PREFEITURA DE FRANCA VAI HOMENAGEAR
HISTORIADOR WANDERLEY DOS SANTOS
Edward de Souza

O Prefeito Sidnei Franco da Rocha, de Franca, atendendo nosso pedido, vai homenagear o historiador Wanderley dos Santos. Leiam parte de minha coluna publicada na última quinta-feira no Jornal Comércio da Franca: “Sempre se apela para a memória quando se quer buscar alguma coisa que se perdeu no tempo, distante de nossa visão. Mas há que se distinguir duas formas de memória. A recordação é o ato de trazer ao presente o que ficou no passado, no baú dos guardados. Mas memória também é a capacidade, a disposição, a faculdade que leva a transformar sonhos em realidade.
Segundo William James, podemos ter memória só de certos estados de ânimo que duram algum tempo. Importante é que a memória, em sua maior abrangência, deve se referir ao passado, de estar acompanhada de um processo emotivo. A memória, principalmente a histórica, não deve se perder precisa ser resgatada, perpetuada, de forma que as gerações que se sucedem se ilustrem com exemplos que devem ser seguidos.
Há cerca de um mês, em contato com o amigo Ademir Medici, jornalista que assina há mais de 30 anos a coluna “Memória”, no Jornal Diário do Grande ABC, soube de sua amizade antiga com o historiador Wanderley dos Santos, que morreu no dia 16 de janeiro de 1996 na Santa Casa de Franca, aos 44 anos de idade. Durante anos o jornalista trocou correspondência com o historiador e têm em seus guardados dezenas de cartas enviadas por ele, além de folhetos de encontros de historiadores da região de Franca, promovidos pela Prefeitura, Secretaria de Educação e Cultura e Fundação Municipal Mário de Andrade no Edifício Champagnat, todos enviados pelo Wanderley. Fiquei surpreso quando Ademir Medici me contou que Wanderley dos Santos, em agosto de 1989 fundou o Arquivo Histórico Municipal Capitão Hipólito Antonio Pinheiro, de Franca. Mais surpreso ainda fiquei ao descobrir que Wanderley dos Santos estava esquecido. Nada constava no arquivo que lembrasse seu fundador. Enviei um e-mail ao prefeito Sidnei Franco da Rocha notificando-o da injustiça que estava sendo cometida. Nesta segunda-feira, Marcelo Facuri, Assessor Especial de Comunicação da Prefeitura de Franca nos respondeu, informando que, em nome do prefeito Sidnei Franco da Rocha, a direção do Arquivo Histórico já está providenciando a identificação da Sala Wanderley dos Santos, incluindo fotografia e biografia do homenageado. Enfim, o reconhecimento que se fazia necessário”.
Na íntegra, o e-mail enviado pela Assessoria Especial de Comunicação da Prefeitura de Franca confirmando as homenagens a Wanderley dos Santos:

Caro Edward,
Em nome do prefeito Sidnei Franco da Rocha, registro o recebimento de seu email (enviado em 09 de junho de 2009, às 16h39). Agrademos a sugestão, ao mesmo tempo em que aproveito para informar que a direção do Arquivo Histórico já está providenciando a identificação da Sala Wanderley dos Santos, incluindo fotografia e biografia do homenageado.
Com saudações,

Marcelo Facuri

Assessor Especial de Comunicação

Prefeitura de Franca


NR:
Bom que se faça justiça. O Arquivo Histórico Municipal Capitão Hipólito Antonio Pinheiro foi criado na gestão do Prefeito Maurício Sandoval Ribeiro, em 1989, que assinou o decreto.
_________________________________________________
O EXEMPLO QUE VEM DE FRANCA
*
Ademir Medici

A notícia que chega de Franca aqui no Grande ABC é alvissareira. O prefeito Sidnei Franco da Rocha homenageará o historiador Wanderley dos Santos, criador do Arquivo Histórico Municipal Capitão Hipólito Antonio Pinheiro.
Criar a Sala Wanderley dos Santos, com fotos suas e a biografia em destaque, é a prova maior de que: 1) a Imprensa – no caso o Blog de Edward de Souza e sua coluna no Jornal Comércio da Franca – ainda consegue sensibilizar; 2) a Prefeitura de Franca mostra que é sensível à causa da Memória; 3) a homenagem que se prestará a Wanderley dos Santos demonstra que ele é merecedor disso, pois temos certeza que antes de responder ao jornalista Edward de Souza o prefeito Sidnei Franco da Rocha determinou à sua assessoria que pesquisasse a presença de Wanderley na cidade e observasse que o seu trabalho, plantado em agosto de 1989, frutificou e deixou seguidores.
Foi assim no Arquivo da Cúria Metropolitana de São Paulo. Wanderley deu vida ao acervo da Igreja de São Paulo. E formou seguidores. Hoje quem toca o Arquivo da Cúria é gente competente que conheceu e trabalhou com Wanderley. Muito provavelmente, em Franca, independente das questões partidárias, quem está à frente do Arquivo Histórico local trabalhou com Wanderley ou soube do seu trabalho e pôde aquilatar toda a sua competência e seriedade.
Solicitamos a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Franca nos envie, com regularidade, as notícias ligadas ao projeto de reconstrução da História de Franca, a começar pelas homenagens a serem prestadas a Wanderley dos Santos. Publicaremos com alegria tais notícias na coluna “Memória”, que é diária e pode ser acompanhada no site do Diário do Grande ABC. Será o nosso jeito de também homenagear Wanderley e um exemplo para que as autoridades das sete cidades do Grande ABC também dele se lembrem.
Infelizmente, a exemplo do que vinha ocorrendo em Franca, também no Grande ABC Wanderley dos Santos não recebeu, até aqui, o reconhecimento que lhe é devido. Gente boa de Franca, parabéns. Vocês são 10.
__________________________________________________
FRANCA E SUAS LINDAS MULHERES
*
Édison Motta

Nascido na capital paulista e radicado desde a infância no ABC tive a oportunidade, uma única vez, no início dos anos 80, de conhecer rapidamente, a trabalho, a próspera cidade de Franca. E fiquei francamente encantado com o que vi: cá entre nós, deparei-me com a comunidade que reunia as adolescentes mais lindas por metro quadrado que já houvera descoberto. Lembro-me perfeitamente: quando chegávamos à cidade, num final de tarde, fazia parte de nosso trajeto passar defronte duas ou três escolas exatamente no momento em que terminavam as aulas. E as colegiais se dirigiam em grupos para suas casas. Como observador atento e discreto, contentei-me em apreciar a saúde, alegria e disposição daquelas jovens interioranas.
Hoje, bem sei através de meu amigo e irmão Edward Souza que Franca evoluiu, cresceu, mas preserva o pulsar vigoroso de seus melhores momentos do passado embora tenha se transformado numa cosmopolita cabeça de região. Não conheço pessoalmente o prefeito Sidnei Franco da Rocha. Mas sei que ele é amigo do Edward e, por tabela, meu amigo também. Aceite, portanto, caro prefeito, meus solenes e sinceros cumprimentos pelo singelo gesto de reconhecer Wanderley dos Santos como personalidade francana. Terei o prazer, assim que for possível, de visitar o espaço nobre ao qual será destinado seu nome e um resumo de sua importante biografia. Aquelas adolescentes de outrora ainda vivem no imaginário de beleza do meu passado. Fiz uma tênue descoberta sobre os valores de Franca. Nada que se compare ao intenso trabalho de Wanderley dos Santos que soube garimpar grandes preciosidades desta cidade que agora, aos poucos, estão sendo valorizadas.