sexta-feira, 25 de junho de 2010

IMPRENSA TORCE PELO

FRACASSO DE DUNGA


Será que o pessoal que visita e faz comentários aqui no blog vai meter o pau neste escriba depois de ler o que vou continuar a escrever?
Aprendi, ao longo de minha vida, a não me deixar influenciar pelo o que a mídia, falada, escrita e televisada, propaga. A imprensa, de uma maneira geral, quando emite opiniões, não gosta de se ver contrariada. Na verdade, eu acho que não há, da parte da imprensa, humildade suficiente para admitir erros. Fale e escreva o que quer e, certamente, vai ouvir e ler o que não quer.

Alguns órgãos de divulgação deste país estão fazendo contra o Dunga, treinador da Seleção Brasileira, uma campanha sórdida. É de se lamentar.

Acredito até que, no alto de seu orgulho (descabido), alguns jornalistas ou cronistas esportivos estão torcendo para que a Seleção não consiga seu objetivo, que é o de se tornar hexacampeã.

Isso não quer dizer que Carlos Caetano Bledorn Verri, vulgo Dunga, também não seja tocado pelo excesso de altivez. Só que, ao contrário de seus desafetos, ele luta para ser campeão do mundo como treinador já que, como jogador, o é. Um vencedor! Não se deixa influenciar por palpiteiros. Pelo menos é o que parece, até agora.

A celeuma que se criou em torno da convocação de Ganso e Neymar, jogadores do Santos, provou que, apesar da intensa pressão da imprensa, Dunga não se deixou envolver. O tempo provou que o técnico da Seleção estava certo. Neymar prestaria um desserviço ao time. O já apelidado “Cai-cai”, certamente seria expulso no primeiro ou segundo jogo. O rigor da arbitragem não permitiria a “mise-en-scène” que o excelente jogador (mas, imaturo) está acostumado a fazer para conseguir faltas ou mesmo, um pênalti. Quanto ao Ganso, se viu em notícias recentes que o atleta foi submetido a uma artroscopia para eliminar inflamação na cartilagem do joelho. O que aconteceria se ele fosse convocado?

O descontentamento da imprensa com os técnicos das Seleções Brasileiras é proverbial. Na Copa de 1970, João Saldanha, jornalista e comentarista esportivo, foi convocado pela CBD para ser o técnico da Seleção. É verdade que o sucesso do treinador com times cariocas foi levado em conta. Mas, por trás de tudo isso havia uma finalidade - conseguir menos pressão da imprensa.

Dunga não diz “amém” aos “donos da verdade”. Por isso é atacado, impiedosamente. Por realizar treinos secretos onde são ensaiadas jogadas estratégicas. Por ser rigoroso disciplinarmente. Por não atender com “luvas de pelica”, aqueles que o destratam e os palpiteiros de plantão.

Já perdemos copas por excesso de liberdade. E isso é do conhecimento público. A luxúria e a gula, entre outras coisas ocasionaram prejuízos enormes. Não conseguimos o título máximo do futebol mundial.

A convocação de Ronaldo, Ronaldinho (que nada faz em jogos da seleção) e Roberto Carlos foi exigida por um grupo de palpiteiros. Querem maior absurdo do que esse?

Existe, ainda, todo um interesse político por trás dos jogos da Seleção. A FIFA e governos estão sempre envolvidos. Assim foi na Inglaterra, em 1966, onde os inventores do futebol (aperfeiçoado pelos brasileiros) se sagraram campeões. Busquem na História e poderão verificar a interferência política. Na Argentina, em 1978, o escândalo foi arrasador e a sujeira que rolou fede até agora.

Poderia um simples treinador impedir que isso acontecesse? Poder não poderia, mas um cara como o Dunga botaria a boca no trombone. No último jogo do Brasil, onde ele conseguiu ganhar da Côte d’Ivoire por 3 x 1, a imprensa teve um prato cheio para desmascarar a interferência externa. Mas, se calou! Para uma partida de futebol dessa importância, foi escalado para apitar a peleja um trio de árbitros franceses.

Por que a bronca? A Costa do Marfim (Côte d’Ivoire) teve como um de seus colonizadores a França, cujos interesses econômicos ainda são de grande monta naquele país africano. A língua oficial do país é o francês.

Para finalizar, qualquer motivo é suficiente para largar a madeira em cima do Dunga. No domingo, após o jogo, numa coletiva com a imprensa, os microfones ficaram abertos (sabe-se lá se de propósito ou não...), momento em que o técnico despejou um vocabulário chulo pra cima dos mastodontes do time adversário (teve muitas razões para isso). É a coisa mais natural do mundo. Entretanto, a imprensa, muito educada, aproveitou o fato para, mais uma vez, desancar o técnico da Seleção.

Ontem, mais sereno, Dunga teve a hombridade de desculpar-se com a torcida brasileira, demonstrando que não perdeu a seriedade com que pauta o seu comportamento, desde a época em que era jogador.
------------------------------------------------------------------------------------
*J. Morgado é jornalista, pintor de quadros e pescador de verdade. Atualmente esconde-se nas belas praias de Mongaguá, onde curte o pôr-do-sol e a brisa marítima. J. Morgado participa ativamente deste blog, para o qual escreve crônicas, artigos, contos e matérias especiais. Contato com o jornalista: jgarcelan@uol.com.br
-----------------------------------------------------------------------------------
RESULTADOS DOS JOGOS DESTA SEXTA-FEIRA (25-06), PELA COPA DO MUNDO DE FUTEBOL, NA ÁFRICA DO SUL:
BRASIL 0 X PORTUGAL 0
COREIA DO NORTE 0 X COSTA DO MARFIM
3
CHILE 1 X ESPANHA
2
SUIÇA 0 X HONDURAS 0
------------------------------------------------------------------------------------