sexta-feira, 16 de abril de 2010

DÚVIDAS & SUGESTÕES


Deus, soberanamente justo, ainda não é compreendido pela maioria das populações do mundo ocidental e oriental. Qual seria a resposta? Não quero dar uma de pretensioso e responder a essa pergunta. Mas divagando, vou pensando aqui com meus botões: – Por que uns nascem saudáveis, bonitos, sem deficiências físicas ou mentais, ricos; enquanto outros nascem cegos, aleijados, feios, débeis mentais, pobres, miseráveis, etc. Outros são jogados nas sarjetas quando não são arrancados do ventre de mães despreparadas para o sagrado dever da maternidade.

Deus é amor e tenho certeza absoluta de que ele não castiga ninguém. Será que não somos nós que colhemos aquilo que plantamos? “De meu rebanho nenhuma ovelha se perderá”. O que Jesus, o enviado de Deus, quis dizer com essa frase. A que rebanho Ele se referia? Seria Ele preconceituoso? Também acho que não. O rebanho de Jesus não eram apenas os judeus daquela época, mas sim toda a humanidade.

Porque todos nós, ao nos envolvermos com os assuntos religiosos, nos deixamos levar pela opinião de padres, pastores, teólogos, sacerdotes das mais diversas crenças e até dirigentes espíritas. Será que cada um dos crentes ao ouvir um sermão se preocupou em saber o que estava sendo dito era ou não verdade? Isso não quer dizer que devemos deixar de seguir esta ou aquela religião. A história é rica em fatos, basta consultá-la. Contestar é um ato democrático, mas desde que seja feito com inteligência e conhecimento.

Acredito que apenas o estudo pode levar o ser humano a pensar e a raciocinar corretamente, ou pelo menos, quase.

Segundo pesquisa, os brasileiros lêem 1.8 livros por ano, enquanto os americanos do norte cinco e os europeus sete.

A Bíblia durante muito tempo, só estava disponível em latim, impossibilitando assim o acesso aos textos evangélicos.

Essa foi apenas uma causa que fez com que os homens deixassem de ler o livro dito sagrado. Mas, desde a tradução da Bíblia para o alemão, feita por Martinho Lutero, no século XVI e responsável pela Reforma, os textos receberam inúmeras traduções, não justificando ainda assim, as estatísticas recentes.

Uma agência de notícias – ANSA – publicou no dia 28 de abril/08: “CIDADE DO VATICANO, 28 abr (ANSA) – A Bíblia, apesar de ser o livro mais difundido e traduzido no mundo, com versões em 2.454 idiomas, continua sendo desconhecida em muitos países que se dizem católicos, segundo pesquisa encomendada pela Federação Bíblica Católica, apresentada segunda-feira, (28), no Vaticano.

Participaram da pesquisa 13 mil pessoas de nove países: Estados Unidos, Grã-Bretanha, Holanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Polônia e Rússia. Somente 14% dos italianos entrevistados deram respostas corretas a perguntas básicas de conhecimento sobre a Bíblia, como - Os evangelhos são parte da Bíblia? Jesus escreveu livros da Bíblia? Quem, entre Moisés e Paulo, era um personagem do Antigo Testamento?
Os resultados não foram muito melhores nos outros países: somente 17% souberam as respostas nos Estados Unidos e na Inglaterra, 15% na Alemanha, 11 % na França e 8% na Espanha. Os mais bem classificados foram os poloneses, com 20% de respostas corretas, e os piores foram os russos, com 7% de acertos (...).

A notícia prossegue com desalentadoras informações. Outra notícia, desta vez difundida pela Agência Brasil, inserida na Folha Online, é ainda mais decepcionante. Não vou detalhar o resultado desta outra pesquisa, apenas escrever o seguinte, entre os vários segmentos cristãos, os espíritas estão incluídos em uma faixa que vão entre 4,5 a 19,2%. Trata-se das pessoas que praticam o aborto. Esta enquete científica foi efetuada pela Universidade de Brasília e pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Meus amigos, por que não conviver um pouco mais com a religião, buscando na história, nos grandes filósofos e, em nós mesmos, as respostas para nossos problemas existenciais?
Tales de Mileto, o Pai da Geometria, filósofo grego, quase 600 anos a.C., em sua sabedoria, respondeu a seguinte pergunta: “qual a coisa mais difícil do Universo”? A resposta foi: “conhecer-se a si próprio”.

O orgulho, o egoísmo, a inveja, o ciúme e tantos outros defeitos morais são a causa de toda essa violência que aí está. Como mudar isso? A resposta está no imo de cada um!

-------------------------------------------------------------------------------------
*J. Morgado é jornalista, pintor de quadros e pescador de verdade. Atualmente esconde-se nas belas praias de Mongaguá, onde curte o pôr-do-sol e a brisa marítima. J. Morgado participa ativamente deste blog, para o qual escreve crônicas, artigos, contos e matérias especiais. Contato com o jornalista: jgarcelan@uol.com.br
------------------------------------------------------------------------------------