domingo, 28 de novembro de 2010

SÁBADO, 27 DE NOVEMBRO DE 2010
.
SEXTA-FEIRA, 26 DE NOVEMBRO DE 2010

Este blog completa hoje 500 postagens em menos de dois anos de atividades e fica muito perto das 200 mil visitas. Quase uma crônica por dia. Nesta semana de festa para todos nós, o amigo jornalista e escritor, Guido Fidelis, lançou seu novo livro, cuja resenha você pode acompanhar logo depois deste texto.

Para quem não conhece os bastidores de um blog, parece fácil chegar a esse número. Não é, principalmente quando se procura editar um texto com qualidade. Pode custar até seis horas de trabalho uma só edição com ilustrações, e madrugadas sem dormir. E foram muitas madrugadas e manhãs lutando contra problemas técnicos, raios e trovoadas para se chegar até aqui.
.
No começo eu estava só. Meu amigo de longos anos, J. Morgado, veio em meu socorro e suas crônicas caíram na graça dos nossos leitores. Logo outros amigos foram chegando e se tornando íntimos de todos que frequentam este blog. Édison Motta, Oswaldo Lavrado, Milton Saldanha, Garcia Netto, Ademir Medici, Guido Fidelis, Lara Fidelis. Virgínia Pezzolo e agora outro velho amigo, Carlos Laranjeira, nos brindando com esta série fabulosa, “Histórias de Adhemar”.
.
Alguns surgiram como relâmpagos e desapareceram sem brilho. Mas, uma estrela iluminou este blog, e foi de fundamental importância para que esse espaço não morresse. A brilhante jornalista gaúcha Nivia Andres, que não só escreveu textos maravilhosos como tomou para si, durante um bom período, o comando deste blog, cobrando textos dos nossos colaboradores, organizando matérias para datas especiais e passando também, como eu, horas a fio editando o material para que ele chegasse com qualidade ao nosso leitor. Nivia Andres, além da amiga de todas as horas, mostrou que é competente e, acima de tudo, uma extraordinária profissional. Uma das melhores que conheci.
.
Não posso deixar de mencionar e agradecer nossa querida amiga Ilca Marqueiz, que nos cedeu com exclusividade todo o material escrito pelo falecido jornalista José Marqueiz, Prêmio Esso de Jornalismo, que gerou a série “Memória Terminal”, sucesso estrondoso deste blog que, em alguns capítulos, atingia picos de 800 a 1.000 visitas. Estamos nos aproximando das 200 mil visitas ao blog, outra importante marca que debitamos na conta dos nossos leitores, muitos fiéis, que não deixam de vir e opinar um só dia. Na verdade, todo este trabalho não teria repercussão sem os nossos leitores (as), responsáveis por este sucesso e pelas marcas importantes que vamos conquistando.
.
São 4 horas da madrugada, e eu ficaria mais algum tempo escrevendo sobre esta data importante, mas é hora de parar, porque o trabalho vai continuar com essa postagem. E como tudo é festa, vamos também comemorar o lançamento do novo livro de Guido Fidelis, cujo texto você acompanha nesta sequência. Atingimos 500 postagens. Temos quase 200 mil visitas. Muito obrigado a todos!
.
LANÇAMENTO
. .
O amigo escritor e jornalista Guido Fidelis (foto) está com um novo livro na praça, lançado esta semana pela RG Editores, de São Paulo. Guido narra com singular poesia e sagacidade, o mundo que o alfabeto reserva, em inspirados e românticos verbetes sobre sons e significados de cada letra de nosso alfabeto, e as surpresas que elas reservam quando unidas em palavras. Para desvendá-las, basta folhear as páginas deste novo e empolgante livro escrito por Guido Fidelis, sobre os signos da própria vida humana.
.
Muito antes de suspeitar que as letras desenhadas nos livros e jornais que via pela casa relatavam a história do homem sobre a terra, o menino se encantava com o mistério das combinações que encontrava em cada pedacinho de papel. O enigma daquele mistério ocupava suas horas e dias, mais do que qualquer brinquedo característico da infância.
.
Não demorou muito a achar semelhança entre as palavras, associações de consoantes e vogais milhares de vezes repetidas, apaixonar-se pela escrita sem nem mesmo saber o significado daqueles desenhos e riscos. O destino estava traçado, portanto, antes dos bancos escolares, das lições dos primeiros mestres e das cartilhas que povoavam a infância dos que podiam chegar até elas.
.
O menino se fez homem, estudou, trabalhou, viveu a vida como deve ser vivida. E passou a escrever sempre. As primeiras garatujas deram lugar a palavras bem articuladas, logo mais a textos exprimindo ideias e sensações próprias e, depois, vidas alheias em novelas, crônicas e contos. Estava pronto o escritor que nascera praticamente junto com o menino empolgado com os desenhos das letras de velhos jornais.
.
Depois de muitos livros, de prêmios e distinções diversas, milhares de publicações na imprensa, Guido Fidelis busca pagar o que deve ao alfabeto, escrevendo um delicioso livro sobre ele, ou melhor, sobre elas, as diferentes formas que os povos encontraram para esquematizar em pequenos símbolos os sons que as bocas emitiam, os tais fonemas. E assim surgiu mais este saboroso volume, editado pela RG Editores, de São Paulo, tão encantador quanto o próprio som da voz humana e tendo como substrato, ardores e sentimentos que ela decodifica e expressa. Mistério e magia desses verdadeiros símbolos da vida.
.
A MAGIA DAS PALAVRAS
.
Neste novo livro de Guido Fidelis, cujo exemplar recebi devidamente autografado pelo amigo e autor, dei um salto em sua leitura, parando na página 113, das mais de 150 deste volume, para destacar a letra S, que Guido denomina “jeitão de cobra”. Como hoje é sexta-feira e este blog está completando 500 postagens com este texto, extraí este trecho: “Sexta-feira de todos os sonhos. Do carnaval que se foi, da serpentina esvoaçando na avenida, dos amores que ficaram perdidos nas praias, das novas paixões que surgiram. Sexta-feira do trabalho, da correria, de organizar a agenda para a próxima semana que promete muita agitação. Mas também apenas uma sexta-feira para projetar o final de semana. Muitas opções: cinema, teatro, música, um mergulho para sentir o frescor das águas marinhas, restaurantes ou mesmo um repouso em casa. Faça sua escolha na roleta do lazer. Divirta-se, esqueça o furor das ruas congestionadas, o caos da chuvarada, os escândalos, os dentes da Receita Federal e viva intensamente. Abrace os amigos, alegre-se, alegria é fundamental, tristeza é pecado, felicidade é virtude”.
.
O livro de Guido Fidelis pode ser encontrado na RG Editores, pelo fone (011) 3105 1743 ou pelo site: http//www.rgeditores.com.br/contatos.htm.
Preço do exemplar: R$ 20,00.
_____________________________________________________________________
*Edward de Souza é jornalista e radialista
_____________________________________________________________________