sábado, 16 de maio de 2009

ADEMIR MÉDICI É HOMENAGEADO NO ABC PELA CÂMARA MUNICIPAL DE DIADEMA

Édison Motta

Da Wikipédia: “Diz-se um missionário alguém que tem por função a pregação. É uma figura comum dentro de diversas crenças. Na verdade dentro da concepção cristã, missionário é a figura do plantador de igrejas”.

ADEMIR MÉDICI- MISSIONÁRIO DO JORNALISMO

Missionário do jornalismo, permitam-me apresentar, é o plantador da história. Aquele que segue rota oposta ao fato do momento, do circunstancial e mergulha no passado. E dele recolhe o conhecimento de que não há nada de novo entre o céu e a terra. A não ser nós mesmos. Ser jornalista é, antes de tudo, ser militante da história. Missionário do jornalismo é ser dela um arauto.
O repórter do momento, do fato, vive o presente e o registra para a história. Que poderá servir – ou não - como referência nas horas difíceis do futuro. Porque, afinal, a escalada da vida oferece a graça de permitir que amealhemos frutos do verdadeiro conhecimento, aquele que vem dos que vieram antes de nós, que ajuda no enfrentamento de nossas mais temidas agonias do presente. Soubessem disso os contemporâneos, especialmente os nossos jovens e o País conseguiria evoluir.
Esta pesada herança ocidental de desprezar o velho pelo novo se encontra em rota oposta à sabedoria oriental. Que, felizmente, começa a alcançar o mundo no início deste novo milênio. E se descortina, talvez, como salvadora da atual e profunda crise planetária em que todos estamos submergidos.
Missionário do jornalismo, Ademir Médici é soldado e general desta luta, ainda pouco compreendida, de garantir espaço na mídia para a história. Permitir que chegue à nós a experiência daqueles que têm , efetivamente, sabedoria para ser compartilhada com quem a procura.
Desde aqueles dourados anos setenta, na “casinha” - como carinhosamente chamávamos aquela nossa redação do Diario do Grande ABC - Ademir Médici faz seu voo pela história e com ele nos leva ao encontro de nossa própria cultura. Em seus livros, resgata qualidades e virtudes que perdemos ao longo do tempo. Amplia a voz do rádio com a divulgação dos programas que também cumprem esta admirável profissão de fé.
Ademir: Aproveito esta oportunidade para oferecer-lhe meus sinceros parabéns pelo título de cidadania de nossa querida Diadema, o “D” do Grande ABCD.
Seus admiradores sabem que você merece ainda mais. No mínimo, um titulo de cada uma de nossas comunidades às quais você tem sabido tão bem prestigiar em sua coluna diária “Memória”, do Diario do Grande ABC.

***
Cumprimentos ao grande Ademir Médici dos amigos jornalistas deste blog: Edward de Souza, Édison Motta, J. Morgado, Oswaldo Lavrado, Milton Saldanha e Nivia Andres.