segunda-feira, 24 de maio de 2010



DOCTOR STEEVE


Há quase nove anos, Osama bin Laden deixou o mundo embasbacado com o maior atentado terrorista da história e que resultou num saldo de 3.234 mortos, mais 24 pessoas desaparecidas. Lembro-me de nosso desespero, até conseguirmos contato com nossa filha, genro e neta que moram em Mamaroneck, NY, a uma hora de Manhattan.

Depois do incidente, estive por lá, ainda, umas quatro vezes e ouvi muitos casos tristes, referentes a pessoas que foram protagonistas da tragédia, como vítimas ou como sobreviventes.

Dentre os "causos" de sobreviventes, escutei uma história que, se não verdadeira, é bem provável: Trata-se do primeiro divórcio de um casal americano, no pós-atentado, por culpa de bin Laden e prestem atenção:

Naquela manhã, o Doctor Steeve Mansfield, eminente advogado de uma financeira, com escritório instalado num dos mais altos andares da "North Tower", estava em Newark, NJ, bem próximo dali, no apartamento de sua secretária, Pamela (Pam, para os íntimos), com quem mantinha um relacionamento extraconjugal.

Sua esposa, Olivia, e os filhos, Steeve Jr. e Peter, encontravam-se na residência do casal, em Greenwich,CT, quando ouviram as primeiras manchetes e notícias sobre a tragédia. Desesperada, a mulher ligou para o celular do marido, mesmo sabendo que as chances dele atender eram mínimas, a julgar pela dimensão dos estragos.

Quando Steeve atendeu, ela deu um grito de alívio e alegria: "Obrigada, meu Deus!... Steeve, onde você está, amor?!"

Do outro lado, receoso, o marido respondeu: "Como, onde estou?! Estou no escritório, preparando material para uma áudio-conferência que faremos, logo mais." A mulher ficou muda por alguns instantes, desorientada: "...Steeeeve, você está mentindo!"

"Como mentindo?... estou no escritório sim, inclusive a Pam está a meu lado, fale com ela!" A secretária-amante tomou do aparelho e disse, profissionalmente: "Hello, Mrs. Manfield! Linda manhã, não, Mrs. Mansfield!?..."

A mulher desatou a gritar, histérica: "Sua vagabunda! Se tiver algum aparelho nesta espelunca, onde vocês estão trepando, ligue nos noticiários, agoooraaaaa!"

A moça passou o telefone para o Doutor Steeve e, meio zonza, correu ligar a TV. O marido, sem entender a extensão da tragédia, gaguejava: "Meu amor, não estou compreendendo; há algo que eu deva explicar?!" A mulher rebateu: "Vá explicar para meu advogado seu filho da p..., suma de nossa vida, finja-se de morto, enfie-se nos escombros, etc...etc...”

Levantando os olhos para a TV, Doctor Steeve compreendeu...

Hoje vou ensinar-lhes a fazer Tomates Verdes Frios ("Fried Green Tomatoes"), prato típico do Alabama que ficou eternizado com o filme de mesmo nome, protagonizado pela saudosa atriz Jessica Tandy:

TOMATES VERDES FRITOS: 4 tomates verdes cortados em rodelas de 1 cm; sal e pimenta a gosto; 1 colher (de chá) de orégano; 1 xícara (chá) de farinha de trigo; 1 ovo ligeiramente batido; 1 xícara (chá) de farinha de rosca e 2 xícaras (chá) de óleo de soja ou de milho (para fritar). Tempere as rodelas de tomates com sal, pimenta e orégano. Em seguida, passe-as na farinha de trigo, no ovo e, depois, na farinha de rosca.

Despeje o óleo em uma panela pequena e aqueça em fogo médio por cerca de 4 minutos. Coloque 3 fatias de tomates por vez e frite-as por 3 a 4 minutos, ou até que atinjam uma cor ligeiramente dourada. Escorra em toalha de papel e sirva-as como entrada, acompanhadas de salada verde temperada com vinagrete de mostarda.


--------------------------------------------------------------------------------------
*João Batista Gregório, 57, paulista de São João da Boa Vista, é cronista de mão cheia. Publicou, em 2009, suas crônicas reunidas em Crenças e Desavenças e já prepara um novo livro, a ser lançado em breve. Para conhecer a sua produção, acesse o blog do JB, cheio de histórias divertidas, onde cada crônica pitoresca acaba com uma receita culinária especial, testada e aprovada! Clique no endereço abaixo e delicie-se! http://contoscurtosgrandesreceitas.blogspot.com/
--------------------------------------------------------------------------------------