domingo, 12 de maio de 2013

UM ANJO CHAMADO MÃE


Hoje o calendário reverencia a mais importante e preciosa presença de nossas vidas: a sublime figura da Mãe. Aquela cujos dias deveriam ser tão somente envoltos pelos abraços mais calorosos e os beijos mais ternos de seus filhos. Não apenas por ter lhes dado a vida, mas por fazer de sua vida o ancoradouro seguro onde eles possam sempre, seja em qualquer idade, jogar a âncora de suas agruras, receios, decepções... E no colo de sua Mãe , sentir o mesmo calor, a mesma segurança, o mesmo carinho, como nos tempos de criança. No mundo da extraordinária evolução da tecnologia digital, em que produtos e serviços incríveis desafiam a mais iluminada das mentes, como faz falta o colo de mãe. Aquele abrigo aconchegante, sempre disponível e acessível. Generoso em afeto, orientação, sabedoria, ensinamentos.
Confessionário, onde se pode contar tudo, sem segredo, sem restrição, sem medo. Fonte intermitente de luz e bênção de onde sempre conseguiremos uma orientação sábia, uma palavra amiga, o conforto do gesto, a indicação do caminho. Onde podemos olhar para cima sem nos sentir rebaixados e humildemente podemos pedir tudo, sem ficar devendo. O encanto do colo de mãe é que nele sempre seremos crianças. Frágeis, sensíveis, sinceras, como limitados seres humanos que somos.
Por que será que as mães são essas criaturas tão especiais? Talvez seja porque elas têm o dom da renúncia. Não importa cor ou credo... Rica ou pobre... Mãe é sempre mãe. Mãe é como uma flor... É carinho, cuidado, proteção, compreensão, doação, perdão... Mãe resume tudo o que é amor! Uma mãe consegue abrir mão de seus interesses para atender esse serzinho indefeso e carente que carrega nos braços. Mas as mães também têm outras características muito especiais. Um coração de mãe é compassivo. A mãe sempre encontra um jeito de socorrer seu filho, mesmo quando a vigilância do pai é intensa. Ela alivia o castigo, esconde as traquinagens, defende, protege, arruma uns trocos a mais. Sim, uma mãe sempre tem algum dinheiro guardado, mesmo convivendo com extrema necessidade, quando se trata de socorrer um filho. Mães são excelentes guarda-costas. Estão sempre alertas para defender seu filho do coleguinha "terrorista" que quer puxar seu cabelo ou obrigá-lo a emprestar seu brinquedo predileto. Quando a criança tem um pesadelo no meio da noite, e o medo apavora, é a mãe que corre para acudir. As mães são um pouco fadas, pois um abraço seu cura qualquer sofrimento, e seu beijo é um santo remédio contra a dor. Para os filhos, mesmo crescidos, a oração de mãe continua tendo o poder de remover qualquer dificuldade, resolver qualquer problema, afastar qualquer mal. No entender dos filhos, as mães têm ligação direta com Deus, pois tudo o que elas pedem, Deus atende. Se você tem mãe aqui, cuide bem dela. Se não tem, como eu, pense nela com amor, carinho e gratidão.
 ____________________________________________________________
*Edward de Souza é Jornalista, radialista e escritor. Trabalhou nos jornais, Correio Metropolitano, Folha Metropolitana, Diário do Grande ABC e O Repórter, da Região do ABC Paulista. Em São Paulo, na Folha da Tarde, Gazeta Esportiva, Sucursal de "O Globo", Diário Popular e Notícias Populares, entre outros. Atuou nas Rádios: Difusora de Franca, Brasiliense de Ribeirão Preto, Rádio Emissora ABC, Diário do Grande ABC, Clube de Santo André, Excelsior, Jovem Pan, Record, Globo - CBN e TV Globo de São Paulo. Participou de diversas antologias de contos e ensaios.
____________________________________________________________

5 comentários:

  1. Uma surpresa maravilhosa, quando vi, no Facebook, que você havia postado essa linda mensagem para o Dia das Mães. Sempre fui uma das seguidores do seu blog, Edward e,mesmo distante, em Paris, continuo acompanhando tudo o que vc escreve no Face, mas com enorme saudade deste blog e dos amigos e amigas que sempre participaram de todas as suas postagens. Permita-me aproveitar esse espaço para enviar um enorme abraço a todas as mamães do mundo, claro, por esse dia dedicado a elas, embora penso que os 365 dias, todas as mães merecem o nosso respeito e admiração. Conversei, pela manhã, com minha mamãe, por telefone e pelo Skype, para cumprimemtá-la e pedi a ela que entrasse em seu blog para, também, ler minha mensagem.
    Beijos, querido amigo e continue com o blog, nós adoramos o que você e seus amigos escrevem.
    Gabriela

    ResponderExcluir
  2. Uma linda mensagem, meu caro amigo Edward. Não conhecia seu blog e fiquei surpreso ao ver que ele existia faz um bom tempo. Vou lendo, aos poucos, as postagens. Grato por me enviar este conteúdo literário riquíssimo. Abraços,

    Said Abrahão

    Franca - SP

    ResponderExcluir
  3. Espero que você e os seus amigos encontrem forças para "tocar" esse blog rão apreciado por nós, Edward. Estou com saudades também das crônicas de J. Morgado, se não me engano as sextas-feiras. Na verdade, gosto de todos vocês, excelentes jornalistas. Grato pelo aviso, estarei sempre lhes visitando. Gosto muito do conteúdo que exibem. Parabéns pela mensagem deste domingo, adorei, é linda!

    Bjos

    Larissa - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  4. Olá. As mães são mesmo muito especiais. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Mãe...é a melhor prenda que Deus nos deu.
    Fiquei feliz com o teu regresso. Os Amigos são sempre recebidos de braços abertos...pode ter passado muito tempo mas...o coração, reconhece-o sempre.
    Um grande beijo amigo
    Graça

    ResponderExcluir