sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

QUINTA-FEIRA, 3 DE FEVEREIRO DE 2011
Nos últimos dias, algumas notícias me surpreenderam (não muito, confesso). Fiquei pasmo ao saber através de vários órgãos de imprensa, que o ex-presidente vai cobrar 200 mil reais para proferir palestras. Não entendi como ele pretende direcionar sua sapiência. Enfim, vamos aguardar. É bem provável que seja o início de sua campanha eleitoral para 2014.
.
.
Vez ou outra o cidadão ex-presidente falava na palavra “doutor honoris causa”. Achava chique esse título. Finalmente conseguiu o tal título chique. Foi agraciado pela Universidade Federal de Graciosa, Minas Gerais. Também recebeu uma comenda não sei onde. Agora o homem é comendador. No dia 30 de janeiro, o ex-metalúrgico finalmente conseguiu diplomar-se em alguma coisa. Durante o jogo de futebol entre Corinthians e São Bernardo do Campo. O diploma mais alto de um político lhe foi autoconcedido. O de demagogia. Usou uma camisa inédita. A camisa mostrava os dois times disputantes (foto). Vá ser demagogo assim lá na...

Não bastassem os espertos ex-governadores pedirem aposentadoria, descobriu-se agora que parentes de personalidades históricas brasileiras (tetranetos) recebem pensão e estão mamando nas tetas do Poder. É o caso dos descendentes de Tiradentes, Duque de Caxias... Uma farra com o erário público. Será que as pessoas que conseguiram esse privilégio não sentem um pouquinho de vergonha. Acho que não. Estão exigindo aumento! Mas isso não está acontecendo só no âmbito federal. Em alguns Estados a coisa também pegou. No Amazonas tem gente recebendo de dois a quatro mil e quinhentos reais. Até um ventríloquo recebe o benefício. (Estado de São Paulo/30/1/011).

.
Mas, fofocas a parte, parece que o anjo da liberdade está pairando sobre o Oriente Médio, uma região onde as ditaduras imperam. Começou pela Tunísia, onde o ditador foi derrubado pela vontade popular, seguindo o Yemen e agora o Egito. E está começando na Jordânia. O tal de Hosni Mubarak (foto a esquerda), ditador há mais de trinta anos no Egito está fazendo de tudo para permanecer no poder. Se ficar o bicho vai pegar, se correr, certamente permanecerá no exílio vivendo com toda a pompa a exemplo de outros ditadores exilados no passado. Por falar em ditaduras, vários cientistas políticos fizeram uma análise do que está acontecendo no mundo e chegaram à conclusão que até o ano de 2020 não haverá mais ditaduras no Globo. Notícia divulgada por Joelmir Betting no jornal da Bandeirante. Que as bênçãos de Alá caiam sobre os países conflitantes e que se espalhe pelos países africanos e americanos do sul.

Aqui no Brasil, a “presidenta” ainda não começou a governar. É o que dizem as más línguas dos jornalistas em vários órgãos da imprensa. Respondendo a carta enviada pelo presidente da Itália sobre a extradição do bandido Battisti, disse ela que a decisão do ex, foi baseada em parecer jurídico. Desde quando um parecer da AGU tem prevalência sobre o STF? Desculpa de “João sem braço”. Aliás, o malfeitor deu entrevista “cara de pau” à imprensa dizendo que se ele for extraditado será derrota do Lula. E uma safadeza ou não? Uma novela idiota!


Outra novela é a questão do salário mínimo. As Centrais Sindicais e o governo não chegam a um acordo. Alguns reais a mais ou a menos nesta altura dos acontecimentos não fará muita diferença no bolso da sofrida população brasileira. Mas, renderá frutos para os políticos que no futuro dirão muitas mentiras como se fossem verdades e o povo acreditará. Lamentável.

A Imprensa divulga com ênfase mais um erro médico cometido por uma enfermeira. A falange do dedo mínimo de um bebê (foto) foi cortada com uma tesoura por uma enfermeira. Provavelmente a culpa foi do tal blá, blá, blá. Conversar durante procedimentos de muita responsabilidade. Não bastava os acontecimentos recentes com outras crianças, como o caso da vaselina, do alimento injetado, etc, mais esse agora. Parece que somente leis que punam severamente esses tipos de erro, poderão fazer efeito.
.

E para finalizar, os jornais desta quinta-feira divulgam a queda histórica do Corinthians na Pré-Libertadores, após a derrota por 2 x 0 para o Tolima, na Colômbia. É a primeira vez na história que uma equipe brasileira é eliminada na fase preliminar deste torneio. A derrota e a consequente eliminação na Copa Libertadores não foi bem aceita pela torcida do Corinthians. Instantes depois da partida realizada na noite de ontem, membros de organizadas compareceram ao Parque São Jorge para vandalizar patrimônio do clube. Além disso, elegeram como "vilões" da queda o presidente Andrés Sanchez e os astros Ronaldo (foto) e Roberto Carlos. Desde 2000, o Alvinegro não vence um mata-mata de Libertadores. De lá para cá, caiu nas oitavas de final diante do River Plate por duas vezes (em 2003 e 2006) e do Flamengo, no ano passado.
__________________________________________
*J. MORGADO é jornalista, pintor de quadros e pescador de verdade. Atualmente esconde-se nas belas praias de Mongaguá, onde curte o pôr-do-sol e a brisa marítima. J. Morgado participa ativamente deste blog, para o qual escreve crônicas, artigos, contos e matérias especiais. Contato com o jornalista? Só clicar aqui: jgarcelan@uol.com.br
___________________________________________
EXCLUSIVO: Acompanhe em breve, neste blog, "Confidências de um aloprado". Trata-de do desabafo de um homem que viu seu lar desmoronar por absoluta falta de capacidade de administrá-lo e hoje, desesperado, com um filho esquizofrênico, uma filha perdida com drogas e amante de um marginal que está preso, recorreu a este blog pedindo ajuda, enviando durante certo tempo uma série de e-mails com o título "Confidência". Traindo a esposa com uma portuguesa sexagenária e desquitada, sente-se agora ameaçado dentro do seu lar, uma vez que a filha, inconsequente, deu o endereço de sua casa para este marginal com quem pratica sexo na prisão. Este homem relata ainda em seus e-mails, o golpe da fotografia de que foi vítima, prejudicando dezenas de crianças do colégio onde é educador. Um desabafo chocante do personagem deste drama, que sente-se confuso e confessa que ultimamente resolveu atacar até os amigos que o ajudaram, atitude que acabou prejudicando ainda mais sua incômoda situação. Ateu convicto, só de ouvir o nome de Deus fica arrepiado, este cidadão é hoje um solitário, abandonado por todos e sem forças para reverter este quadro. Prepotente e vaidoso, usa a imaginação para criar tipos e viver num mundo de sonhos, no entanto, tem o mérito de reconhecer que não soube educar corretamente seus filhos e, acima de tudo, dar exemplo de moral e dignidade a eles.
(Edward de Souza).
___________________________________________