sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

BLOG SE APROXIMA DE MARCA HISTÓRICA

Estamos muito perto da marca de 100 mil visitas neste blog em menos de um ano de atividade. Só nesta quarta e quinta-feira, mais de duas mil pessoas passaram por aqui para acompanhar o velório e sepultamento do amigo Luiz Lombardi Neto, consagrado locutor, voz famosa dos programas de Silvio Santos. Mais de 50 pessoas deixaram suas homenagens ao Lombardi, todas elas enviadas à família do falecido. Quando esse blog foi criado, não pensei que pudesse ir tão longe assim. Confesso-lhes, não é fácil postar todos os dias um assunto que possa ser debatido. Com a união de alguns amigos jornalistas conseguimos imprimir um ritmo diferenciado, com textos que nos aproximaram dos estudantes de jornalismo, medicina, letras, advocacia, entre outros. Muitos amigos nos deixaram na metade do caminho, outros recentemente. Poucos continuam a nos ajudar e todos os dias buscamos fôlego novo para tentar prosseguir, até quando, só Deus sabe. Muitas vezes escrevi com um prazer supremo, mas em outras tive que espremer meus poucos e sofridos neurônios, e ainda assim não consegui passar exatamente o que queria. Mas quer saber? Não tenho dúvidas que valeu a pena, sempre vale. Essas mais de duas mil visitas quarta e quinta-feira provaram que o blog tem acima de tudo credibilidade e é respeitado.
O nível dos comentários é até certo ponto surpreendente. Basta ver esses mais de 50 postados nessa matéria sobre o falecimento desse grande amigo e companheiro de muitos anos, Luiz Lombardi Neto (foto a esquerda). Visitei sites famosos e outros blogs e encontrei piadas e brincadeiras de mau gosto, inadmissível num momento de dor e sofrimento de uma família. Por isso deixo aqui meus agradecimentos a todos vocês que mostraram, neste blog, admiração e respeito pelo amigo que se foi e vai nos fazer muita falta. Escrevo esse texto diretamente no blog, sem passar pelo World, de improviso, ainda com o coração partido, magoado pela perda irreparável desse amigo que abriu as portas para que eu pudesse transitar pelo dificil mundo da comunicação numa cidade grande como São Paulo. Mas, é preciso ir em frente, tocar o barco e com a força de quase 100 mil visitas em menos de um ano, esse blog deve continuar o seu trabalho.
Devemos caminhar... E podemos aproveitar este sentimento tão nobre de fraternidade que inspira a muitos em tal época do ano, para trilharmos novas sendas. Novamente nos encontramos envoltos à véspera do Natal... Nenhuma outra época do ano é tão carregada de simbolismos como esta. Época em que o consciente coletivo torna-se impregnado pelo tal espírito natalino. Papai Noel está chegando com tudo. Para alguns, literalmente, de saco cheio. Para outros, aquele saco vazio que, bem sabemos, não se aguenta em pé. Adoro tudo que nos remete ao Natal. Dos presépios que reproduzem o nascimento do menino Jesus ao movimento sincronizado das luzes que enfeitam as ruas, casas, lojas, jardins e monumentos históricos. Até o corre-corre de última hora na busca pelos presentes. Não que ganhar ou dar presentes seja o mais importante. O que me encanta é esse clima de solidariedade que aflora em uma boa parcela dos cidadãos brasileiros. Quase todos participam de alguma campanha, seja para arrecadar e distribuir alimentos ou brinquedos. Outros tantos, individualmente ou em grupo, fazem grande esforço para levar alegria, palavras de fé e conforto material para crianças, idosos e enfermos. No Natal, um sentimento de Paz, próprio desta data, invade os corações, eleva o espírito, provoca reflexões e faz com que as pessoas superem ou amenizem diferenças naturais do ser humano que muitos não conseguem assimilá-las no dia-a-dia. Natal é uma festa da família, um convite para melhorar os relacionamentos, renovar os conceitos, reconciliar e abraçar os que nos magoaram. Um forte abraço a todos e muito obrigado pela força!