quinta-feira, 3 de setembro de 2009

LUÍS CARLOS MAIA HOMENAGEADO EM SCS

O primeiro da esquerda para a direita, em pé, é o companheiro Jurandir Martins. O quinto, em pé e ladeado por Aurélio Loureiro Bastos e Giba é Luís Carlos Maia.
.
JUSTA HOMENAGEM
***
Edward de Souza
com
Erik Oliveira (Jornalista da Prefeitura de SCS)

O professor Luís Carlos Maia, que durante muitos anos integrou a equipe de esportes "Os Craques do Rádio" da Rádio Diário do Grande ABC, ao lado de grandes nomes da locução esportiva do ABC Paulista, entre eles Rolando Marques, Edward de Souza, Oswaldo Lavrado, Sidnei Lima, Jurandir Martins, Agostinho Agapito de Assunção, Paulo Cesar, Norival Toledo, Nelson Perdigão, Aristides Vital, Samuel Gonçalves, entre outros, recebeu nesta última segunda-feira, Na Câmara Municipal de São Caetano do Sul, a Medalha Di Thiene, por sua contribuição à comunidade sancaetanense. Os companheiros Jurandir Martins (ex-Rádio Diário) e Giba (Rádio ABC), além de outros amigos e familiares compareceram e prestigiaram o competente e querido Luís Carlos Maia, que, com justiça, recebeu essa homenagem
O evento, que contou com a presença de autoridades, familiares dos condecorados e público em geral, lotou o salão nobre do recém-inaugurado Edifício Prefeito Oswaldo Samuel Massei - Câmara Municipal na noite desta última segunda-feira (31/8). A atividade encerrou oficialmente o calendário de festejos pelos 132 anos que São Caetano completou no dia 28 de julho.
Em sua explanação durante as homenagens, o prefeito lembrou-se da concepção da Medalha Di Thiene durante os festejos, fato idealizado em 2005 e instituído em 2006 (Lei Municipal nº 4.407) como forma de personificar e perpetuar importantes agentes sociais da cidade. "Notamos em 2005 que precisávamos homenagear pessoas que contribuem com o desenvolvimento de São Caetano. Então utilizamos como inspiração para a criação da nossa galhardia as medalhas Padre Anchieta, que a Câmara de São Paulo entrega a moradores da capital, e a Tiradentes, onde o Governo de Minas Gerais condecora destaques de todo o País", destacou.
Sobre os homenageados com a Medalha Di Thiene, o prefeito enfatizou que essas pessoas e entidade ajudaram a construir e desenvolver a mescla de tecido urbano tão rica que é São Caetano e transformar a cidade na melhor do País (segundo índice da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, que aponta São Caetano como o município mais desenvolvido do Brasil). O prefeito também deixou um recado aos contemplados. "Vocês passam definitivamente a fazer parte da história do nosso município."
"A Medalha Di Thiene resgata valores pessoais e históricos da cidade", observou Clovis Antonio Esteves, presidente da Fundação Pró-Memória. "É uma satisfação referenciar vocês nesta data, ainda mais no salão nobre do recém-inaugurado prédio da Câmara Municipal", ressaltou o vereador Gérsio Sartori, presidente da Câmara.
Homenagens - Representado pela sua presidente Margherita Biasi Corsi, o Lar Bom Repouso recebeu a Grande Medalha di Thiene, mais importante condecoração da noite. "Os méritos que existem na nossa entidade é o da caridade e ajuda ao próximo. Quero exteriorizar e agradecer esta honraria conferida pela Prefeitura, ato que engrandece ainda mais a nossa São Caetano", disse Margherita.
Não menos feliz com a congratulação estava o ex-pugilista Servílio de Oliveira, único atleta brasileiro a conquistar medalha olímpica no boxe (bronze, no México, em 1968), que, na noite desta última segunda-feira, recebeu com justiça a Medalha Di Thiene. "Acho que o Brasil está perdendo o estigma de país sem memória. E ações como essa vem para confirmar esse fato", disse ele, considerado por especialistas da modalidade um dos mais técnicos boxeadores brasileiros de todos os tempos. "É algo histórico a Medalha Di Thiene. Vai ficar marcado", completou.
João Tessarini foi vice-prefeito de São Caetano entre 1989 a 1992, chefe de gabinete, ouvidor municipal e da Câmara Municipal. Merecidamente recebeu a Medalha Di Thiene. "É uma emoção muito grande receber essa condecoração e rever amigos de tantos anos", resumiu o homenageado.
Os outros homenageados com a Medalha Di Thiene 2009, além do professor Luís Carlos Zanirato Maia, são: Adilson Domingos Ferrari, Ailton Arantes Ferraz, Antonio Carlos Domingues Benedetti, Aparecida Spachacquercia Abrahão, Aurélio Loureiro de Bastos, Aurélio Scartozzoni, Dejair Rodrigues, Edson Ferreira de Souza, Elaine Maria Biasoli Pacheco, Elza Di Bella, Fátima Aparecida da Fonseca, Irineu Gardim, José Bonesso, José Gomes de Souza, Kyomi Nakano, Luiz César Silva, Lumi Toyoda, Mario Del Rey, Maurílio Teixeira Martins, Mercílio Scarmelotti, Nasrallah Mohamad Rahal, Nélson Calsavara Garcia, Neuza Toloi Lacava, Nikolaus Fritz, Orpheu Bertelli, Othoniel Brandão Costa, Paschoal Cipriano da Costa, Paulo Agrella, Roberto Alves Marangon, Rosângela Maria Negrão, Therezinha Rocchi Martin, Toshie Kobayashi Tsukuda, Valdir Florindo, Vitório Vizentim Filho, Walter Alborghetti Filho e Wellington Rubens Pesinato.
As imagens ilustrativas das medalhas foram desenvolvidas pela Fundação Pró-Memória e resgata ícones dos imigrantes que colonizaram São Caetano, junto com simbolismos do progresso vivenciado pela cidade ao longo de seus 132 anos.