quinta-feira, 19 de agosto de 2010

ESCRITOR HILDEBRANDO PAFUNDI FAZ LANÇAMENTO NA BIENAL DO LIVRO


Edward de Souza

Acaba de ser publicada a segunda edição ampliada do primeiro livro individual de contos do escritor e jornalista Hildebrando Pafundi, Trama & dramas da vida urbana. Nesta nova edição ocorreram algumas mudanças, porém o mais visível é a capa, que era azul e agora é preto e branco, mas o desenho é o mesmo. A primeira orelha do jornalista Ademir Medici, brilhante amigo e companheiro que assina a coluna “Memória”, no Diário do Grande ABC e a segunda permanecem iguais, bem como o prefácio da professora Judith Vilas Boas, que também fez a revisão já com a nova ortografia.

Os acréscimos foram os dois posfácio: um do poeta de Santo André, Cláudio Feldman, e outro do escritor Glauber Ferreira, residente em Brasília, além da biografia do autor, que não fazia parte da primeira edição. O texto da contracapa também é mais recente e foi escrito pelo poeta de Mauá, Aristides Theodoro (leia abaixo em depoimento). Outro acréscimo foi o novo conto, O Devaneio de Paula, na página 13, aumentando de 15 para 16 as tramas e os dramas, que fazem parte desse livro.

O lançamento dessa nova edição de Tramas & dramas da vida urbana, será amanhã, dia 20 de agosto (sexta-feira) entre 14 e 17 horas, na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no Parque Anhembi, estande da União Brasileira de Escritores (UBE), na rua N, 42 e rua O, 43. Além dessa segunda edição o escritor estará autografando outras obras de sua autoria: No Ritmo Sensual da Dança (contos), Cotidiano e Imaginário do ano 2000(diário) e Janela da Liberdade e Outras Histórias (infantil). Contatos com o autor pelo e-mail: hpafundi@ig.com.br
.
HILDEBRANDO PAFUNDI...
Iniciou na literatura em livro no ano 2000, com a publicação de seu conto Promessa de vingança, na coletânea dos classificados do “Concurso de Contos Academia de Letras da Grande São Paulo”, editado pela Scortecci. Nesse ano, publicou também uma série de crônicas sobre memórias da Vila Assunção, tradicional bairro de Santo André, na coluna “Memória”, de Ademir Medici, no Diário do Grande ABC. Em 2002, participou junto com outros 13 escritores e jornalistas do Grande ABC e São Paulo do livro “Guido Poianas retratos da cidade”, organizado por José Armando Pereira da Silva, editado pelo Fundo de Cultura do Município nesse mesmo ano, com a crônica “Guido Poianas e a Vila Assunção”. Em novembro de 2003, o conto Uma noite em São Paulo recebeu o Prêmio Edição e foi publicado na Antologia do IV Concurso “Grandes Nomes da Nova Literatura Brasileira”. É colaborador desde 2003 da Revista Artpoesia, editada em Salvador, Bahia.

DEPOIMENTO

"A ficção de Hildebrando Pafundi é constituída de pequenas histórias, quase todas elas ambientadas na Região do ABC Paulista e São Paulo, de forte cunho social e uma ironia sutil, a Machado de Assis. Muitos desses contos têm as pistas de dança como cenário, Contos como a Greve dos Coveiros e Barzinho Sórdido, que fazem parte desta segunda edição de Tramas & dramas da vida urbana, bem como o Sumiço de Trindade e Vinho Tinto e Mulher, incluídos no livro No ritmo sensual da dança, são obras que dignificam qualquer antologia do gênero. Sinto-me privilegiado por ter sido durante mais de quarenta anos, admirador e vamos dizer, irmão mabaça desse Hildebrando Pafundi, orgulho das letras da nossa região".

Aristides Theodoro, jornalista, escritor, contista e poeta.