sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

QUINTA-FEIRA, 20 DE JANEIRO DE 2011
Ao que parece São Pedro resolveu transformar São Paulo e a Região do ABC Paulista na bola da vez. O amigo Mauricinho de Castro, chefe do cerimonial da Prefeitura de São Bernardo do Campo, nos enviou estas fotos, tiradas por ele e amigos pelos celulares, do ocorrido nesta última terça-feira na cidade de São Bernardo do Campo, “Capital do Automóvel”, berço das grandes montadoras, com mais de um milhão de habitantes e um PIB superior a 29 trilhões de reais por ano, superando 9 capitais do Brasil. A cidade foi encoberta pelas águas, conforme mostram as fotos, a maioria delas tiradas no centro da cidade, onde pode ser avistado o Paço Municipal alagado. Em duas fotos o desespero de um cidadão tentando, a princípio, empurrar o carro, como não conseguiu e estava também sendo levado, não pensou duas vezes e subiu sobre o capô do veículo. Vão-se os anéis, ficam os dedos, deve ter pensado neste momento de tremendo sufoco. O caos atingiu também as cidades de Santo André, São Caetano, Diadema, Ribeirão Pires e Mauá. Esta última cercada de morros e encostas, já contabiliza 6 mortes até este momento.
Eu conversava, terça-feira a noite, pela internet, no momento em que as chuvas alagavam o ABC, com a deputada estadual Vanessa Damo, eleita por Mauá, onde reside. Seu pai, Leonel Damo, foi prefeito da cidade. Hoje o prefeito é Oswaldo Dias, do PT, que foi reeleito. Vanessa estava aflita e em determinado momento exclamou: “meu Deus, uma mulher acaba de ser arrastada pelas chuvas no Jardim Zaíra e morreu”. A deputada havia recebido a informação pelo celular. Logo nossa conversa foi interrompida. Soube que toda a cidade de Mauá tinha ficado sem energia elétrica. Horas depois o nosso querido amigo “Bola” entrava no blog e dava a triste notícia da morte desta senhora que tentava salvar os netos, atirando-se nas águas. Foi a sexta vítima fatal em Mauá, das fortes chuvas que continuam castigando São Paulo e o ABC.
O cenário nas ruas de muitas destas cidades do ABC ainda no dia de hoje é arrasador, com muita lama, árvores e galhos de árvores espalhados em todos os cantos. No Jardim Zaíra, em Mauá, um reservatório que comporta 105 mil metros cúbicos, não suportou a quantidade de água e extravasou, informam os jornais da região. Quem mora vizinho perdeu praticamente tudo. A cidade está sem água, a última notícia que acabo de ler no Diário do Grande ABC. A Prefeitura desta cidade decretou estado de emergência nas áreas atingidas. O decreto vale por 90 dias e será encaminhado nesta quinta-feira para homologação do governo do Estado. Se aprovado, a população atingida poderá sacar parte do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), entre outros benefícios.
É preciso muita atenção com a situação das dezenas de casas que foram construídas no Morro do Macuco, em Mauá. Eu tinha uma foto, não encontrei, mas prometo ainda mostrá-la, deste local. A semelhança onde ocorreram as tragédias na Região Serrana do Rio de Janeiro com este morro em Mauá é enorme. Para quem vê a foto e não conhece o Morro do Macuco, pode até imaginar que tenha sido tirada naquela região do Rio de Janeiro. Providências urgentes devem ser tomadas, o Morro do Macuco, em Mauá, é, hoje, mais uma tragédia anunciada.

. .
CAOS NO ABC PAULISTA
..



_______________________________________
*Edward de Souza é jornalista e radialista
_______________________________________