sábado, 30 de maio de 2009

MAIS DE DUAS MIL PESSOAS SE CADASTRAM COMO DOADORES DE MEDULA ÓSSEA EM SBC

Campanha realizada nesse sábado foi um sucesso e a cidade de São Bernardo do Campo, na Região do ABC Paulista, passa a ter agora mais de 8 mil doadores de medula óssea. Neste sábado, Renata Morgado informou com exclusividade para este blog, uma hora depois do término da campanha, que 2.269 pessoas aderiram ao chamado e se cadastraram como doadores. (Leia abaixo matéria e comentários sobre a campanha).

HOJE - SEJA UM DOADOR DE MEDULA ÓSSEA

UTILIDADE PÚBLICA
***
“Doe Vida em Vida”
_______***_______

A doação de uma simples gota de sangue, num primeiro momento, pode significar a salvação de uma vida. Neste sábado, equipes de voluntários da campanha “Doe Vida em Vida” vai promover o cadastramento de futuros doadores de medula óssea. Elas estarão instaladas no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib (Avenida Kennedy, 115, bairro Anchieta, São Bernardo) das 9 às 16 h. Para se cadastrar no Renome – Registro de Doadores de Medula Óssea – a pessoa deve estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 55 anos de idade. Não é preciso estar em jejum. Basta que apresente documentos: RG, CPF e indique o número de dois telefones fixos.
Uma vez cadastrada – no ato é retirado do doador 10 mililitros de sangue – a pessoa passa a integrar o conjunto de pessoas que poderão ser chamadas quando houver compatibilidade de seu tipo sanguíneo com o dos pacientes.
A medula óssea é responsável pela produção das células sanguíneas, glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. Fica na parte interna dos ossos e tem um tecido esponjoso que lembra o tutano. Necessitam de transplante doentes cujos organismos têm dificuldade de produção de sangue pela medula, como aplasia medular e leucemia além de muitas crianças com doenças genéticas.
A maior dificuldade para salvar a vida dessas pessoas é a difícil compatibilidade, mesmo em pessoas da mesma família. Por isso, a campanha alimenta informações para o Renome com dados de todos os possíveis doadores. Quanto maior o número de inscritos, maiores as chances dos pacientes encontrarem um compatível.
O cadastramento é simples. Caso seja encontrada compatibilidade, os doadores serão chamados para realizar exame de sangue mais detalhado. Depois, se colocarão à disposição da equipe médica para que seja retirada, através de punção direta ou da veia, cerca de 10% da medula. Não é cirurgia, não há cortes nem cicatrizes e o doador praticamente nem sente o processo porque seu próprio organismo cuida da rápida substituição.
Mais informações podem ser obtidas no site:
www.sejaumheroi.com.br, pelo e-mail: campanhadoevidaemvida@hotmail.com ou ainda no telefone 9155.1250. A organização do cadastramento é da Associação da Medula Óssea –www.ameo.org.br com apoio do Hemocentro da Santa Casa de São Paulo, do Sindicado dos Metalúrgicos do ABC e do vereador Admir Ferro (PSDB-SBC).