sexta-feira, 11 de junho de 2010

SÁBADO, 12 DE JUNHO DE 2010

BRASIL E ESPANHA

SÃO FAVORITOS NA ÁFRICA


O assunto do momento é a Copa do Mundo da África do Sul. E não há como deixar de escrever neste blog sobre o maior evento futebolístico do mundo, cuja festa de inauguração é hoje, na África do Sul quando a bola vai rolar, com o país anfitrião estreando contra o México. As duas maiores atrações deste jogo não vão estar no gramado. Infelizmente, Nelson Rolihlahla Mandela, um líder rebelde e, posteriormente, presidente da África do Sul de 1994 a 1999, principal representante do movimento antiapartheid e considerado pelo povo um guerreiro em luta pela liberdade, não poderá estar presente para torcer pela África do Sul contra o México porque um acidente de trânsito tirou a vida de sua bisneta, ontem à noite. Mas, no banco da seleção da África, estará a outra atração, o brasileiro Parreira, técnico campeão do mundo pelo Brasil, com a difícil missão de realizar um bom campeonato à frente deste selecionado africano.

O grande problema de nossa seleção canarinho não é a falta de craques, o peso de Kaká, a ausência dos Ronaldos e dos “moleques” do Santos nem a deselegância discreta de Dunga. Nosso maior problema até agora, pasmem, é a bola que a Fifa adotou para a Copa do Mundo da África e que os jogadores verde-amarelo classificam desde ”sobrenatural” a bola de supermercado” . A “redondinha”, chamada Jabulani, que no idioma do povo sul-africano zulu, significa “celebrar”, vem sendo o foco de todas as fofocas e aborrecimentos da seleção brasileira.

Julio César, titular do gol brasileiro só faltou botar fogo na coitada depois de denegrir sua imagem, chamando-a de “jaburu” - na linguagem popular, jaburu é sinônimo de mulher feia.

A Fifa já falou: não vai mudar a bola até mesmo porque ela já foi testada em outras competições e os fabricantes esmeram-se em citar as bondades de seu novo produto, entre elas o total isolamento da água, os pequenos buracos talhados como numa bola de golfe que ajudam a sustentação e a menor quantidade de gomos de couro o que segundo ainda a Adidas aumenta a velocidade e diminui o atrito.

Quem acompanha Copas do Mundo sabe que essa crítica às bolas não é nova. Sempre que é utilizada uma bola diferente da que vinha sendo usada nas copas anteriores os jogadores estrilam e lançam críticas. E não deixam de ter sua razão. Acostumados por anos a fio a um tipo de bola que reage de uma maneira a cada chute, de repente em menos de um mês tem de aprender as novas manhas que a bola estreante traz e isso provoca rejeição imediata.

Na realidade por mais importante que seja no futebol, a bola ainda é um detalhe. Nenhum craque deixou de ser craque porque lhe mudaram a bola e essa chiadeira fica com cara de uma desculpa antecipada para um eventual fracasso, o que não convence, pois afinal todas as seleções vão usar a mesma bola. Logo se ela é ruim para o Brasil é igualmente ruim para todos os outros.

Kaká, parece-me, deu um jeito, até porque joga no time da Jabulani e não ficaria bem para ele fazer parte desta polêmica. Beijou a bola e colocou uma pedra sobre o assunto, mesmo contrariando alguns companheiros, críticos ferozes da “redondinha” fabricada pela empresa alemã.

Abandonando este assunto, vamos falar um pouco das chances das seleções nesta Copa da África, começando pelo Brasil. Assisti aos dois últimos amistosos de preparação da nossa seleção. O Brasil está mais duro e mais compacto, com um estilo pouco brasileiro e muito europeu, mas não me convenceu seu último amistoso contra a fraca seleção da Tanzânia, apesar de ter vencido por 5 x 1. A partida apresentou dois pontos, um negativo e outro positivo. Primeiro, chamou atenção a fragilidade da defesa pelo lado esquerdo, com Felipe Melo, Michel Bastos e Juan sendo envolvidos pelo fraco ataque rival. No entanto, Kaká jogou a partida inteira e, mesmo não tendo uma grande atuação, mostrou evolução, principalmente no segundo tempo. Ainda longe das suas melhores condições, já que vem de uma lesão muscular na coxa esquerda, o craque do Real Madrid foi bem mais ativo no jogo do que na partida anterior, contra o Zimbábue. Se daquela vez ele ficou 45 minutos em campo e pouco fez na vitória brasileira por 3 x 0, nessa ele jogou o tempo todo, deu bons passes, arrancou e balançou a rede. Assim, entendemos que a nossa seleção precisa de Kaká para tentar mais um título mundial e vamos torcer para que se recupere totalmente e volte com tudo para o jogo de estréia, dia 15, contra a Coreia do Norte, seleção que insiste em esconder o jogo, negando-se a cumprir a exigência de conceder entrevistas coletivas e contrariando determinação da Fifa. Bom ficar de olho no jogo de estréia do Brasil. A Coreia é uma incógnita.

A Espanha, atual campeã da Eurocopa, é uma seleção muito perigosa, que joga um futebol rápido e envolvente. O time de Vicente Del Bosque é um dos favoritos para ganhar a Copa. Nas casas de apostas da Europa, a Espanha também é a favorita para ganhar o título, com média de 5,4 euros para cada euro apostado, seguida por Brasil (6,2), Inglaterra (7,8), Argentina (8,8), Holanda (13), Alemanha (15), Itália (15,5), França (21), Portugal (32) e Costa do Marfim (38). Ou seja, pelo levantamento feito, poderia se dizer que Espanha, Brasil, Inglaterra e Argentina seriam as 4 seleções finalistas da Copa do Mundo de 2010. Isso quer dizer que dessas 4 seleções, 2 delas estariam disputando o 3º e o 4º lugares no sábado dia 10 de julho. As outras 2 decidiriam o título no domingo, no dia 11 de julho, em Johanesburgo, às 15h30 (horário de Brasília). Mas não podemos nos esquecer da Itália e da Alemanha, que ninguém leva em conta, mas que jogaram muitas finais e chegam sempre entre as quatro primeiras. Depois, temos também a Holanda, com ótimos valores individuais, e ainda pode haver uma surpresa africana, tudo é possível, com a experiência em copas de seu treinador, o brasileiro Parreira.

Os 23 jogadores brasileiros, mais o técnico Dunga, estrelas principais do grande festival da bola, serão premiados pela CBF para conquistar o hexa, fora o que poderão faturar em publicidade, novos contratos e presentes. Para levantar o caneco na África, a grana oferecida gira em torno de R$ 1 milhão para cada jogador, acreditem! E pensar que na Copa de 1950 o prêmio pelo vice foi uma medalha prateada, que Zizinho, um dos agraciados, disse certa vez ter enferrujado com o tempo.

Enfim, a sorte está lançada, a Copa da África do Sul vai começar. Acendam a fogueira, segurem o rojão da tremedeira, preparem um suco de maracujá para aliviar o pipocar do coração. Ver para crer sem fazer vista grossa ou acender uma vela a Deus e outra ao diabo para esconjurar Coreia do Norte, Portugal, Argentina, Espanha, França, Itália, México, Alemanha, África do Sul, todos os adversários que podem levar a taça. Que venha o touro, vamos dançar o tango e torcer pelo Brasil!
-----------------------------------------------------------------------------------
*Edward de Souza é jornalista, radialista e escritor.
-----------------------------------------------------------------------------------
Dois Jogos realizados sexta-feira (11) e outros três neste sábado (12) pela Copa do Mundo na África do Sul. Confira os resultados de sexta-feira:
África do Sul 1 x México 1
Uruguay 0 x França 0
------------------------------------------------------------------------------------
Resultados deste sábado:
Argentina 1 X Nigéria 0
Inglaterra 1 X EUA 1
Coreia do Sul 2 X Grécia 0
-----------------------------------------------------------------------------------
ACERTE O PLACAR DO JOGO ENTRE BRASIL E COREIA DO NORTE, JOGO QUE SERÁ REALIZADO NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA, DIA 15 DE JUNHO, E GANHE UMA CAMISA OFICIAL DA SELEÇÃO BRASILEIRA, QUE SERÁ ENTREGUE EM SEU ENDEREÇO, VIA SEDEX. UM PALPITE APENAS CADA PARTICIPANTE. CASO TENHA MAIS DE UM ACERTADOR, SERÁ FEITO SORTEIO PARA SELECIONAR O GANHADOR. OS PALPITES PODEM SER DADOS NOS COMENTÁRIOS DAS CRÔNICAS POSTADAS NESTE BLOG, SOBRE A COPA DO MUNDO.
------------------------------------------------------------------------------------