quinta-feira, 30 de setembro de 2010


.
O vocábulo do titulo pode estar em desuso, pelo que citam alguns dos mestres da língua, mas, ainda assim, ocorreu-me lembrar da prestidigitação – do bem – desenvolvida pelo mestre Thiany, dono de circo, arrebatando alegria por toda a América Latina. Fazer desaparecer um cavalo em cena ou cortar ao meio uma mulher e a seguir mostrá-la gostosa e escultural para o aplauso da platéia embevecida era fácil para sua magia divertida que não fazia mal a ninguém. O ludibrio estava implícito no espetáculo rico de um guarda-roupa principesco cobrindo lindas mulheres a despertar cobiças ou inveja. Ao prestidigitador da nova história não se pode comparar os efeitos do ilusionismo do Thianny, grande mágico do circo.

O circo instalado no Brasil revelou um novo prestidigitador – do mal – para incentivar a mentira que melhor explore a fé publica em seu benefício, acoitando os apaniguados da corte onde exercita o absolutismo. Seria impossível ignorar sua inteligência, entretanto, acreditar que Lula soubesse alguma coisa sobre o filósofo iluminista Charles Montesquieu, defensor da tripartição do poder, não se pode. Ele, que confessa não ler os jornais, mas se arroga o direito de criticar a imprensa acusando-a de ter candidato e partido, na verdade procura esconder suas criminosas lambanças, blindando-se em sequazes, esparros a seu serviço.

Na realidade a imprensa investiga – função dos poderes ignorados pelo absolutismo – e cumpre seu dever, informando a sociedade das mazelas se avultando na corrupção em que se afoga o Brasil. Uma arrogância salta aos olhos de quem quiser ver, exacerba-se no falso profeta a confiança de tudo poder, incluindo transferir suas culpas à imprensa, aos aloprados, aos mensaleiros, à Casa Civil ou Erenice. Berço desmascarado da obscuridade das negociatas iniciadas pelo Zé no governo, sob as barbas do presidente e a sombra de seu guarda-chuva.
.
Apesar da proximidade que pautou suas vidas e interesses, o sindicalista, rejeitando a leitura, jamais tomou conhecimento dos fatos à sua volta registrados. Companheiros supostamente expurgados do governo por força de golpes, enxurradas de escândalos, nunca deixaram a proteção do guarda-chuva oficial. Muitos estão ativos e com destaque na campanha que ambiciona o novo ciclo da continuidade para dar seguimento ao jeito de conduzir política de absolutismo.

Três dias apartam o eleitorado brasileiro de uma decisão extremante importante no destino de cada um, sejam eles eleitores ou não, fato que aumenta a responsabilidade daqueles obrigados à manifestação cidadã nas urnas. Raciocinar sobre uma crença nas armações da prestidigitação pode ressuscitar João e o apocalipse, quando forças do mal vencem o bem.

A consciência popular começa a mostrar sabedoria ao alimentar desejo de levar a campanha para o segundo turno. O feito ensejará oportunidade de melhor discussão entre os candidatos, focando suas capacidades e conteúdos ideários anteriores e atuais. Uma perda de 6 milhões de votos em uma semana, tem profunda significação, mostrando arrogância no totalitarismo proposto para nosso futuro. Não é justo o jeito insano do ditador. Entre os muitos impropérios ouvidos nos últimos tempos, um esmagou a sensibilidade nacional, sua fé e esperança da boa construção: “nem Jesus Cristo vai me tirar a vitória nas eleições”.
__________________________________________
*José Reynaldo Nascimento Falleiros (Garcia Netto), 82, é jornalista, radialista e escritor francano. Autor dos livros Colonialismo Cultural (1975); participação em Vila Franca dos Italianos (2003); Antologia: Os Contistas do Jornal Comércio da Franca (2004); Filhos Deste Solo - Medicina & Sacerdócio (2007) e a novíssima coletânea Seleta XXI - Crônicas, Contos e Poesias, recentemente lançada. Cafeicultor e pecuarista, hoje aposentado. Garcia Netto é amigo e colaborador deste blog.
__________________________________________