sábado, 25 de setembro de 2010

SEXTA-FEIRA, 24 DE SETEMBRO DE 2010
.
DEUS NÃO É APAIXONADO
.


Lendo o jornal “Alvorada e Luz” (edição número 43/2005), uma publicação espírita editado pela Fraternidade Espírita Allan Kardec, situado em Curitiba, Paraná, deparo-me com um artigo assinado por José Pereira denominado “A Oportunidade de Hoje”, cujo trecho se destaca: “Deus não é apaixonado, Deus não tem paixão nenhuma, Deus é simplesmente razão. Se você quiser dar um tiro na sua cabeça agora, o problema é teu, não é de Deus; se você quiser colocar uma corda no pescoço agora, o problema é teu e não é de Deus; se você quiser tomar um copo de veneno agora, o problema é teu e não de Deus. Ele está junto de você, está junto de mim, mas nós não estamos perto dele porque o eu animal não nos deixa enxergar a presença de Deus em nós”.
.
A matéria em nós sempre fala mais alto. O eu animal se destaca em nossa pequena e breve vida terrena. Daí a origem de nossos sofrimentos. O livre arbítrio tão incompreendido é um processo em que cada indivíduo por merecimento próprio, faz evoluir seu espírito. Quando encarnados, ao frequentar um estabelecimento de ensino, estudamos para “passar de ano” como se diz vulgarmente. Se “amolecer” e deixar de enfrentar os livros e compêndios, certamente terá que repetir o ano ou desistir. A vida material imita a vida (verdadeira) espiritual.
.
Somos eternos queixosos. Reclamamos de tudo. Está chovendo muito ou está muito calor. O trânsito está ruim e a poluição está horrível. O sapato está muito apertado ou não consigo pagar minhas dívidas... Estou gordo ou magro demais. E vamos por ai afora. Esquecemos que as chuvas são necessárias e que o sol está exatamente onde deveria estar. Se ele (o sol) se afastar um pouquinho, morreremos de frio e se, ao contrário, se aproximar, vamos morrer torrados.
..
O Universo é lógico. É como dois mais dois que somados dão quatro. Nem cinco, muito menos três. Os animais irracionais agem com lógica. O mundo vegetal também. Somente o homem, que para atingir seus objetivos materialistas fogem dessa lei universal. Daí o sofrimento!
.
Dois mil anos atrás, um homem chamado Jesus, deixou um valioso testamento que eu chamo de “Estatuto Universal de Bem Viver”. Se, seguirmos com fé e coragem essas leis universais certamente seremos mais felizes.
..
Todos os anos se vê pela televisão uma romaria até a igreja Santa Edwiges, localizada na Estrada das Lágrimas, no bairro São João Clímaco, em São Paulo. Os “fieis” vão à busca de milagres para saldar dívidas. Dívidas que contraíram sem o consentimento do Pai Celestial.
.
Na verdade, o excesso de bebidas alcoólicas, fumo, luxúria, gula... Trará prejuízos enormes para nossa saúde. E o pior de tudo é que mesmo sabendo disso e sentindo na carne as doenças oriundas dos nossos excessos, vamos criando nossos filhos da mesma maneira. Nada aprendemos ou fingimos ignorar. Deus tem alguma coisa com isso? Jesus respondeu aos seus discípulos: “a minha tristeza é porque curei apenas a carne, mas o espírito continua o mesmo”. Palavras atribuídas ao Divino Mestre.
.
A vaidade, a inveja, o orgulho e seus filhos diletos além da mágoa, do ódio entre outros males morais são a causa de nossos erros materiais. Somos como pedras brutas num processo de lapidação. Deus, para compensar o mau uso de nosso livre arbítrio, nos dá inúmeras oportunidades de acertar nossos erros e um dia, graças à lógica das leis universais, seremos lindos diamantes lapidados.
___________________________________________
*J. MORGADO é jornalista, pintor de quadros e pescador de verdade. Atualmente esconde-se nas belas praias de Mongaguá, onde curte o pôr-do-sol e a brisa marítima. J. Morgado participa ativamente deste blog, para o qual escreve crônicas, artigos, contos e matérias especiais. Contato com o jornalista? Só clicar aqui:
jgarcelan@uol.com.br
___________________________________________