quinta-feira, 6 de janeiro de 2011


Logo cedo busco na mídia notícias dos jornais inseridas na internet. Nenhuma delas me dá qualquer satisfação. No mundo uma nota que um grupo de extrema direita (neonazista), tomou um vilarejo na Alemanha e ninguém está muito preocupado com isso (Folha de São Paulo-5-1-011). Passeatas e manifestações na Itália sobre a atitude do ex-presidente brasileiro de proteger o assassino terrorista Cesare Battisti. Sobre esse fato, faço a mesma pergunta que Joelmir Betting, jornalista e apresentar da Bandeirante fez durante o jornal da emissora de TV (4-1-011); se fosse um bandido de direita ou mesmo um simples ativista o governo procederia da mesma forma? Acredito que não! Lembram-se do caso dos cubanos que queriam se exilar no Brasil? A extradição se deu de forma super-rápida.

O nosso governo está constrangido pelas declarações do General José Elito Siqueira (foto a esquerda), ministro do Gabinete de Segurança Institucional. O Oficial General que não tem filiação partidária, disse ser contrário a tal de “Comissão da Verdade”. Aliás, foi a primeira bandeira a ser levantada pela atual Ministra dos Direitos Humanos que não passa de um clone de seu antecessor. E como sempre, nenhuma palavra sobre os direitos dos cidadãos, vítimas de assaltos e outros crimes que acontecem a todo o momento. Um presente bem real e não um passado cheio de rancor e revanchismo. E se não bastasse isso, apoio a governos ditatoriais. Ditaduras que se dizem de esquerda, mas que atravessam fracassos econômicos e sociais.

O presidente de Honduras, Porfírio Lobo (foto) não foi convidado para a posse da atual presidente. O governo brasileiro não reconhece a legalidade daquele governo, que por sinal foi eleito pelo povo, depois de um período turbulento na vida política do país centro-americano. Insiste em apoiar o antigo, do populista Manuel Zelaya, que queria dar um golpe falsificando ou alterando o resultado das urnas. Pelo menos, esse foi o noticiário unânime de toda a mídia mundial.
.
Por culpa de má administração, as estradas federais estão em pandarecos e a saúde pública uma podridão. Quantas vítimas fatais em razão desses problemas que nos afligem a todo o momento! Mas, a preocupação do PMDB é outra, pressiona o governo por mais cargos. Desta vez, os de segundo escalão, que poderiam trazer mais vantagens pecuniárias. Dois ministros nomeados apesar de atos imorais praticados. Pagamentos com cartões corporativos de despesas absolutamente pessoais. Bastou devolver o dinheiro e pedir desculpas!

Treze carretas de badulaques transportados de Brasília para São Bernardo do Campo. Como é possível isso? Teria o ex-presidente e a ex-primeira dama juntado tanta tranqueira assim? Os presentes recebidos pelo presidente do Brasil são pela função ou uma maneira simpática de homenagear o ex-metalúrgico? Esses presentes não deveriam ficar no Palácio da Alvorada como uma demonstração de boa vontade para com o Brasil? Vamos ver onde ficarão todos os utensílios transportados pelos “navios rodoviários”... E, se não bastasse isso, o homem resolver tirar férias em um forte militar. Pode? Aceito que um ex-presidente tenha toda a proteção possível afinal ele é detentor de segredos de estado e não poderia estar sujeito a ataques sinistros. Mas, daí a usufruir das mesmas prerrogativas de quando presidente...

Finalizando este resumo das principais notícias, voltamos a acompanhar em manchetes as mesmas tragédias de sempre nesta época do ano. Alagamentos, desbarrancamentos e vítimas fatais em razão desses problemas que insistem dizer naturais. Naturais? Ou incúria de governos em busca de vantagens pessoais? A mixórdia continua. Qual a solução?
___________________________________________
*J. MORGADO é jornalista, pintor de quadros e pescador de verdade. Atualmente esconde-se nas belas praias de Mongaguá, onde curte o pôr-do-sol e a brisa marítima. J. Morgado participa ativamente deste blog, para o qual escreve crônicas, artigos, contos e matérias especiais. Contato com o jornalista? Só clicar aqui:
jgarcelan@uol.com.br
___________________________________________