sexta-feira, 9 de abril de 2010

O VOTO CONSCIENTE

E RESPONSÁVEL


Mais uma campanha eleitoral tem início. A partir de agora, é necessário estudar cada candidato aos cargos de presidente da República, governadores, senadores e deputados. A internet nos ajudará e acessar a vida de cada um dos postulantes. Uma maravilha tecnológica surgida nos fins do século passado e que se aperfeiçoa a cada dia, neste novo milênio.

As mentiras de palanque poderão ser facilmente descobertas se cada um dos eleitores, com responsabilidade e consciência crítica, se der ao trabalho de pesquisar a vida pregressa dos candidatos.

É chegada a hora dos brasileiros de caráter se manifestarem contra os interesseiros cujo objetivo é o de encher os bolsos através de maracutaias.

A indecência que reluz em uma boa parte dos políticos se tornará ainda mais clara com essa pesquisa e os honestos e verdadeiramente idealistas poderão ser detectados.

Qualquer tentativa de políticos para a propaganda de ideologias esdrúxulas e já ultrapassadas em outros países deverá ser eliminada, pois não passam de mascaramento para ditaduras indecentes e até sangrentas.

Não estou me referindo apenas aos seguidores de Lenin. Falo, também, do capitalismo selvagem. Há velhos seguidores famosos nesses dois tipos de sistemas políticos. E em ambos está inserida a “exploração do homem pelo homem”.

O sistema político-religioso não fica atrás. Retrógado e inoperante, tão em voga no Oriente Médio, já se faz presente em países da Europa.

O povo não deverá se empolgar por belos discursos recheados de palavras melífluas. É hora de deixar de lado nossos interesses particulares e pensar no bem-estar da coletividade brasileira.

“Vou votar em fulano porque ele é primo da minha vizinha” ou “porque ele me deu uma cesta básica” ou “porque ele beijou meu filho”... E vamos por aí a fora!

Vamos sair do curral, minha gente! O futuro da Nação poderá ser grandioso se nós formos inteligentes e patriotas e não meros espectadores.

Pesquisas feitas pela mídia informam que vários congressistas não vão tentar a reeleição. O motivo é a vergonha de pertencerem a uma classe totalmente desprestigiada.

Os maus políticos estão no poder por nossa culpa. Afinal, eles saem do nosso meio - um meio corrupto, de valores frouxos, que favorece a adesão à “lei de Gerson”. E, uma vez no poder, deixamo-nos envolver pelo embalo da ganância, do egoísmo e da arrogância.

Podemos mudar isso. É só pensar na grandiosidade deste país e em nossos descendentes. Afinal, devemos deixar como herança, no mínimo, uma semente de boa vontade.

Pois é, vamos escolher os novos mandatários da Nação com lisura e responsabilidade!

-------------------------------------------------------------------------------------
*J. Morgado é jornalista, pintor de quadros e pescador de verdade. Atualmente esconde-se nas belas praias de Mongaguá, onde curte o pôr-do-sol e a brisa marítima. J. Morgado participa ativamente deste blog, para o qual escreve crônicas, artigos, contos e matérias especiais. Contato com o jornalista: jgarcelan@uol.com.br
------------------------------------------------------------------------------------
DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS


Nosso articulista, Garcia Netto, reservou dois exemplares do livro de Carlos Coraúcci, Orquestra Tabajara, de Severino Araújo, para sorteio entre os comentaristas de ontem. Foram contemplados os leitores Miguel Falamansa eTatiana.

Com os dois exemplares do livro de contos Coletânea Seleta XXI, em que participa Garcia Netto, foram contempladas as leitoras Andressa e Liliana.

Garcia Netto também disponibilizou, à parte do sorteio, um exemplar da Seleta XXI para a leitora Ana Célia de Freitas, cumprimentando-a pelo seu aniversário.