terça-feira, 10 de março de 2009

ESMOLAS ALIMENTAM CRIME ORGANIZADO

Edward de Souza

Pés pequenos e descalços, um cobertor de papelão, roupas sujas, saquinho de cola para enganar a fome. O retrato do abandono infantil serve para explicar o avanço dos meninos de rua nas fileiras do tráfico. Seguindo a lógica econômica, eles são mão-de-obra barata. O "salário", como contam, muitas vezes é só uma pedra de crack. Viram "aviõezinhos" (vendem drogas e ficam de olho na polícia) atraídos pelo tênis de marca. Depois, acabam viciados e se arriscam no crime só para ganhar o sustento. Essa pesquisa que acaba de chegar às minhas mãos é de assustar, acompanhem: o delito mais cometido pelos menores de 14 anos que chegam à Fundação Casa é o roubo qualificado. Na sequência vem o tráfico. Dos 401 meninos e meninas desse grupo etário internados, 149 foram flagrados roubando e 132 viraram internos por vender drogas. De cada dez centavos que é dado aos pedintes nos semáforos, 90% desse dinheiro vai para o crime organizado.
É isso. Estamos financiando as drogas e o crime organizado sem se dar conta disso. Os traficantes agradecem aos cidadãos de bom coração, os que têm comiseração dos falsos “aleijados” e das “crianças delinquentes” (já não uso mais o trema) que atuam em pontos estratégicos de nossas cidades. Essas crianças crescem ganhando dinheiro fácil, quando chegam à idade adulta aderem ao mundo do crime, assaltando, matando, estuprando, prostituindo, traficando e cometendo pequenos furtos. Então, para eles, será preciso praticar atos ilícitos para que possam continuar sustentando os malditos vícios, aqueles que nós mesmos os incentivamos que adquirissem ainda na infância da vida.
Quando se oferece a uma criança uma moeda de dez centavos, também lhe é oferecida uma péssima oportunidade para a sua delinquência. Muitas vezes a próxima vítima é a própria pessoa que lhe dá na mão uma simples moeda. A moeda existe para o troco e não para as esmolas.
O Brasil é hoje um país onde o programa social do governo federal é o mais abastado de recursos. Entretanto, não se aplica devidamente esse dinheiro em benefício do povo. O que acontece é a compra da dignidade humana. Assim, o povo deixa de ser gente e passa a ser um objeto de manipulação dos maus políticos. Quem promete mais, tem mais votos. A fome é uma consequência do desemprego e por isso gera os pequenos furtos. Caso houvesse empregos não seria necessário o “bolsa família”. Aliás, sabemos muito bem que o “bolsa família” existe para delinquir e não para saciar o desejo dos esfomeados. Sem um programa social sério que venha a contemplar as camadas sociais mais necessitadas, a violência agiganta-se contra os homens bons.
Enquanto isso, o governo federal vai empurrando a nação para um buraco negro, que poderá no futuro acabar numa tragédia sem precedentes. Crianças não precisam de moedas, crianças precisam de amor. Crianças não precisam de esmolas, crianças precisam de escolas. Crianças não precisam de trabalho, crianças precisam de brinquedos. Só amor, escola e brinquedos é que serão necessários para dotarem as crianças de dignidade.