domingo, 18 de outubro de 2009

VOCÊ GOSTA DO TAL HORÁRIO DE VERÃO?


Você gosta ou não do horário de verão? Todo ano a situação se repete, a maioria dos brasileiros, com exceção dos habitantes dos estados do Norte e Nordeste e Tocantins, adianta uma hora nos seus relógios por alguns meses, o que geralmente parece causar mais insatisfação que benefícios reais, tanto que atualmente já se cogita na abolição de tal prática. O horário de verão começou neste domingo, 18 de outubro, nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País e terminará à zero hora do dia 21 de fevereiro de 2010, o primeiro domingo após o carnaval. Implantado no Brasil por Getúlio Vargas em 1931, o horário de verão tem como principal finalidade a redução do consumo de energia, já que nos meses de verão, a luz do Sol vigora por mais tempo.
Desde o ano passado, o horário de verão passou a ter um período definido de início e término. Os relógios devem ser adiantados em uma hora no início do horário de verão e atrasados em uma hora ao seu término. O decreto 6.558, de 8 de dezembro de 2008, determinou que o horário de verão deve começar sempre no terceiro domingo de outubro. O término, de acordo com o decreto, foi definido para o terceiro domingo de fevereiro. O decreto, porém, define uma exceção para o encerramento do horário de verão: quando o terceiro domingo de fevereiro coincidir com o Carnaval, o horário de verão será prorrogado até o final de semana seguinte. O horário de verão vigorará nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. Nos Estados do Nordeste não haverá mudança de horário.
O tal horário de verão há muito tempo tem sido promovido como uma forma de economizar energia. Se realmente o faz ou não, ainda é tema para debates. Porém, parece claro para vários estudos que um ajuste de uma hora pode ter consequências inadvertidas para a saúde.
Aparentemente, quando o relógio é adiantado ou atrasado em uma hora, o relógio biológico – seu ritmo circadiano, que usa a luz do dia para estar sintonizado com o ambiente – não se ajusta. Num estudo com mais de 55 mil pessoas, por exemplo, cientistas descobriram que, em dias de folga do trabalho, os sujeitos tiveram tendência a dormir no horário normal, não no horário de verão: a hora do despertar seguia a progressão sazonal do amanhecer. Em outros estudos, cientistas monitoraram grandes grupos de pessoas durante oito semanas, enquanto elas faziam a transição para o horário de verão na primavera e para o horário normal no outono. Eles descobriram que, na primavera, o auge dos níveis de atividade das pessoas estava mais sincronizado com o relógio biológico delas do que com a hora real. Estudos sugerem que a dissociação entre o relógio biológico e a hora do relógio pode resultar em inquietação, distúrbios no sono e menos horas de sono. Outros estudos sugeriram relações entre a mudança de horário e o aumento nos índices de ataques cardíacos, suicídios e acidentes, apesar dos cientistas afirmarem a necessidade de estudos mais aprofundados. Assim, o horário de verão está associado a perturbações do sono e possivelmente outras consequências mais sérias à saúde. Quer a minha opinião? Eu detesto esse horário de verão. Só serve para atrapalhar a já atribulada vida do brasileiro. Economia pode ser feita de outra forma, cortando os altos subsídios de nossos deputados e senadores e acabando com a roubalheira em Brasília.
(ES)