sábado, 31 de dezembro de 2011

Ao cabo de 2011, sem exceções, perguntamo-nos como serão nossas vidas nos 366 dias de 2012, um ano de dia bissexto, que nos permitirá um mês de fevereiro com 29 dias. Muitos crêem que esse fato - que ocorre de quatro em quatro anos - traga consigo fortuna adversa ou energias negativas, tanto que antigas civilizações entendiam que o mundo acabaria em um período com tais características.
Previsões à parte, o que mais importa são os aspectos que dizem respeito à confiança inata ao ser humano em conseguir o que deseja: a esperança. A esperança de que nossos governantes e políticos passem a acertar mais do que errar; de que se reduzam as vidas arrebatadas no trânsito a cada final de semana; de que se minimize a fome dos que ingerem sopa de água de rio com pedaços de folhas de jornal; de que se reduzam os textos veiculados na mídia a respeito das rotineiras tragédias que assolam o planeta; de que se multipliquem as ações públicas que devem dar guarida às combalidas comunidades indígenas; de que tenhamos, continuadamente, a manifestação da expressão "por qué no te callas" perpetrada a todos os arrogantes; de que definitivamente se invista em educação, permitindo, então, o fortalecimento dos programas de prevenção às drogas; de que se reduza o número cada vez maior de refugiados devido a guerras, tensões étnicas e terrorismo; de que a solidariedade não ocorra, simplesmente, nas festas natalinas, e que se estabeleça em cada ser humano a ampliação de seu espírito de caridade, latente muitas das vezes na imensa maioria.
Nesse viés, como complemento da encíclica "É na Esperança que Fomos Salvos" - e disposto a sensibilizar os líderes políticos de todo o mundo - , o papa Bento XVI apelou para que os mesmos se municiem de "sabedoria, coragem e força, para buscar e encontrar soluções humanas justas e estáveis", observando nas entrelinhas que a esperança equivale à fé, sinônimo de adesão e anuência pessoal a Deus.

Que nesse ano de dia bissexto tenhamos, por via de consequência, a condição de registrar positivamente a execução deste imenso rol de virtuais promessas e de contundentes apelos.
Escolha uma estrela. Uma qualquer entre tantas, e se deixe guiar. Viaje numa aventura. Navegue ao fluir do pensamento. Ao transpor o portal de mais um ano, sinta todo o encanto da vida. Ela se irradia com a luz, esperança no florescer de um tempo de fraternidade e justiça.



Feliz Ano Novo e que 2012 seja de grandes realizações.