sexta-feira, 31 de julho de 2009

NO BRASIL, QUEM TEM UM OLHO É REI

OS INTOCÁVEIS
*
J. MORGADO
*
O filme e a série "Os Intocáveis”, nos mostram os anos 30 nos Estados Unidos, mais precisamente em Chicago, o crime organizado combatido por policiais incorruptíveis. Eu disse o filme. Não sei se a ficção corresponde à verdade. Essa mesma violência foi combatida em Nova Iorque e em muitos outros locais daquele país com o tão propalado plano “Tolerância Zero”. Os resultados foram ótimos. A criminalidade baixou consideravelmente! Este pequeno arrazoado poderia ser entendido assim: lá vem o J. Morgado falando de tolerância zero outra vez. Não meus amigos. Pretendo inverter a situação. Os intocáveis a que me vou referir não são policiais. Vou falar do governo de nosso país que deveria ser incorruptível.
Nesta tão sofrida Nação, “quem tem um olho é majestade”. Refiro-me a riquezas astronômicas aliadas aos mandatos eletivos, que começam com o de presidente, passam pelo congresso e terminam com o de vereador. Depois, vêm os nomeados (parentes, amigos, etc.). E as “eminências pardas”? Estes são aqueles que “governam” por trás dos mandatários. Sempre há um! Ficam na obscuridade, mas, são os que se locupletam com o erário público e negociatas. Usam os “laranjas” e alguns nem se importam com isso. Confiam que nunca serão descobertos ou no tal “jeitinho brasileiro” ou corrompendo e sendo corrompidos por funcionários públicos e até mesmo por altos funcionários de empresas privadas nacionais e estrangeiras. Os eleitos gozam de fórum privilegiado se pegos com a mão na massa. Os ministros só podem ser julgados pelo Supremo (salvo engano) e os outros contam com a morosidade e os meandros da justiça. Os advogados...? Caríssimos! São pagos pelo que foi “desviado”! Surpreendente, se não fosse trágico.
Nas cadeias, os bandidos e rufiões de todos os naipes. Afinal cadeia não foi feita para os criminosos de colarinho branco. E quando acontece um caso, o indivíduo goza de todas as regalias que o dinheiro pode conseguir. Fala-se muito em policiais corruptos, no entanto tem-se notícia que os presídios destinados a esses profissionais vivem lotados. Sinal que as corporações lutam para que o mal seja debelado ou pelo menos diminuído, mesmo com o pouco caso que as autoridades eleitas fazem da segurança pública neste país. Novelas como o caso do banqueiro Dantas se arrastam. Será que isso aconteceria em um país de primeiro mundo? Fortunas conseguidas de maneira “misteriosa”, não são declaradas no imposto de renda! Coitado do assalariado que fizer isso!
E os “trens da alegria”? Uma prática proibida, mas que os “nobres” parlamentares e o governo sempre acham uma maneira de driblar através de concursos fajutos ou outras manobras infames. Os “cabos eleitorais” precisam ser resguardados.
E agora, surpreendam-se aqueles que ainda não viram os noticiários nos jornais escritos e televisivos. Viramos “lixão” do mundo! Em vários portos brasileiros, toneladas de lixo adicionado em contêineres vindos da Inglaterra. E pasmem! Segundo as últimas notícias um brasileiro radicado no Reino Unido está por traz dessa estupidez. Acostumados a enviar a podridão doméstica para a África e outros locais de terceiro mundo, estão fazendo o mesmo com o Brasil.
Poderia aqui ir escrevendo, escrevendo... Seriam muitas laudas para se mencionar apenas uma parte do que esses “intocáveis” fizeram e continuam a fazer e, provavelmente, ainda continuarão a fazer por muito tempo. Assim, meus amigos, aqui no Brasil o governo não nomeou policiais com carta branca para acabar com o crime organizado. Afinal, os Intocáveis são eles!
__________________________________________
*J. Morgado é jornalista, pintor de quadros e pescador de verdade. Atualmente esconde-se nas belas praias de Mongaguá, onde curte o pôr-do-sol e a brisa marítima. Morgado escreve quinzenalmente neste blog, sempre às sextas-feiras. E-mails sobre esse artigo podem ser postados no blog ou enviados para o autor, nesse endereço eletrônico:
jgacelan@uol.com.br
____________________________________________________________