domingo, 26 de dezembro de 2010


O corpo do ex-prefeito de Santo André (PSDB), Newton Brandão, 83 anos, que morreu na manhã de ontem, sábado, dia de Natal, foi velado na Câmara Municipal da cidade. O enterro aconteceu na manhã deste domingo, às 11h, no Cemitério de Santo André. O prefeito do município, Aidan Ravin (PTB), decretou luto oficial de três dias. Brandão havia passado a ceia de Natal com a família, na casa da filha, em Campinas, no interior de São Paulo, e foi encontrado morto por volta das 10h de sábado. "Quando fomos acordá-lo, às 10h, ele já estava morto. Morreu dormindo", disse Patrícia, filha do médico e político. Confirmou-se depois que o Dr. Brandão sofreu um infarto agudo quando dormia.
.
Segundo pessoas próximas ao ex-prefeito, nas últimas semanas seu estado de saúde apresentava-se comprometido devido a idade. Brandão não se locomovia mais sem a ajuda de terceiros e também passava por um quadro depressivo devido a morte de familiares. Maria Risoneide, empregada da família há mais de 20 anos, afirmou que o ex-prefeito saiu de casa rumo a Campinas dizendo que não estava se sentindo bem.
.
Nascido em Borda da Mata (MG), Newton Brandão comandou Santo André por três mandatos (1969-1973 1983-1988 e 1993-1996). Também foi deputado estadual em duas oportunidades (1991-1994 e 1999-2002). O Dr. Brandão, como era conhecido, deixa a esposa, Maria Pires Brandão, três filhas e seis netos. A morte de Brandão marca a segunda baixa no meio político neste Natal. Nesta sexta-feira (24), véspera de Natal, o ex-governador de São Paulo, Orestes Quércia (PMDB), também morreu vítima de câncer. (Edward de Souza).

20 comentários:

  1. A morte do amigo Newton da Costa Brandão foi a nota triste do Natal deste ano. Surpreendeu-me quando recebi o e-mail da querida amiga Ilca Marqueiz, já nos últimos minutos do dia de Natal, informando que o Dr. Brandão havia falecido, uma vez que o médico e político sabia se cuidar como poucos, estava forte, pelo menos a última vez que o vi e pelo andar da carruagem pensava eu que ultrapassaria os 90 anos com tranquilidade. Não foi assim. Participou com a família da ceia do Natal, deitou-se e despediu-se silenciosamente deste Mundo... Dormindo!

    Publicar esta nota com a foto do amigo e ex-prefeito de Santo André foi uma maneira que encontrei para homenageá-lo, uma vez que não terei tempo hábil para estar presente em seu velório e deixar o meu abraço de conforto a Dona Maria, filhas e demais parentes deste médico e político querido e estimado por todos na Região do ABC Paulista. Fã ardoroso do esporte, Dr. Brandão certamente receberá as últimas homenagens dos clubes da região, principalmente do E.C. Santo André, onde foi dirigente e lutou sobremaneira para deixar o clube na ótima situação em que se encontra.

    O amigo-irmão Oswaldo Lavrado deve se lembrar quantas e quantas vezes cobrei, usando os microfones da Rádio Diário, líder absoluta de audiência em toda a Grande São Paulo, o Dr. Brandão, para que providenciasse um elevador que permitisse a Imprensa chegar com rapidez às cabines do Estádio Bruno José Daniel. Um belo dia, depois de muitas e muitas "cutucadas", encontrei-me com o prefeito na rua. Com o sorriso aberto, gentil como sempre foi, um perfeito cavalheiro, aproximou-se, colocou o braço direito em meu ombro e fomos juntos caminhando pelo centro da cidade. Cumprimentando a cada um que passava, o Dr. Brandão fez a promessa: "a partir da semana que vem você vai ter o elevador que tanto reclama". E terminou rindo: "azar o seu, deixará de fazer exercícios, subindo as escadarias do Bruno Daniel e vai acabar engordando".

    E não deu outra. Instalou o elevador que lá está e eu engordei. Não por causa das escadarias, como o Dr. Brandão profetizou, descuido mesmo. O fato é que acertou em suas previsões. Muitas e muitas outras histórias com o médico e político, que conheci em sua casa, no começo dos anos 70, teria eu para contar. Fica para outra oportunidade, não teria espaço aqui. Ficam guardadas as boas lembranças deste amigo que está se despedindo. Afinal, somos o pó que retornará ao pó. Tudo o mais é tão passageiro e indefinível que passamos a vida inteira somente tentando decifrar por que um dia morreremos. Descanse em paz, Dr. Brandão!

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Edward, fiquei muito triste com esta notícia. O Dr. Brandão foi um dos melhores prefeitos de nossa cidade, tanto que se elegeu três vezes para o cargo. Santo André perde pessoa carinhosa, e que contribuiu para o desenvolvimento da cidade com grandes obras.

    Meus pêsames ao familiares do Dr. Brandão!

    Larissa - Santo André - SP

    ResponderExcluir
  3. Olá Amigos

    Bom dia




    O Dr. Newton Brandão foi um daqueles raros políticos que souberam conquistar a simpatia do público não só em Santo André onde foi prefeito por três vezes como em todo o Grande ABC.
    Residia eu em São Bernardo do Campo quando o insigne médico e político se elegeu pela primeira vez. Fez um excelente governo e prosseguiu em sua carreira.
    Desencarnar dormindo, deve ser um prêmio pelo bem que pode fazer quanto encarnado.
    Certamente continuará a caminhar pelos mesmos princípios que traçou quando de sua passagem aqui na Terra.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  4. Verdade, J. Morgado, o Dr. Brandão foi uma personalidade importante para Santo André. As maiores obras da cidade foram feitas nos três governos dele. Entre as principais estão algumas intervenções viárias, como a construção da Avenida Perimetral, complexos Prestes Maia, José Amazonas, Guarará e Cassaquera, além da ampliação do Centro Hospitalar de Santo André e diversos postos de saúde. Fica um legado enorme para o povo, que descanse em paz!

    Amilcar Sampaio - Jornalista

    ResponderExcluir
  5. Edward, gostaria de deixar registrado meus profundos sentimentos pela morte do ex-prefeito de Santo André, ocorrida no Natal deste ano. Conhecia o Dr. Newton Brandão apenas dos noticiários e agora um pouco mais lendo esta triste nota e os comentários. Lamentável!

    Gabriela - SP

    ResponderExcluir
  6. Edward de Souza...bom dia!!!!
    Estou vendo que és uma pessoa querida e justa...parabéns...só pessoas nobres são assim!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, Edward!
    "A morte é um sono sem sonhos", disse Napoleão Bonaparte. Que Deus dê o conforto que a família do ex-prefeito de Santo André, Dr. Brandão, tanto necessita neste momento de muita tristeza.

    Tatiana - SBC

    ResponderExcluir
  8. Olá Edward, amigos e amigas do blog! Definitivamente não foi um Natal bom para os políticos. Na véspera, morreu Orestes Quércia, com câncer. Neste Natal morreu o ex-presidente da Venezuela Carlos Andrés Pérez, aos 88 anos, vítima de um infarto e também o conhecido, pelo menos para nós aqui do ABC, ex-prefeito Newton Brandão. O Dr. Brandão é um ícone de nossa política e certamente nos fará muita falta. Meus sentimentos às famílias enlutadas.

    Carol - SBC

    ResponderExcluir
  9. Oiê, amigos (as...
    Dr. Brandão morreu como sempre viveu. em silêncio e com a paz no coração que o tranformou em um dos políticos mais venerados e respeitados do Grande ABC. Ele prometeu oa irmão Edward que construiria o elevador no Estádio Bruno Daniel e cumpriu. Porém ele (Dr. Brandão) nunca utilizou o equipamento no estádio, pois tinha pavor de elevadores. Tanto é que seu gabinete ficava no primeiro andar do Paço Municipal.Tinha caustrofobia.
    Foi embora o homem que antes de político bem sucedido, era médico dedicado e amigo de todos.

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  10. Edward, triste e lamentável perda para a política do nosso ABC. Que Deus receba o nosso querido Dr. Brandão de braços abertos e conforte seus familiares.

    Bjos,

    Dalva Regina - Santo André - SP

    ResponderExcluir
  11. Amigos do blog de ouro,bom dia.
    Mais um politico que se vai, e infelizmente um BOM politico de acôrdo com Edward que éra seu amigo. Dr Newton Brandão foi mesmo muito conhecido e querido nas cidades co ABC e no Estado de São Paulo por haver sido Deputado Estadual em duas ocasiões.
    Meus sentimentos á familia de tão ilustre pessôa e a seus amigos que sentiram muito o seu falecimento.
    Abraços Edward e aos demais amigos do "nosso" blog
    Uma ótima semana a todos.
    (a praia está linda hoje)

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  12. Edward, querido amigo, este blog realmente pratica o bom e correto jornalismo. acompanhei a triste notícia sobre o falecimento do Prefeito Newton Brandão, de Santo André, em seu blog. Convido os amigos e amigas leitores e leitoras a tentarem encontrar, ao menos uma linha, nos famosos portais Terra e Uol. Vão ler sobre o Quércia e o André Peres, menos sobre o Dr. Brandão. Um homem que, além de médico foi prefeito durante três mandatos numa das cidades mais importantes do país e duas vezes deputado estadual, merecia destaque em qualquer destes portais. Nada, lamentavelmente... Ao ler a notícia nesta manhã em seu blog, avisei meu pai, muito amigo do Dr. Brandão e fomos juntos para a Câmara Municipal aqui de Santo André, onde o corpo estava sendo velado. Encontramos alguns prefeitos da região, vereadores e muita gente consternada com o acontecido. Acompanhamos o sepultamento, de fato por volta das 11 horas, conforme você relatou, em meio a um clima de muita tristeza. Perdemos um amigo e um dos melhores prefeitos que já teve nossa querida cidade de Santo André. Parabéns pela cobertura. Não fosse o blog, não seríamos informados sobre o falecimento do Dr. Brandão.

    Bjos.

    Liliana Diniz - Santo André - SP

    ResponderExcluir
  13. Olá Liliana, você tem razão, nenhuma nota, pelo menos até agora, nestes considerados grandes portais da Internet. Não conhecí o Prefeito Brandão, de Santo André, mas a região é conhecida no Mundo todo, berço do sindicalismo e onde mora hoje o atual Presidente da República, Luiz Inácio da Silva, mais precisamente em São Bernardo. Fiquei muito triste, pensando na esposa, filhas e netos, do ex-prefeito. Quis o destino que seu falecimento acontecesse exatamente no Dia do Natal. Se por um lado podem ficar felizes pela oportunidade que tiveram de contar com a presença do esposo, pai e avô numa ceia de Natal, como vão, a partir de agora, encarar esta data? Ficará marcada para sempre em suas mentes, o último dia em que estiveram ao lado dele, Dr. Brandão. O Natal terá um gosto amargo para esta família. Que Deus lhes dê todo o conforto que precisam nesta hora de tanta tristeza.

    Daniela - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  14. É assim, Admir Morgado, Liliana e Daniela. Tivesse morrido um político corrupto, como, por exemplo o José Dirceu, seria manchete em todos os portais e as emissoras de TV cortariam sua programação normal para noticiar o que chamariam ainda por cima de "infausto acontecimento". Divulgar a morte de um prefeito que nunca se viu envolvido em escândalos administrativos não dá Ibope para os grandes portais, que preferem mostrar atrizes nuas nas praias nesta época de verão, muito menos para as TVs, preocupadas com suas programações medíocres. Também não conheci o ex-prefeito Newton Brandão, mas confiante nos jornalistas deste blog que o conheceram, principalmente o Edward de Souza, deixo aqui os meus profundos sentimentos à sua família. E os meus pêsames a esta Imprensa marron que deixou de divulgar o falecimento deste político querido em toda a Região do ABC.

    Abçs,

    Juninho - SAMPA

    ResponderExcluir
  15. Meus agradecimentos aos amigos e amigas que estiveram até agora neste blog. Fico grato a todos (as) pela confiança que depositam em nossas informações, principalmente os amigos Admir Morgado e Juninho, que deixaram bem claro esse reconhecimento. Liliana, fica difícil, à distância, conseguir informações quando toda a rede está paralisada com as festas de Natal que se estenderam por todo este final de semana, mas contamos com a ajuda de alguns amigos, entre eles o Luiz Antonio, que tirei da cama no começo desta madrugada, para obter maiores detalhes sobre o falecimento do Dr. Brandão. Liguei também para a Câmara de Santo André, confirmando dados necessários para publicar a notícia, nos primeiros minutos deste domingo.

    Como ressaltei em minha primeira intervenção, foi um e-mail enviado pela Ilca que alertou-me sobre a morte de Newton da Costa Brandão. Restabelecido do choque, com a ajuda do "Bola" tive todos os dados necessários para postar a notícia e, para espanto meu, que não esperava nem ao menos 5 comentários, o J. Morgado e Oswaldo Lavrado podem confirmar isso, já temos 15 amigos e amigas que participam desta nota conosco. E acabo de encontrar agora, 8 leitores (as) on-line, dos mais de 300 que estiveram lendo esta notícia no dia de hoje, um domingão depois das festas de Natal.

    Necessário ainda agradecer ao amigo-irmão Oswaldo Lavrado pela sua presença no blog, confirmando a informação que dei, sobre o caso do elevador do Bruno Daniel, presente que o Dr. Brandão deu a toda a Imprensa do Brasil que acessa hoje em dia as cabines do Bruno José Daniel, estádio do E.C. Santo André, depois de uma cobrança incessante que fiz ao ex-prefeito, que na ocasião, estava exercendo o cargo majoritário na cidade.

    Já que o Lavrado lembrou que o Dr. Brandão jamais utilizou o elevador do estádio municipal porque sofria de claustrofobia, ou seja, medo exagerado, ou repugnância por locais fechados, como elevadores, trens, aviões e outros tantos, lembro que o médico nunca entrou também num avião. Por esta razão foi duas vezes deputado estadual, pela facilidade de sair de sua casa de carro e ir até a Assembléia Legislativa. Jamais se candidatou a Deputado Federal, e teria sido eleito se tentasse, mas não o fez porque teria a obrigação de viajar de avião para chegar a Brasília.

    Ainda volto para contar mais histórias sobre este amigo querido que nos deixou neste final de semana!

    Um forte abraço!

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  16. Oiê, amigos (as)...
    O Dr. Brandão, além do político respeitado e que deixou sua marca no Grande ABC, foi também responsável pelo surgimento de uma série de almas humanas aqui na região. Uma delas, há mais de 60 anos, é nosso querido companheiro de três décadas na Rádio Diário, Reinaldo Nascimento, que o irmão Edward apelidou de Bizão. Reinaldo, hoje técnico de som da Rádio Universo, sucessora da Diário, nunca esqueceu e sempre agradece o fato de que foi pelas competentes e dedicadas mãos do Dr. Brandão que veio ao mundo.
    São curiosidades desse político adorado por todo o Grande ABC.

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  17. Então, meu irmão Lavrado, até que o Dr. Brandão não era assim perfeito, afinal, trouxe o "Bizão" ao mundo e precisamos aguentá-lo um bom tempo. Brincadeirinha. O Reinaldo Nascimento é um extraordinário amigo e prometo contar aqui, em "Histórias do Rádio" alguns casos que aconteceram entre nós, quando trabalhamos juntos na Rádio Clube de Santo André, no começo dos anos 70. Eu apresentando um programa radiofônico que começava as 5 horas da manhã e o Reinaldo na coordenação técnica. Não fosse ele eu não daria conta do recado, tão complicado era a programação a seguir. E o "Bizão", para quem não sabe, era uma espécie de touro que existia na época dos dinossauros. Forte, vesgo e marron (hehehehehehehe). Esse o Reinaldo Nascimento, uma figura extraordinária e querida que tive oportunidade de conviver ao seu lado por muitos anos.

    Abraços...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  18. José Carlos Azenhadomingo, 26 dezembro, 2010

    Em minha casa sempre admiramos o Dr. Brandão, como médico, homem de bem e político. Em 2008 votei nele para prefeito, mas não deu, ganhou o Aidan, também médico e atual prefeito aqui de Santo André. Acho que a mudança de partido não fez bem ao Dr. Brandão. Sempre foi PTB, inclusive quando esteve à frente da administração andreense nas três oportunidades. Já em 2008, quando perdeu a disputa, estava no PSDB. Lamentamos profundamente o seu falecimento. Uma perda irreparável para a política de Santo André. Nossos sentimentos a toda a família do Dr. Brandão.

    José Carlos Azenha - S. André - SP

    ResponderExcluir
  19. Maria Helena Musachiodomingo, 26 dezembro, 2010

    O Dr.Brandão faz parte da história de Santo André. Homem culto, simples, sempre rodeado pelo povo, deixou sua marca registrada nas obras realizadas de grande vulto nas suas três administrações. Politicos do nipe de Dr.Brandão encontram-se em extinção. Jamais foi envolvido em qualquer escândalo político. Ele cumpriu com louvor a sua estada aqui na terra, descanse em paz, grande Mestre!

    Maria Helena Musachio

    ResponderExcluir
  20. Edward, perdemos um extraordinário médico e amigo e um político honesto e trabalhador, pena! Que esteja neste momento num cantinho especial reservado a ele pelo Todo Poderoso! Meus sentimentos à sua família!

    Íris M. Fláquer - Santo André - SP

    ResponderExcluir