Quando se vê, já são seis horas!
Quando se vê, já é sexta-feira...
Quando se vê, já é Natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê, passaram-se 50 anos!
A vida e o relógio - Mário Quintana
Certamente, trabalharam muito em 2010, ano que, mesmo antes de começar, estava fadado a escorregar apressado, como areia fina pelo gargalo estreito da antiga ampulheta. Lá se vai, ligeiro como chegou. Não se imaginava, contudo, que viesse tão nervoso, atribulado, esparramando águas, chacoalhando a terra tantas vezes, trazendo estragos, causando perdas e muitos danos, indistintamente. Um velho vulcão que se acreditava extinto, como canta uma canção romântica, voltou a botar fumaça pela boca, de modo nada romântico, provocando medo, pânico, impedindo pessoas de se locomoverem. O vazamento de uma plataforma de petróleo no Golfo do México acabou sendo estancado, não sem antes, entretanto, ter provocado estragos e prejuízos imensuráveis. Coisas de Láquesis, diria Homero.
.
Como se esse furor todo não bastasse, após um desabamento, mineiros ficaram presos a uma profundidade de 700 metros na Mina San José, no norte do Chile. O consolo, neste último caso, foi vê-los, um a um, serem resgatados do ventre da terra à luz do dia, trazendo aos corações a esperança de novos e melhores dias. A vida é tão rara, como canta Lenine, merece ser vivida e, principalmente, preservada. Porque o cordão com que sua trama é tecida, delicado e frágil como cristal, pode se romper ao menor abalo. Ao menos neste caso, teve Átropos de adiar sua intervenção.
Tremores, temores, chuvas e vulcões, circunstâncias fora de nosso controle, contudo, não impediram a marcha de nossos dias, de nossos projetos. Nossos deveres, trazidos pela vida, pelo trabalho, exigiram coragem, paciência, esperança, esforço e dedicação. Aliás, na grande maioria das vezes, sem ofensa às fiandeiras, não é o destino que importa, mas sim o nosso sonho e o tamanho de nossa vontade de concretizá-lo. O querer fazer, o querer mudar, são ambos um estado de espírito. E isto é escolha, decisão de cada um de nós.
.
Em suas memórias, Shirley Temple escreveu que deixou de acreditar em Papai Noel quando um dia, ainda criança, o Papai Noel de uma loja de departamentos lhe pediu um autógrafo. Diferentemente dela, continuo acreditando na magia do Natal e na força de um desejo, de um sonho, de uma estrela que se busca. O Natal tem essa coisa maravilhosa de despertar a criança adormecida dentro de nós, de trazer nossos sonhos de volta. E o homem é um gênio quando está sonhando, segundo Kurosawa. Brasília é prova concreta disso. Resultado do sonho grande de um grande homem, nossa capital comemorou este ano seu aniversário de 50 anos. Quando se vê, passaram-se 50 anos.
E quando se vê, já é Natal outra vez, quando se vê, já terminou o ano. Luzes e sinos iluminam, embalam a cidade. Deveres feitos e entregues aguardamos agora a colheita de frutos maduros, oxalá, também doces. Tomara que o novo ano venha sereno, trazendo a paz de dias dourados. Tomara que o Papai Noel nos devolva a criança que um dia fomos e, para o novo ano, tomara que as Moiras nos dêem uma trégua. Bem merecida. Ainda mais porque, afinal, há sempre uma esperança que brota do fundo da terra, do fundo de nós mesmos.
.Agradecemos, cordial e fraternalmente, pelo caminho que juntos percorremos em 2010 e, com muita satisfação e alegria, desejamos a todos e todas Boas Festas! Feliz Ano Novo!
Bom dia amigos (as)...
ResponderExcluirOs períodos natalinos sempre nos trazem à lembrança momentos marcantes na nossa vida. Sem dúvida é na nossa infância que ficam as marcas mais significativas desta fase da nossa jornada, passagens essas que todos os anos retornam ao pensamento, fazendo-nos reviver aqueles momentos, alguns felizes, outros nem tanto, mas que continuam a povoar o nosso consciente e a influenciar o nosso estado de espírito nesta especial fase do ano. Ao lembrar-me desses bons tempos de criança, o que me comove é a inocência que tomava conta de nós pequenos, que vivíamos num mundo de fantasia. Era uma época realmente mágica em que eu acreditava em Papai Noel, o que tornava meu Natal ainda mais colorido. Acreditava em conto de fadas, tinha amigos imaginários, brincava livre pela rua, corria na chuva...
É tempo de celebrações, mas também de recriminações, pois a alma dos brasileiros acumulou mágoas demais durante o ano. Entretanto, e apesar deste suplício, resta-nos continuar pregando a profissão “Esperança” de que no próximo ano tudo seja melhor e mais positivo para nós. E que todo dia seja Natal, e não somente uma data marcada de vermelho no calendário. Que um sino possa tocar bem lá dentro do coração da gente, anunciando uma festa de amor, de compreensão e de paz. E que o nosso Natal seja feliz...
Feliz Natal!
Edward de Souza
Bom dia, Edward, J. Morgado, Oswaldo Lavrado e Milton Saldanha! Simplesmente maravilhoso o texto e também as ilustrações do blog. Verdade, quando se vê, mais uma Natal em nossas vidas. Mais um ano se passa e está chegando o bom e velho Natal. É dia do menino Jesus, de passar com a família, de chorar, ter saudades dos que estão distantes e dos que já se foram. Dos amigos de longe, dos amigos de perto, dos que não vemos e dos que quase esquecemos. Que Deus abençoe a todos nós e a todos a quem queremos bem e que tenhamos um Natal cheio de paz, muita felicidade, fartura, saúde e alegria!
ResponderExcluirComo é gostoso dizer, de coração: FELIZ NATAL!
Daniela - Rio de Janeiro
Bom dia pessoal!
ResponderExcluirNosso blog em festas e lindíssimo. Adoro esta época de Natal, que para mim significa Esperança, Fé, Felicidade, Prosperidade, tempo de sonhar... Feliz Natal a todos deste blog e um Próspero Ano Novo!
Bjos
Gabriela - SP
Olá Amigos
ResponderExcluirBom dia
Deixo hoje para vocês uma mensagem de Chico
Um abraço a todos
Um Natal feliz com Paz. Muita Paz.
J. Morgado
O ESPÍRITO DO NATAL
“O espírito do Natal deve ser entendido como a revivescência dos ensinos de Cristo em cada uma de nossas ações. Não há necessidade de esperarmos o ano todo para comemorá-lo. Se em nosso dia-a-dia estivermos estendendo simpatia para com todos e distribuindo os excessos de que somos portadores, estaremos aplicando eficazmente a “Boa-Nova” trazida pelo mestre Jesus. “Não se pode servir a Deus e a Mamon”. A perfeição moral exige distinção entre espírito e matéria. A riqueza existe para auxiliar o homem no seu aperfeiçoamento espiritual. Se lhe dermos demasiado valor, poderemos obscurecer nossa iluminação interior. Útil se torna, assim, conscientizarmo-nos de que somos usufrutuários e não proprietários dos bens terrenos” (Francisco Cândido Xavier).
"...na grande maioria das vezes, sem ofensa às fiandeiras, não é o destino que importa, mas sim o nosso sonho e o tamanho de nossa vontade de concretizá-lo." Vamos sonhar grande e lutar para que sejam reais. E, que em 2011, estejamos todos aqui, neste blog maravilhoso que nos une, nos instiga a refletir, nos emociona, nos faz chorar mas também a rir! beijos a todos vocês.
ResponderExcluirOlá Edward e demais articulistas deste blog. Um lindo presente de Natal para nós esta postagem, parabéns. Independente de religião, de crenças e até mesmo de humor, o Natal é uma época que contagia, que parece colocar no ar um pouco mais de amor e trazer à tona a fraternidade esquecida durante o ano inteiro. Mesmo considerando-se que Natal é uma invenção comercial, não existe como furtar-se ao apelo que, através da mídia, sensibiliza e amolece mesmo os mais birrentos, iluminando-lhes o rosto com um sorriso. Natal é isso.
ResponderExcluirQue venha com muita Paz e Amor em todos os corações!
Larissa - Santo André - SP.
Amigos queridos, Edward, J. Morgado, Milton Saldanha e Oswaldo Lavrado, um Feliz Natal e os votos de bom Ano Novo, extensivos a todos os leitores e leitoras deste blog magnífico. Esperemos que a paz dessa noite consagrada nos dê a moderação necessária para entrarmos no novo ano com os espíritos desarmados e o coração mais aberto.
ResponderExcluirFELIZ NATAL!
Vanessa - Campinas - SP
Querido e estimado amigo Edward de Souza, prezados e não menos queridos Milton Saldanha, Oswaldo Lavrado e J. Morgado! Que possamos encontrar Jesus nas alegrias das festas, mas também no semblante triste das muitas crianças que vagam por nossa cidade sem teto, sem ceia, sem brinquedos e sem amigos. Que possamos encontrar Jesus na lembrança serena e sempre viva daquelas pessoas queridas que partiram mas nos deixaram heranças de fé e de afeto.
ResponderExcluirQue possamos encontrá-LO no abraço, na oferta do presente e na vida que ele nos deu como presente. Em meio ao tumulto do mundo moderno, do artificialismo que sepulta as emoções e das mentes doentes que se alimentam da inveja, do ódio e das mentiras, possamos aprender a perdoar. A desvendar os mistérios de um Deus todo-poderoso que nos deu paisagem mais bela, para unir homens e mulheres comprometidos com a Paz, com a partilha do pão e do afeto.
Que possamos celebrar o Natal enchendo a terra de flores e frutos, cultivando em nós o mistério grandioso da vida. E festejar pelo bem que fomos capazes de fazer ao próximo e pelo mal que fomos capazes de superar. É Natal e podemos sorrir ao celebrar o prazer de cada conquista e a transformação acontecida em nós pelo aprendizado da dor, da decepção e do sofrimento.
Feliz Natal!
Liliana Diniz - Santo André - SP
Prezado Edward
ResponderExcluirAgora, Natal. Que os dias futuros sejam abençoados com a graça de Jesus Menino. Depois, ao findar o ano, vamos iluminar o céu com os fogos de nosso entusiasmo. E preparar o campo de 2011 com as sementes de nossos sonhos. Muitas realizações serão colhidas ao longo da jornada, belas como as flores do jardim.
Um abraço fraterno. Até breve. Volto nas águas de janeiro para velejarmos pelos mares de um novo ano e rasgar o silêncio com os sons da alegria.
Guido Fidelis - Jornalista - escritor
Oiê, amigos (as)...
ResponderExcluirSe o espírito de Natal que move a humanidade cristã pairasse todos os dias, certamente o mundo seria outro, pra melhor, muito melhor. Deus é Pai.
ET... Prezada Cindy, alertado pelo irmão Edward, lí sua mensagem. Obrigado pelo comentário e saiba que em nossa São Caetano antiga predominavam as colônias italiana, portuguesa e espanhola, nessa ordem. Mnha mãe, por exemplo, era lusitana de Tras-os-Montes, assim como meus avós e tios e todos residiam em São Caetano. A maioria ainda está aí. A olaria que me refiro no artigo ficava no quarteirão entre as ruas Conceição e José Ferrari, ambas travessas da antiga Rua Santo Antonio, hoje Senador Roberto Simonsen. Meu pai era filho de espanhóis. Valeu.
FELIZ NATAL A TODOS!
Abraços,
Oswaldo Lavrado - SBCampo.
Prezados Edward de Souza, J. Morgado, Oswaldo Lavrado e Milton Saldanha, meu desejo nesse dia bem pertinho do Natal é encontrar em vocês o Deus Menino que nasceu na simplicidade e no amor de uma família, quem sabe no sertão, na caatinga, ou entre as flores, pintando a manhã de azul para nos fazer entender que entre muitas riquezas está o abraço natalino celebrado na benquerença e na luminosidade da esperança.
ResponderExcluirFeliz Natal e minha admiração pelo lindo texto!
Tânia Regina - Ribeirão Preto - SP
Edwardo, meu Amigo
ResponderExcluirÉ Natal!
Bendita seja a data que une todo o mundo numa conspiração de AMOR!
As maiores bênçãos para este Natal e que 2011 chegue com as cores alegres do arco-íris : Esperança- Saúde -Fé -
Trabalho -Paz -Sucesso-Felicidade!
Votos extensivos a todos os jornalistas deste blog sem esquecer os amigos que por vezes me dão a honra de comentar os meus escritos.
Um abraço para todos.
Graça (Portugal)
Prezado amigo Edward de Souza, demais companheiros jornalistas, leitores e leitores deste conceituado blog. A festa de Natal é minha, é sua, é nossa, na comunhão da solidariedade. O tom definidor da ternura pelo outro que não conseguiu alcançar a riqueza interior, capaz de nos nivelar na fraternidade divina.
ResponderExcluirFeliz Natal!
Luiz Claudio - Museu da Imagem e do Som - Franca - SP
Amigos do blog de ouro,bom dia!!
ResponderExcluirSempre me recordo dos natais de minha infância muito distante.Aqueles sim éram dias de festa e ansiedade a espera do Papai Noel,que só fui juntamente com meus irmãos,conhece-lo quando já tinha a idade de seis anos,pois a pobreza imperava,tempos ruins
familia crescendo e papai trabalhando dobrado para pelo menos ter-mos uma ceia decente e sempre faltava um presente,mas estava-mos acostumados por não entender direito o significado do dia,lembro-me vagamente que mamãe montava um pequeno presépio e quando chegava a meia noite nós,papai,mamãe e os três filhos rezavam em vólta e depois a gênte ceiava alguns pedaços de bôlo,um pequeno sanduiche de carne de porco com direito a um cópo de TUBAINA e....pronto.
Graças a Deus,papai melhorou de vida com muito esforço e aí sim os natais éram comemorados com fartura,brinquedos e muita alegria.
Mamãe monta seu presépio até a data de hoje,com algumas figuras em gêsso remanescentes daquele primeiro que éla montou.
Hoje em dia tudo mudou,crianças nunca ficam sem um brinquedo,mesmo doado por casas de caridade,a maioria ainda recebe cestas básicas,sem contar o almoço distribuido por entidade beneficêntes.
Bons tempos os de hoje.
Abraços Edward pelo "nosso" blog,Oswaldo Lavrado,Juliano Morgado,Milton Saldanha pela colaboração
Abraços tambem ao Guido Fidelis que nos deixou contentes por seu retorno ao blog.
Abraços a todos amigos que frequentam o blog de ouro e um FELIZ NATAL,com muita páz saúde e alegria a todos.
Admir Morgado
Praia Grande SP
"Aqueles que passam por nós,
ResponderExcluirnão vão sós, não nos deixam sós.
Deixam um pouco de si,
levam um pouco de nós."
("Antoine de Saint-Exupery")
Oi Edward, lindíssima mensagem, nosso blog está maravilhoso, parabéns a todos vocês, jornalistas, que nos brindaram este ano, prestes a terminar, com crônicas, contos e artigos especiais. E o Natal se aproxima. É hora de renovarmos nossos desejos e esperanças para um Mundo melhor, de Justiça, Amor e Fraternidade. Não há outro caminho para tais metas, senão a educação e a transformação da sociedade ao conhecimento. Vamos neste Natal semear Amor e Fraternidade para uma colheita contínua através de toda a nossa vida.
ResponderExcluirFeliz Natal a todos!
Carol - SBC - SP
Estimados amigos Edward, Milton Saldanha, Oswaldo Lavrado e J. Morgado, Paz, Amor, Prosperidade, Saúde, Amor e Esperança. Meus votos a vocês neste Natal que se aproxima e em todos os dias de 2011.
ResponderExcluirMiguel Falamansa e família
Botucatu - SP
Boa tarde, Edward!
ResponderExcluirGostaria de desejar a você e a todos os amigos e amigas deste blog, Boas Festas e Um Feliz Ano Novo, com Paz, alegria, saúde e muitas realizações.
Feliz Natal!
Laércio H. Pinto - São Paulo - SP
Edward, desejo a você e a todos os meus amigos e amigas deste blog, o amor de Deus neste Natal e pelo ano inteiro.
ResponderExcluirEu amo vocês!
Feliz Natal!
Talita - Santos - SP
Olá Edward, outro Natal e nova certeza de reunir grupos, declamar solidão e orvalhar sentimentos de pia religiosidade para reconhecer erros e pedir desculpas. O recomeçar do Natal dá uma suavidade Crística. Uma vontade enorme de juntar todos os credos e proclamar a existência do Deus único, como forma lídima de debelar crises e evitar guerras pueris. O amanhã de luz, da luz natalina vem, desta feita, num sábado. É o sábado do advento dessa luminosidade que fará de cada ser humano o arauto da bondade que redime. O aproveitamento das idéias de união em Deus num toque de mil violinos na imaginação dos que desejam necessariamente a Paz do Senhor. Noite ou Dia de Natal, lembrete maior para que possamos sair da sisudez e abrir um sorriso de esperança.
ResponderExcluirFeliz Natal a todos (as)!
Michelle - Florianópolis - SC
Ôi Edward, o Natal, é o dia mais especial do ano, pois remete ao nascimento daquele que deu sua vida para salvar os homens. Vamos comemorar esta data, vivenciando os ensinamentos de Cristo, que não está nos presentes materiais que damos ou ganhamos, mas sim no amor verdadeiro que podemos compartilhar com o próximo. Amor, paz e solidariedade: os três presentes que devemos distribuir a todos no Dia de Natal.
ResponderExcluirBeijos, Um Lindo e Maravilhoso Natal!
Priscila - Metodista (férias) - SBC
Meus caros Edward, J. Morgado, Milton Saldanha e Oswaldo Lavrado, Natal é a festa cristã que nos emociona todos os anos, pois nos faz lembrar e sentir a paz de Cristo. Vamos comemorar o Natal resgatando seu real significado: amor ao próximo e fé em Jesus.
ResponderExcluirFELIZ NATAL E UM MARAVILHOSO 2011.
Juninho - SAMPA
Olá Edward, amigos e amigas do blog, encontrei esse texto lindo, mas está sem autoria. Faço dele minha mensagem de Natal a vocês: "Nesse momento de paz,
ResponderExcluironde todas as pessoas se abraçam, se entendem, se cumprimentam e buscam novos sonhos, para tentar descobrir a razão de ser feliz de verdade... Neste momento onde Deus se faz presente em cada oração, cada família, em todos os lares, eu também gostaria de expressar o meu carinho por você.
Quero desejar que os seus passos nunca estejam sós; estejam sempre amparados pelos querubins e arcanjos que têm a missão de caminhar com você segurando firme em suas mãos, para que os seus pés nunca venham a tropeçar no meio do caminho. Que neste Natal você possa sentir a presença de Deus, da paz, do amor e do perdão".
Feliz Natal, na paz de Deus, que sempre pode todas as coisas. Para o Senhor, nada é impossível.
Desejo que todos realizem os seus ideais.
Lidiane - "Metô" - SBC
Bom dia a todos! Ou melhor, boa tarde! Notívago, escrevi quase a noite inteira, acordei agora. E que surpresa bela! Por generosidade do Edward de Souza, que tomo como homenagem de amigo querido, meu nome está junto lá no alto. Não merecido, nada escrevi, nesta belíssima e emocionante crônica, sinceramente uma das melhores que já li em toda minha vida sobre o tema. Porque é bela e simples, o belo é sempre o simples. Este foi um ano de grandes discussões neste espaço. Tivemos um tremendo confronto de idéias, durante as eleições. O blog dividido nas opiniões, eu com a minoria, dando e levando cacete. Foi um magnífico exercício de evolução democrática, que nos fez crescer e amadurecer, tenham certeza. Porque, não importa a opinião de cada um, o importante é que todos tenham uma preocupação social e declarado amor por este Brasil tão lindo e apaixonante, apesar dos pesares. Mesmo discordando, mesmo "brigando" de vez em quando, aprendi a amar todos vocês. É um amor à distância, sem olhares e sem contato de mãos, sem intimidade, portanto um amor diferente. Mas
ResponderExcluirnão deixa de ser uma forma de amor, que me redime de tantos pecados, me faz sentir fraterno.
Obrigado Edward pelo carinho!
Beijos a todos vocês e, como diz nosso mestre J.Morgado, muita paz!
Beijos!
Milton Saldanha
Olá Edward, concordo com o Milton Saldanha. Você nos brindou com uma das mais belas crônicas que já li, sobre o Natal. Sua capacidade de escalar palavras adequadas e distribuí-las é simplesmente notável. Você, J. Morgado, Oswaldo Lavrado e o Milton Saldanha são insuperáveis. Por isso esse blog tem tantos leitores e leitoras e adoramos estar todos os dias neste espaço.
ResponderExcluirSobre o Natal que se aproxima, Edward, creio que não existe nenhum sem contemplação, sem sorrisos e lágrimas. O Natal está na flor e no olhar inocente das crianças. No gesto de dar e de ofertar. De plantar, sem a certeza de vir a colher. No vagido da criança ao abrir os olhos pela primeira vez para a luz do mundo. Natal é renovação, é vida, é esperança. Vem da noite dos séculos, perpassa as gerações, e sempre traz consigo os ecos de um misterioso anelo de amor.
Bjos,
Um Maravilhoso Natal a todos!
Tatiana - Metodista - São Bernardo - SP
Boa tarde, Edward, Morgado, Saldanha e Lavrado!
ResponderExcluirDesejo a todos amigos, amigas, leitores e famílias deste blog, Feliz Natal e boas festas. E um novo ano de 2011, com muita alegria, paz, saúde, amor e esperança.
Saudações,
Hildebrando Pafundi - Jornalista e escritor - Santo André - SP
Prezado amigo Edward...
ResponderExcluirNós, da RG Editores, temos certeza de que o ano de 2011 será um período de intensas atividades literárias, brilhando as estrelas de nossos autores. Para comemorar a chegada de um novo tempo, a RG prepara muitos lançamentos, incluindo uma nova antologia de contos, uma edição bem cuidada, bonita, com novo desenho gráfico.
Ao desejar-lhe um Feliz Natal, com as luzes do Menino Jesus a iluminar sua jornada pelas estradas do futuro e um Novo Ano em que todos os sonhos vão se realizar, também convido pra que esteja presente em nossa nova antologia, a ser lançada em fevereiro, o que muito nos honrara.
Atenciosamente
Reginaldo Dutra - SP
Editor
Hâ pessoas que transformam o sol em uma simples mancha amarela. Mas hâ aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o prôprio sol. (Pablo Picasso).
ResponderExcluirFeliz sempre!!!
Hâ pessoas que transformam o sol em uma simples mancha amarela. Mas hâ aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o prôprio sol. (Pablo Picasso).
ResponderExcluirFeliz sempre!!!
Belo texto, dá o que pensar... Então, porei mãos à sua obra e tentarei racionalizar a sua preocupação com o futuro, a impressão de que o tempo passa mais rapidamente a cada ano. Se cabe às Moiras, as filhas do Destino, a fiação dos dias de nossas vidas, relaxe! Curta o momento, brinque a toda hora, abrace o mundo com alegria, na certeza de que o que vale é o aqui e agora, especialmente na época em que se comemora o nascimento de uma vida que foi fiada tão especialmente, tão despretensiosamente, que até hoje é comemorada. Quem é que sabe o dia de amanhã? O que vale é hoje, amigo! Vamos brindar, celebrar mais um ano de escritos mirabolantes, como estes no seu blog! Da minha parte, mando a todos os leitores do seu blog, um fortíssimo abraço! Façamos uma corrente de positividade para um mundo melhor! Já imaginou se todos se abraçassem na rua, sem se conhecerem, só para perceber que o outro é tão igual e, ao mesmo tempo, tudo é tão espetacular? Beijões a todos
ResponderExcluirSilvana Boni
Estimados amigos Edward de Souza, J. Morgado, Oswaldo Lavrado e Milton Saldanha, é tempo de magia, de confraternização, de paz, de amor. Mas que não seja apenas tempo de festas. Seja tempo de renovar a esperança num futuro melhor; de renovar promessas e reiterar compromissos. Mais que isso, é tempo de comemorar o nascimento do homem que mudou nossa maneira de ver o mundo, nos ensinando o poder e a importância do amor, da fraternidade...
ResponderExcluirQue nesta data nada seja mais importante que a união e a fé. Feliz Natal e um ano novo de prosperidade, paz e saúde!
Bjos,
Giovanna - Franca - SP.
Desejo ao leitor do Blog do Edward de Souza um Natal como o vivido em Diadema, há 90 anos, por João Gava, que tem hoje 97 - caminha para os 98 - e vive em Santos, onde ainda trabalha e acompanha o seu Santos FC.
ResponderExcluirExplico: por volta de 1920, meninote de tudo, João Gava não entendia direito o que eram aqueles bichinhos de barro esculpidos pela irmã mais velha, a Elisa, e uma coleguinha da família Piranga, histórica de Diadema. Imaginava que eram brinquedinhos de menina, simplesmente. Não eram.
Eram peças de um presépio, para louvar o nascimento do Menino Jesus. Isso Gava ficou sabendo depois, a representatividade do Natal.
De certa forma, João Gava ainda é um menino, como Jesus nascido tantos anos atrás. Traz a pureza dos bons e nos emociona com sua história de vida e de trabalho. E sem estudo algum, rabisca lindas crônicas da vida que viveu.
Feliz Natal, gente!
Ademir Medici - Jornalista - DGABC
Edward,
ResponderExcluirPassando pra desejar um Feliz Natal !
Muita Paz , Saúde , União e Amor.
Bjo e uma Noite de Paz ...
Olá, Edward, muito obrigada pelos seus votos. Também desejo a você e sua família uma noite de Natal com muito amor e alegria. E para o próximo ano almejo que todos nós possamos viver num mundo melhor, mais fraterno e solidário.
ResponderExcluirbjs
tais luso
Feliz Natal verdadeiro
ResponderExcluirDia do nosso companheiro
De barbas brancas
Como a neve
Que cai lá fora no quintal
É Natal
Feliz Natal, liberdade
Dia do amor, da amizade
Duas coisas belas
Como as velas
Seguras pelo castiçal
É Natal
Feliz Natal honroso
Dia do ser amoroso
De um coração forte
Como a brisa
Que bate no peito do pardal
É Natal
Feliz Natal sincero
Dia de quem tanto venero
De um significado maravilhoso
Como a ave branca
Que voa pelo céu
De uma beleza natural
É Natal
Feliz Natal sagrado
Dia em que nasceu coroado
Jesus Cristo
Com a sua luz sobrenatural.
Um Feliz Natal a todos deste blog!
Sérgio Murilo
Boa noite, Edward!
ResponderExcluirDesejo a você e a todos os articulistas e amiguinhos (as) deste blog um Natal alegre, feliz e com muita saúde, e que comece o ano de 2011 com muita fé e esperança. Que o Natal seja um símbolo de amor e paz no coração de todos!
Feliz Natal!
Bjos,
Martinha - Metodista - SBC
Obrigada por seguir meu blog!! Estou seguindo o seu tb...aliás, ADOREI!!!
ResponderExcluirFeliz Natal a todos vocês que fazem deste blog um grande sucesso
ResponderExcluirFico feliz de estar participando, nem que seja um tiquinho....rs
Que o Aniversariante deste dia tão sagrado cubra de bençãos todos vocês!
Feliz Natal, Feliz 2011!
Sandra Lia q:o))
MUITO BOM ! Adorei o seu blog ! Visite o meu blog sobre tênis e retribua o comentário ! : breakpointbrasil.blogspot.com/ - SIGA MEU BLOG E MEU TWITTER, que eu sigo o seu de volta !twitter @breakpointbr, caso queira seguir. Se puder me LISTE :-)
ResponderExcluirObrigado !
Bom dia amigos (as)...
ResponderExcluirOlá minha querida Sandra Lia, que bom que você deu o ar da graça em nosso blog. Para quem não acompanhou, já havia apresentado a Sandra anteriormente. Ela é hoje a responsável por muitas das ilustrações em gifs que aqui postamos, como neste texto especial de Natal que os amigos leitores e leitoras estão acompanhando. Sandra é uma artista e produz belos trabalhos em gifs. Está agora conosco neste blog. Fez o belo trenó onde estão os nomes dos jornalistas que atualmente escrevem neste blog e nos orienta quanto a postagem de ilustrações outras para cada artigo postado. Obrigado, Sandra, querida amiga. Um lindo Natal a você e família.
Nossos agradecimentos também aos leitores novos e antigos que compareceram ao blog ontem e devem continuar ainda hoje, véspera de Natal. Mais de 500 visitas e quase 40 comentários num só dia. É gratificante receber toda esta manifestação de carinho. Isso nos mostra que estamos no caminho certo, sempre em busca de novos amigos e amigas que vão chegando e se juntando a esse grupo fiel que é a razão de ser de todo este nosso trabalho.
Véspera de Natal. As badaladas dos sinos a meia-noite vão sinalizar que estamos comemorando o aniversário de Jesus. Mais um Natal, época que contagia, coloca no ar um pouco mais de amor e traz à tona a fraternidade esquecida durante o ano inteiro. Divida seu pão. Você que tem a mesa farta lembre-se que neste Natal muita gente não tem um prato de comida. Essas generosidade e irmandade valem mais que os gestos, às vezes públicos, de devoção e religiosidade. Deus mora no homem.
Feliz Natal a todos!
Edward de Souza
Olá Amigos
ResponderExcluirBom dia
Como diz o Edward em seu último comentário, “Deus mora no homem”. Cabe a cada um de nós nos conscientizarmos disso. Aceitando-o, teremos uma vida mais feliz.
Lembremo-nos dos irmãozinhos que nos cercam. Aqueles que mendigam nas ruas perdidos em seu mundo interior. As crianças abandonadas, os velhos sem amparo e as pessoas desesperadas e que se sentem sozinhas.
Nesta véspera de Natal, dediquemos alguns minutos a orar por todas as pessoas menos felizes do que nós. Oremos pela paz mundial e para que os homens possam em um dia não muito distante se entender.
Um abraço a todos
Um Feliz Natal e Paz. Muita Paz.
J. Morgado
Edward e queridos amigos e amigas deste blog. Nesta festa em comemoração ao aniversário de Jesus, deixo-lhes um código escrito especialmente para esta data importante da Humanidade, o Natal:
ResponderExcluirArt. I: Que o Natal não seja somente um dia, mas 365 dias.
Art. II: Que o Natal seja um nascer de esperança, de fé e de fraternidade.
Art. III: Que os homens, ao falarem em crise, lembrem-se de uma estrela, que como bússola, aponte para o Norte da Salvação.
Art. IV: Que no Natal, os homens façam como as crianças: Dêem-se as mãos e tentem promover a paz.
Art. V: Que haja menos desânimos, desconfianças, desamores, tristezas.
Parágrafo Único: Fica decretado que o nascimento do Deus Menino é para todos: pobres e ricos, negros e brancos.
Art. VI: Que os homens não sigam a corrida consumista de "ter", mas voltem-se para o "ser"
Art. VII: Que os canhões silenciem, que as bombas fiquem eternamente guardadas nos arsenais.
Art. VIII: Que o Natal não seja somente momento de festas, presentes.
Art. IX: Que o Natal dê a todos um coração puro, livre, alegre, cheio de fé e de amor.
Art. X: Que o Natal seja um corte no egoísmo. Que os homens de boa vontade comecem a compartilhar, cada um no seu nível, em seu lugar, os bens e conquistas da civilização e cultura da humildade.
Art. XI: Que o nascimento de Jesus seja a convergência de todas as coordenadas das idéias, das invenções, das ações e esperanças dos homens para a concretização da paz universal.
Desejo a todos um FELIZ NATAL!
Ana Caroline - Ribeirão Preto - SP.
Edward, primeiramente obrigada pelo comentário carinhoso em meu blog. Sempre muito bom fazer novos amigos. Agora te seguindo também e verdadeiramente encantada com suas postagens. Hoje praticamente sem tempo para ler tudo, mas aos poucos farei muitas visitinhas por aqui.
ResponderExcluirFeliz Natal novo amigo. Muita paz, saúde, prosperidade e união é o que desejo à você e sua família.
À todos que aqui comentam um feliz natal também...
Abraçossss
Olá Edward e meus queridos amiguinhos e amiguinhas deste blog, que como disse a nova amiga Ci_zinha, é encantador. Vim desejar um Feliz Natal, repleto de emoções e boas energias! Que a magia desta data contagie a todos nós. E vamos juntos para um 2011 ainda mais feliz, cheio de paz e realizações.
ResponderExcluirBjos,
Um Feliz Natal!
Anna Claudia - Uberaba - MG
Infelizmente uma nota triste nesta véspera de Natal. Morreu hoje, sexta-feira, aos 72 anos, o ex-governador de São Paulo Orestes Quércia. A informação foi confirmada pelo Hospital Sírio Libanês, na capital paulista, onde o político estava internado para tratamento de um câncer de próstata. Casado com a médica oftalmologista Alaíde Cristina Barbosa Ulson Quércia, o político teve cinco filhos. Que Deus conforte a família deste conhecido político, nascido na vizinha cidade de Pedregulho e querido por todos desta região.
ResponderExcluirQue descanse em paz!
Edward de Souza
Eu tive várias oportunidades de ler algo que representa o natal. Mas essa crônica foi à melhor delas. Comparada só com as Harpas Eternas, onde o autor espiritual compara a nossa existência manipulada por tênues fios reluzentes que ligam a nossa mente a do criador.
ResponderExcluirÉ por esses fios que o criador recebe nossas suplicas e desejos. O retorno é de acordo com o nosso merecimento. Seria como se Deus tivesse nas mãos a harpa da eternidade, tocando-as com a delicadeza das pontas dos dedos luminosos, a melodia do nosso aprimoramento moral.
E queria desejar a todos do fundo do meu coração, um feliz natal, e um ano repleto de realizações em todos os seus seguimentos, quer no profissional, quanto no afetivo.
Espero que a ligação harmoniosa que nos une a criação seja cada vez mais forte e que a tonalidade da nossa musica seja cada vez mais pura e prazerosa de se ouvir.
Padre Euvideo.
Obrigada pelos votos e visita. Desejo a voc~e um Natal de Amor e um Ano Novo cheinho de boas surpresas, muita Paz, alegria, prosperidade e saúde pra brindar tudo isso.
ResponderExcluirMOntão de bjs e abraços
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAmigo Edward.
ResponderExcluirSendo seu blog o Oásis de sabedoria onde todos que o conhecem, gostam de beber, eu precisei passar para ver as matérias assinadas por você, J. Morgado e Oswaldo Lavrado.
Anotei com apreço o Codigo deixado pela Ana Carolina de Ribeirão.
Maravilhosos textos foram produzidos em louvor a maior festa da Cristandade.
Eu não poderia deixar em branco o meu Natal, sem receber de todos, articulista e leitores, o calor humano maravilhoso que me podem transmitir.
A meia noite, abrirei os abraços para acolhe-los, todos, com afeto e orações, rogando por nós em novo ano com alegria e fé neste Natal.
Um abraço de muito amor a todos.
Feliz Natal e Ano Novo.
Garcia Netto
Boa noite a todos!
ResponderExcluir"É preciso viver o sonho e a certeza de que tudo vai mudar, é necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os desejos não precisam de razão, nem os sentimentos de motivos. O importante é viver cada momento e aproveitar sua duração, pois a vida está nos olhos de quem sabe ver...".
Feliz Natal e um Excelente 2011 a todos vocês e família...
Birola - Votuporanga - SP
Boa noite!
ResponderExcluirDepois de um dia exaustivo de trabalho no Hospital das Clinicas, de São Paulo, senti-me na obrigação de felicitar a todos os acompanhantes desse formidável blog sob a direção do conceituado jornalista Edward de Souza, com boas festas. Espero que o sangue bombeado pelo músculo cardíaco chegue puro nos encéfalos dos seguidores blogais e, mesmo que exagerem na bebida, forçando o processador da memória enviar para os órgãos vitais a mensagem que solicita liberar o máximo possível de água, a máquina biológica não entre em colapso.
Desejo também que o abuso etílico na Santa Ceia, não desperte aquela paixão enrustida pela cunhada, fazendo uma alucinada declaração de amor, gerando no dia seguinte um arrependimento sem explicações, cuja vergonha de existir, nem o tempo poderá apagar..
Desejo, enfim, que exatamente a meia noite, na hora da oração comumente executada na maioria dos lares cristãos, que sejam iluminados e fieis intérpretes da verdade, apenas a verdade, e que sejam breves para não gerar o desconforto das palavras fugazes, dezenas de vezes repetidas, e que o ridículo não possa sobrepor às pessoas geniais que vocês são.
Um Feliz Natal!
Atenciosamente
Dr. Sebastião Honório- Médico Psiquiatra do Hospital das Clinicas e professor de psiquiatria da Universidade de São Paulo.
Buenasss...
ResponderExcluirHoje, amanheceu mais lindo...
O cheiro na natureza,mais verde e colorido...
Os animais mais carinhosos ainda...
Os humanos mais tolerantes...
A comida mais gostosa...
E todos com vontade de DAR TUDO CERTO...
Vais me perguntar:
Por que será isso tudo,CristaCristalCristalina?
Oras,porque é NATAL!!!
Já reparou como tudo se torna mais belo e como todos fazem de tudo para que TUDO seja lindo???
Ahhhhhhh...se esse espírito fosse estendido para todos os dias do ano...
Bobagem...daí não seria tão gostoso...
Só pelo AMOR DE DEUSSSSSS...que teu carinho por mim seja do tamanho de minha vidinha...
É só do que preciso e do que tu vais ter de mim enquanto estiver por aqui!
FELIZ NATAL...
Muito obrigada pelas palavras carinhosas. Não tive tempo de responder, além de professora trabalho no comércio e você sabe a correria que é. Desejo tudo de bom pra vc tbm. Que 2011 supere 2010 em alegrias, conquistas, saúde, paz.
ResponderExcluirBeijos
Olá Amigos
ResponderExcluirBom dia
Um lindo dia de Natal aqui na Baixada. Apesar das previsões pessimistas que anunciavam chuva, o dia amanheceu com a lua minguante namorando o sol.
Um céu azul violeta sem nenhuma nuvem.
Paz na terra aos homens de boa vontade.
Paz. Muita Paz.
J. Morgado
Olá Edward, J. Morgado, Milton Saldanha, Oswaldo Lavrado e coleguinhas deste pedacinho que todos amamos... Impossibilitada de comparecer ao blog nestes dois últimos dias, tive a felicidade de conseguir, ainda a tempo, deixar minha mensagem a todos (as). E no Natal, dia de paz e alegria, de amor, bondade e esperança. É como a felicidade que um rostinho inspira, a doce inocência de uma criança. O dia em que a bondade desce à Terra e purifica toda a humanidade.
ResponderExcluirFeliz Natal a todos!!!
Andressa - São Paulo
Bom dia pessoal, olá Edward, emocionou-me este texto que considero o mais bonito que já li até agora sobre o Natal. Simplesmente maravilhoso! Como hoje é Natal, data tão significativa, dia do nascimento de Jesus, nada como lembrar de sua principal missão: um chamado para as pessoas se conscientizarem da presença do Criador no coração de cada uma delas. Traduzindo o verdadeiro espírito do Natal, resumo as últimas palavras do Senhor, antes de seguir para seu calvário: "Amai-vos uns aos outros, assim como EU vos amei".
ResponderExcluirFeliz Natal!
Bjos
Samantha - Metodista - SBC
olaaaa
ResponderExcluirPassando por aqui para lhe dizer 2 coisas:
Obrigada pela visita no meu blog e por seu carinho.
E estou seguindo seu blog.. Adoreiii
bjokas =)
Feliz Natal... Feliz Ano Novo...
ResponderExcluirQue a paz do Senhor reine em todos os lares.
Renata - SBC
Prezado amigo Edward, desejo a você e aos amigos e amigas deste blog, um Natal em família, abençoado, repleto de alegria e muito espírito cristão! E um 2011 de muita saúde e sucesso!
ResponderExcluirFlávio Fonseca - Jornalista
Prezados articulistas e seguidores desse blog!!!
ResponderExcluirGraças aos cuidados intensivos dos valorosos e pertinazes homens de branco, asseclas de Hipócrates, ocorrido num dia especial e cultuado por uma parcela significativa dos nossos semelhantes, é que posso estar aqui para lhes desejar um feliz natal.
Calorosas saudações vigorosas e esperançosas!
Até breve...
João Paulo
Zimbábue-SP
Queridos,
ResponderExcluirÉ com todo carinho que desejo tudo de bom na vida de vocês, que o dia de hoje traga PAZ, AMOR e SAÚDE.
Um Natal repleto de alegrias e que todos seus sonhos se tornem realidade neste e em todos os Natais que ainda virão.
Que 2011 seja repleto de realizações, muito Sucesso e que conquiste todos os desejos.
Feliz Natal!!! E um Próspero Ano Novo!!!
Um forte abraço.
Ana Paula - Franca - SP
Bom dia, Edward, mesmo com atraso, aceite, por favor, um abração e que o espírito natalino traga aos nossos corações a fé inabalável dos que acreditam em um novo tempo de paz e amor. Boas Festas!!!
ResponderExcluirBjos
Katia - Franca - SP