quinta-feira, 30 de setembro de 2010


.
O vocábulo do titulo pode estar em desuso, pelo que citam alguns dos mestres da língua, mas, ainda assim, ocorreu-me lembrar da prestidigitação – do bem – desenvolvida pelo mestre Thiany, dono de circo, arrebatando alegria por toda a América Latina. Fazer desaparecer um cavalo em cena ou cortar ao meio uma mulher e a seguir mostrá-la gostosa e escultural para o aplauso da platéia embevecida era fácil para sua magia divertida que não fazia mal a ninguém. O ludibrio estava implícito no espetáculo rico de um guarda-roupa principesco cobrindo lindas mulheres a despertar cobiças ou inveja. Ao prestidigitador da nova história não se pode comparar os efeitos do ilusionismo do Thianny, grande mágico do circo.

O circo instalado no Brasil revelou um novo prestidigitador – do mal – para incentivar a mentira que melhor explore a fé publica em seu benefício, acoitando os apaniguados da corte onde exercita o absolutismo. Seria impossível ignorar sua inteligência, entretanto, acreditar que Lula soubesse alguma coisa sobre o filósofo iluminista Charles Montesquieu, defensor da tripartição do poder, não se pode. Ele, que confessa não ler os jornais, mas se arroga o direito de criticar a imprensa acusando-a de ter candidato e partido, na verdade procura esconder suas criminosas lambanças, blindando-se em sequazes, esparros a seu serviço.

Na realidade a imprensa investiga – função dos poderes ignorados pelo absolutismo – e cumpre seu dever, informando a sociedade das mazelas se avultando na corrupção em que se afoga o Brasil. Uma arrogância salta aos olhos de quem quiser ver, exacerba-se no falso profeta a confiança de tudo poder, incluindo transferir suas culpas à imprensa, aos aloprados, aos mensaleiros, à Casa Civil ou Erenice. Berço desmascarado da obscuridade das negociatas iniciadas pelo Zé no governo, sob as barbas do presidente e a sombra de seu guarda-chuva.
.
Apesar da proximidade que pautou suas vidas e interesses, o sindicalista, rejeitando a leitura, jamais tomou conhecimento dos fatos à sua volta registrados. Companheiros supostamente expurgados do governo por força de golpes, enxurradas de escândalos, nunca deixaram a proteção do guarda-chuva oficial. Muitos estão ativos e com destaque na campanha que ambiciona o novo ciclo da continuidade para dar seguimento ao jeito de conduzir política de absolutismo.

Três dias apartam o eleitorado brasileiro de uma decisão extremante importante no destino de cada um, sejam eles eleitores ou não, fato que aumenta a responsabilidade daqueles obrigados à manifestação cidadã nas urnas. Raciocinar sobre uma crença nas armações da prestidigitação pode ressuscitar João e o apocalipse, quando forças do mal vencem o bem.

A consciência popular começa a mostrar sabedoria ao alimentar desejo de levar a campanha para o segundo turno. O feito ensejará oportunidade de melhor discussão entre os candidatos, focando suas capacidades e conteúdos ideários anteriores e atuais. Uma perda de 6 milhões de votos em uma semana, tem profunda significação, mostrando arrogância no totalitarismo proposto para nosso futuro. Não é justo o jeito insano do ditador. Entre os muitos impropérios ouvidos nos últimos tempos, um esmagou a sensibilidade nacional, sua fé e esperança da boa construção: “nem Jesus Cristo vai me tirar a vitória nas eleições”.
__________________________________________
*José Reynaldo Nascimento Falleiros (Garcia Netto), 82, é jornalista, radialista e escritor francano. Autor dos livros Colonialismo Cultural (1975); participação em Vila Franca dos Italianos (2003); Antologia: Os Contistas do Jornal Comércio da Franca (2004); Filhos Deste Solo - Medicina & Sacerdócio (2007) e a novíssima coletânea Seleta XXI - Crônicas, Contos e Poesias, recentemente lançada. Cafeicultor e pecuarista, hoje aposentado. Garcia Netto é amigo e colaborador deste blog.
__________________________________________

23 comentários:

  1. Bom dia amigos (as)...

    Garcia Netto, em seu texto, já explicou o significado de prestidigitador, mas eu gostaria de me esticar um pouquinho mais para falar sobre esta palavra. Se tomarmos por base o significado da palavra prestidigitação (presti vem do latim que significa rápido, prestes, ligeiro e dàgiti significa dedos). São poucos os indivíduos que se intitulam prestidigitadores. Aliás, essa palavra, como escreveu Garcia Netto, está em desuso, tem até desaparecido! A maioria (mágicos profissionais) prefere ser chamada de ilusionista, menos os políticos a quem o termo melhor se adapta.

    Estamos nos aproximando do dia das eleições e esta crônica escrita pelo amigo e conterrâneo Garcia Netto não poderia ser mais oportuna. Assim que li o texto, voltei ao passado, quando ainda criança, levado pelas mãos de meu pai, fui ao circo Thiany. Conheci esse homem que, naquela ocasião, não era um prestidigitador, ou mágico, como queiram. Acreditem, Thiany era um intrépido e corajoso domador de tigres. Com o estalo do seu chicote mantinha as feras à distância, fazendo vibrar a platéia que superlotava as dependências daquela casa de espetáculos. Sua arma era apenas uma cadeira, sempre erguida com uma das mãos, e com os pés voltados na direção dos animais, dando a entender a eles que tinha patas maiores e era mais feroz com o estalar do chicote. Era um truque que dava certo e Thiany sabia usá-lo com maestria. Com o tempo transformou-se num mágico que encantou o mundo, deixando as feras de lado.

    Anos mais tarde, enquanto Thiany rodava o mundo com seu circo de ilusões, conheci um metalúrgico no ABC, anos 70, que não usava chicotes nem domava tigres, mas tinha o poder de iludir trabalhadores e enfrentar os patrões, rugindo pelas ventas e os ameaçando com sua barba espessa e mal cuidada. Esse líder metalúrgico, a exemplo de Thiany, deixou de lado sua pregação e suas ideologias e em pouco tempo fazia promessas e vendia ilusões em emissoras de rádio e TV. Assim chegou ao poder, carregando com ele uma corja sedenta que caiu de boca no pote de mel, coisa que nunca tinham visto até então. E o Brasil se cobriu de vergonha, com escândalos pipocando para todos os lados. De líder metalúrgico a prestidigitador, não era difícil para ele iludir a platéia. Bastava negar a autoria e a sua participação em negócios escusos. E também garantir que não via nada, não ouvia, muito menos sabia de alguma coisa.

    O incrível em toda esta história é que esse líder ganhou a simpatia de milhões de brasileiros, apenas enfiando as mãos em sua cartola de fundo falso e de lá sacando, não coelhos, nem lenços, mas bolsas, e passou a distribuí-las ao povo. Para encobrir todas as falcatruas de 8 anos de escândalos em seu governo, a última mágica teria que surtir efeito. Alguém do seu meio deveria substituí-lo para evitar uma devassa nas contas públicas. Como todos os palhaços que formam este circo de corrupção estavam queimados, usou mais uma vez sua cartola e de lá arrancou uma mulher com um passado comprometedor para ocupar o cargo máximo desta Nação. E milhões de brasileiros, hipnotizados por esse formidável prestidigitador, estão prestes a entregar o destino de um grande País nas mãos de uma desconhecida. Espero que isso não aconteça. Vamos tirar nossos votos com sabedoria de nossas cartolas.

    Um forte abraço...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde

    Como é bom ver você de novo aqui no Blog do Edward e seus Amigos.
    Estava sentindo sua falta.
    Prestidigitação. Interessante esse vocábulo. Ele pode não estar sendo usado, mas seus efeitos são constantes em todos os governos. No atual, poderia se usar a palavra “abracadabra” ou “abra-te sésamo”... Os acusados de grandes fraudes desaparecem como por encanto. Alguns dias de escândalo e... Pronto! Os indivíduos somem da grande mídia. Será que entrou algum objeto misterioso?
    O que aconteceu com aquele “grande” empresário brasileiro que de bandido virou herói e de quebra, transformou o mocinho em bandido? Ou aquele bandido italiano que matou várias pessoas em seu país em nome do comunismo e sendo preso no Brasil deveria ser deportado. Onde está o terrorista?
    “E aqueles indivíduos que se candidatam por partidos de filosofia comunista e residem em palácios e, hipoteticamente falando” (bati três vez na madeira) o regime vermelho conseguisse se instalar no poder será que eles continuariam morando em suas mansões sem dividi-la com o proletariado que tanto mencionam?
    A morte implacável e até o pagamento da munição pela família é uma sentença comum nos países comunistas.
    Aliás, no meu modo de ver, não existem países comunistas. O que existe é a revolução, a instalação da ditadura e, no momento de instalar o governo do povo para o povo... Que se dane o “zé povinho”!

    Legal seu artigo, meu amigo

    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Jornalista Garcia Netto, parabéns pelo texto! Permita-me, por favor, esta participação:

    29 países libertaram-se definitivamente do maldito comunismo, e adotaram a democracia como política e o capitalismo como sistema econômico. Estão crescendo rapidamente e melhorando a vida de seus habitantes: ▲ Alemanha Oriental ▲ Armênia ▲ Azerbaijão ▲ Bielorússia ▲ Bósnia ▲ Bulgária ▲ Camboja ▲ Cazaquistão ▲ Croácia ▲ Eslováquia ▲ Estônia ▲ Geórgia ▲ Hungria ▲ Iugoslávia ▲ Letônia ▲ Lituânia ▲ Macedônia ▲ Moldávia ▲ Montenegro ▲ Polônia ▲ Quirguize ▲ República Tcheca ▲ Romênia ▲ Rússia ▲ Servia ▲ Tadjique ▲ Turcomenistão ▲ Ucrânia ▲ Uzbequistão.

    2 continuam 100% comunistas política e economicamente, oprimindo a liberdade, e praticando barbaridades contra pessoas inocentes, como prisões, torturas e execuções sumárias. A fome é a marca mais evidente destes países: ▲ Coréia do Norte ▲ Cuba.

    3 adotaram o capitalismo para a economia, mas continuam com a política 100% comunista, e praticando as mesmas barbaridades contra os dissidentes: ▲ China ▲ Laos ▲ Vietnam.

    3 continuam perdidos, sem saber o que farão de suas vidas: ▲ Albânia ▲ Nicarágua ▲ Sudão.

    3 estão caminhando para o comunismo: ▲ Venezuela ▲ Bolívia ▲ Brasil (se não tomarmos cuidado com a boneca inflável do lula).

    Abraços...

    Sergio de Freitas

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, Garcia Netto, que bom poder ler outra crônica sua neste nosso blog querido. Sinto apenas que um texto como o seu não chegue nas mãos de muitos brasileiros que estão cegos, surdos e mudos, como nosso presidente. No entanto, a esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las. Façamos isso!

    Beijos,

    Daniela - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela crônica, Sr. Garcia Netto. Olha, eu recebi por e-mail essas profecias assinadas pela vidente Neila Alckmin e embora a maioria não acredite nisso, veja como existe muito de verdade no texto que repasso:

    "A filha distante de vermelho e sem amor pela nossa terra se elegerá graças aos votos de Minas Gerais. Tomará posse usando vermelho, mesmo diante da enorme tragédia que acontecerá pouco antes no Brasil, ofendendo aqueles que prezam o luto. Haverá apenas um lenço branco. Um governo triste e sombrio, porem breve, se iniciará sob o signo da tragédia das pedras. Governará ate o dia da grande festa dos soldados, de onde sairá para o hospital. A doença invisível que lhe corrói as entranhas mostrará sua força como nunca antes visto. Lutará e receberá medicação dos americanos que despreza. Sua agonia será forte e intensa.

    O Turco Branco tentará inutilmente se mostrar contrito e respeitoso, mas conspirará na grande casa branca perto do lago, ajudado pelo homem dos cabelos negros que foi falso amigo de Tancredo. Serão dias e noites de traição e disputas espúrias e de agonia no grande hospital dos patrícios. O Brasil sofrerá com os conchavos e a incerteza. Virão dias de medo e ameaças. Nunca foi amada e o povo acompanhará sua agonia distante. Não terá povo no seu funeral, próximo ao carnaval."

    Recebi isto de um amigo que já se consultou com essa senhora há alguns anos atrás. Podem rir de mim, mas que fiquei meio impressionada fiquei... E tem algumas coisas que não consegui decifrar:
    - O Turco Branco será Michel Temer (vice?) Ou o Zé Dirceu?
    - A grande casa branca perto do lago = Palácio do Planalto
    - Grande hospital dos patrícios = fácil, o Sírio e Libanês em SP.
    - Tragédia das pedras? Já estou com medo...
    - E pelo amor de Deus, quem seria esse homem de cabelos negros que foi falso amigo de Tancredo?...(Sarney?)
    - Já viram, se a bonitinha tomar posse de vermelho...

    Deus nos ajude!

    Beijos,

    Anna Claudia – Uberaba - MG

    ResponderExcluir
  6. Gostei de ler sua crônica e aprovo seu raciocínio, Garcia Netto. Eu acabo de ler as declarações da apresentadora, também jornalista Marília Gabriela, que também bate com meu modo de pensar. Extrai alguns trechos, porque é longo e gostaria que acompanhasse: “esse governo do PT tem muitos acertos, mas a roubalheira e o cinismo descarado de LULA em dizer que não sabia de nada nos mete medo. Não tenho muitos medos na vida, além dos clássicos: de barata, rato, cobra. Desses bichos tenho mais medo do que de um leão, um tigre ou um urso, mas de gente não costumo ter medo. No caso da Dilma não tenho medo; tenho pavor. Antes de ser candidata, nunca se viu a ministra dar um só sorriso, em nenhuma circunstância. Depois que começou a correr o Brasil com o presidente, apesar do seu grave problema de saúde, Dilma não para de rir, como se a vida tivesse se tornado um paraíso. Mas essa simpatia tardia não convenceu.

    Dilma personifica, para mim, aquele pai autoritário de quem os filhos morrem de medo, aquela diretora de escola que, quando se era chamada em seu gabinete, se ia quase fazendo pipi nas calças, de tanto medo. Não existe em Dilma um só traço de meiguice, doçura, ternura. Ela tem filhos, deve ter gasto todo o seu estoque com eles e não sobrou nem um pingo para o resto da humanidade. Não estou dizendo que ela seja uma pessoa má, pois não a conheço; mas quando ela levanta a sobrancelha, aponta o dedo e fala com aquela voz de general da ditadura no quartel, é assustador.

    A voz, o olhar e o dedo de Dilma, e a segurança com que ela vocifera "suas verdades", são quase tão apavorantes quanto a voz e o olhar de Collor, quando ele é possuído. Quando se está dizendo a verdade, ministra, não é preciso gritar; nem gritar nem apontar o dedo para ninguém. Isso só faz quem não está com a razão, é elementar. Lembro de quando Regina Duarte foi para a televisão dizer que tinha medo de Lula; Regina foi criticada, sofreu com o PT encarnando em cima dela - e quando o PT resolve encarnar, sai de baixo. Não lembro exatamente de quê Regina disse que tinha medo - nem se explicitou-, mas de uma maneira geral era medo de um possível governo Lula”.

    Pra se pensar na hora de votar!

    Bjos,

    Priscila – Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, Garcia Netto!
    Só mesmo um desinformado ou fanático para não perceber que uma quadrilha está hoje instalada no Poder. Os escândalos se sucedem todos os dias. Esses seis milhões de eleitores que estão abandonando a dama de vermelho, citados no final do seu texto, devem ter sido tocados pelo último ato condenável ocorrido na Casa Civil, com a queda da Erenice Guerra do Ministério. O Brasil precisa acordar enquanto ainda temos tempo. Será que todos esses eleitores que votam pelo continuismo concordam com as presenças de políticos condenáveis e outrora inimigos do povo e do nosso presidente no poder? Sarney dando as cartas e jogando de mão, Collor, que o PT derrubou e para costurar acordo arrumou-lhe uma "boquinha", sem contar bandidos como Zé Dirceu e tantos outros infiltrados no Poder. Acho isso um absurdo e não vou me conformar nunca. Depois, Garcia Netto, vão dizer que não votaram no PT. Nunca votam, sempre desaparecem. E o Brasil que se lasque!

    Beijos a todos...

    Tatiana - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  9. Meu caro Garcia Netto!
    Pretendo cumprimentá-lo pela crônica e ao Edward de Souza pelo comentário, o primeiro postado. Quem não leu com atenção, sugiro que o faça. O Edward é um jornalista que conheceu nosso presidente quando ele iniciava sua vida como dirigente sindical, por isso, sua opinião sobre o "quem te viu e quem te vê" é de muita importância.

    Chamou a minha atenção também quando você cita, Garcia Netto, a arrogância da candidata do PT, ao afirmar cheia de pose que nem Jesus lhe tiraria a vitória". Outros cometeram o mesmo sacrilégio e se deram mal. Outro detalhe foi a postagem da Anna Claudia. Eu não acredito em previsões, mas essa que acabei de ler é um tiro no alvo. Milhões de brasileiros cientes de estar votando na candidata do atual presidente podem estar na verdade elegendo o Michel Temer para ocupar o cargo máximo.

    Um obscuro e péssimo Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, do PMDB, vice da Dilma, pode assumir, caso ela esteja impossibilitada devido a sua doença, o cargo de Presidente do Brasil. E eu pergunto, o que é melhor? Dilma ou Temer. Para mim, se ficar o bicho pega, se correr, o bicho come.

    Um abraço,

    Francisco Heitor - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  10. Prezado Garcia Netto;
    queridos amigos do Blog

    Brilhante, Garcia Netto, sua abordagem em momento tão oportuno.
    Que possa soar, principalmente, junto aos jovens leitores deste espaço. Em outros tempos, a juventude conduzia as revoluções.
    Pertencemos a uma geração que lutou muito para conquistar a democracia. Especialmente ´nós, jornalistas, que atravessamos aqueles anos de mordaça.
    O líder metalúrgico do final dos anos 70 ganhou espaço na imprensa nacional através das minhas matérias publicadas no Jornal do Brasil à época. Eu era o correspondente no ABC. Esta verdade histórica que os novos "historiadores" teimam em desprezar revelava um presidente de sindicato que se proclamava distante da política e dos políticos. Seu unico interesse - dizia - era defender os trabalhadores que representava.
    Pouco depois da longa e exaustiva greve de 80, que fez sumir do mapa (porque perseguidos depois com seus nomes inscritos na lista negra das empregadoras) aqueles trabalhadores que aplaudiam Lula na Vila Euclides. Fundou o PT, entregou-o para o comando de Zé Dirceu e deu no que deu. O ilusionista, prestigiditador, mágico, infelizmente, encontra respaldo, apoio e ovação na grande massa ignara que ainda é, infelizmente, maioria, como nunca antes neste país.

    Abração,

    édison motta
    Santo André, SP

    ResponderExcluir
  11. Oi Garcia Netto, andava sumido! Bom que está de volta.
    As mágicas praticadas nestes 8 anos de governo do PT, deixariam o Thiany, que não conheci, mas já ouvi falar, envergonhado. Conseguiram assaltar o povo brasileiro e mesmo com todo o escândalo com o mensalão e tantos outros, continuam no Poder e prestes a dar sequência ao reinado de corrupção que denigre a imagem do nosso país. O Collor, atualmente aliado ao PT, foi cassado por muito menos. Quis roubar sozinho, segundo li certa vez um artigo, o que não acontece com nosso atual mandatário. Velhaco, solta dinheiro e cargos para todos os partidos, agradando gregos e troianos. E bolsas para o povo, assim continuam no poder, infelizmente.

    Muito boa sua crônica e o comentário do Edward e dos demais amigos e amigas. Que Deus olhe o nosso Brasil!

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  12. Depois de postar meu comentário, percebi que o Édison Motta também deixou o seu. Suas crônicas estão fazendo falta, Édison. Você escreve muito bem. Legal sua presença para animar ainda mais o blog do Edward. Certamente ele irá ficar feliz.

    Bjos

    Andressa

    ResponderExcluir
  13. OIê, amigos (as)...
    Prezado Garcia Netto,artigo próprio para o momento. Felizmente ainda restam mentes lúcidas "neste país".
    Entendo que o povo brincou quando sufragou o nome do metalúrgico em 2002 e 2006 para comandar esta torre de babel. O faz-de-conta, no entanto, virou realidade agradou o palhaço e o espetáculo continua. Agora, alavancado pela popularidade de um, com todo respeito, Arrelia de circo mambenbe, tenta (e está conseguindo) colocar uma de suas crias no picadeiro. Essa pândega, certamente custará caro ás futuras gerações.
    Conhecemos, como poucos, a fera que perambula por Brasília e arrota fafarrices no exterior. Sabemos quais os meios utilizados por sua troupe para atingir os fins.
    Fica complicado, nos dias atuais, não relembrar o jargão que alguém, um dia, decretou: "Este não é um País sério"
    O dono do Titanic também teria dito "Nem Deus afunda este navio". Deu no que deu.

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo.

    ResponderExcluir
  14. Hoje eu ganhei o dia. Li a crônica inteligente de Garcia Netto, bons comentários e fiquei encantada com a foto principal deste texto. Nada tão real. Meus parabéns ao gênio que bolou esse arranjo da Dilma em forma de Tsunami. Nada tão real.

    Bj

    Renata - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  15. Amigos do blog de ouro,bôa noite.
    Como é gostoso chegar ao "nosso" blog e lêr uma crônica como éssa do méstre Garcia Netto.
    Quanta coisa ruím aconteceu neste país e o grande MOLUSCO BÊBADO desconhecia, quantos politicos corruptos vivem sob as asas do PT e consequentemente do MOLUSCO e que quando pegos com a bôca na botija, a primeira coisa que o MOLUSCO aléga é que não sabía,quantos bilhões de $$$ foram desviados dos cofres públicos para os bolsos,meias e cuecas desses safados e o grande MOLUSCO não sabia.(a culpa é da imprensa)
    Agora quér fazer de uma TERRORISTA ASSASSINA, a dona do destino de nósso país. BASTA! BASTA! BASTA!
    Nescessitamos urgentemente de vários prestidigitadores para dar um sumiço de verdade nessa corja que tomou de assalto a nossa Patria,e o primeiro a sumir tem que ser o MOLUSCO e subsequentemente TODOS os demais politicos que envergonharam, enlamearam e emporcalharam a nossa democracia...Não há de se salvar nenhum.
    Parabéns Garcia Netto que do alto de seus 82 anos tem autoridade moral para escrever ésta bela crônica.
    Abraços Edward,por reunir em "nosso" blog,articulistas e comentaristas de primeiro escalão.
    Abraços aos demais amigos frequentadores do blog de ouro.

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  16. Boa noite, Garcia Netto!
    O PT tomou o Brasil de assalto. Ontem vi uma entrevista com o presidente do Brasil, afirmando que faria de tudo para derrubar a lei que exigia dois documentos para votar. Não deu outra. Conseguiu seu intento. Por 8 votos a dois o plenário do Supremo Tribunal Federal derrubou essa exigência nesta quinta-feira. A estratégia do Molusco, conforme chama nosso presidente o Admir Morgado, se baseia no fato de que a candidata do partido à presidência da República, Dilma Rousseff, tem forte preferência do eleitorado de mais baixa renda, que poderia não ter os dois documentos para votar e eventualmente representariam maior índice de abstenção no pleito. Ou seja, ganham todas. Peitam até a constituição, aprontando uma baderna geral em benefício próprio.

    Tem mais, divulgado pelo Jornal Nacional. O caso de Erenice Guerra à frente da Casa Civil não vai dar em nada, como aconteceu com os envolvidos no mensalão. Já disseram que está tudo bem, não houve nenhuma corrupção e tudo continua um mar de rosas. Se nem Jesus Cristo pode com eles, de acordo com a dama vermelha, quem há de...

    Beijos e parabéns pela crônica.

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  17. Amigos do blog
    Minha saudação de alegria gratificada com a repercussão de suas participações. Obrigado.
    Acho que a grande qualidade do meu texto ficou na verdade nos comentários aqui trazidos a luz com tanta sabedoria, equilíbrio e veracidade. Todos se juntaram para complementar o pensamento que venho nutrindo em relação ao meu país. O sucesso iniciou-se com a fala do amigo Edward, no primeiro comentário, tendo uma sequencia de opiniões valorosas que me deixaram realizado. Seus pronunciamentos qualificaram uma ideia que muito poderá representar para o Brasil. Muito obrigado a todos. Garcia Netto

    ResponderExcluir
  18. Olá Garcia Netto!
    Se eu pudesse, imprimiria sua crônica, milhares de cópias e distribuiria pelo Brasil. Não mudaria o rumo das coisas, bem possível, mas seria uma tentativa. Vamos continuar, pelo visto, sendo governados por uma quadrilha que se apossou do poder e isso terá, no futuro, um custo muito alto para todos nós. Convenhamos, Garcia Netto. Pura incompetência da oposição. Onde estão nossos grandes políticos? Desapareceram. José Serra, em quem mesmo assim vou votar, foi mal assessorado e teve uma campanha pífia. O resultado estamos vendo hoje na mídia, o crescimento da candidatura de Marina Silva. E é bom dizer aqui que, para se ter o segundo turno, não é preciso votar no segundo, basta não votar em quem está no primeiro lugar.

    Bom fim de semana a todos!

    Giovanna - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Garcia Netto e Giovanna...
    Elogiável sua intenção em distribuir esse texto do jornalista Garcia Netto em todos os cantos do nosso país, caso isso fosse possível, claro. No entanto suas boas intenções fracassariam por um motivo muito conhecido. O brasileiro não lê, só escuta o que lhe interessa e quando abre a boca só sai asneiras. Por isso nosso Brasil está nas mãos de marginais que nos roubam na maior cara de pau. Agora acusam a revista Veja, Arnaldo Jabor e os jornais "Folha de São Paulo" e "Estadão" de reacionários e responsáveis pela divulgação de mentiras e boatos. Estão hipnotizados pelo prestidigitador-mor que se encastelou no poder e dão às costas para a corrupção que assola nosso país faz alguns anos, tendo como carro-chefe o mensalão. Em qualquer lugar do mundo isso seria motivo para imediata cassação. Dói saber que vamos ser comandados por uma mulher sem nenhuma experência política e com um passado tenebroso. Cada povo tem o governo que merece!

    Parabéns pelo texto, Garcia Netto!

    ABÇS

    Birola - Votuporanga - SP

    ResponderExcluir
  20. Meus caros amigos deste blog...
    Nesta reta final, faço minha última tentativa de salvaguardar, perante vocês, os 5 preceitos básicos de uma democracia plena que tanto almejamos. E só tomei esta liberdade na certeza de estar sendo totalmente isenta e imparcial, de forma a não causar qualquer conflito de interesses/afinidades partidárias entre nós. Na solidão da urna, vê se põe a mão na consciência, pô!!! Pelo amor de Deus!!!!!

    Beijos e abraços,

    Martinha - SBC

    ResponderExcluir
  21. Lucidez e raciocínio, minha gente.

    PARE PRA PENSAR:

    Se Gilberto Gil que era ministro do Lula está pedindo pra não votar na Dilma...

    Se Heloisa Helena, uma das fundadoras do PT é contra a candidatura da Dilma...

    Se Marina Silva, um ícone no PT, saiu e foi para o PV com muitos petistas...

    Se Joelmir Beting, jornalista e sociólogo renomado, está pedindo pra não votar na Dilma...

    Se Arnaldo Jabor, o crítico e comentarista do Jornal Nacional e do Jornal da Globo também está pedindo pra não votar na Dilma...

    Se a Marília Gabriela também está pedindo pra não votar na Dilma...

    Se a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil está pedindo pra não votar na Dilma...

    Se Pastores de todo o Brasil estão se mobilizando contra a candidatura da Dilma...

    Se a Revista Veja e os jornais "Estadão" e "Folha de São Paulo", são contra a "Dama de Vermelho e recriminam sua eleição... Alguma coisa deve estar errado. Pense bem antes de votar!

    Luiz Armando Luz

    ResponderExcluir
  22. Graças a Deus, a barulhenta campanha eleitoral terminou. Não vamos mais ver, por pelo menos dois anos, os políticos fazendo promessas fajutas na televisão. Ganhe a eleição quem ganhar, acredito que nós pobres vamos ter que continuar trabalhando para viver e pagar impostos. Nada vai mudar.

    Ercília Peixoto
    Consultora de vendas
    Uberlândia (MG)

    ResponderExcluir
  23. Só hoje estou botando a leitura do blog em dia. Como sempre, ótimo.

    ResponderExcluir