domingo, 27 de junho de 2010

COMEÇOU O MATA-MATA NA COPA DO MUNDO

.SÁBADO, 26 DE JUNHO DE 2010
Neste domingo as emoções começaram cedo, com o grande clássico europeu entre Alemanha e Inglaterra. Jogando um grande futebol e contando com um erro incrível da arbitragem, a Alemanha humilhou a Inglaterra com goleada por 4 a 1 e avançou confiante às quartas de final da Copa do Mundo. O trio de arbitragem comandado pelo uruguaio Jorge Larrionda, na primeira etapa, quando os alemães venciam por 2 a 1, anulou um gol incrivelmente legal marcado por Frank Lampard. Na jogada, a bola bateu no travessão e caiu dentro do gol da Alemanha (vejam foto acima). Os ingleses reclamaram muito, entendendo que, com o empate, caso o gol fosse validado, o jogo teria uma outra história, já que a Seleção da Inglaterra não se arriscaria tanto ao ataque e se defenderia mais, não tendo sofrido os outros dois gols no contra ataque alemão. Indiferente ao choro inglês, a Alemanha enfrenta agora a Argentina que, também com gol ilegal de Tevez, totalmente impedido, bateu o México por 3 X 1. As oitavas de final desta Copa na África começaram ontem, sábado, com a vitória do Uruguai por 2 x 1 sobre a Coreia do Sul e a derrota dos Estados Unidos para a Seleção de Gana, único representante africano, por 2 x 1. No tempo normal, EUA e Gana empataram em 1 x 1. Com estes resultados, nas quartas de final o Uruguai enfrenta Gana e pode ser o primeiro semifinalista sulamericano na Copa. Ainda pelas oitavas de final, nesta segunda-feira o Brasil vai enfrentar o Chile, repetindo as oitavas de 1998, na França - em que derrotamos os sul-americanos por 4 a 1. Antes, às 11 horas de Brasília, a poderosa Holanda, com 100 por cento de aproveitamento nesta Copa, como a Argentina, vai enfrentar a Eslováquia. O vencedor encara Brasil ou Chile, já nas quartas de final. *(Texto postado às 18h30 de domingo-27-06-2010)
.
O futebol da Seleção Brasileira nesta Copa do Mundo na África do Sul tem a cara do seu treinador, feio, carrancudo, mas eficiente, isso não se pode negar diante dos resultados conseguidos até agora. No entanto, neste jogo de compadres ontem, contra Portugal, ficou provado que falta talento para nossa seleção armar jogadas e criar lances ofensivos. Durante boa parte do jogo nossos jogadores irritaram até o técnico Dunga tocando bola de um lado para o outro, algumas vezes errando passes de dois metros e propiciando contra ataque ao adversário. Apenas o futebol dos zagueiros Lúcio e Juan, além do goleiro Júlio César, com duas defesas sensacionais, sobressaíram neste jogo. Lúcio parou os atacantes de Portugal e fez, além do seu trabalho, também os dos volantes que só jogam para o lado e se arriscou à frente, indo trombar com a defesa lusitana. O lateral esquerdo Michel Bastos, nos três jogos da Seleção Brasileira não justificou ainda sua convocação, muito menos ocupar a vaga de titular na posição. Avança timidamente ao ataque, não marca e demonstra excesso de nervosismo quando por várias vezes a bola lhe escapa dos pés e sai pela lateral.
..
Confesso-lhes, estou sentindo saudades de Roberto Carlos, que mesmo com a idade avançada, ainda joga o fino da bola no Corinthians, correndo 90 minutos. Falar em saudade, o jogo de ontem mostrou que Ronaldinho Gaúcho está fazendo falta neste time apático e sem objetividade de Dunga. De qualquer maneira, sem encantar os torcedores como fazia a seleção de 58, que tinha uma linha ofensiva formada por cinco jogadores, Garrincha, Didi, Vavá, Pelé e Zagalo, ou as de 62 e 70, ano em que foi tricampeão do mundo, o empate contra Portugal deu para o gasto. Dentro da filosofia do futebol pragmático (a mesma de 1994, quando Dunga era o capitão na campanha do tetra), o Brasil já percorreu quase a metade do caminho. Fechou a primeira fase em primeiro lugar e volta a jogar em Johanesburgo, como desejava o treinador e os jogadores.
.
É preciso ser otimista, por isso lembro que nossa seleção jogou desfalcada ontem e deve melhorar muito com a volta dos titulares contra o Chile. Vamos colocar uma pedra sobre essa primeira fase que terminou, porque a Copa do Mundo começa hoje, sábado, com o mata-mata que coloca frente a frente as 16 melhores seleções até aqui, das 32 que foram para a África do Sul sonhando com o cobiçado título mundial. Quem perder despede-se da Copa do Mundo. Para nós, brasileiros, a Copa começa nesta segunda-feira contra o Chile e oxalá nossos jogadores encontrem o seu verdadeiro futebol.
.
A vantagem neste jogo parece ligeiramente brasileira. Os chilenos, comandados por Marcelo Bielsa gostam de jogar para frente, o que pode deixar espaços para o estilo de contra-ataque favorecido pelo time de Dunga. Na última participação chilena antes da Copa de 2010, há 12 anos, a equipe - que tinha jogadores como o meia José Luis Sierra e a dupla de ataque formada por Marcelo Salas e Ivan Zamorano - caiu ante ao Brasil na mesma fase de oitavas de final por 4 a 1. Neste jogo, Dunga era o capitão do time brasileiro. Nos duelos do Chile contra a Seleção Canarinho, a vantagem é toda brasileira durante a "era Dunga". Foram cinco derrotas em cinco partidas (duas nas Eliminatórias da Copa, duas na Copa América de 2007 e um amistoso). A Seleção Brasileira terá ainda as voltas de Kaká, Robinho e Elano, ausências sentidas no jogo de ontem contra Portugal.
.
Para aqueles que não confiam em nosso selecionado, mostro uma estatística que encontrei ontem na Internet, feita pela agência Infostrada Sports. De acordo com essa agência, a final mais provável da Copa do Mundo é entre Brasil e Argentina. Os eternos rivais sul-americanos são aqueles que têm mais chances de estarem na final do dia 11 de julho. E para levantar o astral dos torcedores brasileiros, informo que Brasil e Argentina já assumiram as primeiras colocações nas principais bolsas de apostas do mundo. É bem verdade que estatísticas estão aí para serem mudadas. Mas ainda assim, é sempre bom ter os números ao nosso lado. Caso a previsão se concretize, seria apenas a terceira vez que dois times do continente decidiriam uma Copa do Mundo - a primeira vez foi Uruguai x Argentina, em 1930; e a outra foi Brasil x Uruguai, em 1950. Nas duas vezes, a Celeste ficou com o título.
.
Tudo indica que este será mais um final de semana prolongado, com o jogo do Brasil contra o Chile programado para a tarde de segunda-feira. O comércio promete abrir até as 14 horas, mas muitas fábricas, citando as de calçados de Franca, fizeram acordos com seus funcionários e só voltam a trabalhar na terça-feira. Tomara que ao final do jogo contra o Chile, todos possam sair às ruas e comemorar uma importante vitória brasileira que nos levará para as quartas de final, contra Holanda ou Eslováquia, mas essa fase da Copa do Mundo é outra história.
_______________________________________
*EDWARD DE SOUZA
é jornalista e radialista
_______________________________________
RESULTADOS DOS JOGOS DESTE SÁBADO, (26-06), OITAVAS DE FINAL DA COPA DO MUNDO NA ÁFRICA DO SUL:
URUGUAI 2 X COREIA DO SUL 1
EUA 1 X GANA
1 (TEMPO NORMAL)
PRORROGAÇÃO: EUA 1 X GANA 2
_____________________________________________________
RESULTADOS DOS JOGOS DESTE DOMINGO, (27-06), OITAVAS DE FINAL DA COPA DO MUNDO NA ÁFRICA DO SUL:
ALEMANHA 4 X INGLATERRA 1
ARGENTINA 3 X MÉXICO 1
___________________________________________

51 comentários:

  1. Olá Meu amigo/irmão Edward


    Sua crônica de hoje traz uma análise profunda da copa de hoje e de ontem.
    Não poderia ser diferente. Afinal, você é mestre no assunto além do grande jornalista que é em outras searas.
    É imprevisível o que acontecerá nas oitavas. Mas, se o Brasil passar pelo Chile (e acho que passa) é bem provável que chegue as semi.
    Seria a glória que em vez da Argentina o adversário do Brasil fosse o Uruguai na final. Será que é sonhar demais?
    Para quem vivia em 1950, como eu, seria a “volta por cima”. Com uma derrota da Celeste por pelo menos 2 x 1.
    E vamos em frente que atrás vem gente!

    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  2. Edward, concordo plenamente com você. Quem mostrou um pouco de futebol ontem contra Portugal foi mesmo o Lúcio, como sempre e o Nilmar. E olha que o Lúcio já tem idade, afinal foi companheiro do Dunga, na seleção. O tal Michel Bastos é outra invenção do Dunga, não tá com nada. Outra coisa, você não tocou no assunto, mas li um comentário seu outro dia e sei que gosta do futebol do Nilmar. Não tem lugar para ele nessa seleção, Edward? Para mim ele jogou bem ontem e acertou a trave dos portugueses.

    Estava ligado no jogo do Uruguai enquanto escrevia esse comentário. Terminou e apesar do sufoco dos coreanos, o Uruguai já está nas quartas de final. Ganhou por 2 x 1 e mostra suas garras.

    Abçs

    Birola - Votuporanga - SP.

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que vc mostrou otimismo, Edward, eu estava morrendo de medo desse jogo do Brasil contra o Chile, ainda mais que se perder acaba a Copa pra nós e vai ser uma tristeza danada no País inteiro. Essa final com a Argentina, se acontecer, vai ser de arrebentar nossos corações. E não podemos perder de jeito nenhum, já pensou o Maradona sair nu pelas ruas, promessa que fez se a Argentina for campeã? Fecho os olhos duas semanas pra não ver TV nem ler revistas, jornais e blogs. Nem a mãe dele vai querer vê-lo pelado, credo!!!

    Bjos,

    Carol - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  4. Muito prazer, Michel Bastos!

    Mestre Edward de Souza: excelente tua análise desse momento da Copa e ninguém poderia esperar nada diferente, pois a gente sabe que futebol sempre foi tua praia, desde os gloriosos tempos da Rádio Diário do Grande ABC, de belas aventuras. Esse Michel Bastos existe? Nossa, eu nem sabia... Muito prazer, Michel Bastos? Joga em que Seleção? Realmente, libero meus preconceitos (quem não tem?) e admito: era melhor ter levado o velho Roberto Carlos, que pode surpreender a qualquer momento e ainda chuta sim muito forte. Defendo o Dunga em algumas coisas, mas me irrito muito em outras. Eis um caso. Essa "secular" ditadura do técnico do nosso selecionado dá nisso. Deveria existir um Conselho Técnico -- fórum de análises -- para assesssorar o comando do time. A palavra final é outro departamento, mas isso seria discutido e definido. O absurdo é deixar tudo nas mãos de homem só, que se enlouquecer leva até o zagueiro do Camanducaia e ninguém pode fazer nada. O Chile tem tradicionalmente um futebol fraco, com só dois grandes times no país, que são a base da seleção deles, e aí mora o perigo, a Seleção entrar de salto. Mesmo sabendo da relativa facilidade, agora é fase de risco total, como advertiu o Edward. Em futebol o impossível acontece, então é bom entrar esperto. O horrível jogo com Portugal, concordo, mesmo com alguma pancadaria, foi de compadres. Os dois classificados, times amigos, ninguém tinha razão ali para entregar a alma ao diabo. Portugal chegava a irritar, plantado em seu campo, no segundo tempo. O clima no final, todos rindo e se abraçando (aliás, muito legal), deixou isso ainda mais claro. Vamos esquecer esse jogo, não conta. E esperar que o cabeçudo do Dunga, entre erros e acertos, não nos mate do coração.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  5. Sou suspeito para falar porque sempre fui fã do futebol do Lúcio. Mas lá vai: vejo como o melhor jogador da Copa até aqui. Fez alguma merdinha? E quem não faz?
    Abraços!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  6. Brasil X Argentina. Seria uma final sensacional, mas vou fazer despacho com galinha preta para que eles voltem para casa antes disso.
    Sai de retro satanás! Desencapeta, Dunga!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  7. Carol, se o Maradona passar pelado na frente da minha paróquia, tasco-lhe um tiro de sal na bunda, que ele ficará sem sentar por um ano.

    Padre Euvideo.

    ResponderExcluir
  8. meu docinho o Dr Tiãozinho ainda não apareceu

    ResponderExcluir
  9. Bem, coloco minhas esperanças em Kaká, Robinho e Elano porque com aquela seleção de 5ª, Deus nos livre!!
    João

    ResponderExcluir
  10. Olá meus amigos, vamos por parte e começo pelo Milton Saldanha. Você sempre me surpreende e seria um excelente cronista esportivo, creia, meu irmão. O Lúcio, Milton, fiz questão de destacar nesta crônica já atualizada deste final de semana, depois dos resultados de Uruguai 2 X Coreia do Sul 1 e EUA 1 X Gana 2, na prorrogação, primeira deste mata-mata. O jogo terminou 1 X 1 em seu tempo normal. Michel Bastos, Milton Saldanha, foi chamado para jogar um amistoso pelo Brasil, estava de "lua" naquele dia e acertou um belo chute numa cobrança de falta, fazendo o gol brasileiro. Bastou para Dunga, que tirou Daniel Alves, titular da posição e colocou ali o garoto, sem nenhuma experiência em Copa, e sem futebol para ocupar a posição carente do nosso selecionado, que é a lateral esquerda.

    Como não podia deixar Daniel Alves no banco, é "peixinho de Dunga", nosso anão zangado resolveu mais uma vez improvisar, já que não convocou Ganso, do Santos, nem Hernane do São Paulo, craques no meio campo. Colocou alí o Daniel Alves, tornando nossa seleção lenta e sem criatividade. Nosso meio campo está, na verdade, congestionado de brucutús, um deles com idade avançada, caso de Gilberto Silva. Por isso não aparece o futebol nem os gols de Luiz Fabiano. Nosso centroavante fica isolado, perdido num "mar" de zagueiros adversários, como aconteceu contra Portugal.

    E a solução, existe? Claro. Mesmo sem ter convocado outros bons jogadores que atuam no Brasil, preferindo os europeus, se Dunga for ousado (duvido!), voltaria com Daniel Alves na lateral esquerda e sacaria Michel Bastos. Enfiaria Nilmar neste time para formar um ataque agressivo com Robinho, Kaká e Luiz Fabiano e que venha o Chile, Holanda, possivelmente o Uruguai e a Argentina.

    Abraços, Milton e vamos trocando ideias até o jogo contra o Chile.

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  11. Birola, creio que o texto acima, em que respondo ao Milton Saldanha, estão as respostas sobre suas perguntas. Obrigado pela participação.

    Carol, pode ter certeza que não vamos ver Maradona pelado se ficar Argentina e Brasil. Sabe a razão? Se acontecer esta final, a Argentina já entra perdendo de 1 X 0, de tanto medo do Brasil, acredite.

    João Batista, meu amigo. Você tem razão, mesmo voltando Kaká, Robinho e Elano, nossa seleção tem que mostrar futebol. Vou lhe contar um segredo. Se eu fosse treinador da seleção, Elano estaria no banco. Fez dois gols, é verdade, mas cá pra nós, ele, Robinho e Kaká estão devendo. E muito. Se não jogarem contra o Chile, a coisa vai ficar ruim.

    Meu caro Professor João Paulo de Oliveira. Creio que a Percília, sobrinha de Dona Miquelina não está enganada. Deve mesmo ter visto meu rebento acariciando a camisa do Corinthians. Quando age assim, em segundos a camisa desaparece, com o calor do seu corpo. É mania dele consumir camisas de times que não gosta desta forma. Quanto a essa camisa que Percília viu no varal da minha casa, agradeço-lhe pela informação, vou chamar a atenção de minha empregada e pedir a ela que nunca mais coloque os panos de chão em varais. Onde já se viu!

    Volto logo mais...

    Edward de Soouza

    ResponderExcluir
  12. Edward, boa noite!
    Depois de ler sua crônica, comentei com meu pai sobre essa possibilidade de se cruzarem numa final as seleções da Argentina e do Brasil. Curioso, papai quis ler seu artigo e agora me pediu para lhe fazer uma pergunta. Com a vitória hoje do Uruguai, não poderia acontecer, claro, desde que ele e Brasil vençam seus compromissos, uma final entre esses dois países? Meu pai disse que não vê a hora de acontecer isso para que o Brasil devolva a derrota de 50 no Maracanã, quando perdeu para os uruguaios. Ele quer saber também como é que vc faz esses cálculos para saber quem tem chances de disputar a final da Copa, tá?

    Obrigada, beijos,

    Tatiana - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  13. Edward! Eu mandei vários emails pra você e você não respondeu. Abra a sua caixa de mensagens e responda por favor!
    Aguardo ansiosa.
    Martinha.

    ResponderExcluir
  14. Miguel Falamansasábado, 26 junho, 2010

    Edward, nota dez para o seu comentário. O Brasil está sem lateral esquerdo... O Michel Bastos está inseguro, errando muito, "alheio" ao jogo. Falta também movimentação no meio campo. Nossa seleção está lenta... Lúcio continua sendo o melhor da zaga e também na ligação com o ataque. Não é possível que nosso treinador não veja tudo isso. Ou é mesmo teimoso como todos os outros treinadores que tivemos? Se vacilar, nossa seleção vai dar vexame contra o Chile e voltar para casa mais cedo.

    Abraços

    Miguel Falamansa - Botucatu - SP.

    ResponderExcluir
  15. Não perca a oportunidade de aprender inglês gratuitamente através de vídeo aulas no blog do padre.
    Método avançado e elaborado pelo professor João Paulo.
    Recomendado por várias celebridades.
    Padre El vídeo.

    ResponderExcluir
  16. meu fofinho o Dr Tiãzinho apareceu
    ele é um gatinho
    será que meu fofinho é petista porque não tira a gravata vermelha
    será que ele vai analizar a véia que quer ser presidenta

    ResponderExcluir
  17. Depois de ler seu texto, Edward, fico com esperança que nossa seleção melhore e ganhe a Copa do Mundo. Eu e meus amigos assistimos ontem ao jogo Brasil e Portugal, numa lanchonete, e todos nós saimos desanimados com o Brasil. Hoje eu vi uma entrevista em casa dada pelo Dunga para um canal de assinatura, o Esportv. A entrevista demonstra o quanto Dunga inibe todos ao seu redor. O clima da entrevista é tenso e pesado, com perguntas que visivelmente poupavam o treinador, temendo uma má resposta. Será que alguém assim tem liderança diante de um time de craques como o que temos. Coitados, não deve ser nada fácil aguentar esse cara grosseiro...

    Bjos

    Anna Claudia - Uberaba - MG

    ResponderExcluir
  18. Luiz Antonio (Bola)sábado, 26 junho, 2010

    Prezado Edward, time em que Lúcio vira armador, não é time. É bagunça. Nossa seleção tomou gols em falhas da tão decantada e segura defesa e ontem, contra Portugal, quase toma dois, não fosse o goleiro Júlio César. E o Juan ainda colocou a mão na bola no 1º tempo. Sessenta e tantos por cento de posse de bola. E daí? O que adiantou? Empate contra Portugal e 1º lugar da chave. Poderia parecer muito, mas o time é horroroso e tem um futebol do mesmo tamanho. Nem o jogo contra a Costa do Marfim salva. Uma participação pífia que sinaliza um retorno mais cedo para o Brasil. Onde Daniel Alves foi armador? Que eu saiba sempre foi lateral esquerdo e deveria ter ficado lá, mesmo não sendo grande coisa. E o Ramires foi armador em que time? Michel Bastos é brincadeira! Kaká está machucado, Elano virou solução, Júlio César joga de colete ortopédico e Ramires é o caminho do "professor" para virar o jogo, ou seja: fazer gols. Meu Deus! Admiro seu otimismo, Edward, mas vamos voltar pra casa depois do jogo contra o Chile.

    Abraços, amigo!

    Luiz Antonio (Bola) – Santo André – SP.

    ResponderExcluir
  19. Edward, continuo recebendo aquele e-mail um dia sem Globo em apoio ao Dunga. Mas quem disse que eu quero apoiar o Dunga? Principalmente depois de assistir ao jogo contra Portugal e ler seu artigo e os comentários sobre ele no blog. Será que o responsável por esse e-mail não é da TV Record? O Bispo anda louquinho para tirar a Globo do primeiro lugar. Um torcedor do Brasil não pode ser, só se for louco, pedindo apoio ao Dunga. Se o Brasil perder segunda, vamos é pedir o pescoço dele, isso sim.

    Bom fim de semana!

    Tânia Regina - Ribeirão Preto - SP.

    ResponderExcluir
  20. Eu concordo com o “Bola” em partes.
    O goleiro da seleção brasileira é um verdadeiro herói! Talvez o melhor jogador escalado pelo dunga.
    Mesmo de colete para proteger a coluna, ele está fazendo defesas fenomenais.
    É o único que está segurando a barra quando os outros dão “mancadas” na defesa.

    Joaquim Tadeu de Mello - Delfinópolis. MG.

    ResponderExcluir
  21. Edward, eu li a sua crônica e achei fantástica.
    A verdade é que a seleção vai se revelar a partir do próximo jogo.
    Eu estou torcendo pelo Dunga.
    Caso o Brasil perde o jogo de segunda, e é isso que a globo quer, coitado ta no bico do urubu.
    O Dunga não é um modelo aproveitável para os padrões global.
    Sinceridade, masculinidade, personalidade, honestidade, não fazem parte da diretoria homossexual da globo.
    A maior vitória se o Brasil vencer vai ser da teimosia do dunga que lutou contra tudo e contra todos, embora ache que vai ser difícil.
    vox popule vox deux.

    Valentim Miron - Franca SP.

    ResponderExcluir
  22. Escutem amigos, ou melhor, leiam.
    Eu não faço parte dos 180 milhões de entendidos de futebol e tampouco, de algumas centenas de doutores em comunicação que se julgam com o direito de escalar times para as copas, (cada um a sua)ao longo dos tempos. O hábito não se repete somente a cada 4 anos. A história é a mesma de sempre, tecnico munca acerta escalação: em qualquer clube.Uma verdade, no entanto, precisa ser dita: a escala que vale é a deles, que são contratados e pagos para tal fim. Imagino despido de valores o alarido que se escuta contra o que é irreverssível antes da hora.
    Esperem o final da copa para crucificar o Dunga. Mesmo que a seleção dele traga o caneco, muitos terão de continuar criticando, blasfemando e outros que tais, com o fito de sustentar uma coerencia com a atitude apressada. Garcia Netto

    ResponderExcluir
  23. Bom dia, Tatiana!
    Você deixou uma pergunta na noite de ontem, sábado e ficou sem a resposta, perdõe-me. Olha, diga ao seu pai que os cálculos são feitos diante dos cruzamentos dos grupos, por isso não existe a possibilidade do Brasil jogar com o Uruguai na final, mas sim na semifinal. Para entenderem melhor. O Uruguai passou a duras penas ontem pela Coreia do Sul e está nas quartas de final. Vai enfrentar Gana, que eliminou os Estados Unidos ontem. Se passar, vai para a semifinal. O Brasil terá que vender o Chile e depois irá jogar contra o vencedor de Holanda e Eslováquia. Se o Brasil vencer esses dois compromissos, vai para a semifinal e então, enfrentará o Uruguai.

    Como o grupo da Argentina é outro, se os comandados de Maradona vencerem seus jogos, começando hoje contra o México, "los hermanos" chegam a grande final e irão enfrentar o vencedor de Brasil e Uruguai, deu para entender? Ou seja, o Brasil, para ser hexa mundial vai ter que enfrentar, desde que vençam seus compromissos, nossos dois rivais vizinhos, o Uruguai e a Argentina. Pedreira, não menina?

    Abraços a você e ao seu pai. Obrigado pela presença constante ao blog. Qualquer dúvida pode perguntar que terei prazer em responder.

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  24. Hoje eu vou torcer para o México derrotar os argentinos. Acho que o Brasil inteiro vai, não, Edward? Se a Argentina sai fora hoje até a nossa seleção vai se sentir mais confortável para jogar amanhã contra o Chile. Tomara que o Kaká comece a jogar bem, estou na maior torcida. Meu palpite é que o Brasil ganha de 3 x 0 amanhã.

    Beijos e bom domingo!

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  25. Prezado jornalista. Lamentável, esta Seleção Brasileira. Não tem um só jogador capaz de bater um escanteio com maestria. Veja o jogo contra Portugal, o time não acertou nenhum, assim como também errou cruzamentos das laterais ou da linha de fundo.
    Nossos laterais, nas raras vezes em que chegaram a linha de fundo, cruzaram a bola pra ninguém, ou com muita força, ou com pouca força, e até mesmo para fora.

    Assim não dá, além de ser um time onde ninguém se movimenta sem a bola, também não tem cobrador de faltas, escanteios. Até time de varzea tem um cobrador de escanteio oficial. E o tal de Michel Bastos, de onde veio isso (hummmmmmmmmm...).
    Parabéns Argentina, vele a pena ver vocês jogarem. E devem ganhar fácil hoje do México, aposto nisso.

    Nilson Campello - Andradina - SP.

    ResponderExcluir
  26. Bom dia, Edward!
    Percebo que vc, como bom jornalista e muito entendido de esportes, faz suas críticas com coerência, evitando atacar o treinador da Seleção Brasileira, como muitos estão fazendo. Lendo sua crônica deste fim de semana notei que vc analisa a nossa seleção taticamente, como bom profissional que conhece bem essa área e isso é preciso ser escrito. Não concordo com o Sr. Garcia Netto, dentro do espírito democrático deste blog, quando ele fiz que o Dunga deve ser analisado depois que acabar a Copa, vença ou perca. Depois que a vaca cair no brejo é tarde, Sr. Garcia. É dever do jornalista esportivo fazer sua análise sobre o futebol apresentado pela seleção, seja contra ou a favor. Se o Dunga está sendo pago para ser treinador da Seleção Brasileira, os jornalistas estão sendo pagos para dar suas opiniões. Sou otimista e estou torcendo e vou torcer muito amanhã para o Brasil, mas respeito opiniões dos jornalistas esportivos, afinal, conhecem a área em que atuam e nos ajudam a formar conceitos sobre nossas possibilidades de vencer ou não essa Copa da África. O Kaká, tenho certeza, vai dar espetáculo amanhã e nosso Brasil vai ganhar do Chile. Tomara!

    Daniela - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  27. Paulo Costa Mellodomingo, 27 junho, 2010

    Edward, você e o Milton Saldanha estão com toda a razão. O Michel Bastos é uma tristeza, pelo amor de Deus. Minha avó na lateral esquerda daria mais certo que ele. Prá quem já teve naquela posição Nilton Santos, Roberto Carlos, Rildo, Altair, Everaldo, etc, é muito duro aguentar Michel Bastos. Errou os oito cruzamentos que fez contra Portugal e deixou escapar três bolas pela lateral por falta de domínio. Um profissional não saber dominar uma bola e titular da Seleção Brasileira é pra se pensar. O empresário desse cara deve ter gastado uma nota preta para enfiá-lo ali. Bem feito pro Dunga, vai gastar as amígdalas de tanto gritar com seu ala esquerdo.

    ABÇS a todos,

    Paulo Costa Mello - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  28. Argentina siento muy orgulloso y vivo en Ushuaia. Brasileños dicen que eres arrogante, preopotentes y tenemos "el rey en el" vientre, pero que cuenta con más librerías por habitantes, Brasil o Argentina? Usted dice que no tenemos educación cuando visitó a sus padres, por lo que decimos cuando usted recibe. A mi me gusta visitar a sus padres, especialmente la parte norte del país, con hermosas playas y clima tropical, pero me asombra la cantidad de mendigos en las calles. Dejemos de lado esta rivalidad, porque somos todos los latinoamericanos.
    Por supuesto que me gustaría que mis padres recibieron el título de campeón del mundo del fútbol, pero este hecho no me da el derecho a ofender a mis vecinos hablar.

    ResponderExcluir
  29. Que pedreira a Alemanha, que triturou a Inglaterra, mesmo com o desconto do gol legítimo e anulado. A Argentina tem um caroço duro pela frente e será um tremendo jogo. Hoje, via a Copa do Mundo com cara de Copa do Mundo. Os ingleses lutaram e quase chegaram ao empate. Finalmente, futebol jogado e com emoções. Sou México desde criancinha, então meus queridos amigos argentinos (tenho vários, todos ligados ao tango, meu hobby) vão me desculpar, não se muda de time... Por falar em argentinos, acabo de ler a postagem da Alicia Delamo. Gostaria de dizer algo sobre essas questões Brasil X Argentina: somos povos irmãos, vivemos numa paz admirável (vejam as guerras de outras parte do mundo, entre vizinhos), nossos países são o maior parceiro comercial um do outro. Futebol é brincadeira, é esporte, vale falar tudo. Mas quando é a sério, por favor, acho que não devemos alimentar ódios tolos. Nos dois povos há todo tipo de gente, boa e ruim, educada e rude, culta e ignorante, etc. Devemos sim fomentar a paz e amizade.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  30. Boa noite, amigo Edward de Souza, meus cumprimentos pelo blog e pelas matérias postadas em tempo real. A rodada deste domingo me deixou inquieto. A FIFA tem que rever os conceitos e começar a usar a tecnologia para lances duvidosos! Esportes como natação, tênis, atletismo, formula 1 usam imagens e meios eletrônicos para definirem um resultado. Várias equipes foram prejudicadas nesta copa. O gol do Luis Fabiano usando a mão (que a imprensa brasileira ainda batiza de mão de Deus! Ridículo isto), o gol da Inglaterra contra a Alemanha que poderia ter mudado o resultado do jogo, o gol dos Estados Unidos legítimo e mal anulado, gol impedido do Tevez quando o México jogava muito melhor e tantos outros lances.

    Vamos parar com essa de que o erro faz parte do jogo. É um pensamento totalmente errado aceitar a desonestidade e falhas humanas que tiram times da competição e que acabam com um planejamento de 4 anos de muitas equipes, simplesmente pelo fato de que não pode haver interferência externa nas partidas. Temos que mudar isto e entender que tudo sofre uma evolução e que se usarem a tecnologia trará benefícios ao esporte e o fará um pouco mais justo.

    Abraços, meu bom amigo!

    Amílcar M. Castro - Jornalista - SP.

    ResponderExcluir
  31. Edward, boa noite!
    Ontem eu lhe fiz uma pergunta, a pedido de meu pai, e vc só me respondeu hoje pela manhã. E só agora é que consegui ler. Estamos como o sol e a lua. Quando um sai, o outro chega (rssssss...). Mas, entendemos sim suas explicações sobre esses encontros entre seleções nesta reta final da Copa. O meu pai estava instantes atrás aqui comigo e leu, mandou lhe agradecer. Com uma dessas tabelinhas nas mãos, ele conseguiu fazer os cálculos que vc ensinou e deu certo. De fato, Brasil só enfrenta a Argentina ou Alemanha se chegar na final da Copa. O Uruguai, caso o Brasil não dê vexame, seria na semifinal.

    Obrigada,

    Tatiana - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  32. Laércio H. Pintodomingo, 27 junho, 2010

    O jornalista Amílcar está correto, é preciso dar um basta nestes desmandos de arbitragens, para o bem do futebol mundial. Prá mim a FIFA e seus campeonatos mundiais estão perdendo a credibilidade. O que fizeram com o México hoje foi criminoso. A Argentina do Maradona estava sendo sufocada, o México dominava o meio-de-campo, Salcido tinha colocado uma bola no travessão e Guardado não tinha aberto o placar das oitavas de final da Copa do Mundo da África do Sul por muito pouco. Isso até o juiz cravar o punhal nas costas dos mexicanos. Depois ficou fácil. Agora tenho que acreditar que a Argentina é fortíssima candidata ao título. Não tem prá ninguém. Dunga pode fazer as malas, o campeão já está definido, daqui prá frente é só o circo...

    Abraços

    Laércio H. Pinto - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  33. Dez Motivos Para Ser Argentino
    01- Nenhum.
    02-Ser resultado do cruzamento de índio com italiano, mas pensar que é inglês.
    03-Nenhum.
    04-Achar que o vinho de Mendoza é melhor que o Chileno.
    05-Nenhum.
    06-Acreditar que são os melhores no futebol (na verdade, em tudo! ).
    07-Nenhum.
    08-Ser vizinho do Brasil.
    09-Nenhum.
    10-Ter o maior orgulho dos sapatos nacionais, mesmo que não consigam mais comprá-los.

    ABÇS

    Birola - Votuporanga - SP.

    ResponderExcluir
  34. Será que amanhã o árbitro não vai aprontar pra cima do Brasil, Edward? Entendo muito pouco de futebol, mas estava vendo a TV instantes atrás e mostraram o gol da Inglaterra, esse que o blog mostra a foto. Nossa, são cegos mesmo, o árbitro e o bandeira, a bola foi no fundo do gol e voltou. Depois a TV mostrou que o jogador alemão que marcou o primeiro gol estava impedido. Coitada da Inglaterra. E a credibilidade destes organizadores do Mundial, onde fica? Será que não se envergonham em não tomar uma atitude série contra esses árbitros e bandeiras? Ainda na TV, falaram que o árbitro e o bandeira viram o gol impedido do jogador da Argentina no telão do estádio, mas não podiam recuar por determinação da FIFA. E precisa entender de futebol pra ver que está tudo errado? Se uma câmara flagra uma pessoa roubando ela não é presa por isso? Se a câmara flagrou a irregularidade, o responsável pelo jogo tem que corrigi-la, que absurdo.
    Sabe Edward, mais uns dias de Copa e vou começar a escrever sobre futebol, estou ficando craque no assunto.

    Beijinhos

    Giovanna - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  35. Nosso amigo, o jornalista Amilcar M.Castro, tem toda a razão. Esse papo furado da Fifa, de que o erro faz parte do futebol, é coisa típica de gangster. E todo mundo sabe que os esportes sempre foram controlados por eles. Assim como é o Carnaval. A contravenção, de qualquer naipe, precisa de apelos populares, mercado. Ora, no turfe, há décadas, se um cavalo vencer por meio focinho os fotogramas mostram e tornam inviável qualquer polêmica. A constatação é em tempo real. Por que, então, não pode existir o mesmo sistema para dirimir dúvidas no futebo, seja gol, impedimento, escanteio, pênalti (quando acontece na risca da área)? Acontece que ai não dá para fazer maracutaia. Não dá para chegar num juiz e dar o recado de que a vitória da Argentina, por exemplo, interessa aos objetivos comerciais do evento. É lamentável e estou revoltado contra a sacanagem de que o México hoje foi vítima. Aquele gol ilegal, e imoral, derrubou emocionalmente o México, que tinha tudo até para ganhar o jogo, como se viu. E para terminar: é justamente por ter juízes tão péssimos, como este italiano, que a Fifa (e todo mundo) tem logo que introduzir tecnologia no futebol. Isso vai compensar a incompetência deles, além de dificultar a corrupção. Ou alguém acha que o futebol é puro e limpo, acima de qualquer suspeita? É só ver a ficha corrida policial dos cartolas.
    Abraços!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  36. Alicia, en viernes nasció mi nieta y se llama Alicia, como tú.
    Abrazos
    João

    ResponderExcluir
  37. Amigo João Gregório, parabéns pelo nascimento de sua netinha. Que a Alicia tenha saúde e seja muito, mas muito feliz!

    Abraços, amigo!

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  38. “Estou mais perdido do que gambá em loja de cosméticos”.- <*EUVIDEO*>

    Vou requerer a patente dessa frase, pois ela veio de imediato na minha cachola depois de ler ultimo comentário do Milton Saldanha.
    Será que todos nós mais de quatro bilhões de teles espectadores ou expectadores (espectador, com "s", é aquele que assiste a um filme, a um programa de TV, a uma peça de teatro, a um espetáculo etc., expectador, com "x", é quem tem expectativa), temos que engolir o que é pré programado pelos interesses financeiros dos cartolas?
    Se isso for fato, o timinho do brazil com “z” vai para a final, afinal aqui sempre foi o maior exportador de craques para o exterior. E como lá fora tem muitos exemplares desse produto, o interesse de valorizar a moeda chuteira deve ser a razão eminente do “cartolado” internacional.

    Padre Euvideo. Franca S.P.

    ResponderExcluir
  39. João Gregório, quero também lhe parabenizar pelo nascimento de sua netinha, a Alicia. E que ela, quando jovem, possa contar pra todos que nasceu no ano em que o Brasil conquistou o Hexa na África do Sul. Oxalá! Que Deus a abençõe e lhe dê saúde, paz e felicidade.

    Bom final de domingo a todos e vamos torcer amanhã pelo Brasil, contra o Chile. Vai ser 4 X 1, com dois gols de Kaká.

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  40. Antes que o Birola corrija o padre, leiam “direitos autorais” no lugar de patente.
    É isso mesmo Sr. Birolado?

    ResponderExcluir
  41. João, super parabéns pela netinha. Estou morrendo de inveja. Explico: meu sonho agora é ser avô e meus dois filhos não me ajudam. Abraço grande e curta muito a lindinha.
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  42. Caro Euvidio: um rápido e atual exemplo para ilustrar minha tese: o veto da Fifa ao Morumbi foi resultado de um lobby poderoso, de brasileiros, para que o governo construa um novo estádio, que depois da Copa será entregue ao Corinthians. É ano eleitoral, os caras não são loucos para dar munição aos inimigos quando o debate é sobre uso do dinheiro público. É claro que todo mundo esbraveja "não terá dinheiro público!" Quanto quer apostar como o etádio sairá,depois das eleições, e do nosso bolso? E que depois vai ser entregue ao clube? Esclarecimento: é o que penso mas não estou sendo original, isso que estou dizendo foi dito antes, com outras palavras, em editorais do Estadão e Folha.
    Abraço!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  43. Olá Edward


    Esses erros de arbitragens grosseiros ocasionarão novidades para os próximos jogos internacionais.
    É provável que seja usada até as filmagens tridimensionais. Não se pode mais ignorar a tecnologia.
    Será uma ajuda fundamental para a arbitragem. Um bem para eles mesmos que poderão se livrar da pecha de desonestos.
    Para o João: parabéns pela netinha. Eu ganhei uma bisneta. Maria Júlia é o nome.
    Uma gripe danada tem me impedido de participar ativamente do blog.

    Um abraço a todos

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  44. Edward,
    "Os chilenos, comandados por Marcelo Bielsa gostam de jogar para frente, o que pode deixar espaços para o estilo de contra-ataque favorecido pelo time de Dunga."
    Estas foram tuas palavras, ontem, aqui no Blog.
    Dito e feito! Nada como ler ou ouvir quem entende...
    Foi um jogo de desafogo para nós, brasileiros mas será que é uma equipe com garra bastante para um confronto com o Uruguai ou Argentina? Ainda tenho medo!
    Abraços
    joão

    ResponderExcluir
  45. Agradeço aos cumprimentos que me foram enviados pelo nascimento de minha sexta netinha. Ela foi registrada hoje e os pais optaram pelo nome Alissa e não por Alicia.
    Grande abraço
    João

    ResponderExcluir
  46. Juliano Morgado, que Deus abençõe tua
    Maria Júlia, um lindo nome. espero que seja um espírito de muita luz.
    João

    ResponderExcluir
  47. Boa noite pessoal.
    Edward,amei ler sua crônica, e também seu otimismo.
    Confesso que me dá um frio na barriga,imaginar uma final entre Brasil e Argentina,mas que seria um teste para o coração, sem dúvida.
    Imaginem só,isso acontecer e o Brasil dar aquele show de bola e nos tornarmos Hexa,iria calar a boca do Dieguito,até porque ver ele nu,ninguem merece,prefiro o Júlio César KKK.
    Tenho pena do Dunga com tantos julgamentos maldosos contra ele,reconheço que ás vezes ele pode até ser ranzinza,mas não merece essa falta de respeito dos críticos em geral,sem falar na pressão que ele passa todos os dias,muito difícil.E repito:quero que o Brasil seja Hexa,pelo prazer em ser campeão e para que o Dunga esfregue na cara de muitos. Acho que a frase: Vocês vão ter que me engolir cabe ao Dunga.
    E viva o Brasil Hexa Campeão.
    Senhora K. e as previsões?
    Beijossssssssss.

    ResponderExcluir