sexta-feira, 25 de junho de 2010

IMPRENSA TORCE PELO

FRACASSO DE DUNGA


Será que o pessoal que visita e faz comentários aqui no blog vai meter o pau neste escriba depois de ler o que vou continuar a escrever?
Aprendi, ao longo de minha vida, a não me deixar influenciar pelo o que a mídia, falada, escrita e televisada, propaga. A imprensa, de uma maneira geral, quando emite opiniões, não gosta de se ver contrariada. Na verdade, eu acho que não há, da parte da imprensa, humildade suficiente para admitir erros. Fale e escreva o que quer e, certamente, vai ouvir e ler o que não quer.

Alguns órgãos de divulgação deste país estão fazendo contra o Dunga, treinador da Seleção Brasileira, uma campanha sórdida. É de se lamentar.

Acredito até que, no alto de seu orgulho (descabido), alguns jornalistas ou cronistas esportivos estão torcendo para que a Seleção não consiga seu objetivo, que é o de se tornar hexacampeã.

Isso não quer dizer que Carlos Caetano Bledorn Verri, vulgo Dunga, também não seja tocado pelo excesso de altivez. Só que, ao contrário de seus desafetos, ele luta para ser campeão do mundo como treinador já que, como jogador, o é. Um vencedor! Não se deixa influenciar por palpiteiros. Pelo menos é o que parece, até agora.

A celeuma que se criou em torno da convocação de Ganso e Neymar, jogadores do Santos, provou que, apesar da intensa pressão da imprensa, Dunga não se deixou envolver. O tempo provou que o técnico da Seleção estava certo. Neymar prestaria um desserviço ao time. O já apelidado “Cai-cai”, certamente seria expulso no primeiro ou segundo jogo. O rigor da arbitragem não permitiria a “mise-en-scène” que o excelente jogador (mas, imaturo) está acostumado a fazer para conseguir faltas ou mesmo, um pênalti. Quanto ao Ganso, se viu em notícias recentes que o atleta foi submetido a uma artroscopia para eliminar inflamação na cartilagem do joelho. O que aconteceria se ele fosse convocado?

O descontentamento da imprensa com os técnicos das Seleções Brasileiras é proverbial. Na Copa de 1970, João Saldanha, jornalista e comentarista esportivo, foi convocado pela CBD para ser o técnico da Seleção. É verdade que o sucesso do treinador com times cariocas foi levado em conta. Mas, por trás de tudo isso havia uma finalidade - conseguir menos pressão da imprensa.

Dunga não diz “amém” aos “donos da verdade”. Por isso é atacado, impiedosamente. Por realizar treinos secretos onde são ensaiadas jogadas estratégicas. Por ser rigoroso disciplinarmente. Por não atender com “luvas de pelica”, aqueles que o destratam e os palpiteiros de plantão.

Já perdemos copas por excesso de liberdade. E isso é do conhecimento público. A luxúria e a gula, entre outras coisas ocasionaram prejuízos enormes. Não conseguimos o título máximo do futebol mundial.

A convocação de Ronaldo, Ronaldinho (que nada faz em jogos da seleção) e Roberto Carlos foi exigida por um grupo de palpiteiros. Querem maior absurdo do que esse?

Existe, ainda, todo um interesse político por trás dos jogos da Seleção. A FIFA e governos estão sempre envolvidos. Assim foi na Inglaterra, em 1966, onde os inventores do futebol (aperfeiçoado pelos brasileiros) se sagraram campeões. Busquem na História e poderão verificar a interferência política. Na Argentina, em 1978, o escândalo foi arrasador e a sujeira que rolou fede até agora.

Poderia um simples treinador impedir que isso acontecesse? Poder não poderia, mas um cara como o Dunga botaria a boca no trombone. No último jogo do Brasil, onde ele conseguiu ganhar da Côte d’Ivoire por 3 x 1, a imprensa teve um prato cheio para desmascarar a interferência externa. Mas, se calou! Para uma partida de futebol dessa importância, foi escalado para apitar a peleja um trio de árbitros franceses.

Por que a bronca? A Costa do Marfim (Côte d’Ivoire) teve como um de seus colonizadores a França, cujos interesses econômicos ainda são de grande monta naquele país africano. A língua oficial do país é o francês.

Para finalizar, qualquer motivo é suficiente para largar a madeira em cima do Dunga. No domingo, após o jogo, numa coletiva com a imprensa, os microfones ficaram abertos (sabe-se lá se de propósito ou não...), momento em que o técnico despejou um vocabulário chulo pra cima dos mastodontes do time adversário (teve muitas razões para isso). É a coisa mais natural do mundo. Entretanto, a imprensa, muito educada, aproveitou o fato para, mais uma vez, desancar o técnico da Seleção.

Ontem, mais sereno, Dunga teve a hombridade de desculpar-se com a torcida brasileira, demonstrando que não perdeu a seriedade com que pauta o seu comportamento, desde a época em que era jogador.
------------------------------------------------------------------------------------
*J. Morgado é jornalista, pintor de quadros e pescador de verdade. Atualmente esconde-se nas belas praias de Mongaguá, onde curte o pôr-do-sol e a brisa marítima. J. Morgado participa ativamente deste blog, para o qual escreve crônicas, artigos, contos e matérias especiais. Contato com o jornalista: jgarcelan@uol.com.br
-----------------------------------------------------------------------------------
RESULTADOS DOS JOGOS DESTA SEXTA-FEIRA (25-06), PELA COPA DO MUNDO DE FUTEBOL, NA ÁFRICA DO SUL:
BRASIL 0 X PORTUGAL 0
COREIA DO NORTE 0 X COSTA DO MARFIM
3
CHILE 1 X ESPANHA
2
SUIÇA 0 X HONDURAS 0
------------------------------------------------------------------------------------

37 comentários:

  1. Caríssimo amigo e excelente articulista J. Morgado: Nota 10! Colocou o dedo na ferida. Não tenho mente corporativista, minha consciência crítica não admitiria. Então assino ao pé da sua crônica quando se refere à imprensa. Eu que o diga. Não suportei trabalhar na revista Veja (e ganhando bem), como repórter da editoria de Economia, por razões parecidas com estas que você aponta. Mas é um episódio que prefiro deixar quieto, é do passado. O Dunga é turrão, meio índio grosso, não tem o charme e cavalheirismo de um Parreira, mas tocou até aqui, como disse recentemente, um projeto vencedor. Acho que peca, contudo, no exagero como fecha o time à mídia. Poderia ser levemente mais flexivel e desarmaria parte do dispositivo. Sobre o Ganso, tenho um palpite: no dia em que se recusou a sair de campo, afrontando o técnico (e toda a mídia achou aquilo lindo), acho que ali selou sua sorte. O Dunga não aceitaria uma coisa dessas, ainda mais numa Copa. Ao ver a petulância do rapaz, ainda que jogue muita bola, deve ter ficado com as orelhas em pé.
    Parabéns, J.Morgado!
    Abraços!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, amigos e amigas!

    Hoje, o jornalista J. Morgado aborda, com muita propriedade, um tema que está na boca do povo - a celeuma causada pelas críticas da Imprensa a Dunga, o técnico da Seleção Brasileira de Futebol, que ora disputa a Copa do Mundo da FIFA, na África do Sul.

    E J. Morgado se posiciona. A favor de Dunga. Expondo os seus motivos. Serenamente e com argumentos contundentes, como é do seu jaez.

    A propósito, estamos a poucas horas da partida decisiva para a escolha da Seleção campeã do Grupo G - Brasil ou Portugal, quando vamos conhecer nossos próximos adversários, agora na fase eliminatória das oitavas de final.

    Portanto, amigos e amigas, todos torcendo pela SELEÇÃO BRASILEIRA!

    Um abraço e aproveitem o dia!

    ResponderExcluir
  3. Mais uma coisinha: na média geral, esta vem sendo a Copa mais medíocre que já vi em minha vida, desde 1958, quando comecei a acompanhar o torneio e já contei aqui, em crônica. Nem a Argentina está me convencendo, e me desculpe quem acha o time deles maravilhoso. Não considero desprezível, longe disso, mas também não me encanta. Já o Brasil, vejamos: fez todos os gols mais bonitos; tem unidade; está jogando com vontade; tem esquema tático, mesmo que de vez em quando irrite. Posso errar, em futebol ninguém tem bola de cristal, nem prevalece lógica, mas acho que nosso caminho é para o título.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  4. Bom dia amigos e amigas deste blog...

    Prezado amigo-irmão J. Morgado, apesar do seu texto impecável, permita-me, dentro deste espaço democrático, contestar seu ponto de vista. Olha, meu Irmão, a solução mais utilizada hoje em dia para se empurrar um problema com a barriga é culpar a Imprensa. Se o clube de futebol não está conseguindo os resultados esperados, é óbvio que são os repórteres os maiores responsáveis pelo fracasso. A solução é fazer greve de entrevistas para prejudicar essa imprensa alviverde, alvinegra ou tricolor. Será que a nossa classe é tão inescrupulosa e interesseira ou são as personagens da notícia que não sabem a real função do trabalho jornalístico?

    Os atritos do técnico Dunga com a imprensa são rotineiros. Dunga não passa uma entrevista sequer sem fazer alguma crítica direcionada aos profissionais que realizam a cobertura da Seleção Brasileira. Depois do último jogo em que o Brasil venceu Costa do Marfim por 3 x 1, Dunga não perdeu a oportunidade de atacar os jornalistas quando perguntado se daria folga para os jogadores no dia seguinte. "Não adianta dar muito tempo livre porque, se eles saírem, vocês vão atrás deles. Então quer dizer que não é folga, é trabalho. É melhor eles ficarem lá, relaxarem, tranquilos, e esperarem o próximo jogo".

    O jornalista não existe para elogiar, aplaudir, levantar a bola. Ele tem uma função extremamente importante para a sociedade e, por isso, deveria ser mais respeitado em vez de servir como bode expiatório para pessoas em apuros. É claro que existem bons e maus jornalistas, assim como há políticos honestos e corruptos e jogadores craques e pernas-de-pau. O que precisa ficar cristalino é que essa cada vez mais constante crítica vazia à imprensa já passou do limite e começa a entrar em um cenário perigoso.

    A sobrevivência da democracia depende também de uma imprensa independente, justa, imparcial. Não existe nada mais antigo do que jogar a culpa na imprensa quando faltam argumentos de defesa. É da natureza humana adorar quem elogia e odiar quem critica. E, como a imprensa existe muito mais para criticar do que para elogiar, ela é quem termina pagando o pato.

    Um forte abraço...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, J. Morgado, daqui a pouco tem Brasil e Portugal, vamos ganhar de 2 x 1. Sobre seu texto desta sexta-feira, não é preciso entender de futebol para comentá-lo. Em minha opinião, brigas entre o Dunga, treinador da nossa seleção e jornalistas não deveriam existir. Principalmente agora em Copa do Mundo. Dunga e os jornalistas deveriam se unir, colocar panos mornos nesta discussão que só prejudica nossa seleção, e lutarmos para a conquista de mais um título. Se o Brasil perde a Copa a quem culpar? Dunga, jogadores ou os jornalistas? Para mim, todos serão os culpados por uma derrocada na África do Sul, por toda essa polêmica que provocam antes dos jogos.

    Vamos torcer pela seleção e pela paz entre todos!

    Bjos

    Bruna - UFJF - Juiz de Fora/MG

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Senhor J. Morgado!
    Também acredito que a Imprensa muitas vezes exagera, mas não creio que torce pelo fracasso do Dunga, conforme o título de sua crônica de hoje. Até porque seria torcer para a Seleção Brasileira perder, isso é quase impossível para nós, brasileiros, fanáticos pelo futebol. E não podemos esquecer, por traz de cada jornalista, muitos aqui no blog e bons, existe um coração apaixonado pelo Brasil e sua seleção. Críticas sempre vão existir, porque, como diz meu pai, cada brasileiro tem em sua cabeça um jogador ideal e gosta de escalar a seleção. Isso não vai mudar! Vamos esperar Brasil e Portugal. Se o Brasil perder e jogar mal, coitado do Dunga, até eu vou xingá-lo (rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs). Mas, sou Brasil, 3 x 0.

    Beijinhos a todos e vamos torcer!

    Tatiana - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  7. Dileto Edward de Souza: Você disse bemm, a imprensa tem todo tipo de gente. Conheci "jornalista" que achacava mesmo, nos moldes dos políticos mais corruptos. Depois escrevia, ou falava na TV, em tom moralista. A crônica esportiva sempre foi vista no nosso meio como a mais contaminada pela corrupção, e você sabe disso. Mas existem, claro, profissionais sérios e de profundo senso ético. O Dunga tem sido vencedor, e ninguém poderá contestar com o histórico da Seleção nos últimos dois anos. Mas tem dois problemas: é muito ignorante (no sentido cultural mesmo) e autoritário. Essa mistura toda resultou na celeuma que aí está. Convém sempre desconfiar, inclusive de certos coleguinhas.
    Abraço grande!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  8. Oi pessoal, bom dia Sr. J. Morgado, estou na maior expectativa para o jogo de daqui a pouco entre Brasil e Portugal. Perto da minha casa tem uma padaria, não preciso nem dizer qual a nacionalidade dos dois gajos proprietários, não é? Fui pela manhã com meu pai buscar leite, pão e pães de queijo deliciosos que fazem lá e adivinhem só o que o Manoel, dos dos donos me disse: "com aquela "brigalhada" do Dunga e dos jornalistas, o Brasil vai perder hoje de 1 x 0, gol do Cristiano Ronaldo". Como repercute o que é ruim, não? Mostrei minha camisa do Brasil para ele e respondi: 4 x 0 para o Brasil. Tomara, senão tenho que ficar sem os pães de queijo e a pizza de atum por um bom tempo. Como voltar na padaria se o Brasil perder? Mas vai ganhar, Deus é brasileiro.

    Beijos a todos e viva o Brasilllllllllll...

    Carol - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  9. Olá Amigos

    Bom dia

    “Imprensa Marrom”, um termo que se usava para ataques gratuitos e com a finalidade de desancar organismos ou pessoas.
    Pensei que isso tinha desaparecido na grande imprensa. Isso ainda é usado em jornalecos de pequenas cidades para atacar a oposição ou situação.
    Na verdade chega-se a conclusão que todos nós somos apenas mercadorias de uma mídia implacável e sórdida. Cifrões, nada mais.
    Afamados apresentadores que ganham fortunas procuram se manter no pico para conservar seus altos salários e para isso, deixam a ética jornalística de lado.
    É evidente, como disse meu irmão Edward, que a imprensa deve ser livre, democrática e responsável.
    Acredito piamente, que a maioria dos jornalistas são éticos. Estes, porém, são empurrados por uma minoria ou empresas que visam apenas o lucro.
    Os Ibopes da vida escravizaram a mídia.
    O assunto agora é o Dunga, seus erros e acertos. A imprensa aparece no caso, como dona da verdade dando as famosas “carteiradas”: “Sabe com quem está falando?” A Rede Globo na berlinda!

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  10. Olá Amigos

    Bom dia
    James Pizarro é muito conhecido no Sul do País e escreveu a crônica abaixo
    Interessante.
    Paz. Muita Paz.
    J. Morgado


    “DUNGA, UM HOMEM DE VERDADE !
    O Dunga foi capitão da seleção, lembram? Xingava todo mundo e exercia liderança absoluta sobre seus colegas dentro do campo.
    Para que a comissão técnica conseguisse bom comportamento do Romário durante a Copa botaram o mesmo a dormir no quarto do Dunga. Romário até hoje diz que o melhor amigo que ele teve na Seleção foi o Dunga, porque lhe deu sempre bons conselhos e conversavam horas a fio.
    Foi capitão no Internacional de P. Alegre, do qual saiu porque reclamou duma diferença de 400.000 reais que não lhe pagaram. Abandonou as chuteiras, entrou na justiça e teve ganho de causa. E fez uma doação dos 400.000 reais para uma instituição de caridade de P. Alegre que atende crianças com câncer.
    Qual jogador que faria isso nesse bando de mercenários que andam por aí?
    Como técnico tem suas convicções e delas não se afasta.
    É viril, sim, como foi dentro de campo. Todo mundo sabe que, fora do campo, é uma moça tímida. Mas se transforma num guerreiro quando defende seu trabalho e suas convicções.
    E exerce total liderança entre os jogadores, cada um deles com o Ego maior do que um transatlântico. Depois da partida contra Costa do Marfim, quase quebraram nossos melhores jogadores. Queriam que Dunga recitasse poemas parnasianos na entrevista? Chamou alguns críticos de filhos da puta. E daí? Alguns são mesmo!
    É um homem de verdade o Dunga. Num país habitado quase por fantoches e marionetes.
    Como é honesto, é criticado.
    Como é direto e coerente, é chamado de grosso.
    Como não adula jornalista, é sabotado.
    Como caga e anda para a crítica, é odiado.
    A Globo que crie vergonha e critique a roubalheira que ocorre no país, sem medo de perder as verbas publicitárias dos Correios, Caixa Econômica e demais órgãos estatais.
    E deixe o Dunga trabalhar em paz”.

    ResponderExcluir
  11. Senhor J. Morgado, está claro que estou torcendo como nunca pelo Brasil hoje contra Portugal e já estou assistindo aqui em casa, com convidados que me chamam para a sala. Só uma pergunta; se o Brasil perder hoje, quem será apontado como culpado? A Imprensa, o Dunga, os jogadores ou o árbitro. Detalhe, a Imprensa não joga bola..........

    Abçs

    Birola - Votuporanga - SP

    ResponderExcluir
  12. Oi Edward e J. Morgado!

    Tadinho do Dunga, ele é meio azedo mesmo, né! Gente, não entendo nada de jogo de bola, invejo vocês, mas me diverti muito com a Mm K-Dent. Tenho sérios motivos prá imaginar quem é o jornalista! Vamos ao jogo!

    Ilca

    ResponderExcluir
  13. Senhor J. Morgado, eu não entendo muito ou quase nada de futebol, mas a julgar pelos gritos de "Dunga burro", "mexe no time Dunga", que eu ouvi sem parar do pessoal aqui em casa, a Imprensa tem razão. O homem, além de carrancudo é teimoso e não muda o Brasil, mesmo vendo que Portugal jogava melhor. Sei não, Dunga e sua seleção não vai muito longe, acho!

    Fabiana - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  14. Olá Amigos

    Errei feio. Não contava com o compadrio existente entre Brasil e Portugal!
    Mas, de qualquer forma, primeiro lugar na chave é ótimo.
    Vamos pegar a Suíça? Seria ótimo!

    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  15. Pessoal, depois deste 0 x 0 sofrido, o que será que a Imprensa vai comentar? Que o Dunga é o melhor técnico do mundo? Se falar o contrário vão cair em cima e de pau nos jornalistas, com certeza. O Dunga vai dizer que o Brasil foi o primeiro do grupo e que nossa Imprensa critica demais, aposto. E eu gosto e acompanho futebol, vou sempre com meu pai nos jogos do São Paulo, onde ele é conselheiro. Porisso posso dizer que foi o pior jogo da Copa, meu Deus!

    Beijinhos,

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde, amigos e amigas!

    Estou bastante decepcionada com o mau jogo do Brasil, mas não surpresa. O meio campo, inoperante, amarrou o jogo. Júlio Batista, coitado, assistiu o jogo das arquibancadas, junto com Kaká e Elano. Os jogadores estão inseguros - foram contaminados pelo clima dos bastidores, gratuitamente arranjado pelo seu próprio técnico, que não soube trabalhar a sua imagem pública. Dunga, infelizmente, tem agido como um "piá bobalhão", como dizemos no bom jargão gaúcho! Considero inadmissível que uma pessoa pública, como ele, que tem uma bagagem de bons serviços ao esporte, ou seja - é um vencedor, tem admiradores - tenha caído na esparrela de baixar o nível ao extremo, utilizando palavrões que aqui são impublicáveis, não para xingar os jogadores da Costa do Marfim, na entrevista pós-jogo, no domingo, mas para dirigir-se a um repórter. Não interessa se o jornalista era da Globo ou da Folha de Arapiraca. Um homem público não pode perder a cabeça. Desestabilizou-se e desestabilizou o time. Perdeu-se. Rebaixou-se.

    Meu modelo de técnico é o Luiz Felipe Scolari. O Felipão é brabo, mandão, mas todo o mundo o adora, porque ele é uma pessoa que congrega, apaixona e inclui. É o pai de todos. Já viram o Felipão comprar briga gratuita com a imprensa e estendê-la a ponto de prejudicar o seu time? Obviamente, NÃO! Aí reside a diferença.

    E não adianta pedir desculpas à torcida. Elas foram forçadas, para amenizar o fiasco. Problemas pessoais todo mundo tem. Que o digam os pobres desabrigados de Alagoas e Pernambuco. Só que eles não têm voz e não ganham R$ 1 milhão por mês...

    Ainda continuo acreditando que o Brasil pode ser campeão. Esperemos.

    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  17. Senhor J. Morgado, quem convocou estes jogadores e escala a Seleção Brasileira é o Dunga. Comanda a maior paixão popular, porisso sujeito a críticas e elogios. Tem que assimilar isso, não adianta esbravejar e culpar a Imprensa. No jogo de hoje nossa Seleção esteve sofrível, espero que melhore. Fica difícil acreditar nessa seleção sabendo que na lateral esquerda temos o tal de Michel Bastos. De onde veio esse cara? Vai ser ruim assim lá na Coreia do Norte.

    Abraços

    Miguel Falamansa - Botucatu - SP.

    ResponderExcluir
  18. O técnico da seleção brasileira abriu fogo contra a Rede Globo. Dunga deu na canela do comentarista Alex Escobar, da Globo. Poucas horas depois, um dos apresentadores do programa Fantástico, Tadeu Schmidt, da África leu um editorial da emissora detonando Dunga.

    Tudo tem um porque, antes do ataque ao Dunga no Fantástico, o Jornal O Globo já havia descido a lenha na seleção e principalmente no seu treinador.

    Qual a razão dessa súbita mudança de comportamento?

    Vamos aos fatos:

    Segunda feira, véspera do jogo de estréia da seleção brasileira contra a Coréia do Norte, por volta de 11 horas da manhã, hora local na África do Sul.

    Eis que de repente, aportam na entrada da concentração do Brasil, dona Fátima Bernardes, toda-poderosa Primeira Dama do jornalismo televisivo, acompanhada do repórter Tino Marcos e mais uma equipe completa de filmagem, iluminação etc.

    Indagada pelo chefe de segurança do que se tratava, a esposa do poderoso William Bonner sentenciou: "Estamos aqui para fazer uma REPORTAGEM EXCLUSIVA para a TV Globo, com o treinador e alguns jogadores...".

    Comunicado do fato, o técnico Dunga, PESSOALMENTE dirigiu-se ao portão e após ouvir da Sra. Fátima o mesmo blá-blá-blá, foi incisivo, curto e grosso, como convém a uma pessoa da sua formação: "Me desculpe, minha senhora, mas aqui não tem essa de "REPORTAGEM EXCLUSIVA" para a rede Globo. Ou a gente fala pra todas as emissoras de TV ou não fala pra nenhuma...".Brilhante !!!

    Pela vez primeira em mais de 40 anos, um brasileiro peitava publicamente a Vênus Platinada !!!

    "Mas... - prosseguiu dona Fátima - esse acordo foi feito ontem entre o Renato (Maurício Prado, chefe de redação de esportes de O Globo) e o Presidente Ricardo Teixeira. Tenho autorização para realizar a matéria".

    Dunga: - "Não tem autorização nem meia autorização, aqui nesse espaço eu é que resolvo o que é melhor para a minha equipe. E com licença que eu tenho mais o que fazer. E pode mandar dizer pro Ricardo (Teixeira) que se ele quer insistir com isso, eu entrego o cargo agora mesmo!".

    O treinador então virou as costas para a supra sumo do pedantismo e saiu sem ao menos se despedir.

    Dunga pode até perder a classificação, a Copa, seu time pode até tomar uma goleada, qualquer fiasqueira na África, mas sua atitude passa à história como um exemplo de coragem e independência frente a uma das instituições privadas mais poderosas no País e que tem por hábito impor suas vontades, eis que é líder de audiência e por isso se acha acima do bem e do mal.

    Em linguagem popular, o Dunga simplesmente mijou na Vênus Platinada ! Sugiro uma estátua para ele !!!

    Após, a poderosa Globo, a mesma que levou o Collorido ao poder e depois o detonou por seus interesses, agora difama o Dunga, tá certo que o cara é meio Ogro, mas não teve o direito de se defender dos ataques em momento algum.

    Falar mal do cara é liberdade de imprensa. Ouvir o cara não pode?

    A reação do povo foi imediata. O editorial lido no programa "Fantástico", da Rede Globo, deu repercussão no mundo virtual. E pela primeira vez na história o Brasil inteiro apóia o técnico da Seleção. Só a Globo para conseguir isso...

    Dentre os assuntos mais comentados no Twitter nesta segunda-feira (21), a frase "Cala boca, Tadeu Schmidt" era líder absoluta, superou até a antecessora "Cala Boca, Galvão", que liderou por dias seguidos os Trending Topics.

    E não parou por ai. Em apoio ao técnico da seleção brasileira, os twiteiros lançaram o "Dia Sem Globo", que será nessa sexta-feira, quando o Brasil vai jogar com a seleção de Portugal, no encerramento da primeira fase da copa.

    Todo mundo na Band, ESPN ou em outra emissora, não vamos sintonizar a Globo na sexta-feira, temos que começar a deixar de ser gado manso, mostrar que não somos trouxas manipuláveis.

    VAMOS FAZER O BRASIL INTEIRO PENSAR !!!!!

    ResponderExcluir
  19. Será que a “Fatinha Véia” gritou tanto com o dunga e por isso perdeu a fala?
    Eu já disse! “Muié e futebor não da cerrrto”...

    Padre EL-video.

    ResponderExcluir
  20. Olá Birola

    Boa tarde

    Sabe que você tem razão. A imprensa não joga bola. Ela tenta escalar o time e às vezes consegue.
    Mas isso acontece com quase duzentos milhões de técnicos brasileiros. Chamam o técnico de burro, mas esquece que o GAÚCHO não perdeu nenhuma ainda.
    Só espero que a 19ª- Copa do Mundo não seja a primeira.
    Provavelmente depois da Copa, por seus feitos, irá ganhar milhões em outras plagas.

    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  21. O que existe nos bastidores de tudo isso é uma luta política pelo poder. O incidente com a reportagem da Globo foi mero detalhe e pano de fundo de coisas mais cabeludas. Há milhões de dólares envolvidos nessa brincadeira toda, muita gente forrando os bolsos. Até a crise com o Dunga interessa, pode parcer maluco dizer isso, mas joga o Ibope dos caras nas núvens. Imaginem uma Copa sem polêmica, todo mundo bonzinho, pedindo desculpa no meio do campo, batendo palmas para o juiz que deu penâlti. Você vai desligar a TV e dormir, não vai? Ou por que acham que a Fifa resiste à tecnologia para elucidar lances duvidosos?
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  22. Sr. J. Morgado, o comentário postado pelo Padre Euvideo circula na internet faz alguns dias, com a clara intenção de desestabilizar a Rede Globo, obra, ao que parece, da concorrência. Além desse e-mail que o padre reproduziu, circulou outro pedindo para ninguém assistir o jogo pela Globo. Eu assisti hoje contra Portugal e vou continuar assistindo na Globo, é um direito meu. É difícil acreditar que torcedores sejam os responsáveis por esses e-mails, logo eles, críticos maiores de Dunga. Certamente a concorrência está encabeçando tudo isso, mas não querer determinar onde eu devo ou não assistir o jogo, ora. E tem tontos que caem nessa onda toda.

    Daniela - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  23. J. Morgado.
    Estou com você integral.
    Não tenho saberes para entrar na discussão do futebol, no entanto, acho uma vergonha o tal profissionalismo que corre por ai envolvendo milhões ou bilhões e, pior, sem suor e amor a camisa.
    Lógico que eu me junte aos outros na hora de torcer pelo Brasil.
    O Dunga perdeu algum jogo nesta copa? Saiu do grupo em primeiro?
    Está dentro da copa e outros grandes já foram embora.
    Continuarei torcendo pelo Dunga, assim me comportando, estarei ajudando o Brasil. É pena que muita gente tire proveito da vitoria brasileira para outros fins de nenhum interesse do esporte. Garcia Netto

    ResponderExcluir
  24. O Milton tem razão.Mesmo que sejamos hexa, esta é a pior seleção dentre as 13 Copas por mim presenciadas.
    Joguinho mais "furreca" esse de hoje!
    João

    ResponderExcluir
  25. E quem convocou essa seleção, João Batista? O povo? A Imprensa, ou o Papa? Foi o Dunga. Com todo o respeito ao Senhor Garcia Netto, todos nós, brasileiros, torcemos para a nossa seleção, mas não podemos bater no peito e dizer que estamos jogando um futebol digno de um pentacampeão, convenhamos. O Sr. Garcia pergunta: o Dunga perdeu algum jogo nesta Copa? Só faltava isso, Senhor Garcia, perder para a Coreia que tomou de 7 de Portugal e da Costa do Marfim, que só ganhou dos pobres coreanos. Quando pegou uma seleção meia-boca, como Portugal, tremeu, jogou muitíssimo mal e empatou, mas merecia ter perdido. Essa, a nossa pior seleção, não vai muito longe e a culpa não é da Imprensa. Repito, a Imprensa não convoca jogadores e não joga bola, o resto é conversa mole pra boi dormir...

    Birola - Votuporanga - SP.

    ResponderExcluir
  26. Olá Daniela, você tem toda a razão. Irresponsáveis são esses anônimos que lançam e-mails sem pé nem cabeça na internet tentando iludir (e conseguem), inocentes que ainda acreditam em Papai Noel. Como você, recebi o e-mail que o Padre Euvideo publicou na íntegra acima e esse outro pedindo para que ninguém sintonize a Globo, boicotando-a por causa de um incidente que não houve. Deletei todos eles e muitos deles, enviados até por amigos e amigas aqui do blog.

    Costumo ler com atenção e-mails sensacionalistas e logo descubro que são fajutos. Atente para o seguinte, Daniela. O e-mail disse que a Fátima Bernardes ficou rouca de tanto gritar com o Dunga, que teria recusado dar uma entrevista a ela e a TV Globo. Por causa desse problema vocal ela teria voltado para o Brasil. Nem escrever cascatas o "sacana" sabe. Fátima Bernardes sarou meia hora depois que o dito cujo soltou o e-mail, porque continua bela e falando muito bem e... Na África do Sul, onde cobre a Copa, como apareceu hoje no Jornal Nacional. Mais ainda. Se estava a Fátima Bernardes, o Tino Marcos e cinegrafistas em busca de uma entrevista com o Dunga, quem ouviu e gravou toda essa conversa na íntegra?

    É preciso cuidado com e-mails que recebem. Leiam e analisem primeiro antes de ficar enviando adoidado pra todos os cantos. Caluniam uma emissora de TV que, quer queiram ou não, lidera a audiência no País e isso incomoda. A Fátima Bernardes é uma extraordinária jornalista, educada e jamais iria discutir com o Dunga, isso eu também duvido. Sem pé nem fundamento, esses e-mails lançados na rede mundial de computadores. Como não sou tonto, como você também não é, Daniela, deletei todos eles.

    Sobre a Seleção Brasileira que enfrenta o Chile segunda-feira, 15h30, no mata-mata (quem perder sai fora), escrevo um artigo para amanhã neste blog.

    Um forte abraço...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  27. Por favor! Deixem-me em paz com a minha branquinha no matagal, digo floresta.

    ResponderExcluir
  28. O Birola tem razão, essa seleção não está mostrando firmeza.
    A não ser que o protegido da Branca de Neve está querendo resguardar o timinho para as quartas de finais.

    ResponderExcluir
  29. Boa noite!
    Hoje demos uma pausa nas nossas atividades em razão do jogo do Brasil contra Portugal. O comportamento do técnico da seleção brasileira, Dunga, foi questionado pelo meu mestre e professor, Dr. Miguel Arcanjo, (Professor de Medicina e psiquiatria da USP).
    Dr. Miguel Arcanjo, homem centrado, dinâmico, educado e lúcido, me informou que leu a crônica de J. Morgado neste blog e pediu que eu também acompanhasse com atenção o texto, para depois apresentar o diagnóstico sobre o comportamento do técnico brasileiro no comando da seleção durante a Copa da África do Sul.
    Fiz um retrospecto da conduta do Dunga através de vídeos e entrevistas concedidas nos últimos meses. A conclusão foi que o poder pode gerar idéias deliróides, de grandeza, riqueza e de irreal inteligência com sintomas psicóticos, acompanhado de alucinações, sentimentos de influência e de inspiração, resultando no dever de achar que são capazes de decidir tudo sozinhos.
    A cognição e a percepção do pensamento no estado euforia costuma ser repleto de idéias de grandeza, autoconfiança incomodamente elevada, otimismo exagerado, falta de juízo crítico e da inibição social normal. A impulsividade pode levar a consequências desastrosas, torna o individuo agressivo, principalmente quando a responsabilidade o faz enxergar que fez a escolha errada e, muitas vezes, o faz esconder o jogo da Imprensa, não conseguindo mais encontrá-lo quando a prática assim exige, como no caso de hoje contra Portugal.
    O transtorno bipolar ou distúrbio bipolar é uma forma de mudança de humor, caracterizado pela variação extrema, reação social entre uma fase maníaca ou hipomaníaca e hiperatividade do cérebro indeciso. Essa indecisão, aliada a escolha errada dos seus comandados, deixa uma aflição permeada pelo medo de ser um derrotado. Nessa situação, os comandos cerebrais que controlam o cerne repositor das beneplácidas adjacentes refeitoras, dão um aspecto anormal na influência psicossomática alucinatória irreversivel.
    A situação é gravissima, perseguido pela imprensa e pela critica em geral, o Dunga se fortalece na própria ignorância, colocando uma redoma em torno dos salvadores da pátria com a falsa ilusão de conquistar mais uma estrela desse universo corruptivo e de interesses calcados nos sentimentos mais puros da carência de afetos, que é o esperançoso povo brasileiro.

    Dr. Sebastião Honório - Psiquiatria

    ResponderExcluir
  30. Amigos do blog de ouro boa noite.
    Apesar de a muito tempo não deixar um comentario em "nosso" blog, não poderia aqui me omitir e deixar de cumprimentar o meu Xará amigo J Morgado,(não desmerecendo os demais articulistas)
    Acontece que Juliano mostrou em seu artigo uma faceta do jornalismo que muita gênte desconhece.Muitos deles se julgam os donos da verdade, e isso é muito feio, pois os mesmos com sua arrogancia demerecem os proprios companheiro.
    Parabéns ao DUNGA pela resposta dada a jornalista Fatima Bernardes ao dizer que quem manda do campo para dentro é ele (Dunga)e que se o Presidênte da CBF que fora quem dera a autorização para a reportagem não estivesse contente, Dunga colocava o cargo de treinador a disposição do mesmo.
    Èra preciso um acontecimento desses para que todos saibam que a "GLOBO" não é tão poderosa como parece e que quem tem sangue nas veias póde e deve afronta-la.
    Em todas as profissões existem profissionais capazes e outros nem tanto, mas na famigerada GLOBO todos eles se julgam acima do bem e do mal
    Uma "patadas" de vêz em quando é nescessário para que eles (os globais) entendam que são humanos e que nem sempre estão cértos em seu desempenho profissional
    Confesso aos amigos do "nosso" blog, que não assisto televisão a exatos 12 dias,pois não aguento mais COPA do MUNDO.com a qual nada ganho.
    Tambem não deixo de acompanhar diariamente o blog, com seus articulistas fabulosos e comentaristas sérios e competentes.
    Abraços Juliano, Edward e demais amigos do BLOG de OURO
    Uma ótima semana a todos.

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  31. Dr Tiãozinho qual e a marca do seu carro? Sabia que você é um gatinho?
    Meu fofinho

    ResponderExcluir
  32. O Brasil na copa é uma seleção de anões: 1 Dunga, 23 Felizes e 180 milhões de Zangados!

    Leopoldo Norinho - Corumbá

    ResponderExcluir
  33. Olá Leopoldo Norinho

    Bom dia

    Entrei apenas para perguntar como vai Corumbá. Uma cidade belíssima, “capital” do Pantanal que freqüentei durante quase trinta anos.
    Quanto dourados, pintados, jaús, piraputangas... Que saudade sô!

    Um abraço e volte sempre.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  34. Olá Amigos

    Bom dia

    Quero agradecer a todos os que aqui colocaram comentários.
    Há um dito popular que diz: “Religião e Futebol não se discute”.
    Tudo é discutível! Desde que se faça com respeito e bom senso.
    Foi o que aconteceu com esta matéria.
    E isso me deixou muito feliz.
    Espero que consigamos o hexa.
    Das dezenove copas disputadas até agora, o Brasil se colocou 12 vezes em evidência.
    Cinco campeonatos, segundos lugares, terceiros e até quinto.
    Nenhuma outra nação conseguiu este feito.
    Dezenove copas e mais a de 2014, somam-se 20 copas. Ou seja, participou de todas!

    Um abraço a todos

    Paz. Muita Paz

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  35. Olá J.Morgado.
    Em outras ocasiões defendi Dunga, e continuo achando que os Brasileiros estão massacrando o treinador sem motivos.
    O problema é que a"toda poderosa" Rede Globo para mim é como aquela criança egocêntrica,quer mandar e desmandar, e coitado de quem não fizer suas vontades, e falar amém para seus desmandos.
    O Dunga merece todo o apoio dos Brasileiros,e não esses ataques dessa emossora que acha que é a dona do mundo,para mim ele deve dar entrevista,quando achar necessário,e esse negócio de exclusividade da Globo, deveria não mais existir,quem sabe agora ela verá que nem todo mundo diz "amém.
    Palmas para o Dunga.
    Beijosssssssssssss.

    ResponderExcluir