quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

LUTO: LOMBARDI SEPULTADO EM S. ANDRÉ


Coberto com a bandeira do Palmeiras, o caixão com o corpo do locutor Luiz Lombardi Neto foi enterrado nesta quinta-feira no Cemitério Cristo Redentor, localizado no bairro Vila Pires, em Santo André, por volta das 13h. O filho único do locutor, Luiz Fernando (foto) estava inconsolável. O sepultamento foi aberto ao público e uma multidão prestou as últimas homenagens a uma das vozes mais famosas do Brasil. O caixão foi levado até o cemitério pelo carro do Corpo de Bombeiros. Assim que chegou ao local, foi conduzido por oficiais da Polícia Militar até sua sepultura e uma rápida cerimônia foi realizada antes do enterro. Lombardi morreu aos 69 anos na manhã de ontem, quarta-feira, em Santo André, cidade do ABC Paulista. O locutor era o mais antigo companheiro de trabalho do dono e apresentador do SBT, Silvio Santos. Ele sofreu um infarto fulminante enquanto dormia e seu corpo foi encontrado pela mulher, Eni Lombardi.
A apresentadora Mara Maravilha acredita que este foi o maior golpe que Silvio Santos já recebeu: "Lamento muito pelo Silvio. Ele deve estar sofrendo muito. Lombardi foi o maior colega de trabalho dele. Era uma pessoa muito especial. O Brasil todo vai sofrer com a sua morte”.
Sílvio Santos surpreendeu a todos ao aparecer ontem a noite na Câmara Municipal de Santo André para prestar condolências à família de seu amigo Lombardi e dar a ele o último adeus. Sílvio Santos chegou ao velório por volta de 21h30 e permaneceu no local aproximadamente 30 minutos cumprimentando os familiares do locutor. Na saída, Sílvio Santos teve que ser escoltado pela guarda municipal pois os populares fizeram grande alvoroço. O empresário não falou com a imprensa, afinal era um momento triste para ele. Além do empresário, passaram pelo velório Carlos Massa, o Ratinho, o apresentador Celso Portiolli e outros funcionários da emissora, além de políticos de Santo André. O apresentador Ratinho permaneceu no velório por cerca de 20 minutos e disse que a morte de Lombardi é uma “perda irreparável”. “Ele vai fazer falta, e as pessoas vão sentir isso quando deixarem de ouvir a voz dele. Ele só tinha uma preocupação, a de não perder a alegria na voz e não perdeu”, disse. O filho de Lombardi, Luiz Fernando, conhecido como Lombardinho, passou mal no velório e precisou ser retirado para uma área reservada.
A morte de Lombardi chocou-me profundamente. Durante anos trabalhei com Lombardi, que até ontem mantinha seu programa na Rádio Emissora ABC, sempre apresentado no período matinal. Fomos companheiros na Rádio Clube de Santo André e depois na Rádio Emissora ABC na década de 70 e na Rede Globo de TV neste mesmo período. Lombardi deixa a esposa, Eni, o filho Luiz Fernando Lombardi e os netos Daniel, Gabriel e Julia.
DESCANSE EM PAZ, BOM AMIGO!
.
Nesses últimos meses fui assaltado pela morte de pessoas queridas, muitos contemporâneos e gente com quem dividi minha vida e agora temo dividir a morte. É incrível como a gente resiste ao envelhecimento e guarda na memória somente os anos dourados quando éramos jovens e nada nos fazia temer, muito menos o fato de sermos mortais. O tempo vai passando ou a gente vai passando pelo tempo e começam a nos assaltar preocupações outras, renovadas sempre que um amigo sofre ou parte.
Nunca fui em toda a vida um religioso. Creio em Deus, mas nunca me apeguei seriamente a nenhum credo para adotá-lo como modo e filosofia de vida. A morte nunca foi uma preocupação diuturna, mas, como em todos, é uma espada balançando sobre a cabeça e balançando muito mais nas horas de solidão ou no medo da madrugada.
Existem religiões porque existe a morte e além da morte o grande vazio e a grande interrogação sobre o que nos espera. Todos os credos tentam preencher esse vazio criando céus e infernos mais ou menos semelhantes onde gozaremos a vida eterna como recompensa de nossas boas ações ou padeceremos no fogo por nossos pecados. Não existisse esse medo nem essa interrogação, a gente iria levando a vida a cada dia esperando na próxima esquina a visita da dama de negro que a todos nos levará um dia. Com cada amigo morto, enterro um pedaço de mim mesmo, de minha vida, de meus pensamentos, de minhas aspirações e cada um deles que levo à morada eterna, mais que a dor e a tristeza me assalta a sensação de estar vivo, de não ter sido o premiado nessa inevitável loteria que a todos nos contemplará um dia. E nesse caminho que chamamos de vida, vamos nos aproximando da morte, mas nem por isso ela se torna mais palatável ou compreensível, pois não existe idade para desistir da vida e o grande abismo que nos espera é sempre motivo de medo, curiosidade e temor.
Dizem que a imortalidade, não a acadêmica, mas a da vida é o maior castigo que pode ser dado a um ser humano. Ver seu mundo sucumbir, seus companheiros desaparecerem, seu universo ser substituído por outros valores, seria demais para nossa vã filosofia humana. Talvez, por isso mesmo, Deus nos tenha feito mortais e deixado em aberto a data de nossa partida.
A velhice é saudade dos outros e do que fomos nós mesmos, uma saudade que tanto pode gerar revolta como nos trazer uma tranquila consciência de nossa fugacidade. Somos o pó que retornará ao pó. Tudo o mais é tão passageiro e indefinível que passamos a vida inteira somente tentando decifrar por que um dia morreremos. Descanse em paz, querido amigo-irmão Luiz Lombardi Neto!

.
CLIQUE EM COMENTÁRIOS, LOGO ABAIXO, E DEIXE SUA MENSAGEM DE SOLIDARIEDADE À FAMÍLIA DE LUIZ LOMBARDI NETO!
TODAS AS MENSAGENS POSTADAS SERÃO ENVIADAS À FAMÍLIA.

51 comentários:

  1. Edward, sei da grande amizade que vc tinha com Lombardi. Uma notícia realmente triste. Meus profundos sentimentos à família de Lombardi.

    Luiz Antonio (Bola)-Santo André

    ResponderExcluir
  2. Edward

    Manhã de luto. Morreram Milton Andrade, fundador da Fundação das Artes de São Caetano, figura admirável, ator. E Luiz Lombardi, locutor do Silvio Santos, velho companheiro de rádio. Acompanhei seus primeiros passos. Vida que surge, vida que vai... É assim desde os princípios.

    Guido Fidelis - Jornalista-escritor

    ResponderExcluir
  3. Edward, meus sentimentos. Você já havia comentado no blog a sua profunda amizade com o Lombardi.

    Nos acostumamos, ao longo do tempo, a escutar aquela voz de veludo, simpática, que prenunciava um homem sorridente, afável, sempre acompanhando o Sílvio Santos, em seus programas no SBT. Não conhecia o rosto do Lombardi, apenas a voz, esta inesquecível.

    ResponderExcluir
  4. Deixo aqui registrado meu sentimentos a todos que direta ou indiretmante trabalharam com esse grande profissional e belissimo ser humano, fique em paz meu amigo! abçs a todos

    Vera Lucia Bufanio

    ResponderExcluir
  5. Ana Célia de Freitas.quarta-feira, 02 dezembro, 2009

    Oi meu querido amigo Edward,meus sentimentos pela perda do seu grande amigo,desde criança adorava ouvir aquela voz linda e inconfundível,que a família busque forças em Deus.
    Abraçossssssssssssssssss.
    Ana Célia de Freitas.

    ResponderExcluir
  6. Então, Nivia, Bola, Guido, Verinha e Ana Célia. Foi um choque receber essa notícia pela manhã, por volta das 9h30. Aguardei um pouco para confirmação, antes de postar. Com Lombardi tenho muitas histórias para contar que certamente não serão conhecidas em sites que anunciam sua morte. A primeira esposa de Lombardi faleceu aos 33 anos, com leucemia. Quando isso aconteceu eu trabalhava com ele na Rádio Emissora ABC, Santo André. Lombardi tem um filho com sua primeira esposa, que eu sempre chamei de Lombardinho, se bem que, na última vez que eu o vi, estava bem rechoncudo, poderia muito bem ser Lombardão.

    Lombardi residia na Rua Araguaia, em Santo André, para onde liguei pela manhã. Ninguém atendeu minha ligação. Não insisti, até pelo momento dificil vividos pelos familiares. Há 3 meses aproximadamente eu encontrei em meu correio eletrônico um chamado do Lombardi. Ele estava no Orkut e pedia minha inscrição como amigo seu. Fiz isso imediatamente, mas como não sou muito chegado em Orkut, foram poucos meus contatos com Lombardi através desse meio de comunicação.

    Em Santo André, quase todas as manhãs, por volta das 11h30 eu me encontrava com o Lombardi, geralmente no Bar do Paschoal, na esquina da Rua Xavier de Toledo com a Siqueira Campos, no centro. Lombardi constantemente ia a uma ótica ao lado do "boteco" do Paschoal verificar suas lentes de contato. E tomávamos juntos nosso cafézinho com leite. Sim, verdade. Lombardi nunca bebeu e fumou por algum tempo, mas logo abandonou o tabaco. Era palmeirense roxo e essa era a nossa luta. Eu sãopaulino partia para cima dele e ele revidava, sempre bem humorado.

    A convite de Lombardi, chefe dos locutores da Globo na época, passei a gravar todos os comerciais da emissora, inclusive o Jornal Nacional, em edição para todo o País, patrocínio do Banco Português. Isso em 1971. Vou ver se escrevo sobre isso no blog. Uma pena. Estou muito triste com a partida desse amigo.

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  7. Ôi Edward...
    Sei o quanto essa notícia lhe entristeceu. Em casa, algumas vezes você falou sobre o Lombardi com meu pai, lembro-me bem. Por favor, envie para a família os nossos sentimentos. Se possível irei ao velório, que por certo deverá acontecer em Santo André.

    Liliana Diniz

    ResponderExcluir
  8. Edward, por favor, transmita meus pêsames à família de Luiz Lombardi pelo seu falecimento. Triste, quando a gente perde um bom amigo. Aceite meus sentimentos.

    Gabriela - São Paulo

    ResponderExcluir
  9. Uma linda voz que se cala para sempre. Os programas de Silvio Santos aos domingos vão ficar mais tristes, sem dúvida. Meu profundo pesar pelo falecimento do seu amigo Lombardi, Edward.

    Eurípedes Sampaio - Jundiaí - SP.

    ResponderExcluir
  10. Lamentável, Edward. Envio à família meus sentimentos sinceros pelo desaparecimento de Luiz Lombardi Neto. Estarei na Câmara de Santo André, logo mais a noite, dando meu último adeus a esse nosso amigo, brilhante locutor que jamais será esquecido.

    Renato Campos - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  11. Só uma vez tive oportunidade de ver a figura desse grande locutor. A lembrança de Lombardi será sempre reverenciada por todos que o admiraram durante mais de 40 anos nos programas de Silvio Santos. Sua voz inconfundível será sempre imitada. Minhas condolências aos seus familiares. Meus sentimentos Edward, sei que você perdeu um grande amigo!
    "É COM VOCÊ LOMBARDI!"

    Tanaka - Osasco - SP.

    ResponderExcluir
  12. Amigo-irmão Edward: nessas horas não há muito o que dizer. O silêncio diz tudo. Meu abraço forte!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  13. Não o víamos na telinha, mas sua voz será eterna em nossas mentes. Que a criação o renove. Meus sentimento a familia SBT por esta grande perda.

    Marcia - Cásper Libero - SP.

    ResponderExcluir
  14. O rosto do Lombardi poucos viram, mas a sua voz, muitos não esquecerão... vá com Deus meu amigo.

    Paulo Siqueira- Campinas - SP.

    ResponderExcluir
  15. É uma grande perda na tv brasileira.... Quem é que não conhecia a famosa frase: "É COM VOCÊ LOMBARDI!"... Meus sentimentos a familia e que seu lugar esteja reservado no céu.

    Daniela - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  16. Costumam dizer que ninguém é insubstituível. Lombardi é o exemplo de que isso nem sempre é verdade. Ele era um dos grandes ícones da televisão brasileira, cuja imagem jamais será esquecida por aqueles que assistiam aos programas e vinhetas do SBT. A função pode ser ocupada. A imagem deixada por Lombardi, jamais. Que Deus o receba com toda paz, e que a família tenha o conforto necessário neste momento.

    Flavio Soares - Jornalista - São Bernardo

    ResponderExcluir
  17. Ôi Edward...
    Calou-se uma das vozes mais queridas e familiares aos brasileiros. Quem não cresceu ouvindo "Sua vez, Lombardi", e em seguida aquela voz já tão conhecida de todos nós... Aos familiares e amigos, nossos sentimentos. Estamos todos de luto!

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  18. Edward, que texto lindo vc escreveu abaixo, em "Descanse em paz, bom amigo!" Estou arrepiada até agora e lhe confesso, chorei. Que maravilha esse dom que Deus lhe deu de escrever por magia. Minha solidariedade aos familiares do Lombardi, estamos estristecidas com sua morte.

    Priscila - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  19. Sua voz nunca será esquecida, Lombardi. Descanse em paz.

    Paulo Sérgio Brito - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  20. Olá Edward...
    Ouço a voz do Lombardi desde pequena, e sempre tive grande curiosidade em conhecê-lo... Foi uma grande perda, um ícone da tv brasileira.....sentimentos!

    Martinha - Metodista - São Bernardo

    ResponderExcluir
  21. Olá Amigos

    Entre o nascimento e a morte, há um caminho a ser percorrido. Depende de cada um de nós saber como percorrê-lo.
    Pela maneira com que Luiz Lombardi partiu, é de se supor que sua vida foi útil. Quem não gostaria de partir deste mundo dormindo?
    Sentiremos saudade da “voz”, que durante muitos e muitos anos acostumamos a ouvir nos programas do Silvio Santos. “E a sua vez Lombardi”, fale por nós.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  22. Apesar de não conhecer o Lombardi, eu adorava seus comerciais e sua participação nos programas do Silvio Santos. Sua voz maravilhosa vai deixar muitas saudades a todos nós. Que Deus o abençoe e dê consolo aos seus familiares nesse momento de muita tristeza. Descanse em Paz, Lombardi.

    Anita Machado - Curitiba

    ResponderExcluir
  23. Caro Edward.

    A morte de um AMIGO é perda irreparável. Amigo verdadeiro então... Nem se fala. Meus sentimentos.
    A frase "OOOiiiiiii Silvioooooo" ficou marcada para sempre. Que o Lombardi possa se adaptar na Pátria Espiritual com a brevidade possível, e que seu Anjo da Guarda fique do seu lado.

    Abraço.

    Waldir Paludeto - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  24. É uma grande pena a morte de Lombardi. Infelizmente, esse é o caminho de todo o ser humano. Lombardi marcará para sempre a mídia brasileira pelo seu trabalho. Acho que é uma pessoa insubstituível no SBT. A emissora ficará órfão sem ele. Vai com Deus.

    Gonçalves - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  25. Que Deus guarde sua alma, Lombardi.
    E meus sentimentos pra todos da familia.

    Patricia Mota

    ResponderExcluir
  26. Arnaldo Cerioni Filho e família.quarta-feira, 02 dezembro, 2009

    Os domingos minha família e de milhões de brasileiros, por muitos anos, foram animados através uma programação que divertia e ao mesmo tempo mostrava a cara do nosso povo, ansioso por música e entretenimento. Prender a atenção dos espectadores era a magia do Silvio Santos, porém, na hora do comercial, parávamos de almoçar para ouvir a inigualável voz do famoso homem invisivel.
    Sinceras condolências à família do SBT e em especial do famoso e imortal LOMBARDI.

    ResponderExcluir
  27. O programa do Silvio Santos não será igual à partir do próximo domingo, vai faltar esta voz maravilhosa que nos encantou por muitos anos. Conforto aos parentes e amigos. Com certeza Lombardi estará em um lugar muito melhor.

    Fabiana - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  28. Não conheci Lombardi na TV, apenas sua voz. De qualquer forma, sinto que perdemos uma pessoa querida. Descanse em paz, e esteja com Deus. Que O Senhor Jesus conforte sua familia e seus amigos mais intimos.
    Até um dia Lombardi.

    Silvia Marques - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  29. Aquela voz inconfundível será sempre lembrada e, certamente, há de encontrar muita luz e muita paz em sua próxima morada. Meus sentimentos à família de Luiz Lombardi.

    Tatiana - PUC - SP.

    ResponderExcluir
  30. Uma pessoa humilde, que ficou famosa sem monstrar seu rosto. Não é para qualquer um. Que Deus o tenha e conforte os corações de seus familiares.

    Nara - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  31. Deixo aqui um abraço à toda família do nosso SBT e também à família do nosso querido Lombardi. Que Deus derrame o espírito consolador para ajudar a cada um continuar sua caminhada terrena. Lombardi, Valeu, mas valeu mesmo por tudo!!!

    Ruth Mendes - SBT - SP.

    ResponderExcluir
  32. Boa Noite, Edward...
    Conheci o Lombardi na rádio abc em S.André em 1988 quando ainda trabalhava no rádio. Tomei um café com ele na padoca em frente à rádio, você conhece, e percebi que o homem sentia uma grande frustração por ter uma voz tão famosa mas não ser reconhecido nas ruas como uma celebridade. É uma pena que se foi tão cedo. Sempre achei os programas do SBT e do Sílvio ruins, mas a mística do locutor misterioso é bem interessante. O Silvio deverá abrir um grande concurso nacional para substituir o Lombardi. Isso dará um grande IBOPE ao SBT. Meus sentimentos à família!

    Abraços...

    José Luiz - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  33. Em nome de toda a equipe Blog News, de Santos/SP, manifestamos nosso pesar pelo falecimento da voz mais famosa da TV brasileira.

    Lombardi: Até 1 dia

    Equipe Blog News

    ResponderExcluir
  34. Vai fazer falta a TV brasileira, aquela voz forte e firme do Lombardi, que Deus lhe dê o descanso eterno e console os corações dos familiares. DESCANSE EM PAZ!

    Marinalva Freitas - Alagoinha/BA

    ResponderExcluir
  35. Prezado amigo Edward, leve meus pêsames a familia do Lombardi.
    Ficou conhecido e será imortalizado pela sua voz inconfundível.
    Calou-se a voz,mas fica o eco de suas palavras.
    Oi Silvio!!
    Que um coral de vozes o acolha no paraiso.

    ResponderExcluir
  36. Calou a voz mais conhecida do Brasil! Descanse em Paz, Lombardi.

    Maria Cristina - Recife

    ResponderExcluir
  37. Amigos do blog de ouro, bôa noite

    Lombardi partiu,mas deixou entre nós a sua marca e que nunca será igualada.
    Pêsames a familia e que Deus o acolha entre os justos..
    Edward, lastimo a perca do seu amigo.
    Muito linda a homenagem escrita que vc fêz a ele.
    Abraços

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  38. Edward, emocionante a homenagem que você fez aos seu amigo de muitos anos. Transmita aos familiares de Lombardi, por favor, meus profundos sentimentos. Lamentável a morte de lombardi. Todos agora veremos seu rosto, e lamentavelmente não ouviremos mais sua voz.

    Bruna - Universidade Federal de Juiz de Fora/MG

    ResponderExcluir
  39. Ôi Edward, meus sentimentos a você, amigo, e à família de Luiz Lombardi Neto!
    Morreu uma estrela da tv brasileira. Lombardi jamais será esquecido no cenário nacional como a voz marcante dos locutores de sua geração. A minha eterna gratidão e meu respeito e admiração ao homem que jamais apareceu fisicamente na tela da tv e tornou-se um ícone no meio artístico nacional.

    Cindy (SCS) Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  40. Estou muito triste com o falecimento do Lombardi. Trabalhei em uma Padaria de Santo André que ele e a mulher sempre frequentavam. Conversei diversas vezes com ele, um cavalheiro. Descanse em Paz, Lombardi!

    Marcia - Santo André

    ResponderExcluir
  41. FIQUEI MUITO TRISTE COM A MORTE DE LOMBARDI. COMO SERÃO NOSSOS DOMINGOS SEM OUVIR A VOZ MARAVILHOSA DESSE LOCUTOR TÃO QUERIDO? AS NOSSAS CONDOLENCIAS À FAMÍLIA DE LOMBARDI, EM NOME DA MINHA CIDADE, TANGARÁ DA SERRA, MATO GROSSO.

    CELLY

    ResponderExcluir
  42. Luiz Lombardi Neto, um profissional que com certeza se transformou num mito da tv. Soube usar o dom da voz para transmitir alegria aos fãs. lombardi, eterno lombardi!!! Que DEUS o tenha ao seu lado.

    Maria Inês de Lima - Apucarana

    ResponderExcluir
  43. Acredito na dor que todos, amigos, fãs e familiares devem estar sentindo nesse momento. Acabo de ver pela TV o sepultamento de Lombardi. Um homem que poucos conheciam seu rosto, mas sua voz ecoava respeito e credibilidade. Solidariedade minha para todos os familiares e amigos...

    Fabiana - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  44. Cresci ouvindo Lombardi! Apesar de nunca ter visto visto seu rosto, fiquei muito triste... Que Deus reserve o melhor lugar e conforte a familia.

    Raquel Melo - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  45. Uma voz marcante. Lombardi jamais será esquecido. Descanse em paz!

    Luciana - PUC - SP.

    ResponderExcluir
  46. Edward, fui ao sepultamento do Lombardi. Muitos amigos seus encontrei por lá, todos eles perguntando de você e lhe mandando um abraço. Você é muito querido em Santo André. Foi emocionante o sepultamento de Lombardi. Dezenas de coroas de flores, aplausos e muita gente chorando. Nosso amigo descansa em paz!

    Abraços,

    Antonio Augusto - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  47. Não podia acontecer... Mas aconteceu. Não podiamos ficar sem você... Mas ficamos. Sentimos um vazio enorme onde só você poderia ocupá-lo. Onde quer que estejamos pode estar certo, de que você estará conosco, pois a nossa vida aqui continua cheia de suas lembranças.
    Obrigado Senhor! Obrigado por nos tê-lo emprestado para fazer a nossa felicidade, nós o devolvemos em silêncio, sofridos pela dor da saudade, porém certos de que um dia estaremos juntos pois cremos na ressurreição.
    DESCANSE EM PAZ AMIGO LOMBARDI...

    Lucély Almeida - Cuiabá/MT

    ResponderExcluir
  48. Edward, emocionante esse texto que vc escreveu para homenagear seu amigo Lombardi. Entrei ontem, li duas vezes e não resisti, vim ler novamente e agora, permita-me, vou selecioná-lo para imprimir. É simplesmenmte tocante, maravilhoso.
    Meus sentimentos aos familiares de Lombardi nesse momento de muita dor e tristeza. Deus há de dar um bom lugar a ele.

    Beijos da amiga Sonia!

    São Bernardo do Campo

    ResponderExcluir