sábado, 2 de abril de 2011

SEXTA-FEIRA, 01 DE ABRIL DE 2011

A palavra concupiscência foi largamente usada no passado por várias religiões para alertar os crentes sobre os males que dela provêm. Acredito que neste século XXI, são poucas as pessoas que sabem o que significa essa palavra do gênero masculino feminino que quer dizer: 1º - Desejo intenso de bens ou gozos materiais; 2º - Apetite sexual. Uma definição do Aurélio e outros dicionários.

Que a humanidade é hiper-materialista e que o sexo desvairado é uma realidade não há dúvidas, pelo menos no meu entendimento. Ao lermos os jornais ou ver pela televisão, nos deparamos com inúmeros noticiários todos os dias onde a violência impera. Estupros, pedofilia, roubos, furtos e homicídios em suas mais diversas formas. E se isso não bastasse há os rumorosos casos de corrupção e desmandos cometidos em toda a parte do mundo. Doutrinas ideológicas e religiosas tentam se impor perante a população, aparentemente visando o bem-estar da humanidade. Sabemos que é mentira. Falácias que visam apenas à ansiedade pelo poder e consequente riqueza material.

Se as populações de todos os países e, em particular o nosso, procurassem se educar na história verificaria que os erros e vícios do passado poderiam ser repensados e consequentemente vencidos. Incongruências mil são apresentadas sem que a humanidade se aperceba. Ditadores são endeusados com bustos ou nome de vias públicas. Outros, que causaram guerras ou se salientaram de alguma forma diante da sociedade, não importando os meios utilizados, também são reverenciados. Isso acontece porque somos todos (ou quase) concupiscentes. Fechamos os ouvidos e a visão para a realidade. A tal de concupiscência fala mais alto. Nosso estágio moral evolutivo ainda é muito baixo em relação das atrocidades que se cometiam na Idade Média e na própria história contemporânea.

As guerras ai estão e, em consequência, os saques ou botins. Os estupros ou violência sexual sobre os vencidos. As populações travam uma guerra surda todos os dias com os criminosos urbanos e corruptos de toda a espécie e por que não dizer, com eles mesmos. Com eles mesmos quando nos referimos aos vícios materiais e morais. Transcrevemos do Evangelho de João o seguinte trecho: “Tudo o que há no mundo – a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida – não vem do Pai, mas do mundo” (2,16-17).
Sim, do mundo! Os homens, que hipocritamente, veneram Deus e Jesus seu enviado, se fazem de desentendidos quanto aos seus ensinamentos sobre o bem viver e nadam em largas braçadas no mar da luxúria e materialismo exagerado. Ou seja, preferem a porta direita (dos gozos) em vez da porta esquerda (da evolução).

É de Mateus esse trecho: “Entrai pela porta estreita: porque larga é a porta espaçosa é a estrada que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; porque estreita é a porta é e apertada à estrada que conduz à Vida e poucos são os que acertam com ela” (VII, 13,14.). A Doutrina Espírita nos alerta sobre o sofrimento. Sofre-se como encarnados e depois de desencarnados. A depuração do Espírito só virá com inúmeras reencarnações. É como a lapidação de um diamante. Ao final, depois de inúmeros golpes, nasce o brilhante lindo e formoso.


O sofrimento em vida é provocado por nós que insistimos em ignorar as leis do Universo. Desencarnados e totalmente cegos pela concupiscência com que insistimos vivenciar não conseguimos enxergar os males que cometemos. Daí, renascermos em outros corpos para a necessária depuração espiritual.


*J. MORGADO é jornalista, pintor de quadros e pescador de verdade. Atualmente esconde-se nas belas praias de Mongaguá, onde curte o pôr-do-sol e a brisa marítima. J. Morgado participa ativamente deste blog, para o qual escreve crônicas, artigos, contos e matérias especiais. Contato com o jornalista? Só clicar aqui: jgarcelan@uol.com.br

31 comentários:

  1. Bom dia amigos (as)...
    Eu gostaria de comentar, com a cabeça fresca, o texto publicado nesta sexta-feira especial pelo amigo-irmão J. Morgado, mas isso é impossível, neste momento. Não sei o que está acontecendo, mas está cada vez mais difícil postar uma crônica ilustrada no Google. Os comandos não obedecem e a postagem, como podem verificar, fica incorreta. Isso tira o humor de qualquer cristão. Prometo voltar logo mais e analisar com tranquilidade o belo texto de J. Morgado. Peço desculpas pela postagem com defeitos visíveis, mas atentem ao texto, é o que importa, e comentem.

    Um forte abraço!

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  2. Olá Amigos

    Bom dia

    O meu amigo/irmão em seu comentário diz que as ilustrações e diagramação do texto de hoje não saíram a seu contento.
    Para mim está tudo ótimo como sempre. Não é fácil montar um texto no blog. Eu não sou capaz.
    Assim, enquanto vou devorar alguns lagostins, leiam com atenção a mensagem de hoje e façam, por favor, seus comentários.

    Muito obrigado

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, J. Morgado!
    Primeiro, meus agradecimentos a você, ao Edward e aos demais jornalistas deste blog pelo brinde que me ofertaram, este belíssimo livro de contos que pretendo ler assim que o receber. Fiquei contente com a premiação. Sobre sua crônica desta sexta-feira, leio todas elas, só não consigo entender uma coisa. Se reencarnamos para voltar melhor, por que então o mundo está cada vez pior? Pela lógica, deveria melhorar cada vez mais. Peço desculpas se minha colocação não tenha sido inteligente, mas sou leiga a respeito da doutrina espírita e sempre quero compreendê-la um pouco mais.

    Grata!

    Vanessa - Campinas - SP

    ResponderExcluir
  4. Olá Vanessa

    Boa tarde

    A humanidade caminha muito, muito devagar na sua evolução espiritual.
    Voltamos e insistimos em cometer os mesmos erros. Daí o sofrimento.
    O dia que começarmos a caminhar pela porta estreita (evolução) vamos sofrer menos.
    Muitas vezes estacionamos por várias encarnações por insistimos em permanecer concupiscentes.
    Nunca regredimos. Estacionamos ou avançamos.

    Um fraterno abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  5. A religião não é apenas uma, são centenas. A espiritualidade é apenas uma. A religião é para os que dormem. A espiritualidade é para os que estão despertos.

    A religião é para aqueles que necessitam que alguém lhes diga o que fazer e querem ser guiados. A espiritualidade é para os que prestam atenção à sua Voz Interior.
    A religião tem um conjunto de regras dogmáticas. A espiritualidade convida a raciocinar sobre tudo, a questionar tudo.

    A religião ameaça e amedronta.
    A espiritualidade dá Paz Interior.
    A religião fala de pecado e de culpa. A espiritualidade diz: "aprenda com o erro".

    A religião reprime tudo, te faz falso. A espiritualidade transcende tudo, te faz verdadeiro!
    A religião não é Deus. A espiritualidade é Tudo e, portanto, é Deus.

    A religião inventa. A espiritualidade descobre. A religião não indaga nem questiona. A espiritualidade questiona tudo.

    A religião é humana, é uma organização com regras. A espiritualidade é Divina, sem regras. A religião é causa de divisões. A espiritualidade é causa de União.

    A religião lhe busca para que acredite. A espiritualidade você tem que buscá-la. A religião segue os preceitos de um livro sagrado.
    A espiritualidade busca o sagrado em todos os livros.

    A religião se alimenta do medo.
    A espiritualidade se alimenta na Confiança e na Fé. A religião faz viver no pensamento. A espiritualidade faz Viver na Consciência.

    (Continua)

    ResponderExcluir
  6. A religião se ocupa com fazer.
    A espiritualidade se ocupa com Ser.
    A religião alimenta o ego. A espiritualide nos faz Transcender.

    A religião nos faz renunciar ao mundo. A espiritualidade nos faz viver em Deus, não renunciar a Ele.
    A religião é adoração. A espiritualidade é Meditação.

    A religião sonha com a glória e com o paraíso. A espiritualidade nos faz viver a glória e o paraíso aqui e agora. A religião vive no passado e no futuro. A espiritualidade vive no presente.

    A religião enclausura nossa memória. A espiritualidade liberta nossa Consciência. A religião crê na vida eterna. A espiritualidade nos faz consciente da vida eterna.

    A religião promete para depois da morte. A espiritualidade é encontrar Deus em Nosso Interior durante a vida.

    Parabéns pelo artigo, J. Morgado!

    Bom fim de semana!

    Anna Claudia - Uberaba - MG

    ResponderExcluir
  7. Aplausos em dose dupla. Para a crônica de J. Morgado, que retrata a realidade do mundo em que vivemos, onde falta amor em nossos corações e fé em Deus, por esta razão tanta violência e apego ao materialismo e para a Anna Claudia, pela sua brilhante participação com este texto lindo que nos brindou!

    Bjos a todos,

    Andressa - Cásper Líbero - SP

    ResponderExcluir
  8. Prezado J. Morgado, uma ótima crônica que nos faz refletir. É comum o egoísmo na sociedade de consumo. A loucura, a inveja e os prazeres superam a capacidade de reflexão e impõem atitudes animalescas e cruéis aos semelhantes. Na mesma sociedade ou instituições familiares, cujos valores se apresentam da mesma forma e funcionamento pode aparecer simultaneamente um gênio que descubra uma vacina contra a Aids, e um louco que metralha dezenas de pessoas no cinema e ateia fogo num índio, exteriorizando potencialidade e loucura, respectivamente.

    Se esses dois extremos, o bem e o mal, não fossem componentes da personalidade humana, a família seria um paraíso, ou melhor, um berçário com todas as virtudes reunidas. Mesmo assim e não obstante as deficiências, a família ainda é força predominante na condição de instituição secular e formadora de uma sociedade coesa, solidária e com justiça social. O desajuste familiar e social, fruto da automação humana é algo cruel e atinge em cheio a evolução e desenvolvimento da prole, com a falta de afeto, diálogo e de exemplo estruturante em matéria de ética, moral e solidariedade.

    Impor limites e fortalecer laços de amor e solidariedade são imprescindíveis na difícil missão de criar filhos e com eles os valores necessários e tão escassos neste milênio. É inadiável a reconstrução da família, sob pena de derrocada total.

    Um ótimo final de semana!

    Michelle - Florianópolis - SC

    ResponderExcluir
  9. Para que o nosso mundo entre nos eixos, melhor é não ter religião, mas sim Deus no coração.

    Bjos a todos!

    Samantha - SBC

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pela resposta, J. Morgado! Anna Claudia, adorei sua postagem, como também os comentários da Michelle.

    Bjus

    Vanessa - Campinas - SP

    ResponderExcluir
  11. LUIZ ANTÔNIO DE QUEIROZsexta-feira, 01 abril, 2011

    Amigos Blogueiros e J.Morgado,

    O texto do amigão Morgado e as participações estão realmente muito boas.

    Jesus nos ensinou um caminho seguro para a nossa paz e felicidade. Infelizmente há muito tempo estamos em busca de satisfazer os nossos desejos materiais e a concupiscência é uma delas.

    Concordo em gênero, número e grau pelo brilhante texto da Anna Cláudia. Solicito à Anna, se possível, informar se é de sua própria autoria.
    Já nos ensinava Allan Kardec que o Espiritismo não e religião, no termo estrito do que representa, e considerá-la como tal é prejudicial à doutrina. Houve um tempo em que a religião foi necessária, apesar dos muitos malefícios que trouxe. É como um remédio, que para curar uma doença, acaba trazendo efeitos colaterais. Hoje não é mais necessária. Precisamos avançar em busca do Deus que habita em cada um de nós.

    Excelente final de semana todos.

    Luiz Antônio de Queiroz
    Franca - SP

    ResponderExcluir
  12. Olá Amigos
    Boa tarde
    Estou muito feliz. Comentários maravilhosos.
    Acabo de receber a mensagem abaixo e por achar oportuno passo para vocês.
    Um abraço
    Paz. Muita Paz.
    J. Morgado



    Reflexão em torno da Culpa:
    CULPA, CARIDADE E LIVRE ARBÍTRIO
    Emmanuel
    Francisco Cândido Xavier
    “A culpa é descida, mas a caridade é soerguimento.
    Pelo erro no mal, enreda-se o homem no labirinto da dor.
    Pelo esforço no bem, liberta-se para a vitória a que se destina.
    Enganando-se nas teias da ilusão em que transita na Terra, arroja-se a alma a fundos despenhadeiros de sombras; todavia, descerrando os próprios olhos à verdade e buscando-a pelo plantio do amor, acende nova luz em si mesma, estruturando novos caminhos.
    Subsiste a expiação, enquanto perdura o prejuízo às leis que nos regem e abrem-se vastos horizontes de paz ao Espírito que luta em si mesmo, tão logo se consagre ao trabalho do próprio aperfeiçoamento.
    Recordemo-nos de que no estágio evolutivo em que nos achamos ninguém existe sem débitos a resgatar.
    Todos temos peregrinado na senda escura do remorso, após haver desencadeado sobre nos mesmos à longa série de causas aflitivas a que, imprevidentes, nos imantamos.
    Não passamos, por agora, de almas em reajuste, na oficina das provas, após o desastre de nossas deliberações infelizes.
    A culpa, por enquanto, é fantasma interior que nos persegue em todos os ângulos do mundo, sob as mais variadas formas.
    Da defecção diante do Cristo, todos partilhamos em nossas experiências, mas pela caridade bem vivida, que dá de si sem pensar em si, que se sacrifica e ampara, que tudo suporta, entende, auxilia e espera, poderemos lavar o tecido sutil de nossa alma, recuperando-nos as forças para aprendermos a servir sempre.
    Para isso, porém, é preciso saibamos usar a vontade.
    Somos senhores na resolução e escravos nas consequências.
    Compreendamo-nos, mutuamente, e amemo-nos, mobilizando o nosso livre arbítrio na criação do futuro melhor.
    Todos trazemos na intimidade do próprio ser a nossa dor, a nossa aflição, a nossa prova ou o nosso problema...
    E estendendo braços fraternos, uns aos outros, perceberemos que só o amor bem dividido pode multiplicar a felicidade.
    Não nos detenhamos na culpa.
    Usemos a caridade recíproca, e, com a liberdade relativa de que dispomos ser-nos-á então possível edificar, com Jesus, o nosso iluminado Amanhã”.

    ResponderExcluir
  13. Olá Amigos

    Nos noticiários de hoje (UOL Notícias) uma manchete dolorosa.
    A sede da ONU no Afeganistão foi atacada por fanáticos e, em conseqüência morreram 11 pessoas e outras foram feridas.
    A causa: um pastor evangélico nos Estados Unidos, durante um culto religioso queimou um exemplar do Alcorão.
    Quanta estupidez!

    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  14. Meu prezado amigo-irmão J. Morgado, infelizmente os homens estão se destruindo mutuamente. Quando comecei a entender a vida, o que mais me horrorizava era as
    histórias das guerras, a começar pelas contadas no Velho Testamento da Bíblia Cristã, as dos gregos, latinos, dos orientais, dos anglo-saxões, até as primeira e segunda guerras, e então, o Vietnã, Golfo, todas da União Soviética, na Palestina e no Iraque, as atuais no Egito e Líbia. Homem devorando homem. Canibalismo puro. Autofagia pura. Burrice sem limites. Homem dominando homem, homem escravizando homem. Insanidade total. Alguém escreveu hoje em seus comentários, falta Deus no coração. Concordo!

    Não consigo entender isso, caro Morgado. Homens dedicando-se obstinadamente a destruir seus irmãos. Ninguém entende ninguém, uma babel. Não sei se falo a língua dos anjos, ou uma língua incompreensível. Peço-lhe desculpas se não estou sendo inteligível. Quero paz, quero poder andar a noite nas ruas em Franca, São Paulo, no ABC, sem medo de ser assaltado. Quero que os jovens possam estudar, trabalhar, gozar a vida, fazer coisas boas, construir uma história melhor que a nossa. Quero paz. Todo tipo de violência está minando as estruturas de sobrevivência humana. Até quando isso, meu irmão?

    Um forte abraço, parabéns pelo texto!

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  15. Boa noite Juliano !!!

    Sexo, quem não gosta?
    Sexo, quem não faz?
    Um bom carro, quem não quer?
    Uma boa casa, quem não deseja?
    Uma casa de campo, veranista, qual não sonha?
    O problema não é o sexo, a casa, o carro...o problema é o excesso, sempre o excesso...
    Sexo sem carinho, sexo sem amor, casa sem carinho, casa sem amor, familia sem cariho, familia sem amor, religião sem carinho, religião sem amor!
    Respeito, fundamental;
    Amor, essencial!

    Pergunto:
    - Qual a diferença se Jesus foi ou não concebido de ato sexual entre Maria e José?
    - Mudaria algo da grandeza dessa grande criatura e dos ensinamentos de amor a cada um de nós?

    ResponderExcluir
  16. O que posso eu dizer acerca desta escrita (já admiravelmente familiar por eu estar sempre aqui nesta casa) impecavél de lucidez? Lembrei-me de Guimarães Rosa, então respondo: famigerado. Sim, famigerada escrita que organiza, explica, educa, inquieta. Muito bom, J.Morgado. Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Alguém já disse que a vida não é rascunho. De fato, tudo o que escrevemos nela é pra valer e dali não tem volta. Se erramos, dependendo do tamanho e da repercussão do erro, no máximo conseguimos que nos desculpem ou perdoem, enquanto tentamos consertar o estrago. Seria bom se a vida pudesse se parecer com um texto que a gente escreve no computador e pode alterar, corrigir, melhorar um pouco depois de pronto.

    Acredito, J. Morgado, que com os pés fazemos os caminhos; com o coração ou com a mente, as escolhas, e com as mãos, a nossa história.

    Já havia agradecido ao Edward e aos demais jornalistas deste blog, na postagem anterior, ter sido a ganhadora de mais este livro de contos que vou ler e mantê-lo em minha biblioteca com todo o carinho. O meu endereço já enviei. Não se esqueça da dedicatória, Edward.

    Um maravilhoso final de semana a todos!

    Gabriela - SP

    ResponderExcluir
  18. Amigos do blog de ouro,boa noite.

    Juliano Morgado,parabéns pelo artigo de hoje,aliás muito oportuno,visto as guerras e revoltas em todo o mundo envolvendo irmãos contra irmãos.
    Enquanto houver na face da terra o ser humano e uma arma a disposição, haverá guerra até por um pedaço de pão (se sobrar),pois as disputas estão sempre acima da religião e do credo de cada um.

    Abraços J.morgado
    Abraços aos demais amigos participantes do "nosso" blog.Tenham todos um ótimo final de semana.

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  19. Olá Amigos

    Bom dia

    Ontem e hoje como sempre, nos deparamos com notícias trágicas.
    Erros médicos em profusão. Assassinatos, pessoas dirigindo embriagadas e causando acidentes graves.
    O Estado de Alagoas entre outros, está sendo saqueado pelos políticos.
    O que mais me estarreceu foi um pai de trigêmeos (meninas) recusar a terceira e dizer com todas as letras que só levaria duas!
    A humanidade não vai parar de sofrer enquanto não deixar de ser egoística.

    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  20. Bom dia, J. Morgado. Você cita em seu comentário acima que o Estado de Alagoas está sendo saqueado pelos políticos. Enraizado na sociedade brasileira, a corrupção é hoje um câncer que se dissemina praticamente por todas as esferas de poder, em especial as instituições públicas. Malefício que vem de longe – a história da vinda da família real portuguesa para o Brasil em 1808 já mostrava isso com as gastanças exageradas e privilégios aos apaniguados da Corte –, a corrupção só ganhou força, chegando hoje a níveis intolerantes, tamanha a desfaçatez com que agem os adeptos da Lei de Gerson.

    Os exemplos desse quadro sombrio gerado pela corrupção são inúmeros e praticamente não passa um dia sequer sem que um fato dessa ordem apareça nas manchetes dos noticiários dos jornais e tevês. Como regra perversa, os conchavos e acordos em prol de interesses espúrios acabam se sobrepondo aos princípios da ética e da legalidade, ganhando até como incentivo o sentimento de impunidade que acaba prevalecendo na maioria dos casos.

    A esperança é de que um dia instituições e homens públicos se pautem unicamente pelo interesse coletivo e não façam dos cargos mero subterfúgio para se locupletarem. A concupiscência sempre falando mais alto.

    Bom fim de semana, meus cumprimentos pelo texto!

    Larissa - Santo André - SP

    ResponderExcluir
  21. Olá amigos

    Recentemente recebi uma piada pela internet enviada por um amigo que diz:
    Um ministro brasileiro visita seu congênere em Portugal e ficou deslumbrado com a magnífica residência do político e pergunta; - como consegues com apenas cinco mil Euros por mês manter uma mansão como esta? O lusitano responde; -- chega até aqui
    (conduzindo-o para uma janela). – está vendo aquela estrada ali? – sim, respondeu o brasileiro. – pois o custo desta estrada foi de noventa milhões, mas foi pago 100.
    Tempos depois, o ministro português veio ao Brasil e dirigiu-se a mansão do ministro brasileiro.
    Ficou deslumbrado! Um verdadeiro castelo moderno erigido em uma enorme área que mais parecia uma fazenda. Uma floresta particular, piscinas, arte espalhada por todos os lados, metais dourados (banhados a ouro)...
    Curioso pergunta ao brasileiro; como é possível manter um luxo destes? O político leva o português até a janela e diz: - está vendo aquela estrada ali? Responde o patrício, Não!

    Um abraço a todos

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  22. Concupiscência.
    O homem paga um preço muito alto pelo despertar.
    É natural ver uma fera aniquilar um animal inocente em nome da cadeia alimentar.
    Por causa do instinto de sobrevivência a fera fica impune perante aos olhos de Deus.
    Quanto ao animalzinho herbívoro e inocente que serviu de alimento, só nos resta lamentar.
    Porem, quando um homem comete algum absurdo que não corresponde à civilidade, as mãos corretoras da divindade se faz presente através de pesadas palmadas no traseiro calejado do individuo concupiscente.
    Eu miro a minha ótica na natureza, embora muitas situações parecessem absurdas.
    Somos todos assassinos em potencial.
    Ontem mesmo eu matei uma colméia inteira de marimbondos que tentavam fazer morada no fundo do meu quintal.
    Em nome da proteção do nosso patrimônio, cometemos os mais absurdos e concupiscentes atos imorais.
    O que gira na realidade é a capacidade que o cidadão tem de acumular tesouros.
    Antigamente o homem valia pelo que ele era.
    Hoje o homem vale pelo que ele tem.
    Essa competição idiota coadunada com a imposição da sociedade nos transforma em concupiscente em potencial.
    No tempo que essa palavra foi escrita na bíblia, o homem não tinha muitas opções de desejo, alem de conseguir um belo camelo e conquistar uma odalisca das pernas peludas, bem diferente das que são mostradas pelas películas hollywoodianas.
    Hoje os camelos têm mais de quinhentos cavalos de potencia.
    E as odaliscas então!!!!
    Hummmm, e as odaliscas!!!!
    Impossível, com perdão do apóstolo, não ser concupiscente.

    PADRE EUVIDEO.
    Franca S.P.

    ResponderExcluir
  23. “TEORIA DA ALMA (PSICOLOGIA) E DA VIDA VIRTUOSA (ÉTICA) EM PLATÃO”

    A alma apetitiva ou concupiscente, que busca comidas, bebidas, sexo, prazeres, isto é, tudo o que é necessário para a conservação do corpo e para a geração de outros corpos; trata-se da faculdade apetitiva ou concupiscente, irracional, situada "entre o diafragma e o umbigo", ou no baixo-ventre. Esta alma ou faculdade termina com a morte do corpo, sendo, portanto, mortal; é nossa parte passional, sempre sequiosa e insatisfeita, sempre à procura de novos objetos de prazer.

    Dr. Sebastião Honório

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Passando para lhe desejar um bom final de semana!
    Até mais.
    Abraços

    ResponderExcluir
  25. Bom dia, amigos e amigas...
    Caríssimo amigo-irmão J. Morgado, permita-me interromper os belíssimos e importantes comentários que ilustram sua crônica especial desta sexta-feira, para avisar que recebí de todos os 5 premiados os endereços e que os livros prometidos serão postados nesta segunda-feira. Elizabeth Pudles, a Betinha, querida amiga jornalista de Santo André e não de São Bernardo, conforme está no texto abaixo e Renata Diniz, de Divinópolis, que ainda não possuem nenhum dos exemplares de "O Conto Brasileiro Hoje", receberão alguns exemplares extras neste pacote. Padre Euvideo já possue os exemplares anteriores, receberá o 16º em mãos, também amanhã, segunda-feira. A Gabriela também confirmou que tem os anteriores, recebe o 16º exemplar nesta segunda e a Vanessa fiquei em dúvida. Se não tiver os anteriores, avise-me por e-mail, Vanessa, ainda hoje, assim posso também lhe enviar os anteriores.

    Na semana passada perdi todos os meus arquivos, endereços de amigos e amigas e fotos, graças a um vírus potente que conseguiu derrubar em separado, todas estas pastas. Vivendo e aprendendo. Agora passo a usar um HD externo de um T, onde deixarei tudo armazenado. Por isso e pelos problemas com o Google, que estão terríveis esta semana, o capítulo sobre "O Dia em que Gravei o Jornal Nacional" sofrerá atraso, mas será postado, mesmo que nesta segunda-feira. Aos poucos estou recuperando os endereços dos amigos e amigas que estão enviando e-mail. Os que ainda não o fizeram, peço que façam isso, assim atualizo minha lista de endereços.

    Um bom domingo!

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  26. Olá Amigos

    Boa tarde


    Um abraço a todos

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  27. Olá Amigos

    Boa tarde

    Uma mensagem de Chico Xavier (livro, Fonte Viva, Capítulo 101)

    Paz, Muita Paz,

    J. Morgado

    A CORTINA DO "EU"


    "Porque todos buscam o que é seu e não o que é do Cristo Jesus." -
    Paulo. FILIPENSES, 2 :21


    Em verdade, estudamos com o Cristo a ciência divina de ligação com
    o Pai, mas ainda nos achamos muito distantes da genuína comunhão
    com os interesses divinos.
    Por trás da cortina do "eu", conservamos lamentável cegueira diante
    da vida.
    Examinemos imparcialmente as atitudes que nos são peculiares nos
    próprios serviços do bem, de que somos cooperadores iniciantes, e
    observaremos que, mesmo aí, em assuntos da virtude, a nossa
    percentagem de capricho individual é invariavelmente enorme.
    A antiga lenda de Narciso permanece viva, em nossos mínimos
    gestos, em maior ou menor porção.
    Em tudo e em toda parte, apaixonamo-nos pela nossa própria
    imagem.
    Nos seres mais queridos, habitualmente amamos a nós mesmos,
    porque, se demonstram pontos de vista diferentes dos nossos, ainda
    mesmo quando superiores aos princípios que esposamos,
    instintivamente enfraquecemos a afeição que lhes consagrávamos.
    Nas obras do bem a que nos devotamos, estimamos, acima de tudo,
    os métodos e processos que se exteriorizam do nosso modo de ser e
    de entender, porquanto, se o serviço evolui ou se aperfeiçoa,
    refletindo o pensamento de outras personalidades acima da nossa,
    operamos, quase sem perceber, a diminuição do nosso interesse para
    com os trabalhos iniciados.
    Aceitamos a colaboração alheia, mas sentimos dificuldade para
    oferecer o concurso que nos compete.
    Se nos achamos em posição superior, doamos com alegria uma
    fortuna ao irmão necessitado que segue conosco em condição de
    subalternidade, a fim de contemplarmos com volúpia as nossas
    qualidades nobres no reconhecimento de longo curso a que se sente
    constrangido, mas raramente concedemos um sorriso de boa-vontade
    ao companheiro mais abastado ou mais forte, posto pelos Desígnios
    Divinos à nossa frente.
    Em todos os passos da luta humana, encontramos a virtude rodeada
    de vícios e o conhecimento dignificante quase sufocado pelos
    espinhos da ignorância, porque, infelizmente, cada um de nós, de
    modo geral, vive à procura do "eu mesmo".
    Entretanto, graças à Bondade de Deus, o sofrimento e a morte nos
    surpreendem, na experiência do corpo e além dela, arrebatando-nos
    aos vastos continentes da meditação e da humildade, onde
    aprenderemos, pouco a pouco, a buscar o que pertence a Jesus -
    Cristo, em favor da nossa verdadeira felicidade, dentro da glória de
    viver.

    ResponderExcluir
  28. Olá Amigos

    Bom dia

    O Edward, por motivos de saúde, foi obrigado a se afastar desta máquina infernal.
    Mais algum tempo e ele estará de volta com tudo e mais alguma coisa.

    Obrigado

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  29. Estamos todas nós preocupadas, J. Morgado, mas tenho certeza que o Edward em breve estará de volta. Faz muita falta no comando deste blog.

    Tatiana - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  30. Olá Amigos

    Bom dia

    Pois é Tatiana, todos estão esperando a volta do Edward.
    Ele está fazendo um rigoroso tratamento.
    Em breve, muito breve ele está conosco novamente.

    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  31. Daqui a pouco a pascoa ta chegando novamente!!! Melhor época pra mim, chocólatra.rsrsrs

    ResponderExcluir