segunda-feira, 11 de outubro de 2010

DOMINGO, 10 DE OUTUBRO DE 2010
.

Na esteira do burburinho do primeiro turno das eleições e nas especulações e expectativa do segundo turno, as atenções ficam voltadas para qual banda a terceira colocada na etapa anterior vai se argolar agora na reta decisiva. Certamente, Marina Silva (PV) tem código do GPS que conduz ao Palácio do Planalto. Sem a menor pretensão, já que, mesmo com muito otimismo, Marina ou seu partido imaginaram que de repente poderiam obter mais votos do que o pândego e simpático Plínio de Arruda Sampaio.
.
Como um jogo de futebol, onde o antecipado favorito derrapa e acaba perdendo para o teoricamente mais fraco, Marina saiu do pé da escada e, de forma surpreendente subiu para perto do topo e transformou-se na bola da vez. A chave do baú está devidamente pendurada no pé de coelho na algibeira da acreana.
.
Não foi complicado, e os amigos que degustam este blog puderam constatar, já no domingo passado, dia das eleições, nas conversas de porta de colégio onde o voto seria teclado, que a dúvida do eleitor sobre seu candidato apontava que o cidadão iria cravar a "zebra". O rosto de muitos amigos (as) eleitores (as) já demonstrava que a ex-ministra do PT, bandeada mais tarde para o PV, iria pegar, como pegou, muita gente de calças curtas. Os quase 20 milhões de votos cravados no 43, mudaram o rumo das coisas e alteram o panorama de todo o processo neste segundo turno.
.
Pela simpatia que despertou no eleitorado brasileiro, por suas propostas menos mirabolantes e por ser via diferenciada para os indecisos, Marina abocanhou uma quantidade respeitável de seguidores. Acredito que, pelas circunstâncias destas eleições, a fatia que sufragou Marina votou nela e não no Partido Verde, que no decorrer de sua ainda curta história, jamais obteve 5% de votos.
.
A condição de barganhar com os dois postulantes foi conquistada por Marina Silva e ela sabe disso. Estivesse em qualquer outra sigla o resultado não seria diferente. Assim, fica implícito que o candidato que tiver seu apoio será o novo inquilino do Palácio do Planalto. Com isso, a simplória camponesa analfabeta, formada depois na perseverança, foi ministra, balançou o coreto de pretensos gigantes e mudou a rota do comboio.
.
Ela, Marina, é a detentora dos 19.636.359 votos no primeiro turno, o equivalente a 19,33% dos votos válidos, ficando em terceiro lugar na disputa de sufrágios e, para onde mirar sua varinha de condão, certamente irá alterar o resultado das eleições, como e principalmente, mudar os destinos do Brasil. Petistas e tucanos, que antes desdenhavam a humilde, paciente e simpática acreana, estão aos seus pés, apenas aguardando o sinal para beijá-los. PT ou PSDB, quem fizer isso primeiro, tem que ser antes do dia 17, levará de presente uma faixa presidencial e quatro anos ou mais de residência grátis no Palácio do Planalto, com muita mordomia. Quem viver verá.
___________________________________________
*Oswaldo Lavrado é jornalista/radialista radicado no Grande ABC
___________________________________________

28 comentários:

  1. Bom dia amigos (as)...
    Oportuna a crônica escrita neste final de semana pelo amigo-irmão Oswaldo Lavrado. Marina Silva, com seus quase 20 milhões de votos é a bola da vez e está sendo paparicada pelo PSDB de Serra e pelo PT de Dilma Rousseff. O Partido Verde (PV), nem poderia sonhar que do dia para a noite se transformaria na grande estrela destas eleições presidenciais de 2010. Foco de todas as atenções esnobou, e para continuar nas manchetes da mídia prolonga o prazo para decidir se dará seu apoio para este ou aquele candidato. Mesmo que desminta, nos bastidores negocia ministérios que, por certo, fortaleceriam ainda mais o até então menosprezado e ignorado PV.

    Arrisco mais uma vez a um prognóstico. Marina Silva vai ficar em cima do muro. Mesmo tendo sido desprezada pelo PT quando exercia o Ministério do Meio Ambiente, e “chutada” para fora pela Dilma Rousseff, com o aval do presidente Lula, Marina não vai buscar a vingança. Interessante para ela é se manter neutra, independente da decisão do seu partido. Acender uma vela para Deus e outra ao diabo é um jogo político, para ela, mais interessante no momento em que é cobiçada pelos dois partidos gigantes da política nacional, quem viver, verá. Dia 17 deste mês é o dia esperado para essa importante decisão que poderá modificar o rumo desta decisão presidencial ou deixar tudo como está, com o favoritismo de Dilma para exibir ano que vem a faixa presidencial. A pesquisa deste domingo, ainda sem o apoio do PV e de Marina Silva indica Dilma Rousseff com 49 por cento dos votos contra 41 de José Serra. Mas, tem muito pano pras mangas ainda, vamos aguardar.

    Um forte abraço a todos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  2. Olá Lavrado

    Bom dia

    Tempo nublado aqui em Mongaguá. Tão nublado como o clima político atual.
    Você se lembra do golpe dos vinte? Uma bola sete, uma bola seis e em seguida a bola sete novamente. Ganhava-se a partida! Quem terá a oportunidade de fazer esse jogo?
    A maioria votou na Marina por que não queria votar em nenhum dos candidatos.
    Garanto que essa dúvida não ocorreu entre os votantes petistas, daí...
    Perdido por perdido, cabe ao Serra aplicar o golpe dos vinte. Assim espero. Não porque morra de amores pelo “carequinha”, mas entre a democracia e uma possível ditadura, prefiro à primeira.

    Magnífica e oportuna crônica

    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Oswaldo Lavrado e Edward.
    Creio que Marina Silva serviu como a terceira opção para os eleitores (as) que se cansaram dos 8 anos do PSDB de Fernando Henrique e suas privatizações e os 8 anos do PT de Lula e de muita corrupção sem punição alguma. Muitos eleitores (as), no primeiro turno, não queriam o continuismo, eu sou uma delas, mas o receio de trocar para pior acabou nos obrigando a escolher um terceiro candidato, no caso candidata, cuja ficha era limpa e tinha bons serviços prestados à Nação, como foi o caso de Marina Silva à frente do Ministério do Meio ambiente.

    O quadro agora é sombrio para quem não quer ver no comando do nosso País o PSDB de José Serra nem o PT de Dilma Rousseff, por esta razão, temo que os votos brancos e nulos que foram mais de 50 milhões no primeiro turno, número bem superior aos que Dilma recebeu nas urnas, aumentem consideravelmente. Eu concordo com o Edward, Marina deve mesmo ficar em cima do muro, mas o PV tem a obrigação de se manifestar e dar o seu apoio a um dos dois candidatos. Se cumprir sua obrigação, tem que apoiar Serra, uma vez que o PV é coligado do PSDB. Mas não acredito que isso mude o rumo das eleições, favorável a candidata do Governo Federal. Resta aguardar.

    Um bom domingo!

    Michelle - Florianópolis - SC

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Oswaldo Lavrado!
    Depois de ler a sua crônica, ótima, li os comentários até aqui postados, do Edward, J. Morgado e da michelle. Chamou a minha atenção a Michelle ter nos revelado que mais de 50 milhões de brasileiros votaram nulos e brancos. Imaginei então que o foco dos candidatos não deveria estar centrado em Marina Silva, mas sim neste universo de eleitores que anularam seus votos. Principalmente José Serra, que está abaixo de Dilma na preferência dos eleitores, não acha?

    Aos tais marqueteiros de plantão deveria ser dada esta incumbência. Pesquisar e ver como convencer esses milhões de eleitores a votar em seu candidato. Somados os votos que obteve Marina Silva, mais de 70 milhões de votos estão à espera de um dos dois candidatos. Esperar que Marina Silva resolva abraçar um deles e subir no palanque dando o seu apoio, também não acredito. Com moral elevada, Marina Silva não vai se expor, está claro.

    Um bom feriadão a todos!

    Larissa - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  5. Meu caro Oswaldo Lavrado, mesmo tendo deixado o PT, depois de uma polêmica de muitos meses, no fundo, no fundo, a tendência é Marina Silva apoiar o PT. E ela tem um motivo. Em sua campanha dizia que já estava na hora de o Brasil ter uma mulher ocupando a cadeira presidencial. Claro, estava se referindo a ela, mas saiu fora, com votação expressiva e Dilma é a mulher que tem condições de vencer esse pleito. Ontem o Suplicy já apareceu em manchetes, dizendo que Marina deve apoiar o PT. Teria ele "chutado" ou as negociações já caminharam para isso? Para o PT, se Marina resolver ficar em cima do muro, como acredita o Edward e algumas leitoras deste blog, melhor, assim não interfere no placar do jogo, favorável a ele de goleada.

    Parabéns pela crônica, Oswaldo Lavrado!

    Miguel Falamansa - Botucatu - SP.

    ResponderExcluir
  6. Oiê, amigos (as)...
    Gratos pelos comentários sobre nosso artigo.
    A coisa fica um pouco complicada, mas, mesmo com aquele rostinho de "vítima", a Marina e seu partido estão mesmo de olho em quem (PT ou PSDB) oferecer mais. Não podemos esquecer que "neste País" a política e feita de barganhas e interesses escusos e o PV não é diferente.
    Baseados no "quem dá mais", Marina e seus seguidores irão caminhar e sem dúvida será ela quem decidirá o futuro ocupante do Palácio do Planalto. O vencedor dara à Marina um cheque em branco para que possa escolher qual e quantos cargos terá no futuro governo.

    abraços
    Oswaldo Lavrado- SBCampo

    ResponderExcluir
  7. Olá Amigos




    Por favor, onde está escrito “A maioria votou na Marina”, leia-se uma parte do leitorado votou na Marina.

    Desculpem nosso cochilo

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  8. Oi Oswaldo Lavrado, muito bom seu artigo postado hoje no blog. E vou lhe confessar. No primeiro turno, escolhi todos os meus candidatos e votei. Para presidente, escolhi a Marina Silva, exatamente porque não me agradava Serra muito menos a Dilma. Desta vez não tenho escolha e não vou votar na Dilma, isso de forma nenhuma. Não tem nenhum experiência para comandar nosso país e um passado nebuloso, sem entrar na questão. Como não voto em branco e nem anulo o meu voto, sou Serra neste segundo turno.

    Outra coisa, morri de rir ao ver a charge postada acima do seu texto, Oswaldo Lavrado. Coitadinho do pai de santo. Quem mandou prometer trazer a pessoa amada até o dia 17, não? Foi cercado sem dó nem piedade pelos candidatos "apaixonados" pela Marina. Muito engraçado e ficou linda a postagem, como as demais dos últimos dias. Meus cumprimentos ao Edward pela mudança e criatividade.

    Beijos a todos,

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  9. Olá Oswaldo Lavrado!
    Isso é que eu acho engraçado. O Lula não batia no peito outro dia e dizia que era mais popular que Cristo? A pesquisa não dava a ele 85 por cento de aceitação? E como você pode me explicar que só a Marina levou dele 20 por cento, Serra 33 por cento e outros tantos de nulos e brancos? Será que alguém poderia me informar qual foi o instituto que realizou esta pesquisa de popularidade de Lula? Deve ter sido feita junto aos "cumpanheiros" dele, só pode. Por esta razão e pelo bando de malandros que estão mamando nas tetas do poder que voto em Serra com muito prazer, com ou sem o apoio da Marina.

    Beijussssss

    Tatiana - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  10. Caro Oswaldo Lavrado: muito bom ver o debate político que você hoje inspira com sua crônica. O Brasil precisa disso, gente politizada, não importa em quem vote. E, principalmente, debate civilizado, com respeito e inteligência. Admiro profundamente a Marina por sua história, fantástica. Nessa eleição surpreendeu. Sabia que não teria chances, ainda mais com um partido sem estrutura nem grana como o PV. Mas foi importante essa participação, porque quebrou a polarização PT-PSDB e amplificou o nome da ex-ministra. Graças a ela, hoje temos segundo turno, que foi muito importante, para centralizar e aprofundar o debate, sem aqueles bobos da corte para atrapalhar. Quem lê atentamente os jornais sabe que a direção do PV já está brigando com ela. Porque a direção do PV quer cargos e fecha com Serra. Marina teve conflitos no PT e no governo, mas sabe que em política tudo é jogo, frio, não entram sentimentos e firulas pessoais. Não pode comprometer sua biografia, de centro-esquerda, porque Serra neste momento representa a direita, na aliança com o DEM, que nada mais é que o extinto PFL, que por sua vez foi a antiga e histórica UDN, um partido ultra-conservador, da elite, e que nunca vencia qualquer eleição, só chegou ao poder de carona no golpe de 1964, dando origem então à Arena. Ufa... Marina não é boba, sabe que o PV não existe como partido com força real, ela sequer tem uma história lá dentro, e sabe também que seus eleitores são heterogêneos, não existe um bloco marinista. Os eleitores de Marina foram de diferentes perfis, e agora vão se dividir entre Serra, Dilma e votos nulos. Ou ela fecha com o PT, ou fica neutra. É minha aposta. Mas em política nenhuma aposta é sem risco de engano, claro.
    Abraço grande meu bom amigo Oswaldo Lavrado. Beijos a todos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, Oswaldo Lavrado.
    Eu penso que a Marina Silva conseguiu essa votação surpreendente por falta de capacidade de Serra e Dilma, que não conseguiram falar, em programas de rádio e TV, a mesma língua do povo. Afirmo isso baseado nas pesquisas do começo da campanha, onde Marina Silva não tinha nem 3 por cento de votos. Aos poucos ela foi crescendo e atingiu 20 por cento, não porque tem o dom de se expressar e um programa maravilhoso de governo. Longe disso. Cresceu pela incapacidade de programas de Serra e Dilma. E agora, Marina tem que aproveitar os 10 minutos de fama para conseguir uma bela barganha. Como tenho que escolher, vou também votar em Serra.

    Abraços

    Juninho - SAMPA

    ResponderExcluir
  12. Parabéns amigo Lavrado, como sempre você vai direto ao ponto. Tomara que os eleitores não fiquem em cima do muro.

    ResponderExcluir
  13. Oiê, amigos (as)...
    Olá Tatiane, desde que assumiu á Presidência "deste país", Lula só diz asneiras. Ele se julga um Deus. O cara é xarope mesmo e a cria dele (Dilma) é pior ainda. O que se esperar de um sujeito que diz, com orgulho: "minha mãe nasceu analfabeta" ?. Você, Tatatina,por acaso conhece alguém que teria nascido alfabetizado ?. O cara é um debilóide e acredita que, como presidente, pode falar e fazer o que lhe der na telha.

    Olha, tenho a impressão que com Dilma, Serra, Marina, Ronaldo Fenômeno, Tiririica ou o Zé do Caixão nos estamos mesmo é ferrados.

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  14. Oiê, amigos (as).
    Cara Gabriela: Se liga porque o pai de santo acima do artigo deste blog é amigão do Edward, aliás, muito mais que amigo; portanto...

    Caro Saldanha: Concordo com você: é preciso conhecer, discutir, analisar e pesquisar a política e os políticos. só assim, lá na frente, não mais serão eleitos Tiriricas, Sarneys, Collors, Serras,Lulas e outras aberrações.

    Betinha, obrigado garota.

    Juninho: Sua escolha, como a de muitos, é por eliminação, votar no que você considera menos pior.
    Tá certo, pois não há outra opção.


    gratos a todos.

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  15. Olá Amigos

    Boa tarde

    Errei novamente. Eu quiz dizer "eleitorado" e não "leitorado". Coisas de velho. Afinal hoje é domingo.

    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  16. Estou muito curioso agora para saber como será o futuro de Marina nestes próximos quatro anos. Ainda sem cargo, e praticamente sem partido (sua briga com a direção do PV tende a se agravar), ela terá a opção do PSOL, mas aí vai brigar por espaço na liderança com Plinio, que é muito vaidoso, mesmo sendo um bom político, dos que se salvam. O PSOL está esfacelado, não conseguiu (infelizmente) reeleger Luciana Genro, no RS,uma excelente deputada federal. A Marina vai ter que trabalhar na manutenção da imagem, para não perder o espaço conquistado, não cair no esquecimento, e para isso precisará de um ministério. Aí entra seu dilema neste momento. Se ficar neutra perde cacife lá na frente. É aguardar para ver, está ficando interessante.
    Abraços!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  17. Alô meu irmão J. Morgado, ainda bem que você retornou ao blog. Eu já havia recebido várias ligações de amigos mineiros que moram nas cidades próximas a Franca e que você conhece bem, passou por elas dias desses. Perguntavam-me se "leitoreiro" é aquele que tira leite em São Paulo. Respondi a eles que é ao contrário. Os políticos tiram o leite dos "leitoreiros". Não sei se meus amigos mineiros entenderam, ou se viram sua correção. O fato é que as ligações cessaram.

    Gabriela e meu irmãozinho Lavrado, esse pai de santo é meu talismã, só não podem colocá-lo numa encruzilhada como essa acima. Aí bagunçam a cabecinha dele. Deixando de lado as brincadeiras, o Milton Saldanha está correto. O jogo político neste segundo turno está fascinante, tanto que uma recente declaração do Presidente Lula, mostra o seu grau de preocupação com estas eleições, ao afirmar que agora tudo ficou bem mais difícil.

    Alguns analistas até acreditam que Lula não está se expondo tanto quanto no primeiro turno, isso porque uma derrota pode comprometê-lo politicamente. As cartas estão na mesa, quem souber manipulá-las com maestria pode jogar de mão. E a Michelle, leram seu comentário acima?, tem razão. O apoio de Marina Silva é importante, mas não decisivo. Os mais de 50 milhões de votos nulos e brancos, se melhor trabalhados, podem eleger o novo presidente do nosso país.

    Abraços...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  18. Boa noite, Oswaldo Lavrado!
    Aceite meus cumprimentos pela interessante crônica que escreveu no blog deste domingo. Texto bom e oportuno e uma belo visual de página. A charge também achei muito engraçada, mas é por aí. Serra e Dilma vão brigar pelo apoio de Marina Silva e você tem toda a razão. Marina pode mesmo fazer a diferença nesta reta final das eleições majoritárias. Respeito as opiniões da Michelle e do Edward, mas os votos brancos e nulos dificilmente serão revertidos para um dos dois candidatos. Pelo menos em sua maioria. Os que tomaram esta atitude é porque não acreditam em nenhum dos candidatos nem em suas propostas. Cansaram-se da política suja que infelizmente é praticada em nosso país. Eu cansei, mas voto, lutamos para voltar ao regime democrático e, para que isso continue, nosso voto é muito importante.

    Bjos e um bom feriado a todos!

    Daniela - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  19. Oi Oswaldo Lavrado, legal, gostei do seu artigo hoje. Sabe, eu votei na Marina Silva no primeiro turno. Minha dúvida é se vou ou não votar agora. Se votar, também não gosto de anular meu voto, será em Serra, Dilma de jeito nenhum.

    Bjos

    Priscila - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  20. Olá Amigos


    Ficou evidente ontem durante o debate, quem está mais bem preparado para exercer o cargo de presidente.
    A socialista, a favor da descriminalização do aborto e que de repente virou religiosa, se perdeu totalmente.
    “Os cristãos e os evangélicos” – uma frase da dita cuja que certamente vai repercutir entre os religiosos.
    Os evangélicos que assistiram ao debate e prestaram atenção nessa mancada estarão excomungando a vermelha. Afinal, os evangélicos, segundo a petista não são cristãos.

    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  21. Também observei este detalhe, J. Morgado. A Dilma no debate ontem deu a nítida impressão de nervosismo. Durante o debate e nos três minutos para as considerações finais e as despedidas mostraram que o Serra é mil vezes melhor preparado que a candidata do Lula. Tanto que foi muito aplaudido. O problema é que milhares de pessoas que votam no PT não acompanham debates, não lêem jornais e tudo que ouvem falam que é intriga da oposição. Quanto a Marina Silva, o Oswaldo Lavrado tem razão, pode ser o coringa deste jogo político, ajudando a eleger quem ela apoiar. Se é que vai apoiar, claro.

    Um outro detalhe. Acabei de assistir o horário político agora pela TV e achei muito engraçado. Tem uma mulher (deve ser atriz), que aparece no Programa do Serra, já viram? Ela faz um diálogo, como se estivesse conversando com a Dilma e tira o maior sarro, com classe, da candidata do PT. Quem não viu fique atento ao horário político pela TV logo mais a noite. Vale a pena!

    Parabéns pelo texto, Oswaldo Lavrado.

    Bjos a todos, bom feriado!

    Giovanna - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  22. Olá Oswaldo Lavrado, tudo bem? A Marina Silva está vivendo seus 10 minutos de fama. O Edward, no primeiro comentário sobre a sua crônica, Oswaldo, disse acreditar que a candidata do PV vai acender uma vela pra Deus e outra para o Diabo. Eu também acho, não vai queimar tudo o que conquistou até agora arriscando-se a apoiar um candidato, ou candidata que pode ser derrotado (a). Melhor para ela é assistir de camarote e deixar seu partido decidir pra quem vai dar a força.

    Um recadinho para a Giovanna. Eu vejo sempre essa mulher no programa do Serra. Realmente, uma graça. A melhor coisa do horário político. Hoje minha mãe me chamou aos gritos, anunciando a chegada da mulher no programa e corri pra ver. E sempre acabamos dando boas risadas, mesmo já tendo visto várias vezes. Uma interpretação magnífica e cá entre nós, por tabela, acaba com Dilma e o PT. Muito engraçado quando ela diz: "Dilma, porque tudo o que você fala e faz chama o Lula? Não tem opinião própria?"

    Reforço o pedido da Giovanna, quem não assistiu, não perca, muito bom!

    Bjos,

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  23. Tem uma coisa, Oswaldo Lavrado. Se eu estivesse na pele da Marina Silva, não hesitaria em apoiar José Serra. Mais ainda, subiria nos palanques com ele e até daria beijos em sua carequinha. Também gravaria comerciais de apoio e o que mais fosse necessário para elegê-lo Presidente da República. Com boas intenções, Marina Silva foi escoraçada do PT pelo Lula e pela Dilma, porque não fazia parte da panelinha e nem queria dizer amém para a cartilha que o PT impõe aos seus "cumpanheiros", os quais comanda a ferro e força. Com Serra na presidência, essa curriola de ladrões que está sugando nosso dinheiro seria expulsa dos cargos fictícios que ocupa. Votei em Serra e voto novamente, com prazer!

    Beijos e parabéns pelo texto!

    Tânia Regina - Ribeirão Preto - SP.

    ResponderExcluir
  24. Olá amigos

    Boa tarde

    Tergiversar, um verbo transitivo interessante.
    A Dona Dilma, no “duelo” de ontem usou essa palavra inúmeras vezes para acusar e se defender.
    Seu oponente, o ex-governador Serra, não o fez. Preferiu usar de um vocabulário mais amplo. E com isso me convenceu e, acredito, convenceu muita gente.
    A ex-guerrilheira como um camaleão mudava de cor a todo o instante.

    Um abraço a todos

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  25. Prezado Jornalista Oswaldo Lavrado!
    Não há dúvida de que a bola da vez é Marina. De que lado vai jogar, ninguém garante nada. Serra? Dilma? Nem ela sabe. Questiona-se o seguinte: até que ponto seus 20 milhões de eleitores atenderão a seu chamado? Dirá: "Ei, vocês aí que votaram em mim, vamos ali votar noutro candidato". Os eleitores vão segui-la? A questão é justamente esta. Alguns, certamente, seguirão seus passos. Outros, não. Já viraram a cabeça, mudaram de rumo. Votam no Serra. Votam na Dilma, ou mandam todos para as profundas e não votam em ninguém. Nem saem de casa.

    Nosso eleitorado é volúvel. A cada dia muda de opinião. Despolitizado, não tem ideia fixa, não faz a menor diferença entre Serra ou Dilma, entre o cacareco ou os gansos do lago Paranoá. Desconhece a importância do ato de votar. Então a Marina de hoje, como decisiva, pode não representar nada amanhã. É uma Branca de Neve sem anões, sem lobo-mau, um sítio sem pica-pau amarelo, sem Narizinho. Portanto, a mais brilhante idéia para atrair Marina, agora, pode acabar em nada X nada. Aguardemos, pois. Porque tudo pode terminar em palanques de algodão.

    Regina Marshall

    ResponderExcluir
  26. Oiê, amigos (as)...
    Agradeço novamente os que opinaram em relação ao nosso artigo. O que vale é opinar, contra ou a favor.
    O PV vai decidir no domingo (17) com quem fica:Dilma ou Serra. Mas entendo ainda que a chave é a Marina Silva já que o Partido Verde não é chamariz pra nada. A Marina foi quem conquistou os quase 20 milhões de votos, portanto é ela quem vai decidir quem leva os votos. Marina, inteligente, sabe disso e se desejar pode dar as costas ao PV e decidir por conta própria e, quem sabe, até em troca de substâncias benesses em proveito próprio. Não podemos esquecer que estamos tratando de política e políticos.
    abraços a todos e
    gratos.

    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  27. Caros amigos.
    Tenho estado em viagem, razão da ausencia. Chegando ontem, fiz hoje um passeio pelo blog que é sempre agradavel.
    Oswaldo Lavrado. Você deu as cores adequadas ao texto que publicou. A grande vitória, coube de fato a Marina que sai jogando de mão com armas para repicar no jogo.
    Não há como "tergiversar", diante dos fatos e escândalos, o voto terá de ser no Serra.
    Ele tem competencia, terá meu voto e minhas críticas como jornalista durante seu governo. Sua primeira atitude acertada deverá ser reconduzir Marina ao ministério que perdeu pela ingerência da qualificada guerrilheira e, despreparada candidata escolhida por Lula para aquecer o seu próprio banco.
    Duas mulheres prestaram um grande serviço a nação: Marina permitiu ao Brasil mais prazo para pensar abrinmdo espaço para, - como dizem os argentinos - a segunda vuelta. A outra foi Erenice, que deixou escancarar-se a porta da vergonha que assola o país, em vespera da eleição.
    Com licença de todos, li também o amigo J. Morgado, sempre atraente.O Jose Marqueiz, sempre surpreende com sua obra.
    Um abraço a todos. Garcia Netto

    ResponderExcluir
  28. Oiê, amigos (as)...
    Obrigado mestre Garcia Netto por suas observações sobre nosso artigo publicado neste blog. Concordo plenamente com suas colocações sobre a enorme diferença que existe entre José Serra e Lula da Silva, a favor do primeiro. Enfim é o povo quem vai decidir no próximo dia 31. Vamos aguardar.

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir