sábado, 30 de outubro de 2010

SEXTA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2010


.
Diante de impropérios que a nação vem ouvindo nos últimos oito anos com absoluta lenidade, conclui-se que o estado brasileiro foi invadido pelo hipnotismo de um tirano, capaz de absurdo horror contra todos, desde que lhe seja garantido o poder absoluto.
.
A partir das alianças amigas e solidárias de Lula, com Chaves, Fidel, Mahmoud Ahmadinejad, é oportuno detectar semelhança entre ele e suas atitudes, com grandes ditadores da história: No passado da França, Luis 14, “Rei Sol” (o Estado sou eu); da Alemanha, Hitler; o Rei Deus da Pérsia, Xerxes 1º, ou ainda a vontade inflexível de Joseph-Désiré Mobutu em trilhar o caminho de suas conquistas, mesmo deixando atrás de si, rastros de infortúnio e fogo.
.
Se em Luis 14 foi evidente o absolutismo, vivemos com da Silva o mesmo gosto. Hitler todos conhecem seu registro macabro na história. Seu despotismo mostra herança congênita incluindo a vontade para dominar o mundo. Xerxes Iº usurpou o cargo do irmão primogênito, derrotou o exército de Leônidas no desfiladeiro de Termópilas, saqueou a África e arrasou os santuários da acrópole ao dominar Atenas.
.
As afinidades entre Lula e o ditador Mobutu, Rei do Congo/Zaire, o “Grande Leopardo”, pode se apontar na origem humilde de ambos, na arrogância e volúpia pelo acúmulo de fortunas, de poder, no apego ao despotismo e na truculência. É também evidente a alta capacidade no iludir o povo, dando a mentiras, cunho de verdade. Se Mobutu convenceu com eficiência para obter ajuda de várias lideranças de países do ocidente, Lula caça direito, inibe judiciário e legislativo, pratica ditadura com mascara de democracia afirmando: “o Estado sou eu”, como disse Luis 14, expressão repetida pelo congolês. Adotaram na vida publica a linha da cleptocracia.
.
As diferenças entre os dois? Lula nunca estudou, sempre viveu custeado por organizações sindicais, não aprecia leitura, e ameaça sistematicamente amordaçar a imprensa através do cerceamento da liberdade constitucional. Mobutu, o presidente, aprendeu a falar francês e currículos iniciais aos 8 anos. Logo a seguir, tornou-se frequente na leitura. Devorava publicações literárias, revelando, em principio, interesse por Charles de Gaulle, Winston Churchill e Maquiavel. Ainda no exercito, começou a trabalhar no jornalismo dedicando-se principalmente a área política. Em 1956 deixou as forças armadas para ficar no jornalismo em tempo integral.
.
Não será difícil para o leitor em simples análise, constatar em Lula, um forte apetite ditatorial no desejo de subjugação do mundo, – hitlerismo – demonstrado claramente na busca de postos avançados, incluindo a ONU, no momento em que viu esgotar-se possibilidade de seus anseios de terceiro mandato, interposto por suas marionetes. Seus exemplos passados a nação, sob a égide da arrogância, se multiplicaram em rebeldia, mentiras e acobertamento das tramas engendradas a sua sombra no Palácio da Alvorada. Sua teatralidade tirânica ao ser contrariado, especialmente nos palanques de onde jamais desceu durante sua gestão, seu olhar fulminante espargindo ódio e terror, suas palavras a pregar o extermínio de agremiações e aniquilamento de pessoas, sempre identificaram o mal incrustado em seu espírito, sem a mínima observância ao dito maior: amai-vos uns aos outros.
.
Ao final de uma jornada que deveria se revestir de acentuada civilidade, sublinhou-se a face inculta, despreparada e ambiciosa a incitar contra liberdade de expressão. Por inspiração do nefasto regente, estados da federação cuidam de aplainar caminhos criando conselhos de comunicação monitorando a mídia. O arbítrio foi recomendado na Conferencia Nacional de Comunicação convocada por Lula e começa a render frutos alicerçando pretensão de cercear a liberdade de imprensa em âmbito nacional. O art. 142, da Constituição Federal, com sabedoria reza que, “as Forças Armadas ocupam-se com a defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais, e por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem”.
.
Neste domingo, o eleitorado brasileiro decidirá nosso destino. Sua cultura política e ponderação vão definir o acerto ou desvio do caminho que leva a redenção nacional através do equilíbrio com justiça para a emancipação da pátria. Rejeitemos a ditadura ameaçando as liberdades. Honremos e desfrutemos a democracia com respeito ao silencio da caserna.
_________________________________________
*José Reynaldo Nascimento Falleiros (Garcia Netto), 82, é jornalista, radialista e escritor francano. Autor dos livros Colonialismo Cultural (1975); participação em Vila Franca dos Italianos (2003); Antologia: Os Contistas do Jornal Comércio da Franca (2004); Filhos Deste Solo - Medicina & Sacerdócio (2007) e a novíssima coletânea Seleta XXI - Crônicas, Contos e Poesias, recentemente lançada. Cafeicultor e pecuarista, hoje aposentado. Garcia Netto é amigo e colaborador deste blog.
__________________________________________

36 comentários:

  1. Bom dia amigos (as) deste blog...
    Decididamente meu bom amigo e conterrâneo Garcia Netto, brilhante jornalista e radialista, não está de bem com Lula. Rasgou o verbo nesta crônica de fim de semana. Do Rei Luiz XIV de França, passando pelo Rei do Congo/Zaire, até Fidel Castro, Garcia Netto mostrou com clareza as afinidades entre eles. Só não citou o sanguinário Idi Amin Dada, cuja ditadura foi caracterizada por genocídios e requintes de crueldade, valendo-lhe o apelido de “açougueiro”, porque, pelo menos por enquanto, Lula ainda não chegou a esse ponto. Felizmente! Concordo com Garcia Netto, basta ver as atitudes tomadas recentemente pelo nosso presidente, que para eleger Dilma, desrespeita a Justiça Eleitoral, solta impropérios em palanques, grita palavras de ordem e chega ao cúmulo de convocar o famigerado MST, facção criada pelo PT para promover desordens no País, para se engajar de vez nesta campanha eleitoral.

    Conheço Lula desde os anos 70 e todos sabem que a escola do nosso presidente foi o sindicalismo. Aprendeu a fazer discursos inflamados para a massa operária desde cedo. Gestos e frases de efeito é um mestre. Se for preciso, sabe como ninguém chorar e, pasmem, lágrimas chegam a molhar seu rosto. Com Duda Mendonça, marqueteiro inteligente, aprendeu a explorar sua condição de ex-metalúrgico e gritar a todo o instante para a platéia, que nasceu em berço pobre. Quando a situação fica difícil, como este segundo turno que ele não esperava, parte para a frase mais famosa e assumida hoje pela classe menos favorecida pela sorte: “a culpa é das elites” (sic). Todos sabem, mesmo precisando deles para ter emprego, pobre não gosta de rico e com este grito de guerra, Lula chacoalha a galera e impõe o que pretende.

    Discutia, ontem a noite, com um amigo jornalista que trabalhou na assessoria de Marina Silva nesta campanha de primeiro turno, qual a razão da popularidade de Lula, se em seu governo surgiram os maiores escândalos da história da nossa política, encabeçados pelo “mensalão”. Ele respondeu-me: “simples, Lula garantiu facilidade para a aquisição da casa própria, carro zero e conseguiu provar para o povo que o plano real foi ele que arquitetou, assim como a bolsa esmola. Depois disso, ofereceu pão e circo ao povo, quer mais?”
    Dei por encerrada a conversa com este amigo jornalista. O que mais comentar? Nosso povo não se importa que roubam nosso país, que a quadrilha infiltrada no Poder continue dando as cartas e jogando de mão, desde que lhe dê o pão e o circo... Pobre Brasil!

    Meus cumprimentos pelo texto corajoso, Garcia Netto, alguém, um dia, teria que escrevê-lo. Você o fez com maestria.

    Um forte abraço a todos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  2. Olá Amigos

    Bom dia

    Garcia Netto, meu amigo, escreveu um artigo que eu gostaria de ter escrito.
    A semelhança do atual governante deste país com as várias ditaduras e déspotas que existiram no mundo é sensacional.
    Mostra que, na verdade, não existe idealismo. O que prevalece é o poder pelo poder. Nada mais. Uma vez no trono, tudo farão para não largá-lo.
    E é exatamente o que agora está acontecendo.
    Chamam de conselhos de não sei o que, o cerceamento da imprensa. Não é assim que começaram todas as ditaduras do mundo? Sejam elas de esquerda, direita ou até religiosas.
    Lembro-me que na década de 90, me encontrava em uma fila de banco lá em Batatais, um cidadão falava em voz baixa, resmungando. Na verdade, o que ele queria era atrair as pessoas próximas para seu discurso prosélito. Dizia que o Brasil era muito grande, sugerindo uma divisão para que a esquerda na ocasião representada pelo PT pudesse governar. Isso não está acontecendo agora?
    Não importa qual o resultado dessas eleições, o Brasil estará dividido. De um lado, o curral eleitoral cevado com bolsas diversas e outros “quetais” e do outro, um povo esclarecido e já (tardiamente) politizado.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  3. Olá Amigos

    A matéria de hoje além de sensacional está muito bem ilustrada.
    A primeira foto, mostrando o “Grande Ditador”, com Charles Chaplin, representa bem a situação em que estamos vivendo.
    Parabéns Edward.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, meu bom amigo J. Morgado!
    Tenha um ótimo final de semana!

    Parabéns pelo comentário.

    Abração...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Garcia Netto, Edward, J. Morgado e pessoal do blog. Pra mim, esta ilustração principal é o Lula com os trajes usados por Hitler, J. Morgado. Como dono do mundo, Lula equilibra o globo terrestre com uma só mão. Garcia Netto está correto. Temos uma ditadura dos barbudinhos em plena democracia. E com o voto deste povo "inteligente" de nossa amada Pátria, vamos garantir que ela continue, com certeza. Como escreveu o Edward em seu comentário, basta pão e circo para deixar um povo feliz. Escola romana, de Nero e outros imperadores. A eleição de Dilma vai massagear ainda mais o ego deste ser prepotente que passa por cima de leis e se acha o todo poderoso. Não com o meu voto!

    Beijos a todos, parabéns pelo texto, Garcia Netto!

    Vanessa - Unicamp - Campinas - SP.

    ResponderExcluir
  6. A quadrilha comandada por este homem arrogante, que hoje se esconde nas sombras do poder, assustou-se com o segundo turno que não esperava. Quanta ignorância, brasileiros votando numa mulher que dela só se conhece um passado sombrio, para atender o pedido deste homem que se julga maior que Deus! Nossa arma para afastá-los é o nosso voto. A frase final que você escreveu, Garcia Netto, martela em minha mente e precisaria ler lida por todos os brasileiros, do Oiapoque ao Chuí: "rejeitemos a ditadura ameaçando as liberdades. Honremos e desfrutemos a democracia com respeito ao silencio da caserna".

    Bj

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  7. Paulo César Alcântarasexta-feira, 29 outubro, 2010

    Bo dia a todos!
    Coincidência ou não, mas desde o seu descobrimento, o Brasil é um país ligado a PC:
    01. Foi descoberto por um PC (Pedro Cabral);
    02. A primeira carta foi escrita por um PC (Pero Caminha);
    03. É conhecido como PC (País do Carnaval);
    04. No Rio, a sede do governo era no PC (Palácio do Catete);
    05. Atualmente, a sede do governo é no PC (Planalto Central);
    06. Recentemente foi governado por um PC (Presidente Collor);
    07. Que se apaixonou por um belo par de PC (Pernas da Cunhada);
    08. E que estava envolvido com um outro PC (PC Farias);
    09. Que foi denunciado por um outro PC (Pedro Collor);
    10. E nós, PC (Pobres Coitados), continuamos levando, enquanto outros PC (Políticos Corruptos) acham que aqui é um PC-2 (País do Caixa-dois)!!!
    11. Pra completar, hoje o Brasil é governado por um outro PC (Pé de Cana)... Basta ver a garrafa de 51 em cima da mesa, na ilustração deste excelente texto de Garcia Netto! Eu vou dizer NÂO à ditadura dos "Cumpanheros" com meu voto, antes que eles arrastem para a nossa Terra essa corja da Colômbia, Bolívia e Cuba. Parabéns ao jornalista e ao blog pela publicação deste texto-verdade!

    Paulo César Alcântara - Ribeirão Preto - SP.

    ResponderExcluir
  8. Olá Edward



    O filme "O Grande Ditador" foi feito como uma paródia a época áurea do Hitler na Europa.
    Como você colocou a cara do "tar" no rosto do Chaplin (muito inteligente), poderia servir também para os bandidos da Venezuela, Equador, Bolívia... E até do argentino que acaba de bater com a dez.

    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  9. Olá Garcia Netto!
    Ontem estive na casa do meu irmão mais velho, casado, que tem uma filha, de 8 anos, muito inteligente, puxou com a tia (rsrsrsrsrsrsrs). A conversa entre nós era sobre as eleições deste domingo e sobre a influência que Lula exerce de uma forma não democrática, subindo em palanques e muitas vezes inaugurando obras com a presença da Dilma. Pior, dizia meu irmão, é que vários processos sofreu nosso "Reizinho" e todos eles acabaram no cesto de lixo. Quem tem Gilmar Mendes no STJ não tem razão para se preocupar. E ele, Lula, continua, com sua pose ditatorial, puxando votos para sua candidata.

    O engraçado foi quando meu irmão disse que Dilma deve vencer as eleições por causa dos votos dos nordestinos. Foi então que minha sobrinha, Mayara, entrou na conversa. No alto dos seus 8 anos, olhou firme em meus olhos e perguntou: "tia, porque então a Dilma não governa o Nordeste e o Serra fica aqui, com a gente que vota nele?" Deu o que fazer para explicar a ela que isso não é possível. No fundo, me fez pensar. São Paulo é o Estado mais rico da União, o coração deste país e comprovadamente vota mais em Serra do que em Dilma, como também Minas Gerais e o Rio, outros dois grandes estados brasileiros, mas ficamos à mercê do colégio eleitoral do norte-nordeste, que acaba decidindo...

    Bom fim de semana a todos!

    Tatiana - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  10. Oiê, amigos (as)...

    O artigo do considerado Garcia Netto revela o domínio e a popularidade extremamente perigosa do excesso de poder e popularidade. Jogue uma arma na mão de uma criança ou coloque um macaco em um supermercado e o resultado será extremamente desastroso.
    Além de analfabeto, o que não seria desdouro, Lula desafia a psicanálise com sua verborragia na tentativa de fazer da mentira uma verdade (com alguns consegue, entre os quais ele próprio). Ilusionista e alucinado pelo Poder, Lula cre que o povo acredita em suas galhofas e pretende perpetuar-se no poder como seus irmãos Fidel, Chaves, Evo Morales e tantos outros que dominam povos ainda não devidamente civilizados ou cultos.
    Se Dilma for eleita, a saga continua sem data e hora para acabar.
    Parabéns pelo enfoque, caro Garcia Netto.

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  11. Papai do céu eu te agradeço por ser feia, o Senhor me fez compreender que ser "Feia" não é tão mal assim como sempre pensei.

    Papai Do Céu, somente agora compreendi a frase: "DEUS SÓ DÁ O FARDO A QUEM POSSA CARREGÁ-LO", portanto não terei que dividí-lo com ninguém, ufaaa.....

    Papai do céu como é bom ser "Feia", pois o Senhor me libertou da prostituição, da mendincância em pedir votos p/ minha Candidata.

    Papai do Céu todos os dias peço o seu perdão, obrigada por me fazer compreender que mais "15 pecados" pesaria em muito a minha absolvição espiritual.

    Papai do Céu obrigada por não deixar eu descer SERRA ABAIXO.
    Papai do Céu obrigada por me enviar uma ESTRELA para a minha Salvação e de Minha Pátria.

    Papai do Céu, obrigada por me fazer entender que mesmo Eu Sendo "FEIA" eu Sou Uma ESTRELA.
    Amém.

    Mulheres Feias, Turbinadas, Lindas, Simpáticas etc. Vamos Dia 31 dar Um basta neste careca.
    Vamos jogar o serrote Serra abaixo!!!

    Angélica - Vitória da Conquista - BA

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, Garcia Netto!
    E nosso reizinho não gosta de ser contestado pela "mídia". E culpa "as elites" por isso. Pior é sua capanga, a Dilma. Tenho notado, assim como aqueles mais atentos também devem tê-lo feito, que a candidata Dilma Roussef e seus apoiadores, pretendem que ela venha a ser a primeira "presidenta" do Brasil, tal como atesta toda a propaganda política veiculada na mídia. Presidenta??? ..........Ela mesma diz, "quando eu for presidenta"...

    Mas, afinal, que palavra é essa totalmente inexistente em nossa língua? Bem, vejamos: no português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante... Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.

    Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte. Portanto, à pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha. Devemos dizer capela ardente, e não capela "ardenta"; estudante, e não "estudanta"; adolescente, e não "adolescenta"; paciente, e não "pacienta".

    Um bom exemplo dessa barbaridade seria: "a candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta."

    Parabéns pelo texto!

    Beijos a todos!

    Daniela - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Olá Garcia Netto, não há exagero nem inverdades em sua crônica corajosa publicada nesta sexta-feira no blog. A fama subiu à cabeça do nosso torneiro-mecânico, que se acha o todo-poderoso e que pode passar por cima de tudo e de todos. Recentemente deu uma declaração que tenho certeza, a maioria que frequenta este blog deve ter lido em jornais ou portais da internet. Disse ele aos repórteres que lhe perguntavam como analisava sua despedida da presidência: "vocês se esquecem que estou vivo. Minha caneta ainda pode fazer muitos estragos". Prepotência maior, impossível. E a frase, "fazer estragos" é no mínimo desrespeitosa. Uma caneta de um presidente deveria fazer o bem a uma Nação, jamais estragos. Lamentável!

    Beijos a todos, parabéns pela crônica, Garcia Netto.

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  15. Daniela, você acaba de prestar um serviço de utilidade pública, não só para Dilma Rousseff, que sonha em colocar a faixa presidencial, como para muitos "manos" petistas e não petistas, que insistem em dizer que vamos ter, no Brasil, uma "presidenta" pela primeira vez. Bem possível que até alguns jornais já tenham publicado. E que nível esta campanha do PT que não notou o erro gravíssimo, no meu modo de entender, citando "presidenta" em suas publicidades. Pra se notar que falta de banco escolar não é privilégio de nosso "presidente". Agora também é da nossa "presidenta" que, dizem, estudou em bons colégios antes de entrar em cana e ficar três anos atrás das grades. Falar em prisão, Garcia Netto, nosso "Rei" tem uma ficha no DOPS, de pouco tempo, passou alguns dias quando tentou inclusive aliciar sexualmente um rapaz preso na mesma cela. Isso, declaração dele, que está gravada e já foi publicada em livros. Agora, será substituído à altura por uma "presidenta" que ficou três anos no xilindró. Se a moda pega, logo Fernandinho Beira-Mar se candidata.

    Gostei da sua crônica. Como disse o Edward na abertura dos comentários, você rasgou o verbo com coragem.

    ABÇS

    Birola - Votuporanga - SP.

    ResponderExcluir
  16. Oi, pessoal, sou jornalista profissional, mas também aposentado do setor público e sei quanto essa classe foi humilhada durante o governo Lula, que a obrigou a voltar a contribuir com 11% da remuneração depois de haver pago durante 35 anos.

    E o aposentado do setor privado teve em 2010 só 2% de reajuste, a pretexto de o governo, que pagou a dívida externa com antecedência, não ter dinheiro, mas sobra grana para conceder 14,5% de reajuste a juízes e promotores a partir de janeiro de 2011.

    Pense nisso na hora de votar.

    Carlos Laranjeira

    ResponderExcluir
  17. Prezado Jornalista Garcia Netto, o tempo não só confirmou o que eu pensava como, infelizmente, acrescentou outras considerações desabonadoras. Investido do cargo e dos poderes inerentes e decorrentes do cargo, nosso encantador Luiz LI botou as unhas de fora e se revelou por inteiro, conforme seu relato perfeito neste texto aqui no blog do Edward de Souza. Lerdo, esquecido, cego, mudo, mal acompanhado, arrogante, intrometido, globe-trotter contumaz e exigente, inconveniente, inoportuno, desrespeitoso, metido a engraçado, mal assessorado nos assuntos internos e externos, ele foi dizendo patacoadas que caíram na alma da gigantesca camada de brasileiros e brasileiras pobres de grana e pobres de espírito. Estes cidadãos, das camadas de E a Z, se contentaram com cestas, bolsas, vales, tíquetes, esmolas, enfeitadas com bandeiras, marchas messiânicas, quebra-quebra, invasões, saques, desordem generalizada. O cargo lhe deu imunidade e impunidade e ele, generoso, repassou estes benefícios aos desordeiros e aos amigos mais próximos.

    Estamos vivendo tempos modernos, preocupantes. São oito anos de caos moral e ético no País. Nada completamente novo, que o Brasil nunca tivesse praticado. Aliás nossa história política tem raros momentos de decência e escassos cidadãos ilibados. O fato novo é a escancarada intervenção do presidente em defesa de sua gangue, vociferando contra a imprensa, a justiça, o congresso, a Constituição, a sociedade civil organizada. E agora, no apagar das luzes, ei-lo travestido de garoto-propaganda em tempo integral, usando com naturalidade todos os mecanismos do governo para empurrar goela abaixo uma candidata que não tem luz própria, nem é petista, que ouviu a galinha cantar, mas não sabe cadê o ovo.

    Temos o voto, saibamos usá-lo!

    Bom fim de semana!

    Michelle - Florianópolis - SC

    ResponderExcluir
  18. Caro jornalista e radialista Garcia Netto, é preciso destacar que este blog mostrou ser independente e acima de tudo democrático. O Edward de Souza escreveu sobre política várias vezes, expressou seus pensamentos, Oswaldo Lavrado também, J. Morgado, Nivia Andres e o Milton Saldanha, idem, ele que foi contundente com um artigo favorável a candidata do PT. Nenhuma crítica aqui ao Milton Saldanha, pelo contrário. O assunto postado por ele foi debatido, encerrou-se, ponto final. Apenas citei Milton Saldanha para mostrar que o espaço é democrático. Contra ou a favor de Lula ou Dilma, todas as crônicas foram publicadas. Essa que você escreveu hoje, Garcia Netto, que também gostei pelo tema e pelo texto, contrária ao Lula e sua protegida, endossa o que estou afirmando. Isso é bom para a democracia, porque se discute e se aprende sempre um pouco mais. Parabéns ao amigo Edward de Souza por este espaço livre, democrático e a todos os articulistas que participam deste blog vitorioso, cujos leitores aumentam a cada dia.

    Meus cumprimentos a jornalista Michelle, de Florianópolis, pelo comentário acima. E gostei da sua pitada de ironia, Michelle. "Nosso encantador Luiz LI (51), foi demais, quase caio da cadeira de tanto rir. Valeu pessoal,

    Um ótimo fim de semana!

    Francisco Heitor - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  19. Concordo com você sobre o espírito democrático deste blog, Francisco, mas não acredito que o nosso Imperador Luiz 51 (legal, Michelle), ficaria contente ao ler o texto do Garcia Netto, muito menos os comentários aqui postados. Quase todos, porque teve uma leitora, parece-me ser Angélica, foi totalmente a favor de Dilma. Nada de preconceitos, juro, mas Angélica é da Bahia....

    Sorte nossa é que Lula já afirmou que não lê blog. O que será que ele lê? Pato Donald de cabeça para baixo?

    Meus cumprimentos, Garcia Netto, adorei seu texto.

    Bjos,

    Priscila - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  20. Amigos do blog de ouro,boa noite.
    Como tenho sempre afirmado,o "nosso" blog está cada dia melhor e frequentado por amigos esclarecidos que sempre deixam sua opinião democratica em que todos acatam,discutem e se entendem.
    O amigo jornalista Garcia Netto já descreveu TUDO o que eu penso a respeito de "LUIZ 51" e sua corte.
    Sem mais comentários, só queria saber.Se vamos ter uma presidenta (toc toc toc) quem será o PRIMEIRO DAMO ??
    O que está faltando para endireitar de vêz este país e acabar com a rataiada barbuda na minha humilde opinião é a vólta
    DAS FORÇAS ARMADAS,com urgência.
    E doa a quem doer.
    Um abraço especial a uma FEIA de Vitoria da Conquista que nos visitou hoje,e já veio com tudo.

    Abraços Edward pelo blog, Garcia Netto pelo artigo e demais participantes deste exelênte blog.

    Um ótimo feriadão a todos

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  21. Boa noite, Garcia Netto!
    Convido-o, como também a todos deste blog, a acessarem o portal Terra neste instante. Lá está uma foto do nosso glorioso presidente, abrindo a página, enorme, lado esquerdo, participando de uma carreta em Recife, Pernambuco. Ele, o Rei do Brasil encerrando sozinho a campanha de Dilma, uma vez que ela se encontra em São Paulo onde vai participar do debate final na Globo com o Serra. De acordo com a nota do Portal Terra, mais de 100 mil pessoas acompanharam essa visita de Lula, que aparece em cima de um caminhão fazendo campanha. Claro, artista como só ele, chorou, deitou e rolou no estado em que nasceu e de onde nunca deveria ter saido. Essa a política ética do nosso país. O presidente em campanha... E ele gosta disto, faz bem ao seu ego. Parabéns pelo texto, Garcia Netto!

    Bom fim de semana!

    Carol - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  22. Oiê, amigos (as)...
    Retorno para compartilhar com a Daniela discorre sobre a "presidenta". O Flamengo tem uma mulher presidente, a Argentina também é governada por uma dama presente, mas Lula, com sua montanha de instrução e cultura, quer uma "presidenta" e não há o que contestar. Lula se orgulha da mãe ter nascido analfabeta (barbaridade), mas, pera aí, não é o único. Minha saudosa mãe também nasceu analfa. Será porque ela era de Trás-os-Montes (Portugal)?
    Há cerca de um mês, pouco mais, pouco menos, postamos aqui neste vitorioso blog um artigo que versou sobre o perígo da criação de ídolos e o foco foi exatamente o Lula presidente que por ser analfabeto e fanfarão faz o tipo que o povo gosta e consegue manter uma popularidade popularesca.
    Aí é que reside o perigo.
    Parabés, de novo, pelo artigo caro Garcia Netto..

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  23. Cinquenta anos para consertar esta mentira política do nosso ditador talvez não sejam suficientes. Por tudo isto é que neste domingo temos que comparecer em nossa sessão eleitoral e dizer um rotundo NÃO ao sapo barbudo. Se não for para ganhar a eleição, que seja para saber com certeza quantos somos, nós, que não perdemos a lucidez nem caímos no conto do vigário apregoado por um sapo que virou príncipe e que, de dentro do seu palácio e da sua nave espacial ultra sofisticada, fez, despudoradamente, dia após dia durante oito anos, o elogio da vagabundagem.

    Você escreveu a crônica que faltava a este blog, Garcia Netto. Meus cumprimentos.

    Juninho - SAMPA

    ResponderExcluir
  24. Prezado jornalista Garcia Netto, permita-me, respeitosamente, não concordar com sua crônica. O presidente lula é um exemplo para o mundo. O que o Lula fez para o Brasil está sendo reconhecido internacionalmente. Penso que ninguém acreditava que teríamos um presidente nacionalista em busca dos nossos anseios e interesses. Um homem que melhora a renda de cada um de nós. O lucro do crescimento não fica só com a elite mas é distribuída aos mais carentes. Todos ganham com isso, com o poder de compra. Os governantes anteriores não expandiam o comércio exterior, eram reféns, serviam aos interesses das grandes potências. O Lula pôs o Brasil em evidência. A rede Al Jazira, reconhece em Lula o porta voz do 3° mundo. Só não percebe quem é muito teimoso. Até a oposição e os que torcem contra reconhecem este fenômeno chamado Lula, mas não podem admitir publicamente. Melhor para o nosso Brasil é Dilma e depois, lula novamente.

    Obrigado

    Rafael Cortes - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  25. Amigos do blog de ouro,voltei!!
    Uma pergunta ao Sr Rafael Cortes
    Me desminta se fôr capaz !!
    Será que votar na Dilma (toc,toc,toc) é o melhor para o Brasil ??
    Perceba o que nos espera caso tamanha CATASTROFE ACONTEÇA :
    VOTE NA DILMA E.............

    Vote na Dilma e ganhe, inteiramente gratis, um José Sarney de presente agregado ao Michel Temmer.

    Mas não é só isso, votando na Dilma você também leva, inteiramente grátis (GRÁTIS???) um Fernando Collor de presente.

    Não pense que a promoção termina aqui.

    Votando na Dilma você também ganha, inteiramente grátis, um Renan Calheiros e um Jader Barbalho.

    Mas atenção: se você votar na Dilma, também ganhará uma Roseana Sarney no Maranhão, uma Ideli Salvati em Santa Catarina e uma Martha Suplício em S.Paulo.

    Ligue já para a Dirceu-Shop, e ganhe este maravilhoso pacote de presente: Dilma, Collor, Sarney pai, Sarney filho, Roseana Sarney, Renan Calheiros, Jáder Barbalho, José Dirceu, Delúbio Soares, José Genoíno, e muito, muito mais, com um único voto.

    E tem mais, você também leva inteiramente grátis, bonequinhos do Chavez, do Evo Morales, do Fidel Castro ao lado do Raul Castro, do Ahmadinejad, do Hammas e uma foto autografada das FARC´s da Colombia.
    Isso sem falar no poster inteiramente grátis dos líderes dos "Sem Terra" Pedro Stedile e José Rainha, além do Minc com uniforme de guerrilheiro e sequestrador.

    Ganhe, ainda, sem concurso, uma leva de deputados especialistas em mensalinhos e mensalões. E mais: ganhe curso intensivo de como esconder dinheiro na cueca, na meia, na bolsa ..., ministrado por Marcos Valério ,José Adalberto Vieira da Silva e José Nobre Guimarães.
    Acompanham tambem milhares de APANIGUADOS do PT que hora se alojaram em todos orgãos governamentais e de lá nunca sairão se Dilma (toc,toc,toc) ganhar

    Tudo isto e muito mais...
    SÓ NÃO ENXERGA QUEM NÃO QUER !!

    Contente amigo Rafael ??

    Abraços praianos a todos.

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  26. Bom dia, Garcia Netto!
    Lula é o Deus destes vermelhos fanáticos, não de pessoas inteligentes que raciocinam e tem um pouco de juízo. Os petistas parecem cegos ou possuídos, como os crentes que idolatram pastores e bispos de araque que surgem às dezenas em igrejas de fundo quintal. Confiam estupidamente nesses líderes do PT, que qualquer pessoa com um pouco mais de inteligência consegue ver que são todos desonestos. Será que eles acreditam que um pais como o Brasil pode ser “consertado” em 8 anos? Será que eles acreditam mesmo que Lula consertou o Brasil? Será que eles acreditam mesmo que Serra não tem competência ou que não é honesto? Será que eles acreditam que Dilma será como Lula? Será que eles acham que melhoraram de vida porque puderam comprar um carro pelo triplo do preço, (ainda não pago), em 72 prestações, se endividando? Será que eles acreditam que depois desses oito anos podem sair as ruas e ter mais segurança ou melhores hospitais? Esses ignorantes precisam despertar... Talvez no futuro acordem, quando seus filhos disserem... Estudar pra que? Nem o Lula estudou!

    Aplausos ao seu artigo!

    Miguel Falamansa – Botucatu – SP.

    ResponderExcluir
  27. Senhor Rafael Cortez

    Meu cordial bom dia

    Creio que os visitantes deste blog já se manifestaram com muita propriedade o que pensam do governo Lula. Em especial o Francisco Heitor e o Admir.
    Vou lhe fazer uma sugestão: Visite por alguns dias, os hospitais e prontos socorros que aceitam o SUS. Penso que você ficará estarrecido. Assista na TV e leia os jornais e poderá verificar o alto índice de criminalidade que infesta este país. Chegue até algumas favelas e poderá constatar que seus moradores são reféns de traficantes e bandidos de alta periculosidade.
    Poderia aqui enumerar uma série de mazelas que campeiam por ai, mas vou lhe perguntar; um partido (PT) que é escorado por legendas radicais – PC, PC do B, MR8, entre muitos outros de uma esquerda doente, tem boas intenções para o futuro?
    Você dividiria sua residência com outras famílias? Você aceitaria ter que receber um salvo-conduto cada vez que tiver que se deslocar de uma cidade para outra?
    Você gostaria de ser vigiado vinte e quatro horas por dia?
    Estude os países que passaram pelo regime comunista e os que estão passando por essa desgraça e acredito que mudará de idéia.
    O Processo já começou. Invasão no campo (com violência), cerceamento da imprensa, etc.
    Uma última sugestão: use sua máquina (computador) e acesse o “decálogo de Lenin”.

    Um fraterno abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  28. Raimundo Nocera Mendonçasábado, 30 outubro, 2010

    Bom dia, jornalista Garcia Netto!
    Apesar de achar forte o teor de sua crônica, porque não penso que Lula seja esse demônio pintado nas letras de seu texto, não voto em Dilma. Escolhi o Serra porque entendo ser ele o homem melhor preparado para comandar o nosso país. Mostrou isso no debate ontem. Moro em São Paulo faz uns 20 anos, sou nordestino, formado em engenharia civil, porque nem todos os nordestinos são analfabetos como muitos entendem, senhor Garcia Netto, e com tristeza verifiquei preconceitos em alguns comentários contra nós. Uma senhora ou senhorita, da Bahia, simplesmente porque disse que votaria em Dilma, acabou espezinhada por um leitor, sem motivo. Voto é democrático. Estamos numa democracia e é direito de cada um escolher em quem vai dar seu voto. Não querendo ser deselegante nem polemizar, pergunto aqui: foram os nordestinos "burros" que votaram em Tiririca?

    Obrigado pela oportunidade!

    Raimundo Nocera Mendonça - São Paulo

    ResponderExcluir
  29. Gen. Valmir Fonseca Azevedo Pereirasábado, 30 outubro, 2010

    O dia 31 de outubro de dois mil e pipoca iniciara com grande algazarra na embarcação pirata. O rum e a cachaça 51 corriam de mão em mão. Cumpanheiros de muitas trapaças comemoravam o próximo butim. A tripulação estava eufórica. A galera pirata com as velas enfunadas pelo vento dirigia - se, a toda, para a indefesa ilha de LISARB. No convés, o pirata sem dedo (não é sem medo), cognominado o “gosmento molusco”, antegozava a conquista e imaginava a rica pilhagem.

    No timão, a sua protegida, a sem graça e dentuça mocréia, era só gracejos. Conforme os desígnios do “soberbo molusco”, seria coroada a rainha de LISARB, uma ilha de grande porte, de posição remota e, portanto, inculta. Seus habitantes ainda vivem na Idade da Pedra. Consta que são broncos e tolos. Além de sumamente idiotas, são ingênuos e pregam a paz e o amor, principalmente o amor, por isso, eles amam demais os folguedos, o carnaval, os feriados, a sacanagem, os corruptos, os malandros, os mentirosos, etc.

    Acostumados a deitar em berço esplendido, ainda vivem no antanho. Não resistem a uma boa lábia, e trocam tudo, inclusive esposas e filhos por qualquer quinquilharia. Como afirmou o molusco para sua selecionada turma de celerados, “provavelmente ganharemos no grito. Sem disparar um tiro. Desembarcaremos à noite e, aproveitando a escuridão, surgirei como uma visão fantasmagórica para que a gentio supersticioso e medroso pense que sou um ente divino”.

    “Os fogos de artifício já estão engrenados para que a minha aparição cause o mais vivo estupor. Já decorei a minha fala. “Meus súditos, quem vos fala é o supremo, o senhor dos céus e da terra. Aproximem - se, pois nunca na história desta terrinha verão outra aparição igual. Dito isto, num “rebolation” magistral, vindo detrás, surgirá a guerrilheira, de preferência cuspindo fogo, para causar impacto.

    “Ajoelhem – se ignaros e impuros”, direi a seguir com aquela voz grossa, rouca e lancinante que vocês conhecem. “Recebam - me com pompas e glórias, pois aqui vim para ser adorado e bajulado”. E prosseguirei ameaçador, “infelizmente, aguardam - me outras tarefas divinas, mas voltarei. Me aguardem”.

    Após uma pequena pausa, dando tempo para os lamentos, completarei, “mas deixo aqui para a alegria e gáudio de todos, a minha preferida, a poderosa mil faces, a rainha da empulhação, a megera dos pampas, o queijinho de minas, o meu braço direito e o esquerdo também, que se comprometeu a preparar o terreno para a minha volta”.

    Sim, estava tudo encenado. E bem.

    O atento observador, da boleia, grita “capitão molusco, ninguém à vista, o povaréu, como de costume, está dormindo. A sua chegada vai ser de arromba”. Faltavam poucas milhas. Contudo, sabia - se que próximo ao litoral havia correntezas fortes e traiçoeiras. A coisa ia super bem. Até que sobe no convés “Dirceu, o canalha”, calejado marujo de outras piratagens e pilantragens, e avisa ao inquieto molusco, “Majestade, tem um fuinho no casco”. O naufrágio foi total. Nem os ratos se safaram. Ufa! Os lisarbenses nem souberam do risco que correram. Como diz o ditado, “Deus protege as criancinhas e os bêbados”.

    Brasília, DF, 16 de outubro de 2010

    Gen. Bda Rfm Valmir Fonseca Azevedo Pereira

    ResponderExcluir
  30. Este texto do General completa a crônica escrita pelo Garcia Netto! Tomara que tenhamos amanhã a tarde este final, e a nossa querida Ilha de LISARB ( Brasil de trás para a frente), se liberte deste ratos ancorados em nosso porto faz 8 anos. Votemos em Serra com consciência, pessoal!

    Beijos!

    Martinha - SBC

    ResponderExcluir
  31. Jornalista Garcia Netto, posso lhe fazer uma pergunta? A tal lei da ficha limpa foi aprovada, pelo que li, em votação apertada, terminando em 4 x 3 para desespero do corrupto Gilmar Mendes, que queria que ela passasse a valer a partir das próximas eleições, com isso protegendo outros safados que seriam beneficiados com a decisão. Paulo Maluf, com quase 500 mil votos ficou de fora, é ficha suja, além de outros corruptos. Agora a minha pergunta: Dilma pode ser empossada Presidente do Brasil caso seja eleita? Sua ficha é suja. Guerrilheira, assassina, assaltante e ficou presa mais de três anos no DEOPS. O Senhor ou alguém me dariam esta resposta?

    Grata,

    Samantha - PUC - São Paulo

    ResponderExcluir
  32. Chiiiiiiiiii... O jornalista Garcia Netto deixou o texto e abandonou a Ilha de LISARB. E a nós também. Não apareceu até agora....

    Beijos

    Martinha - SBC

    ResponderExcluir
  33. Ao blog do Edward.
    Inicialmente, por correção e justiça, devo agradecer com aplausos a beleza introduzida pela ilustração criada pelo Edward. Sua qualidade tão expressiva logrou catapultar a píncaros tão altos meu texto, elevação, que ele sozinho não atingiria. Obrigado.
    Quero também declarar meu apreço e respeito a todos que aqui vieram intervir, abrindo sua opinião com todo direito que o principio democrático assegura, em nosso cotidiano, pratica nem sempre admitida pelo absolutismo que nos assola ao ignorar-se a tripartição dos poderes.
    Pessoalmente defendo a legitimidade do bom comportamento, onde ideários são expostos sem a preocupação de inibir-se a contradita, aliás, política, também imposta no blog do Edward. Sua tribuna foi sempre colocada a serviço da liberdade política, crença, berço para cultura e, reúne um grupo consciente das liberdades que pode utilizar.
    Não tenho dificuldade para entender críticas ao que escrevo, acho bom que aconteçam para aprimorar conteúdos humanos.
    Se a todos devo gratidão, que confesso, peço permissão para fazer apenas duas referencias em nome da concisão:
    Engenheiro Mendonça.
    Qualquer comportamento preconceituoso não carrega bondade. Não partiu de minha caneta como soer em alguns pontos do poder. Rejeito. No caso, prefiro crer tenha sido calor andando na discussão. Concordo que fui forte demais, no entanto, não faria diferente. Observe nas comparações que fiz a não citação de Idi Amn Dada, catalogado pelos horrores conhecidos. Eu considerei sua participação madura e digna. Obrigado.
    Samantha.
    O homem que manda no Supremo Tribunal Militar entendeu que devia manter escondidos os documentos relativos aos crimes da histórica mulher guerrilha. A ficha limpa ou suja, produto de ação popular instrumentado pelo povo, (1.6 mi) teve dificuldade de passar pelo Congresso e foi protelado pelo judiciário, quem sabe, obedecendo a ordens. Cada brasileiro deve formar seu conceito.
    Martinha.
    Não sou desertor e muito me agrada estar perto de todos. Estou de Plantão na ilha com garra e amor. Não sou adepto da pratica de ir e voltar tantas vezes para fazer numero.
    Agradeço de coração a todos que complementaram aquilo que visualizei e, aos que me contestaram. Obrigado Garcia Netto

    ResponderExcluir
  34. Estou muito sem jeito, mas seria pior se não viesse me desculpar. É que estamos acostumadas a brincar e como gosto do jeito de ser de Garcia Netto, resolvi cutucá-lo com varinha bem curta, dizendo que não estava na Ilha de LISARB. Se você não me desculpar, eu voto na Dilma, Garcia, juro! Depois salto do 18º andar do Edifício Martinelli, onde vou hoje a noite. E prometo não ser mais indiscreta e nem cobrá-lo, juro!

    Bom fim de semana!

    Martinha - SBC

    ResponderExcluir
  35. Laércio H. Pintosábado, 30 outubro, 2010

    Boa tarde Garcia Netto!
    Encontrei fundamento em seu texto e nas suas explicações, logo abaixo. E devo confessar, não morro de amores pelo Serra, apesar do PSDB ter limite ético, mas enquanto o PT não sair do poder, votarei contra todos os candidatos deste partido. Porque o PT tem uma ideologia rançosa, tem gana pelo poder absoluto, e adota todos os meios a sua disposição para atingir seus objetivos. A vitória da Dilma garante a pemanência de mensalões e mensaleiros, tráfico de influência, muita corrupção, teremos nossas liberdades em jogo pelo PNDH 3, do qual Dilma é signatária. Lula e seu PT são parceiros dos "assassinos" irmãos Castro, "inimigos do direitos humanos", do Rei Chaves I da Venezuela, do Evo, o "cocaleiro", da Kirchner "a loira burra", do Lugo, "o prolifico", do Correa "o golpista", Ahmadijad "o islamico nuclear", das Farc "os narcoguerrilheiros", e são também mentores intelectuais do "Fóro de São Paulo", "clube esquerdista latino-americano" e de tudo o mais que for nefasto no mundo.

    Mesmo com um nó no estômago assumo que voto no Serra, por que é preciso higienizar Brasilia, mesmo que mais sujeira chegue ao poder. Afinal, tirar a corja que está em Brasilia, seria um ganho ainda que momentâneo.

    O meu abraço afetuoso...

    Laércio H. Pinto - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  36. Martinha.
    Não fique sem jeito. Fique de jeito que eu possa beijá-la. Não quero seu voto desviado para o promíscuo. Também não quero seu corpo macio caindo do Martinelli, onde,vivi muitos amores, nos antigos tempos do Salão Verde.Quero somente sentir seu perfume e, a ele juntar um turbilhão de carinho com a desculpa.~E agora? Garcia Netto

    ResponderExcluir