sexta-feira, 8 de outubro de 2010


.

Nasci e me criei em uma época em que a frequência na igreja católica era uma obrigação familiar. Havia outras opções, é claro. Todavia, os templos protestantes (luteranos) e evangélicos eram uma minoria absoluta. Os seguidores dessas religiões eram considerados párias. As procissões eram constantes, as quermesses, os ritos do batismo, da crisma, da primeira comunhão, as confissões e o comungar nas missas... Aliás, quem deixasse de comungar no Domingo de Páscoa, cometia pecado mortal. Ia para o inferno ou no mínimo para o purgatório!
.
Nas igrejas da época havia muitos confessionários. Dependendo do tamanho do templo, quatro, cinco ou até mais. Aos sábados, os fieis faziam fila para confessar seus desvios (pecados) da verdade que a igreja pregava. Para as crianças era ensinado que ler gibis e travessuras mil era pecado! Os padres ameaçavam com o inferno quem não cumprisse os mandamentos da igreja (em número de cinco).
.
Historicamente, a igreja católica que nasceu mais ou menos no ano 400 d.C. criou a partir daí, uma série de dogmas para poder subjugar pela fé, os fiéis de então e os que se seguiram. Na Igreja Católica, um dogma é uma verdade absoluta, definitiva, imutável, infalível, inquestionável e absolutamente segura sobre a qual não pode pairar dúvida. O tal mistério da santíssima trindade (pai, filho, espírito santo), a virgindade de Maria, etc., nasceram em um convento na Capadócia, uma região da Turquia. Na época, um reduto cristão. Quem quiser conhecer a história da Igreja Católica, a internet oferece extenso cabedal.
.
Vezes sem conta escutei e vi pessoas baterem no peito e dizerem que eram católicos apostólicos romanos. Perguntado o que isso significava, ignoravam! Não vai aqui nenhuma censura aos seguidores dessa religião ou aos evangélicos (que são oriundos do catolicismo). Mesmo porque sou favorável que todas as pessoas tenham uma religião. O problema está em não saberem por que seguem esta ou aquela religião. Aceitam os preceitos ditados pelos padres ou pastores sem nenhum questionamento. Por tradição ou herança de seus antepassados, as pessoas vão seguindo... Talvez por acreditarem serem recebidos no paraíso quando morrerem, apesar de todo o mal cometido, ou ressuscitarem quando do juízo final!
.
Enfim, durante séculos a humanidade foi condicionada a temer a Deus. “Deus castiga”, “você vai para o inferno”... Frases criadas para massificarem os fiéis aos ditames das religiões. Em nome de Deus foram cometidas as maiores atrocidades. Com o avento do evangelho de Jesus (Segundo Testamento) os absurdos e a barbárie se instalaram de vez. Livres das perseguições, os católicos se organizaram e, os mais “sabidos”, conseguiram transformar a doutrina numa ditadura/político/religiosa! Começaram a perseguir os não católicos e, pela espada ou leis canônicas, passaram a subjugar os adversários.
.
As Cruzadas e as chamadas Santa Inquisição cometeram barbaridades. Quantas pessoas mortas pela espada e na fogueira... Quanta tortura... Mesmo tendo conhecimento desses acontecimentos pela vasta literatura a respeito e os inumeráveis filmes feitos sobre o assunto, os “fiéis” insistem em ignorar esses fatos históricos e dizem quando arguidos a respeito: “aprendi quando pequeno”, referindo-se a herança recebida dos pais. Em João 4:18 – “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor”.
__________________________________________
*J. MORGADO é jornalista, pintor de quadros e pescador de verdade. Atualmente esconde-se nas belas praias de Mongaguá, onde curte o pôr-do-sol e a brisa marítima. J. Morgado participa ativamente deste blog, para o qual escreve crônicas, artigos, contos e matérias especiais. Contato com o jornalista? Só clicar aqui: jgarcelan@uol.com.br
___________________________________________

38 comentários:

  1. Bom dia, amigos (as) deste blog...
    O amigo-irmão J. Morgado resolveu escrever essa crônica, sempre apresentada quinzenalmente neste espaço às sextas-feiras, certamente por causa da polêmica ocorrida na apresentação do seu artigo, no dia 24 de setembro, que tinha o título “Deus não é apaixonado”. O leitor deste blog, que assina com o pseudônimo “Birola”, de Votuporanga, que sei, é professor universitário, levantou a seguinte questão: “a expressão “temer a Deus” ouve-se com grande frequência, principalmente em muitas igrejas, ou quase todas, mas, infelizmente, muitos não conseguem compreender verdadeiramente o que ela quer dizer. Quando se ouve a palavra “temer”, de imediato a associamos a medo ou receio. A nossa idéia é que devemos ter receio (medo) de Deus. No entanto, este é um enfoque errado para a palavra “temer”. Quando a Bíblia, em algumas dezenas de texto refere-se a temor a Deus, não está afirmando literalmente que o homem deve estar com medo e cheio de receio em relação a Ele. Mas, que deve haver um “sentimento” de reverência e respeito ao Senhor. “Temer a Deus” é, portanto, reverenciar ou respeitar ao Criador”.

    J. Morgado, com pouco espaço para responder com pretendia ao “Birola”, que se mostrou profundo conhecedor da Bíblia, retrucou naquele dia: “você não deve esquecer que os textos bíblicos foram escritos por homens imperfeitos. Além disso, o “temer” foi largamente usado para inculcar nos crentes, o medo. Uma forma político/religiosa de dominar as populações e fazê-los dançar conforme a música tocada pelos “ditadores” da religião. Poderia me estender muito mais, mas fico por aqui. Prefiro amar e respeitar a que temer. Um verbo transitivo, cuja definição é bem clara”. J. Morgado ainda voltou para reforçar sua tese: “Esse termo “temor a Deus” tem sido muito utilizado nos meios cristãos, sem muita preocupação com seu significado. Entretanto, ele colide com a doutrina de Jesus, porque o Mestre ensinou que devemos amar Deus e não temê-lo. Por que temer Deus, se Ele não é mau, nem injusto; se é sábio, perfeito e bom?”

    Nesta sexta-feira J. Morgado deu sequência às suas explicações, conforme acompanharam em sua crônica. A pergunta para que todos possam responder está no título da crônica que Morgado escreveu neste final de semana: “Amar e respeitar a Deus ou temê-lo?” O que você pensa a respeito?

    Um forte abraço...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Edward e J. Morgado!
    Eu acompanhei o que chamaria de debate, entre o Birola e J. Morgado há 15 dias e achei interessante, tanto a posição defendida pelo Birola, quanto os esclarecimentos prestados pelo J. Morgado. Hoje, acompanhando a crônica, entendo melhor as explicações dadas anteriormente nos comentários de J. Morgado. Porém fico apenas com uma dúvida e isso é natural, até porque sou praticamente leiga em assuntos religiosos, como muitas amigas minhas. Explico... Ficou claro neste texto que Deus é amor, bondade e que o homem jamais deveria esperar alguma coisa de ruim vinda de Deus. Mas é a Bíblia, não a religião católica ou outra qualquer, que traz episódios de destruição responsabilizando Deus por isso.

    Cito, por exemplo, o dilúvio ocorrido na Terra em que Noé teria sido avisado por Deus para se prevenir, fabricar uma arca e com ele levar um casal de todos os seres viventes, porque o homem, pecador, E NÃO TEMENTE A ELE, seria varrido da face da Terra pelas águas, o que de fato, segundo relato bíblico ocorreu. Outro caso, entre muitos, foi o de Sodoma e Gomorra. Deus teria eliminado os pecadores que habitavam estas cidades porque promoviam orgias e pecavam contra seus ensinamentos. Pergunto: devemos acreditar no que está escrito na Bíblia ou com o tempo isso também foi abolido?

    Obrigada!

    Bom fim de semana a todos!

    Tatiana - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  3. Oi Tatiana, pelas explicações no texto de hoje de J. Morgado, o problema está no termo TEMER, que deveria ser trocado por RESPEITO, quem sabe OBEDIÊNCIA. Entende J. Morgado e eu também penso assim, que ter medo ou mesmo receio de Deus não seria correto, até porque Deus é AMOR. Também não posso pensar que nestes dois casos que você citou, Deus tenha agido com maldade contra o Homem. As leis de Deus colocadas para ser obedecidas estavam sendo desrespeitadas na Terra e uma intervenção Divina foi necessário para que o Homem voltasse a trilhar o caminho do bem e aprendesse a respeitá-lo. Pelo menos entendo desta forma, até porque, vc já disse, a maioria de nós pouco entende do assunto para se aprofundar em maiores detalhes. Certamente teremos outras explicações para que possamos compreender melhor nossas dúvidas.

    Bjos

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  4. Olá Tatiana

    Bom dia

    Como disse em meu artigo de hoje, quem escreveu a Bíblia (Antigo Testamento) foram homens com todos os seus exageros e interpretações.
    Busque na ciência as explicações para os fenômenos citados por você e, certamente, você vai se surpreender.
    Além disso, o tempo, as línguas (várias) deturparam em muito os escritos chamados “sagrados”.

    Um grande abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  5. Paulo Martins Siqueirasexta-feira, 08 outubro, 2010

    Devemos rasgar a Bíblia escrita pelos homens, caro jornalista? Ou então apenas retirar dela o que nos convém? Se a ciência até hoje não explica como foram construídas as pirâmides do Egito, teria ela condições de nos provar que a Bíblia é um engodo?

    Tenha um bom dia!

    Paulo Martins Siqueira - São Paulo

    ResponderExcluir
  6. Desculpe-me, J. Morgado, quando escrevi o que penso, não havia lido seu comentário.

    Gabriela

    ResponderExcluir
  7. Os malditos cientistas aprontaram mais uma! Dessa vez, conseguiram uma explicação pro mito da destruição de Sodoma e Gomora.

    Caso vc não se lembre da história, Lot, o único homem justo lá, é visitado pelos anjos e estes disseram que Sodoma seria riscada do mapa, por que o boníssimo Javé acordara de ovo virado. Maiores detalhes no artigo Anjos: Para que servem? Mais especificamente, AQUI.<

    Muito bem , a questão é que a BBC traz uma notícia interessante: Cientistas britânicos conseguiram decifrar as inscrições cuneiformes de um bloco de argila datado de 700 a.C. e descobriram que se trata do testemunho feito por um astrônomo sumério sobre a passagem de um asteróide - que pode ter causado a destruição das cidades de Sodoma a e Gomorra.

    Opa, interessante, não é mesmo? O pastor de cabra que não tava sem muito o que fazer no dia, viu o tal asteróide e compôs o seu mito. Ou, mais acertadamente, soube por outras fontes e a história ganhou proporções divinas. Nada de novo aí, como sempre.

    Conhecido como “Planisfério”, o referido bloco foi descoberto por Henry Layard em meados do século 19 e permanecia como um mistério para os acadêmicos. Ele traz a reprodução de anotações feitas pelo astrônomo há milhares de anos.

    Utilizando técnicas computadorizadas que simulam a trajetória de objetos celestes e reconstróem o céu observado há milhares de anos, os pesquisadores Alan Bond, da empresa Reaction Engines e Mark Hempsell, da Universidade de Bristol, descobriram que os eventos descritos pelo astrônomo são da noite do dia 29 de junho de 3123 a.C., segundo o calendário juliano. Eu disse: JULIANO! Se você não sabe o que é, sugiro a leitura do artigo A Verdadeira História dos Calendários.

    Segundo os pesquisadores, metade do bloco traz informações sobre a posição dos planetas e das nuvens e a outra metade é uma observação sobre a trajetória do asteróide de mais de um quilômetro de diâmetro. Uma pedrinha e tanto

    ResponderExcluir
  8. De acordo com Mark Hempsell, pelo tamanho e pela rota do objeto, é possível que este se tratasse de um asteróide que teria se chocado contra os Alpes austríacos, na região de Köfels, onde há indícios de um deslizamento de terra grande. O asteróide não deixou cratera que pudesse evidenciar uma explosão. Isso se explica, segundo os especialistas, porque o asteróide teria voado próximo ao chão, deixando um rastro de destruição por conta de ondas supersônicas, e se chocado contra a Terra em um impacto cataclísmico.

    Segundo os pesquisadores, o rastro do asteróide teria causado uma bola de fogo com temperaturas de até 400ºC e teria devastado uma área de aproximadamente 1 milhão de quilômetros quadrados. Hempsell afirma que a escala da devastação se assemelha à descrição da destruição de Sodoma e Gomorra, presente no Velho Testamento, e de outras catástrofes mencionadas em mitos antigos.

    O pesquisador sugere ainda que a nuvem de fumaça causada pela explosão do asteróide teria atingido o Sinai, algumas regiões do Oriente Médio e o norte do Egito. Hempsell afirma que mais pessoas teriam morrido por conta da fumaça do que pelo impacto da explosão nos Alpes. Segundo a Bíblia, Sodoma e Gomorra foram destruídas pelo suposto Javé como resposta a atos imorais praticados nas cidades. Lembram-se? Toda a população queria dar uns pegas nos anjos. hehehe Acredita-se que elas eram localizadas onde hoje fica o Mar Morto. Mais uma explicação científica. Nenhum deus foi necessário. Apenas um evento cosmológico comum. Asteróides caem a todo tempo na Terra. De vez em quando, cai um tão grandinho como esse.
    Fonte: BBC Brasil

    ResponderExcluir
  9. Olá Amigos

    Os textos anteriores foram tirados na internet e servem apenas como mais um informativo.

    Obrigado

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  10. Olá Amigos

    Para quem estiver interessado nas pirâmides do Egito e também dos Maias, basta acessar o link abaixo.
    http://www.cimentoeareia.com.br/piramides.htm

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Juliano!

    consegui voltar!!!

    Gostaria de ofertar meu comentário com apenas um pedido de reflexão:

    "Aonde e como se encontram esses homens que transviaram a mensagem do Cristo, em beneficio próprio?"

    Seria interessante pudessemos dar ouvidos ao que eles tão desesperadamente tentam nos alertar

    "quem tem olhos de ver, que vejam, ouvidos de ouvir, que ouçam"

    ResponderExcluir
  12. Oiê, amigos (as)..
    Mestre Morgado, mais um excelente e chamativo artigo. Beleza.
    Sou católigo sem ser fanático. Fiz meus dois anos primários (fundamental)na Escola dos Padres, de São Caetano. Ficava na sala de aula, de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h. O resto do dia era ocupado com as coisas da igreja e religião, com padres nos ensinando o catecismo, a biblia e similares. Mas, aos 10 anos de idade, por motivos de mudança tive que deixar essa escola, que, sem dúvida porporcionava um ensino de primeiro mundo.
    Aprendi, alí, muita coisa que conservo até hoje. Caráter, dignidade, honra e, claro, tudo que um estabelecimento de ensino de qualidade possa fornecer.
    Não sou um fiel da igreja, até porque sou um tanto cético em relação a religião ou dogmas. Creio muito em Deus e pouco aos ensinamentos religiosos preegados por humanos.
    Parabéns pelo artgo.

    Abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  13. Paulo Martins Siqueirasexta-feira, 08 outubro, 2010

    Prezado jornalista!
    Tenho nome e me identifiquei em seu blog, por esta razão minha decepção em receber sua reposta mal educada: "Para quem estiver interessado nas pirâmides do Egito e também dos Maias, basta acessar o link abaixo". Sobre as pirâmides, prezado senhor, citei apenas um exemplo, não me interesso por arqueologia. Perguntei-lhe se devemos rasgar a Bíblia escrita pelos homens e jogá-la fora. Ou então retirar dela apenas o que nos convém. Afinal, dono da razão, prega que não se deve confiar na Bíblia nem em seus ensinamentos, não é isso? Ou entendi mal? Deveríamos acreditar no "Livro dos Espíritos"? Esse nome, certamente já está atualizado. No tempo dos apóstolos chamaria "Livro dos Fantasmas".

    Passar bem, senhor, e não se preocupe em dar resposta, não volto neste blog, onde não encontrei respeito.

    Paulo Martins Siqueira - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  14. Prezado Senhor Paulo Martins Siqueira, não tenho procuração do Sr. J. Morgado para interceder a seu favor e sei perfeitamente que ele é capaz de lhe responder a altura, no entanto, precisamos esclarecer quem foi mal educado primeiro. O Senhor, que pelo visto acessa esse blog pela primeira vez, ao perguntar se devemos rasgar a Bíblia, ou J. Morgado que, para evitar polêmica desnecessária, forneceu-lhe um link de acesso onde teria suas dúvidas solucionadas? Por acaso, prezado Senhor Paulo Martins - (veja, trato-o pelo nome para que não se irrite) - ficaria feliz se eu lhe perguntasse quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? J. Morgado não sugeriu que se rasgasse a Bíblia, explicou apenas que o chamado “Livro Sagrado”, antigo testamento, foi escrito por homens com todos os seus exageros e interpretações. E mais tarde estes escritos foram ainda rasurados, o que se pode provar sem recorrer à ciência. Isso colocado, peço-lhe que não se irrite, volte ao blog mais vezes e participe conosco destes debates, desde que tenha coerência perguntas e respostas.

    Um abraço,

    Francisco Heitor – Franca – SP.

    ResponderExcluir
  15. Sou católica apostólica romana sem bater no peito. Uma tradição familiar, com certeza. Dificilmente vou às missas e muito pouco frequento igrejas. Respeito Deus sem temor, porque Nele enxergo apenas bondade e procuro seguir minha vida com retidão e amor ao próximo. Imaginar que em seu nome tantas barbáries foram cometidas é para se lamentar. E hoje, seu nome é constantemente usado em vão, com falsos pastores e bispos praticando "milagres" para explorar pobres coitados. Muito boa sua crônica, J. Morgado, parabéns!

    Bjos a todos!

    Bom fim de semana!

    Carol - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  16. Atrevo-me a ser curto e grosso: devemos amar e respeitar a Deus. Não há motivo para temê-lo, embora compreenda as explicações do Birola, em sua participação no texto postado há quinze dias, usando o termo apenas para justificar sua obediência ao Todo Poderoso.

    Abraços

    Juninho - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  17. Caro J.Morgado: Parabéns por sua crônica, que considero uma das melhores que já publicou aqui. Concordo, a Igreja Católica vem perdendo força ano após ano, enquanto crescem outros ramos dela derivados, que se convencionou chamar de "crentes". Isso tem várias causas conhecidas, que não vou comentar aqui porque seria extenso. Só não concordo com sua afirmação de que todo mundo precisa ter uma religião. Não tenho e não sinto nenhuma falta, vivo muito bem sem isso, em paz com minha consciência e meu caráter. E, e ao contrário do meu amigo Oswaldo Lavrado, não guardei a menor saudade de ter estudado em colégio de padres. Foram só 3 anos, mas suficientes para me mostrar a pior face deles. Alguns, é verdade, eram pessoas fantásticas. Mas a maioria era lamentável, além da pedofilia quase explícita.
    Bom dia a todos! Abraços!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  18. Como o assunto aqui é religião, e estamos em período eleitoral, não posso perder a chance de dizer que estou me divertindo muito com a súbita conversão dos candidatos. Quem é bem informado, e me considero um deles, está careca de saber que tanto Dilma como Serra são ateus de longa data. E agora ficam fazendo esse joguinho eleitoral para agradar fanáticos. O governo é laico! Será que todo mundo está esquecendo?
    Abraços!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  19. Meus pais são católicos, mas nunca me obrigaram a segui-los em sua crença. Não tenho nenhuma religião, mas respeito e amo Deus e o considero Criador de todas as coisas.

    Bom fim de semana a todos!

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  20. Olá Amigos

    Pegando o gancho que o meu bom amigo Saldanha me deu, quero dizer aos leitores deste blog que a religião manuseada por aproveitadores (sempre foi) é terrível.
    Como no passado, os homens continuam se aproveitando da ingenuidade do povo para usufruir vantagens. Provavelmente, todos esses “sabidos” (171) são ateus sem nenhum caráter.
    Conheço muitos ateus honestos e de bem com a vida e com Deus.

    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  21. “De um lado Dilma, de outro Serra. No meio, “a família brasileira”, esta entidade abstrata, a quem os dois candidatos resolveram se dirigir com promessas de “respeito à vida” e a Deus, como se o Brasil vivesse uma era de obscurantismo e perseguição religiosa...”

    Olá Amigos

    O artigo acima está na UOL (hoje).

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  22. Olá J. Morgado e Milton Saldanha. Para o brasileiro, o político pode ser desonesto, sem programa de governo, inexperiente, mas se fizer o sinal da cruz ou confessar-se religioso, está eleito. Pior é que nenhum deles diz a religião que segue, não são bobos. Se fizerem isso, os seguidores das outras religiões negam seus votos. Vejam por exemplo a frase infeliz da Dilma sobre Cristo, causou um estrago danado e para mim foi a causa principal que lhe tirou a vitória no primeiro turno. E pode derrubá-la também no segundo turno. Correntes religiosas do Brasil todo estão contra ela.

    Gostei de sua crônica, J. Morgado e concordo também com o Milton, uma das melhores que escreveu. Devemos Amar e Respeitar Deus.

    Bom fim de semana!

    Larissa - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  23. Prezada Larissa: não estou contestando, mas apenas querendo saber claramente: quando e onde a Dilma disse frase tão burra? Está gravada? Ou isso é invenção de Internet, que aceita tudo, qualquer mentira? Sinceramente, custo a acreditar que isso seja verdade. Embora o FHC tenha admitido ao Boris Casoy em rede nacional que era ateu. Lembram? Não foi nada esperto. Ainda bem que não sou nem pretendo ser candidato a nada. Posso dizer claramente que sou ateu. E para quem se escandalizar, pergunto: Por quê? Não posso?
    Beijo grande!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  24. Olá Milton, não estou vendendo o peixe da forma como comprei não. Li um artigo sobre Dilma e a frase "nem Cristo me tira a vitória neste primeiro turno" no Jornal do Brasil. O mesmo assunto foi comentado no Jornal Nacional. Se você pesquisar na Internet vai encontrar mais publicações sobre o assunto. Depois disso, o que se viu foi a candidata do PT tentando se explicar, afirmando ter sido mal interpretada.

    Se você fosse candidato teria o meu voto pela franqueza, não a Dilma que se esconde fugindo de declarações estapafúrdias que deu. Teria sido boato também ter a Dilma declarado que era contra o aborto e agora mudado de ideia? No Yotube tem vários vídeos com a declaração sobre isso da candidata do PT. A não ser que ela consiga provar que tudo não passa de montagem. O PT é expert nisso, veja o mensalão, não deu em nada...

    Beijos

    Larissa - Santo André

    ResponderExcluir
  25. Querida Larissa: obrigado pelo voto simbólico. Sendo seu, jornalista e escritora que admiro e estimo, tem alto valor. Mas, me permita: você disse Jornal do Brasil? Que credibilidade tem hoje o Jornal do Brasil, desde que passou para as mãos do empresário mais ficha suja deste país? A grande prova, querida, de que isso é mentira, é o seguinte: se fosse verdade a gravação já estaria no espaço do Serra na TV. Exceto se a assessoria dele for muito burra. E hoje, como diria o Macaco Simão, se grava até pum de candidato, nada escapa. Quando aparecer a gravação no programa do Serra eu acredito.
    Beijo grande!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  26. Boa noite, Senhor J. Morgado.
    O apóstolo Paulo escreveu... (Hebreus 10:31) Não devemos achar que o amor de Deus por nós seja automático, e tampouco se deve minimizar o Seu julgamento. É por isso que a Bíblia nos lembra: “O temor de Jeová é o início da sabedoria.” — Provérbios 9:10. Temer a Deus significa sentir profunda reverência para com o Criador, partindo da compreensão de que ele é a personificação plena da retidão, da justiça, da sabedoria e do amor. O salmista foi inspirado ao escrever: “Temei a Jeová, vós e os seus santos, pois não há carência para os que o temem.” — Salmo 34:9.

    Uma boa noite!

    Mirtes G Leite - Bauru - SP

    ResponderExcluir
  27. Prezado jornalista Milton Saldanha, tenho por você profunda admiração e respeito, mas fiquei decepcionado ao ler que o brilhante profissional de imprensa está defendendo a Dilma de uma forma, diria, enérgica. Acrescentaria, tomando partido da indicada pelo Lula ao cargo máximo de nossa Nação. Não conheço o proprietário do Jornal do Brasil, mas seria ele um dos integrantes do "mensalão"? Só assim justificaria a fama de corrupto deste empresário, como você o tratou em seu comentário. Escândalos como os ocorridos neste governo do PT creio nunca antes ter sido noticiado em nosso País. Os integrantes da Casa Civil, já conhecida como Casa Covil, mostraram ao mundo como se rouba sem nenhuma punição, a começar pelo José Dirceu e sua gang que continua mamando nas tetas gordas do nosso governo, às escondidas, culminando com este episódio lamentável envolvendo a Erenice Guerra e seus "súditos". Todos estes escândalos, prezado Milton, estão estampados em todos os jornais e revistas do mundo e aconteceram nas barbas do nosso presidente, que se acovardou, não viu, não ouviu e nem tomou conhecimento. Não posso e nem quero acreditar que um profissional como você, com um invejável currículo, esteja protegendo e apoiando esta gente. Não se zangue, caso eu tenha exagerado em meu ponto de vista, mas não consegui me segurar ao ler seus comentários.

    Caro J. Morgado, sua crônica está bem escrita, só não encontro motivos para tanta discussão. Temer, Amar ou Respeitar Deus, tendo-o no coração e praticando boas obras nesta Terra, basta. Cada um tem a sua interpretação e não vejo Temer a Deus como uma palavra forte, pejorativa, que signifique medo de Deus. Eu temia meu pai quando criança porque o respeitava e adorava. Era o meu ídolo e vou sempre amá-lo, mesmo tendo partido faz alguns anos.

    Abraços a você, J. Morgado, e ao Milton Saldanha!

    Um bom final de semana a todos os amigos e amigas.

    Laércio H. Pinto - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  28. Olá Milton, creio que houve um equívoco de sua parte. Sou psicóloga e não jornalista. Escritora, bem possível, estou terminando um livro que pretendo editar no próximo ano.

    Um bom final de semana...

    Larissa - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  29. Amigos do blog de ouro,bôa noite.
    Como sempre neste blog,os artigos do mestre e xará J Morgado ,causam bastante polemica ao ponto de sair de uma discussão sobre Deus e entrar em outra sôbre politicos.
    É de admirar como um blog consegue aglutinar tantas pessôas diferentes em seu módo de pensar, inclusive um "intruso" (Paulo Martins de Siqueira)querendo dar lição de moral em nosso mestre.
    Por isso que "nosso" blog é de primeira.
    Abraços Juliano Morgado, parabéns por mais esse artigo.
    Parabéns Edward, pelo blog cada dia melhor.
    Parabéns a todos amigos por escolher o blog de ouro para suas considerações.
    Abraços a todos e um ótimo feriadão

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  30. LUIZ ANTÔNIO DE QUEIROZsexta-feira, 08 outubro, 2010

    Caro J.Morgado e participantes,

    Tenho lembranças boas da religião católica e não posso aqui criticá-la, apesar de ter consciência dos seus problemas e desvirtuamentos.

    Parabéns pelo texto, que é na verdade um desdobramento do anterior.

    Como tive o último comentário naquele texto, e talvez muitos não puderam ler, copio o que escrevi.

    Paz a todos.

    Luiz

    Permita-me fazer um comentário sobre a diferença entre Temer e Respeitar. Peço a Deus que poça escrever o meu pensameno sem causar suscetibilidades. Primeiramente vamos consultar o "Aurélio".
    A palavra temer, verbo transitivo direto, significa ter ou sentir medo; preocupar-se, inquietar-se. O advérbio derivado é "temente".
    Já a palavra respeitar,
    verbo transitivo direto, significa tratar com reverência ou acatamento, honrar; dar importância, considerar.

    Agora vamos entender um pouco da história do povo hebreu. Para que Moisés, missíonário enviado pela Espiritualidade Superior (pode ser chamado de Deus), pudesse retirar do jugo dos egípicios o primeiro povo do planeta a acreditar na unicidade de Deus, teve que instituir uma lei civil. Para quê isso? Apesar da evolução daquele povo que nos trouxe a crença num Deus único, cuja crença é importante para o progresso da humanidade, adquirira hábitos bárbaros, cruéis e sem muita piedade na relação com o outro. Para levar esse povo para uma outra região (terra prometida), teve que instituir leis duras, como a do "olho por olho e dente por dente",sob o risco de não conseguir levar a bom termo a sua missão, pois como atravessar o deserto por muitos anos, com o povo naquelas péssimas condições morais, intelectuais e até higiênicas? Essa lei, para ter o respeito daquele povo, teve que ser publicada como se de origem divina fosse. Teve, de fato ajuda de Espíritos superiores. Teve também, para ser obedecida, de ser incutida na massa o Temor a ela e Deus. Aí origina o sentido do Temor a Deus.
    Hoje nós estamos em outro patamar, e não precisamos temer a Deus para progredimos. Precisamos respeitá-lo.

    É isso.

    Luiz Antônio de Queiroz
    Franca-SP

    ResponderExcluir
  31. Olá Amigos

    Bom dia

    Ontem à noite ao deitar-me, como sempre, folheio algum número antigo da Revista Seleções. E foi no exemplar de julho de 1944, na página 66 (rodapé) que encontrei uma preciosidade assinada por Cornelia James Cannon, escritora americana nascida em 1876 que abaixo transcrevo:

    “Os amigos que mais nos estimulam são aqueles que discordam de nós. Devemos sempre acatar-lhes as idéias, e ponderá-las bem – não para que nos convertam, mas afim de que, à luz das certezas alheias, nos seja dado buscar, com maior proveito, a base de nossas próprias convicções. Temos uma tendência para elevar à categoria de crenças numa mistura desordenada de tradições, e é necessário submetê-las periodicamente a novos exames, sob o estímulo do ceticismo de nossos semelhantes, para melhor separarmos o joio do trigo”.

    A todos os meus agradecimentos

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  32. J.Morgado, quanto esclarecimento! Muito bem. Fico feliz em ter uma amizade como a sua. Que seja eterna. Abraços. De um beijo na dona Maria.

    um brasileiro - Chapada dos
    Veadeiros - Alto Paraíso - GO.

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Senhor J. Morgado

    Um fato do passado: Logo que fiz o catecismo, as freiras falavam que não podíamos morder a hóstia, porque sairia sangue da gengiva. Bem, eu acreditei, mas certo dia após comungar, sai pela porta lateral da igreja, e com um lenço na mão resolvi arriscar. Como pensava nada aconteceu. Depois na confissão semanal, não sabia o que dizer para o padre; perguntei ao meu amigo e ele me disse: olha, fale que você brigou com os amigos, desobedeceu a seus pais... Bem, fiquei pensando, eu não fiz isso! mas mesmo assim precisava confessar, e disse uma mentira para o padre. Será que eu pequei?

    Hoje acho muita graça disso.

    Ney

    São Paulo

    ResponderExcluir
  35. Bom dia J. Morgado e meus amiguinhos e amiguinhas deste blog!
    Fiquei contente em ter sido a fonte inspiradora deste texto escrito pelo J. Morgado neste final de semana. Eu compreendo, na verdade, havia compreendido nos comentários anteriores, a forma de pensar de J. Morgado a respeito do assunto tratado nesta crônica, sobre Amar, Respeitar ou Temer a Deus. No entanto, sem provocar maiores polêmicas, continuo defendendo meu ponto de vista. Temer a Deus não me faz voltar ao passado tenebroso da inquisição, muito menos transforma o Amor que tenho por Ele em medo. Ao contrário, Temer a Deus obriga-me a Respeitá-lo como é preciso e Amá-lo sempre.

    Um ótimo feriado a todos!

    Birola - Votuporanga - SP.

    ResponderExcluir
  36. Prezada Larissa, desculpe-me pelo cochilo, realmente me enganei. E fiquei curioso sobre seu livro, gostaria de saber mais detalhes. De toda forma, fica valendo do mesmo jeito minha manifestação carinhosa, aceite minhas palavras para você.
    Abraço!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  37. Prezado Laércio H.Pinto: Nada do que você disse é novidade para mim. Se quer saber, na primeira semana do governo Lula eu, que votei nele, já fazia duras críticas. Só que a minha oposição não é a mesma da direita raivosa, contra qualquer projeto que não seja favorável aos interesses do capital. A minha oposição é a da esquerda, que desejava um projeto mais avançado de mudanças, sem as alianças espúrias que o Lula acabou fazendo. E sobretudo o que eu esperava era um combate sério e ai sim feroz à corrupção, o que não aconteceu. Pelo contrário, velhos caciques mostraram sua verdadeira face, de pilantras. Só, meu caro, que a gente tem que fazer uma escolha calcada na realidade e não no sonho. E a realidade me aponta que a volta do PSDB ao poder pode ser ainda mais lesiva aos interesses nacionais do que a continuação do PT. E aí nos vamos ter que entrar numa discussão econômica, onde a política de privatizações é um marco divisor de profunda importância. E isso é longo e complexo para falar aqui, neste espaço tão curto. E mais: você acha mesmo que no governo FHC foi diferente do governo Lula? Se quiser, ajudo sua memória com a lista dos escândalos daquele período. O que não invalida suas críticas, nem as minhas, sobre o atual governo. Para encerrar, democracia é a arte da aceitação do contrário. Se você se decepcionar comigo não posso fazer nada, nem vou mudar simplesmente para agradá-lo, nem ficar em cima de muro para posar de bonzinho.
    Da minha parte, nada muda na simpatia que sinto por você.
    Grande abraço!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  38. Aprecio muito as crônicas de J. Morgado, acompanho sempre. Hoje eu fiquei encantada com o Birola quando li sua frase final "Temer a Deus obriga-me a Respeitá-lo como é preciso e Amá-lo sempre". Filosofia profunda... Lindo!

    Bjos a todos,

    Renata - Metodista - SBC

    ResponderExcluir