quinta-feira, 22 de julho de 2010

MILAGRE OU APENAS UMA COINCIDÊNCIA?

.
Uma foto incrível tornou-se uma mensagem de fé na cidade de Córdova, (em espanhol: Córdoba) município da Espanha fundada pelos Romanos no ano 152 a.C. com população de 319.692 habitantes. Ela foi tirada no batismo de Valentino Mora, filho de Erica, uma mãe solteira de 21 anos, que pediu à fotógrafa que tirasse de graça a foto de seu filho. Córdova é uma cidade média, com um núcleo antigo que foi declarado Património da Humanidade pela Unesco. A cidade viveu uma grande transformação urbana com o enterramento dos caminhos de ferro e a integração do rio Guadalquivir na vida da cidade, uma construção longamente desejada. A cidade é um centro de comércio, muito ligado a produtos agrícolas, nomeadamente à azeitona e aos citrinos, mas também a produtos industriais, como a cerveja, a maquinaria e os têxteis. Em meados do século IX era a cidade mais povoada do mundo, e uma das primeiras a ter iluminação pública.
.
A foto do batismo de Valentino Mora está varrendo a internet, porque na hora em que o padre derrama a água benta sobre sua cabeça, ela escorre no formato de um terço. Esta história começou na Paróquia de Nossa Senhora de Assunção em Córdova, Espanha, onde o batismo do bebê de um mês aconteceu. Na hora em que Valentino foi a pia batismal para o sacramento do batismo, Erica pediu à fotógrafa Maria Silvana Salles, contratada por outros pais que estavam batizando seus bebês, que tirasse a foto de seu filho como um favor, já que a jovem mãe não tinha como pagar por ela. A fotógrafa, tocada pelo pedido de Erica, concordou em tirar a foto de Valentino.
.
Maria Silvana trabalha com câmera tradicional e teve que enviar o filme para ser revelado numa loja em Córdova. Quando ela recebeu as fotos, notou com surpresa que a água derramada da cabeça de Valentino era um terço perfeito. A foto do batismo de Valentino fez nascer a fé no povo de Córdova, que vai até a humilde casa de Erica e Valentino para tocá-lo. Moradores da cidade e de outros lugares próximos vão à loja de Maria Silvana comprar a foto como se fosse um santinho. O que pensa o leitor? Milagre existe, ou foi simplesmente uma coincidência essa foto tirada no batismo desta criança?
(ES)

49 comentários:

  1. Olá Amigos

    Boa tarde

    Essa fotografia do terço se iguala há muitos outros que aconteceram no Brasil e em outros países.
    Estatuetas representando santos que choram. E, de repente, a casa ou igreja vira local de peregrinação!
    Investigações profundas verificaram que tudo não passava de fraude. A água vinha de uma cisterna ou de outro local qualquer.
    Em torno de onde aconteceu o “milagre”, um comércio nefando.
    Descobrindo-se a fraude pela própria igreja e com a intervenção da polícia tudo cessa. Parece-me fácil deduzir que aconteceu. Um terço colocado na cuia e a coincidência no momento da foto. Pronto, surgiu o milagre!

    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  2. Acredita quem quer e quem gosta. Eu não. Historinha mal explicada. Com o Photoshop, hoje, qualquer um monta a fraude que bem entender. E depois fatura.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  3. Olá meu amigo irmão J. Morgado!
    Também acredito em coincidência, claro, mas se fosse eu o fotógrafo, no caso foi uma fotógrafa, inscreveria essa foto no Prêmio Esso de Jornalismo, tal a sua perfeição, concorda? Recebi um pequeno texto pela internet sobre o caso que está abalando essa cidade da Espanha e acrescentei mais linhas ao texto. Resolvi postá-lo agora a tarde, para colocarmos o assunto em debate.

    Um forte abraço a todos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  4. Meu outro amigo-irmão Milton Saldanha, se você acreditasse em milagre eu tomaria uma garrafa de uísque nacional hoje, sem gelo, (arghhhhhhh), juro! Ficaria curado da coluna, mas tonto por uns 5 dias, com certeza. E não creio em maracutaia na foto, nem em Photoshop, mas sim em coincidência.

    Abraços...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  5. Edward, também não acredito que tenha sido um milagre, mas que gracinha de bebê, meu Deus! Ele é lindinho demais. Eu compraria uma foto também, caso estivesse em Córdova, mas só por causa do menininho. Fiquei apaixonada por ele. Já cliquei na foto, ampliei e vou copiá-la.

    Bjos,

    Tatiana - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  6. Eu creio em milagres , sim .
    Esta fotografia é algo mais que espetacular , porém de forma alguma poderá ser feito comércio com algo tão profundo . É apenas um convite para a oração , um chamado para a conversão .
    Eu repudio qualquer que seja a religião que faça do amor de Cristo , uma forma de ganhar dinheiro .
    O amor de Deus está acima de tudo .
    Devemos olhar para esta fotografia com um olhar de sensilibilidade e entender que a oração e a caridade é o caminho mais próximo do Paraíso . E que devemos manter a chama do amor acesa dentro de nós .
    Fraudes existem e como exitem . Tem gente demais enganando o próximo ¨em nome do Senhor ¨. Resta a nós saber distinguir uma coisa das outras , pra isto precisamos ter a sabedoria ao nosso favor .

    ResponderExcluir
  7. Edward, você está mostrando aqui a razão de ter ficado famoso como repórter de polícia do Notícias Populares. Tem um olho crínico para assuntos de impacto. E esse é um deles. Tenho certeza que ainda vai aparecer alguém que acredita que foi milagre, quer apostar? Como você sempre afirma que o blog é democrático, toda a opinião deve ser aceita e respeitada, não é isso?

    ABÇS

    Birola - Votuporanga - SP.

    ResponderExcluir
  8. Oi Marisol, desculpe-me, postei meu comentário sem ter lido o seu. Como eu disse, toda a opinião deve ser respeitada no blog. Você apresentou belos argumentos.

    ABÇS,

    Birola

    ResponderExcluir
  9. Birola, vc é muito engraçado. Ficou em cima do muro e quase se deu mal, com a postagem da Marisol. Mas tem um jogo de cintura de fazer inveja e tirou de letra (rsrsrsrsrsrs). Respeitando a opinião da marisol, eu creio em coincidência ter surgido o crucifixo na hora em que foi batida a foto. E a Tatiana tem toda a razão, que coisinha mais linda esse bebezinho. Um doce! Edward, vc é demais, menino! E com problemas de coluna, imagine se estivesse inteiro.

    Beijinhos

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  10. Milagre é todo acontecimento material que o homem não é capaz de explicar.
    Eu também não acredito em milagres.
    Para mim não existe nada que não seja cientificamente explicável.
    O espírito é uma essência fluídica, a água é um fluído, portanto nada impediria que alguma força do mundo invisível fosse capaz de plasmar os contornos de um terço na água sob a fronte de um inocente.
    Se o homem com a precariedade da nossa tecnologia consegue ludibriar os cegos na fé, por que a tecnologia espiritual que é bem mais avançada que a nossa não poderia forjar esse efeito miraculoso nos contornos da pureza divina da água que é maior fonte da vida na terra!

    Padre Euvideo.

    ResponderExcluir
  11. Enfim, padre Euvideo, o senhor me deixou confusa. Existe milagre ou não? O senhor disse, no início, que não acredita, mas termina afirmando que a tecnologia espiritual poderia ter forjado esse efeito miraculoso na pureza divina da água. Será que o senhor poderia se explicar melhor?

    Priscila - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  12. Professor, uma câmera tradicional não é nada da época do onça. Pode muito bem ser uma Nikon, ou mesmo Cannon. Essas duas citadas, câmeras bem profissionais, só não são digitalizadas, que acredito ter sido essa a explicação no texto. Concordo com vc, professor, quando disse que ao menos essa criança vai ser amparada por conta de toda essa divulgação que está sendo feita por causa desta foto. Tomara que seja mesmo e que a grana não fique toda para a fotógrafa, não é?

    Bj

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  13. Disse Jesus: "Vinde a mim as criancinhas". Ao ver a pobreza desta mãe e criança, não duvidem que houve interferência Divina neste caso.

    Dirce Leite - Bauru - SP

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Prezados J. Morgado e Padre Euvideo, aproveitando o gancho deste texto publicado pelo Edward de Souza no blog, posso lhes fazer uma pergunta? Os amigos acreditam que Cristo tenha praticado milagres nesta Terra ou foi apenas ilusão de ótica dos que presenciaram muitos fatos ocorridos quando de sua passagem pela Terra?

    Saudações,

    Miguel Falamansa - Botucatu - SP.

    ResponderExcluir
  16. Pronto, apareceu um padre Quevedo de saias querendo estragar nosso papo!

    José Salamargo - Cascais

    ResponderExcluir
  17. Foi por acreditar nessas mentiras que acabaram me internando na Clinica do Sr. Miguel Arcanjo.
    O Dr. Sebastião Honório, contou na minha seção de psicolobotomia, que está cheio de pessoas na internet querendo enganar e tirar proveito dos ingênuos.
    Essa fotografia da criança está claro que foi uma armação da fotógrafa esperta, para tirar dinheiro dos crentes.
    E ainda dizem que a maluca sou!

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Milagres existem, sim! E desde os mais remotos tempos. Engôdos religiosos existem, também! E desde os mais remotos tempos.
    É difícil, em análise sincera, tripudiar, por exemplo, sobre o milagre de Fátima, assistido e corroborado por cerca de 50 mil pessoas, estando ali presentes, inclusive, jornalistas. O sol, realmente, deslocou-se no céu, numa forma de bola de fogo, tornando a reassumir o seu lugar. Poderia ser uma alucinação individual, mas é impossível acreditar que 50 mil pessoas pudessem ser, simultaneamente, vítimas da mesma alucinação.
    Quanto ao batismo do garoto espanhol, creio que seja coincidência ou fotomontagem.
    Porém, cada qual com sua crença...Sem intolerância e nem fanatismo.
    Abraços
    João

    ResponderExcluir
  20. Quem mais faz milagres neste mundo é o povo brasileiro. O neguinho ganha salário mínimo e consegue continuar em pé, depois de esperar um mês por outro salário mínimo. Isso sim é milagre!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  21. Já que o assunto é milagre, existe algo que não consigo entender: alguém, por exemplo, é curado de repente de uma doença grave e supostamente letal. Foi um milagre! Beleza! A dúvida: se a intenção divina, ou ou qualquer outro agente poderoso, foi salvar aquele irmão, por que, então, já não evitou antes que fosse acometido pela doença? Há alguma lógica nisso? Ou esse agente poderoso se diverte, para exibir seus poderes?
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  22. A fé é um forte "pensamento positivo" e em muitos casos a força de nossa própria mente proporciona "milagres".
    Mas, olha, Milton...Vou deixar para outro explicar se não a gente "sai no braço" Rsss
    Abraços fraternos
    João

    ResponderExcluir
  23. Debates, opiniões divergentes!... Eis uma boa abordagem e texto ;)

    "Quem mais faz milagres neste mundo é o povo brasileiro." Adorei o que o Milton Saldanha escreveu.


    Abraços carinhosos =)

    ResponderExcluir
  24. Meu querido amigo Edward de Souza: a única coisa que desejo agora, do fundo de coração, com milagre ou com remédio e médico mesmo, é que você se recupere o mais breve possível, para a alegria de todos nós, seus amigos. O assunto tá rendendo, é prato cheio e faz tempo que não quebra um pau aqui no blog, já ando com saudades. Vamos ver se a minha provocação anima a imaginação dos crentes como nosso estimado João. Mas não me venham com sofismas. Quero argumentos lógicos e racionais! O que acha professor João Paulo? E onde anda aquele psiquiatra louco, que sempre me faz rir muito?
    Beijos da todos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  25. O professor somente passará a acreditar em milagres, caso a sua amada imortal Gene Thierney venha a sussurrar em seus ouvidos.
    JB

    ResponderExcluir
  26. Senhor Milton Saldanha!

    Jesus ensinou-nos o segredo do poder da fé. É fundamental cultivar a fé, pois é com a fé que nós olhamos as coisas e as vemos como Jesus as via. A fé ativa no interior da pessoa uma série de forças espirituais que, segundo um exemplo dado por Jesus, nos torna capazes de remover as próprias montanhas. As montanhas são os problemas e dificuldades capazes de destruir a pessoa que não se exercita na fé. Com a força da fé, somos capazes de fazer maravilhas e transformar o mundo.

    Um dia Jesus ia com os discípulos no barco de um amigo. Estavam a atravessar um lago muito grande. Como estava cansado, Jesus adormeceu. De repente levantou-se uma tempestade terrível. O barco parecia que ia virar-se de um momento para o outro. Jesus continuava a dormir. Os discípulos entraram em pânico e perderam o controle. Não foram capazes de exercitar a fé. Cheios de medo começaram a gritar e, desesperados, agitaram Jesus para que acordasse: “Jesus, acorda e nos salva, pois vamos morrer aqui todos”! Jesus olhou e viu o rosto aterrorizado dos discípulos.

    Como tinha muita fé, Jesus não sentiu medo nenhum. Os discípulos, nervosos e em pânico disseram-lhe: “não fazes nada, Senhor”! Jesus pôs-se de pé e com a força da fé que estava dentro dele fez que tudo ficasse calmo, a começar pelos corações dos discípulos que estavam mais alterados do que as ondas do lago. Pense nisso, Senhor Milton Saldanha. Ainda há tempo.

    Boa noite!

    Irineu F. Romão – Diadema – SP.

    ResponderExcluir
  27. Cris Fonseca, não consegui entender nada. Vc disse que a fotógrafa que forjou essa foto está ganhando uma nota preta. Como pode isso? A partir do momento que se comprovou que a foto é falsa, ela certamente deveria ter sido punida e processada, e não continuar comercializando a foto, concorda? Outra coisa, Cris. Este endereço que vc deixou não está correto. Tentei várias vezes e não abre site algum.

    Obrigada,

    Carol - SBC

    ResponderExcluir
  28. Caro Irineu Romão: obrigado por se preocupar com minha felicidade. Minha fé é gostar das pessoas bem intencionadas como você. Um grande abraço!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  29. Boa noite Senhores!

    Essa mensagem dedico aos incrédulos, em especial ao professor João Paulo de Oliveira e ao jornalista Milton Saldanha:

    "Há mais coisas entre o céu e a Terra do que sonha nossa vã filosofia."
    (William Shakespeare)

    Reflitam!

    Beatriz G. Machado - Barretos - SP.

    ResponderExcluir
  30. Prezado Senhor Sal Amargo, Professor João Paulo e Milton Saldanha, uma pergunta aos três, mais especialmente ao primeiro, se é que pode me responder, já que o Edward está fora de combate. Ele solta a bronca e desaparece. Não se ofenda, Edward, sei dos seus problemas com a coluna e, como o Milton Saldanha, desejo-lhe brevíssima recuperação. Mas sou curioso e como o Milton e o professor estão online, ouso perguntar: Quem é o Padre Quevedo de saias que o tal Sal Amargo citou acima? Será que é quem estou pensando?

    Abraços

    Miguel Falamansa - Botucatu - SP.

    ResponderExcluir
  31. Caro Miguel Falamansa: essa ficarei devendo. Abraço!

    ResponderExcluir
  32. Acho que não devemos brincar com as coisas de DEUS. Por essa razão o mundo está assim cheio de ódio. Disseram que num site existe o desmentido, mas em quem acreditar devo eu? No site que mostra, ou no que desmente? Esquecendo essa foto, é preciso ter fé. Pobre de quem não exercita a fé. E ter fé não é ficar rezando e pedindo favores a Deus, muito ao contrário. Fé é acreditar e lutar por um mundo melhor, que vc pode e deve ser feliz. Exerça sua fé interior, use um pouco mais do que as míseras porcentagens habituais do seu cérebro e... Viva em paz!

    Solange Amaral - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  33. Oi pessoal, que polêmica o Edward e a Nivia arrumaram, não? Depois de ler o texto, passei um bom tempo lendo os comentários sobre o caso desse garoto. Vi a postagem da Cris e fui tentar achar o site. Se for esse, não me convenceu, até porque, mostra uma foto dizendo que a água não toca a cabeça da criança e isso não é verdade, basta ver com calma. O padre não iria mesmo provocar uma pneumonia num recém nascido jogando água em sua cabeça, está claro. Fico com uma coincidência feliz. Para a pobre criança e sua mãe, que com isso vão conseguir sobreviver neste mundo cruel. Eis o endereço onde fui: http://www.quatrocantos.com/LENDAS/44 _milagre_batismo_valentino_mora.htm

    Bjos a todos!

    Daniela - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  34. Oi Daniela, e o mais engraçado neste site cujo endereço foi postado por vc e pela Cris é que, no lado esquerdo está postada uma imagem de Nossa Senhora, com os seguintes dizeres: "não sabe o que fazer com tantos problemas? Faça suas orações a Ela e acenda uma Vela no Oratório da Medalha". Hora de perguntar, será realizado o milagre, caso eu siga essas orientações e peça por uma causa impossível? Incoerência maior, impossível...

    Bjos!

    Tânia Regina - Ribeirão Preto - SP.

    ResponderExcluir
  35. Com poucas excessões, parece-me que o pessoal deste blog não gosta muito de responder perguntas. Ou estou errado? A Priscila deixou uma pergunta ao padre Euvideo e ao J. Morgado. Os dois emudeceram. O Falamansa para o Milton e professor João Paulo. Milton respondeu, um dos únicos, o professor, neca. Várias meninas para a Cris, sem resposta. Vamos interagir, pessoal! Mais uma coisinha, Falamansa, o nosso prezado amigo português se chama José Salamargo e não Sal Amargo. Ele fica me devendo essa! Quando eu for em Portugal, desconto em vinho.

    ABÇS

    Birola - Votuporanga - SP.

    ResponderExcluir
  36. Olá Tânia!
    A respeito deste site que vc citou, aqui em Minas circula um ditado que é o seguinte: "milagre bom só no meu terreiro; no quintal dos outros fuja, é macumba." Depois dizem que mineiro não sabe das coisas. Esta foto é muitíssimo interessante. Uma coincidência a formação desta cruz. Até porque, como foi tirada por uma fotógrafa profissional, ela certamente sabe que cairia no descrédito caso fosse provada a montagem em Photoshop. Não iria se arriscar. O bebê é fofinho demais, compro a foto dele pra fazer um poster, sem a água benta.

    Bjos

    Anna Claudia - Uberaba - MG

    ResponderExcluir
  37. Bom dia amigos(as).
    Desculpem -me. Só pude voltar aqui só agora.
    Com relação ao endereço informado, não sei porque cargas d'agua o mesmo foi cortado.
    Deixo-o aqui novamente para quem quiser conferir:
    http://www.quatrocantos.com/lendas/446_milagre_batismo_valentino_mora.htm

    E continuo convencida de que essa foto é uma fraude. Mas cada um tem o direito de acreditar no que quiser.

    um ótimo final de semana para todos..

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Estou insistindo, mas desta feita, com certeza o endereço vai sair correto, anotem, por favor:
    www.quatrocantos.com/lendas/ _milagre_batismo_valentino_mora.htm

    Um ótimo final de semana para todos..

    ResponderExcluir
  41. Olá Pessoal...
    Já havia recebido essa linda foto,mas acho que a fotógrafa não iria queimar seu filme fazendo uma montagem. Pode ser que seja uma coincidência, de qualquer maneira acredito que Deus intercedeu e prefiro acreditar que Graças a essa intercessão essa criança poderá ter uma assistência mais digna.
    Beijossssssss.

    ResponderExcluir
  42. Na vida de um Cristão esse é um grande momento. O formato da concha contribui para isso. Com ajudinha do Cara lá de cima é claro.
    Que sejamos caridosos(as)assim como a fotógrafa. Bela Historia essa criança terá. Seja feita a vontade de Deus.

    ResponderExcluir