sábado, 3 de julho de 2010

.SEXTA-FEIRA, 2 DE JULHO DE 2010
Amigos e amigas do blog!

Escrevi o artigo que está abaixo antes da partida entre Brasil e Holanda e resolvi mantê-lo, a título de informação e curiosidade, pois o pênalti tem sido, historicamente, encarado como uma loteria e nem sempre é garantia de gol, que o digam os goleiros e os jogadores escolhidos para baterem a falta máxima.

Quanto ao resultado que nos tirou a possibilidade de seguirmos em busca do hexacampeonato mundial, creio que a Seleção Brasileira foi a responsável direta pelo infortúnio, pois não soube aproveitar a imensa vantagem que adquiriu no primeiro tempo de jogo, onde deveria ter liquidado a fatura. No segundo tempo, os gols da Holanda, que aconteceram por falta de atenção da nossa defesa, a imbecilidade cometida por Felipe Melo, a falta de banco e o desquilíbrio infantil que acometeu os nossos jogadores, sem a mínima capacidade de reação, sepultaram de vez o sonho do hexa. Paciência. E que sirva, mais uma vez, de lição: o campeão mundial será o time que for mais competente e tiver equilíbrio emocional para superar as dificuldades havidas durante a partida. A Holanda estava morta e ressuscitou. Teve força e controle, o que não soubemos administrar.

A derrota é um dos resultados possíveis em qualquer empreitada. Cabe que tenhamos força e ousadia para empreender a virada! Em 2014 será outra história! E vamos em frente!

O PÊNALTI PERFEITO

Nas fase das oitava-de-finais da Copa do Mundo de Futebol 2010, quando 16 seleções disputaram as oito vagas das quartas-de-finais, nenhum jogo poderia terminar empatado. Em caso de escore igual, a regra vigente, fixada pela Internacional Board, órgão da FIFA, determina que haja prorrogação de 30 minutos, em dois tempos de 15. Persistindo o empate, serão cobradas penalidades máximas, os populares e terríveis pênaltis...em séries iniciais de cinco cobranças alternadas, para cada time, até que se defina o vencedor. Se ainda assim a igualdade no placar persistir, serão cobradas séries de um, alternadas, na espera do desempate. A mesma regra será observada nas semifinais e na grande final, que vai apontar a Seleção Campeã do Mundo.

Pois bem, o pênalti, nas circunstâncias mencionadas, é a medida extrema para resolver um imbróglio provocado pela inoperância dos atacantes ou pela excelência dos defensores das equipes contendoras. Muita gente diz que pênalti é loteria, mas esse pensamento está mudando, a partir de estudos e ensaios científicos exaustivos, que utilizam tecnologia de ponta e apontam uma série de providências para que esse tiro seja o de misericórdia...

Adrian Lees, da Liverpool John Moores University realizou experimentos através da medição do tempo em que o goleiro demora para chegar nos diferentes pontos do gol. De posse dessa informação, é fácil calcular a velocidade que a bola deve atingir para que o goleiro não tenha tempo de chegar nela. Em outros dois estudos, um do Prof. Dr. Ronald Dennis Ranvaud e sua equipe, do Laboratório de Fisiologia do Comportamento, da USP e outro, igualmente, de Lees, foram identificadas as áreas do gol em que, historicamente, é raríssimo o goleiro conseguir defender. Assim, pode-se determinar uma estratégia que garanta ao cobrador fazer o gol - Chutando no meio dos quatro retângulos superiores da goleira, pois é um lugar difícil para o arqueiro defender, a uma velocidade superior a 80 km/h, propiciando que a bola chegue no ponto pretendido antes do goleiro, mesmo que ele se antecipe em 500 milésimos de segundo ao chute..

Para os diletantes, os que querem aprender e, especialmente, para os curiosos, como eu, algumas dicas para que a cobrança do pênalti seja perfeita, segundo os entendidos:

- Fique no lugar certo, posicionando-se de quatro a seis passos atrás da bola, pois a distância possibilitará uma combinação perfeita entre velocidade e força. Assim, a bola chegará ao gol na velocidade ideal que situa-se entre 90 e 104Km/h;

- Após o apito, seja muito rápido, para surpreender (três segundos) ou muito lento, para que o goleiro fique nervoso (13 segundos);

- Bata com a parte de dentro do pé, o que aumentará em 25% as chances de marcar;

- Mire o centro do gol pois, em 93,7% dos casos os goleiros pulam para os lados porque não aguentam ficar parados e deixam o meio do gol aberto, influenciados pelo que cientistas israelenses chamam de “tendência à ação”.

Porém, mesmo com toda a técnica moderna, é preciso ter categoria para chutar bem e marcar mesmo se o goleiro adivinhar o canto.

Há, entretanto, outro detalhe ao qual nenhuma técnica resiste – a condição psicológica do jogador que vai bater o pênalti já que, na maioria das vezes, o ambiente é tenso, de elevada ansiedade e expectativa e no atleta estão concentradas todas as esperanças do time, da comissão técnica e dos torcedores. O psicólogo Greg Wood, da inglesa Exeter University, avisa que a ansiedade exacerbada faz com que o batedor concentre sua atenção no goleiro, facilitando a defesa. Assim, sugere que o jogador mantenha o controle emocional, desviando o olhar do adversário, concentrando-se apenas na bola e no canto em que vai desferir o tiro mortífero!

Como apreciadora do bom futebol, agradou-me conhecer as novas técnicas empregadas para que a cobrança de penalidades máximas seja eficiente, ainda mais nessa fase da Copa do Mundo pois, segundo as estatísticas existentes, de mundiais anteriores, a seleção campeã terá mais de 50% de probabilidade de ter que enfrentar uma ou mais decisão por pênaltis em sua trajetória rumo ao título.
------------------------------------------------------------------------------------
*Nivia Andres é jornalista e licenciada em Letra. Suas experiências e vivências estão no blog Interface Ativa! Dê uma espiadinha em http://niviaandres.blogspot.com/
------------------------------------------------------------------------------------
RESULTADOS DE HOJE, SEXTA-FEIRA, 02-7, PELAS QUARTAS-DE-FINAL DA COPA DO MUNDO DE FUTEBOL DA ÁFRICA DO SUL:
HOLANDA 2 x 1 BRASIL
URUGUAI 1 x 1 GANA
(NOS PÊNALTIS, URUGUAI 4 x 2 GANA)
------------------------------------------------------------------------------------

21 comentários:

  1. Boa tarde, amigos e amigas!

    A tarde já vai alta, mas o sol ainda brilha no horizonte. E vai continuar brilhando!

    Hoje aconteceu o que ninguém queria. O Brasil perdeu para a Holanda. Resultado possível. Previsível. Só aconteceu, porém, pela absoluta falta de controle que os nossos jogadores tiveram dentro de campo. Não souberam aproveitar a magnífica vantagem construída no primeiro tempo e alargá-la. Foi a melhor apresentação da Seleção Brasileira até aqui, no primeiro tempo.

    Depois, o fracasso. A desmobilização. A falta de controle. A imbecilidade do Felipe Melo. Os gols da Holanda. Et c'est fini! Ganhou quem teve competência!

    Agora, é começar tudo novamente.

    Como estava previsto, obtive algumas informações sobre a nova e "científica" maneira de cobrança de pênaltis. É interessante. Confiram!

    Um abraço a todos! E amanhã é outro dia!

    ResponderExcluir
  2. Ai, Nivia, estou totalmente desanimada. Antes o jogo tivesse ido para os pênaltis, quem sabe teríamos melhor sorte. Meu pai disse que a culpa do primeiro gol foi só do goleiro Júlio César, que saiu mal do gol e ainda atrapalhou o zagueiro a tirar a bola de cabeça. E falavam tanto desse nosso goleiro, não, Nivia? Um dia muito triste, perder um jogo que estava fácil para ganhar.

    Bjos,

    Tatiana - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Nivia!
    Tenho a impressão que a final, entre Espanha e Alemanha, vai ser decidida em pênalti. Viu só como fui categórico em afirmar as duas seleções que vão disputar o título? São as melhores da Copa, a Argentina não aguenta amanhã a Alemanha. Mais uma coisa só. Não fiquem triste com a eliminação de nossa seleçãozinha. Melhor sair agora do que dar vexame depois. Um time inexperiente e psicológicamente mal preparado. Tomar um gol de empate e se abater não existe, principalmente porque era superior ao adversário em campo. Poderia ter feito 3 gols no primeiro tempo e decidido o jogo.

    Um recado para a Tatiana. Concordo com seu pai. Júlio César entregou o ouro para o bandido. Foi o culpado pelo gol de empate, mas não pelo desequilíbrio do time, que deveria ter personalidade e ir a frente para vencer o jogo. Felipe Mello, Nivia, todo mundo sabia. Mais cedo ou mais tarde iria meter a botina num adversário e seria expulso. Menos Dunga, ele não sabia.

    Abraços e vamos esperar 2014, essa Copa, já era.

    Miguel Falamansa - Botucatu- SP.

    ResponderExcluir
  4. Antonio Carlos Macedosexta-feira, 02 julho, 2010

    O Felipão vai ser o novo técnico da Seleção Brasileira. Seria imperdoável perder a Copa a segunda vez no Brasil. E como nossa Seleção não tem homens, Felipão deve chamar só machos, como ele gosta. Machos que sabem jogar bola, como a seleção que ele levou e trouxe o Penta, em 2002. Esses moleques que jogaram na África não honraram a camisa do Brasil, se acovardaram.

    Antonio Carlos Macedo - Florianópolis

    ResponderExcluir
  5. Nivia Andres e demais amigas e amigos: na minha mais recente crônica eu tentei explicar nossa dificildade,como brasileiros, de lidar com a derrota no futebol. Agora, por ironia, estou eu com dificuldade imensa para assimilar e aceitar o que aconteceu. A Holanda estava abatida, jogou um futebol horrível, e tremia de medo do Brasil. Eles não ganharam, nós é que perdemos, e de maneira muito feia. Não sei se fico triste ou com raíva. Talvez a segunda opção seja a melhor, para me curar.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  6. Estava tão contente pois parecia que no primeiro tempo nossa equipe finalmente havia acordado. Falamansa tem razão quando diz que viu um time inexperiente e psicologicamente despreparado, como também acerta o Milton ao afirmar que a Holanda não ganhou, o Brasil é que perdeu.
    Tenho dó dos camelôs. Onde vão enfiar tantas vuvuzelas não vendidas?!!
    João

    ResponderExcluir
  7. Caro João: tenho uma sugestão para a tua dúvida, mas não posso dizer aqui por questão de educação.
    Abraço grande!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  8. Milton Saldanha e João Batista, esses coitados que acreditaram no Brasil, vão enfiar as vuvuzelas em sacos e guardá-las para a próxima copa, que é aqui no Brasil. Amanhã mesmo já vão estar vendendo bandeiras, pulseiras, toalhas e sei lá mais o quê da Alemanha, Uruguai, Holanda, Espanha e até da Argentina. E tem quem compra, podem acreditar. Fiquei muito triste com o Brasil. Faltou personalidade para nossos jogadores que se desmontaram em campo no segundo tempo. Com a fama que tem o futebol brasileiro, um papelão fez Dunga e essa seleção.

    E a Nivia hoje falou sobre pênaltis. Eu leio tudo para conhecer um pouco de futebol, na Copa de 2014 vou estar "tinindo". E aconteceu. Uruguai e Gana disputaram a vaga nos pênaltis, mas meu irmão disse que Gana perdeu um no finalzinho do jogo. Pena que ele não leu seu artigo, Nivia. Tivesse lido, teria marcado o gol.

    Bjos e não fiquem triste, vamos torcer para a Alemanha!

    Bj

    Giovanna - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  9. Nivia, porque tinha tanta gente, até neste blog, defendendo o Dunga? Uns diziam que ele era um vencedor, outros que era muito cedo para falar e até boicote fizeram contra a Globo porque criticou o Dunga. Está provado que os que criticavam o Dunga tinham razão. Mesmo sem entender sobre futebol, mas lendo e ouvindo, posso afirmar, com certeza, que os jogadores convocados por ele não tinham condições de fazer um bom papel nesta Copa. Como pode, Nivia, convocar 23 jogadores. Jogam 11, não é isso? Um machuca e ele não tem um reserva a altura? Eram o quê, os jogadores que ele levou? Marionetes? Estou triste demais com nossa seleção e o povo brasileiro, mais uma vez, tendo que engolir esses mercenários que não honraram a camisa brasileira.

    Bjos e me desculpe se exagerei, mas estou muito magoada com nossa seleção.

    Carol - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  10. Sexta-feira. Fim. Chega de festejar o esquadrão do Dunga, nanico, sem expressão. Acabou a jornada. Nada de tristeza ou lágrimas, negócio é cair na real, deixar de lado as ilusões, seguir adiante, avançar com nossos sonhos, realizar nossos desejos. Em quatro anos, nova jornada, com novo técnico, novos jogadores. Quem sabe a taça se enche de brio. Vamos comemorar.

    Guido Fidelis

    ResponderExcluir
  11. Eu vou, eu vou, prá casa agora eu vou...
    Jo

    ResponderExcluir
  12. Edward de Souza, meu caro: escreva, estou com vontade de conhecer tua análise do desastre, com detalhes técnicos que a gente não percebe. Você já tinha visto algo igual? Eu não.
    Abraço fraterno!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  13. Isso mesmo, Milton Saldanha, estamos esperando uma crônica escrita pelo Edward de Souza, quem sabe possamos entender porque o Brasil perdeu um jogo que todos afirmam, estava fácil para nossa Seleção. Até hoje eu me belisco para ver se não foi apenas um pesadelo. Depois de fazer o que queria com a Holanda no primeiro tempo e desperdiçar muitos gols, o Brasil conseguiu perder aquele jogo. É incrível. Estamos esperando seu texto, Edward.

    Bjos

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  14. O IBGE acaba de divulgar a contagem da população do Brasil realizada HOJE:
    "O Brasil tem 1 dunga, 11 sonecas e 180 milhões de zangados!"

    Abçs

    Birola - Votuporanga - SP

    ResponderExcluir
  15. Também espero a crônica do Edward de Souza. Quero ver como é que ele vai explicar essa derrota brasileira. Se é que tem explicações. A Nivia já deixou a explicação dela ontem, antes de falar sobre os pênaltis. Mas que peninha, não Nivia? Os jogadores de Gana vão ficar sem dormir um ano, depois de perder um pênalti no último segundo do tempo de prorrogação. E o tal de Luiz Suarez, acho que é isso, do Uruguai, que tirou a bola com as duas mãos e salvou o gol. Foi expulso, saiu como vilão e é herói nacional no país. Bem diferente do Felipe Mello. Esse ocorreu o contrário. Deu o passe bonito do gol e depois, induzido pelo Júlio César que mandou um soco na nuca dele, marcou um gol contra e foi expulso. Sorte não é pra qualquer um.

    Abçs

    Birola

    ResponderExcluir
  16. Obrigado Alemanha!!!

    ResponderExcluir
  17. Olá Pessoal...
    Nívia querida,que texto interessante,por segurança,manda ele para o Felipão.KKK.
    Assim que iniciou o jogo do Brasil e Holanda,fiquei hiper animada:pensei:desencantaram,ledo engano.
    Torci para Gana,mas infelizmente não foi dessa vez,quem sabe se a Nívia tivesse mandado esse belíssimo texto para eles.KKK.
    Confesso que torci para a Argentina perder, e perdeu feio,bem feito,quem manda ficar festejando a derrota Brasileira.
    Sei que muitos vão dizer que faltou Ganso e Neymar na seleção,não concordo,acho que faltou Roberto Carlos e Ronaldinho Gaucho.
    Quanto ao Dunga,como disse antes,ele seria massacrado de qualquer maneira,a Globo não tanto por ele ter perdido o Hexa,mas sim por não ter dito Amém como tantos dizem por aí,Criança egocêntrica(Globo) é um problema.
    Claro que os Brasileiros torciam com o coração,mas lá no íntimo de cada um,sabíamos que não seria dessa vez.Agora é torcer para a Alemanha.
    Beijossssssssssssss.

    ResponderExcluir
  18. Amigas e amigos: Pois eu, mesmo não gostando do Dunga, que chamei de ignorante e outras coisas (é só ler nas postagens antigas), acreditava sim no futebol do Brasil. Mais pelo peso da tradição e dos nossos talentos, que me decepcionaram, como a todos. Mas vai nascer quem não se engana em futebol. Agora, se for pelo coração, gostaria do Paraguai na final. É um país que me comove, por diversas razões. Se for pelo prêmio ao futebol de melhor qualidade, até aqui, fico com a Alemanha. Bom mesmo foi ver os argentinos, que já tiravam sarro da nossa cara, tomarem essa goleada e ainda um banho de bola.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  19. Tadinha da Argentina. Os "craques" do Maradona cairam de quatro. Quero ver "Los Hermanos" fazerem o carnaval que fizeram ontem com a desclassificação do Brasil. E Criaram até o sepultamento do Kaká, com uma caixão da Seleção Brasileira. Edward, que tal pedir para a Cris bolar um caixão com o sepultamento do Messi. Esse, igual a Kaká, não marcou nenhum gol no mundial da África. Ou então, um caixão com o Maradona?

    Beinhos

    Tânia Regina - Ribeirão Preto - SP.

    ResponderExcluir
  20. Eu não culpo o Julio Cezar pela derrota do Brasil!
    Alguém esqueceu de avisar para aquele imbecil do Felipe Mello que a pequena area pertence só ao goleiro.
    Assistindo um desses programas sensacionalistas de um canal inferior, eu ouvi o “Vampeta” (uma mistura de vampiro com capeta), dizer que o futebol é de deus, mais a bola é do capeta.

    Padre Euvideo.

    ResponderExcluir