sexta-feira, 11 de junho de 2010

SÁBADO, 12 DE JUNHO DE 2010

BRASIL E ESPANHA

SÃO FAVORITOS NA ÁFRICA


O assunto do momento é a Copa do Mundo da África do Sul. E não há como deixar de escrever neste blog sobre o maior evento futebolístico do mundo, cuja festa de inauguração é hoje, na África do Sul quando a bola vai rolar, com o país anfitrião estreando contra o México. As duas maiores atrações deste jogo não vão estar no gramado. Infelizmente, Nelson Rolihlahla Mandela, um líder rebelde e, posteriormente, presidente da África do Sul de 1994 a 1999, principal representante do movimento antiapartheid e considerado pelo povo um guerreiro em luta pela liberdade, não poderá estar presente para torcer pela África do Sul contra o México porque um acidente de trânsito tirou a vida de sua bisneta, ontem à noite. Mas, no banco da seleção da África, estará a outra atração, o brasileiro Parreira, técnico campeão do mundo pelo Brasil, com a difícil missão de realizar um bom campeonato à frente deste selecionado africano.

O grande problema de nossa seleção canarinho não é a falta de craques, o peso de Kaká, a ausência dos Ronaldos e dos “moleques” do Santos nem a deselegância discreta de Dunga. Nosso maior problema até agora, pasmem, é a bola que a Fifa adotou para a Copa do Mundo da África e que os jogadores verde-amarelo classificam desde ”sobrenatural” a bola de supermercado” . A “redondinha”, chamada Jabulani, que no idioma do povo sul-africano zulu, significa “celebrar”, vem sendo o foco de todas as fofocas e aborrecimentos da seleção brasileira.

Julio César, titular do gol brasileiro só faltou botar fogo na coitada depois de denegrir sua imagem, chamando-a de “jaburu” - na linguagem popular, jaburu é sinônimo de mulher feia.

A Fifa já falou: não vai mudar a bola até mesmo porque ela já foi testada em outras competições e os fabricantes esmeram-se em citar as bondades de seu novo produto, entre elas o total isolamento da água, os pequenos buracos talhados como numa bola de golfe que ajudam a sustentação e a menor quantidade de gomos de couro o que segundo ainda a Adidas aumenta a velocidade e diminui o atrito.

Quem acompanha Copas do Mundo sabe que essa crítica às bolas não é nova. Sempre que é utilizada uma bola diferente da que vinha sendo usada nas copas anteriores os jogadores estrilam e lançam críticas. E não deixam de ter sua razão. Acostumados por anos a fio a um tipo de bola que reage de uma maneira a cada chute, de repente em menos de um mês tem de aprender as novas manhas que a bola estreante traz e isso provoca rejeição imediata.

Na realidade por mais importante que seja no futebol, a bola ainda é um detalhe. Nenhum craque deixou de ser craque porque lhe mudaram a bola e essa chiadeira fica com cara de uma desculpa antecipada para um eventual fracasso, o que não convence, pois afinal todas as seleções vão usar a mesma bola. Logo se ela é ruim para o Brasil é igualmente ruim para todos os outros.

Kaká, parece-me, deu um jeito, até porque joga no time da Jabulani e não ficaria bem para ele fazer parte desta polêmica. Beijou a bola e colocou uma pedra sobre o assunto, mesmo contrariando alguns companheiros, críticos ferozes da “redondinha” fabricada pela empresa alemã.

Abandonando este assunto, vamos falar um pouco das chances das seleções nesta Copa da África, começando pelo Brasil. Assisti aos dois últimos amistosos de preparação da nossa seleção. O Brasil está mais duro e mais compacto, com um estilo pouco brasileiro e muito europeu, mas não me convenceu seu último amistoso contra a fraca seleção da Tanzânia, apesar de ter vencido por 5 x 1. A partida apresentou dois pontos, um negativo e outro positivo. Primeiro, chamou atenção a fragilidade da defesa pelo lado esquerdo, com Felipe Melo, Michel Bastos e Juan sendo envolvidos pelo fraco ataque rival. No entanto, Kaká jogou a partida inteira e, mesmo não tendo uma grande atuação, mostrou evolução, principalmente no segundo tempo. Ainda longe das suas melhores condições, já que vem de uma lesão muscular na coxa esquerda, o craque do Real Madrid foi bem mais ativo no jogo do que na partida anterior, contra o Zimbábue. Se daquela vez ele ficou 45 minutos em campo e pouco fez na vitória brasileira por 3 x 0, nessa ele jogou o tempo todo, deu bons passes, arrancou e balançou a rede. Assim, entendemos que a nossa seleção precisa de Kaká para tentar mais um título mundial e vamos torcer para que se recupere totalmente e volte com tudo para o jogo de estréia, dia 15, contra a Coreia do Norte, seleção que insiste em esconder o jogo, negando-se a cumprir a exigência de conceder entrevistas coletivas e contrariando determinação da Fifa. Bom ficar de olho no jogo de estréia do Brasil. A Coreia é uma incógnita.

A Espanha, atual campeã da Eurocopa, é uma seleção muito perigosa, que joga um futebol rápido e envolvente. O time de Vicente Del Bosque é um dos favoritos para ganhar a Copa. Nas casas de apostas da Europa, a Espanha também é a favorita para ganhar o título, com média de 5,4 euros para cada euro apostado, seguida por Brasil (6,2), Inglaterra (7,8), Argentina (8,8), Holanda (13), Alemanha (15), Itália (15,5), França (21), Portugal (32) e Costa do Marfim (38). Ou seja, pelo levantamento feito, poderia se dizer que Espanha, Brasil, Inglaterra e Argentina seriam as 4 seleções finalistas da Copa do Mundo de 2010. Isso quer dizer que dessas 4 seleções, 2 delas estariam disputando o 3º e o 4º lugares no sábado dia 10 de julho. As outras 2 decidiriam o título no domingo, no dia 11 de julho, em Johanesburgo, às 15h30 (horário de Brasília). Mas não podemos nos esquecer da Itália e da Alemanha, que ninguém leva em conta, mas que jogaram muitas finais e chegam sempre entre as quatro primeiras. Depois, temos também a Holanda, com ótimos valores individuais, e ainda pode haver uma surpresa africana, tudo é possível, com a experiência em copas de seu treinador, o brasileiro Parreira.

Os 23 jogadores brasileiros, mais o técnico Dunga, estrelas principais do grande festival da bola, serão premiados pela CBF para conquistar o hexa, fora o que poderão faturar em publicidade, novos contratos e presentes. Para levantar o caneco na África, a grana oferecida gira em torno de R$ 1 milhão para cada jogador, acreditem! E pensar que na Copa de 1950 o prêmio pelo vice foi uma medalha prateada, que Zizinho, um dos agraciados, disse certa vez ter enferrujado com o tempo.

Enfim, a sorte está lançada, a Copa da África do Sul vai começar. Acendam a fogueira, segurem o rojão da tremedeira, preparem um suco de maracujá para aliviar o pipocar do coração. Ver para crer sem fazer vista grossa ou acender uma vela a Deus e outra ao diabo para esconjurar Coreia do Norte, Portugal, Argentina, Espanha, França, Itália, México, Alemanha, África do Sul, todos os adversários que podem levar a taça. Que venha o touro, vamos dançar o tango e torcer pelo Brasil!
-----------------------------------------------------------------------------------
*Edward de Souza é jornalista, radialista e escritor.
-----------------------------------------------------------------------------------
Dois Jogos realizados sexta-feira (11) e outros três neste sábado (12) pela Copa do Mundo na África do Sul. Confira os resultados de sexta-feira:
África do Sul 1 x México 1
Uruguay 0 x França 0
------------------------------------------------------------------------------------
Resultados deste sábado:
Argentina 1 X Nigéria 0
Inglaterra 1 X EUA 1
Coreia do Sul 2 X Grécia 0
-----------------------------------------------------------------------------------
ACERTE O PLACAR DO JOGO ENTRE BRASIL E COREIA DO NORTE, JOGO QUE SERÁ REALIZADO NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA, DIA 15 DE JUNHO, E GANHE UMA CAMISA OFICIAL DA SELEÇÃO BRASILEIRA, QUE SERÁ ENTREGUE EM SEU ENDEREÇO, VIA SEDEX. UM PALPITE APENAS CADA PARTICIPANTE. CASO TENHA MAIS DE UM ACERTADOR, SERÁ FEITO SORTEIO PARA SELECIONAR O GANHADOR. OS PALPITES PODEM SER DADOS NOS COMENTÁRIOS DAS CRÔNICAS POSTADAS NESTE BLOG, SOBRE A COPA DO MUNDO.
------------------------------------------------------------------------------------

66 comentários:

  1. Edward, nós estamos enfeitando a casa toda de verde-amarelo, para recebermos os amigos nos jogos do Brasil, com muita cerveja, refrigerantes e salgados. Vamos convidar até um amigo do bairro que é argentino, pois, ele mesmo já se declarou que vai torcer pro Brasil. E coitado dele se resolver se arrepender na última hora. O clima em Ribeirão Preto é de muita festa. Os bares e restaurantes estão todos com TVs, alguns com telões, para oferecer aos seus frequentadores todos os jogos da Copa, mas a festa maior, está claro, vai ser nos dias de jogos da nossa seleção. Vamos ser campeões, tenho certeza. Viva o BRASIIIIIIIL!

    Beijos,

    Tânia Regina – Ribeirão Preto – SP.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, amigos e amigas!

    Inauguramos, hoje, a Série A COPA NO BLOG que, desejamos, nos acompanhe nos meses de junho e julho, com a nossa Seleção indo até a final e trazendo para nós, a sexta taça da Copa do Mundo de Futebol.

    Hoje, na estreia, o jornalista, radialista e escritor, Edward de Souza escreve artigo especial, falando das particularidades do evento e das chances do nosso escrete canarinho. Como ele é um expert no assunto, acreditamos no que ele vaticina no título - "Brasil e Espanha são favoritos na África". Que assim seja, Brasil campeão, é claro!

    Ficaremos torcendo para ouvir a sua bela voz, ecoando em nossos corações, gritando, a plenos pulmões, BRASIL! BRASIL! BRASIL, CAMPEÃO!

    A COPA NO BLOG estará com vocês em várias oportunidades, com textos e matérias especiais de todos os nossos articulistas. E em edições extraordinárias, sempre que for relevante. Ainda contamos com um correspondente especial na África do Sul, o nosso amigo Juninho, que está lá para acompanhar os jogos do Brasil, com seu pai e amigos.

    Avante, vamos em frente! Dá-lhe, Brasil!

    Um abraço a todos e aproveitem o dia e a Copa do Mundo de Futebol, com todas as emoções possíveis!

    ResponderExcluir
  3. Prezado Edward de Souza

    Negócio é azeitar a mola, botar sebo nas canelas e fugir dos políticos. Para eles tudo que reluz é ouro é querem meter na algibeira, não se envergonham em tungar, meter a mão na cumbuca dos eleitores. Na ânsia de tomar a parte do leão, não dormem de toca, logo mais vão cobrar impostos até dos dentes do pobre contribuinte. Abra os olhos, a praia não está para peixe miúdo.

    Agora, vamos voltar à vaca fria. Começa a disputa ao redor da bola, vamos ver com quantas bolas se faz um gol. Torcer sem vender a alma ao diabo, eis a questão proposta por Shakespeare. Se a seleção perder, paciência, não adianta chorar tristezas no ombro de um argentino amigo, dançar um tango, tristezas não pagam dívidas. Tome uma xumbrega e deixe tudo como dantes no quartel de Abrantes, sem querer tapar o sol com a peneira.

    Nada de malhar em ferro frio e gritar as mágoas cantando um bolerão. A sopa um dia acaba para quem não come a bola como devia, não mete uma lança em África, cai na esparrela do adversário feito peru embriagado e leva a breca escorregando na casca da banana em viagem para o beleléu. Que fazer com a morte da bezerra? Dar o tangolomango e buscar uma sombra e água fresca para esquecer o pesadelo.

    Bom final de semana, sem tremedeira, as emoções apenas começam.

    Guido Fidelis-Jornalista-escritor

    ResponderExcluir
  4. Pois é Edward

    Os jogadores de antigamente, como os de minha geração (eu inclusive) aprendemos a jogar futebol com as famosas bolas de meia. Vez em quando, aparecia uma de capotão. O dono dela era o técnico do time.
    Depois de 1958, o futebol virou empresa e os jogadores profissionais e os cartolas (principalmente) começaram a ficar ricos, muitos ricos!
    É verdade que não são todos, mas, a oportunidade ai está.
    E vamos em frente!
    Uma análise inteligente meu irmão.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  5. Olá Edward,tudo bem?
    Sendo sincera,tento ser um pouco mais otimista,mas confesso que está difícil,a minha esperança é que,quando estamos com craques e bastante acreditados perdemos,e quando estamos desanimados ou desacreditados o Brasil dá aquele show, é o que espero.
    Quanto a abertura, na minha opinião, não gostei, esperava um espetáculo,achei cansativo,sem graça e chato,me desculpem,mas sou sincera.
    Também não acho que o Dunga fez escolhas erradas,afinal ele está observando os jogadores há tempos e dispõe de técnicas e um olhar mais crítico.Mas,coitado se o Brasil ganhar,os críticos vão dizer que foi "cagada" que deram sorte, e se perder vai dizer:estava na cara, eu tinha certeza,coitado do Dunga de qualquer jeito está no mato sem cachorro.
    Qual o palpite de vocês para a estréia do Brasil?Sendo otimista:3 para o Brasil e 0 para Coréia do Norte.Mas se ganhar de 1 a 0 está de bom tamanho.
    Vou viajar para Uberaba,mas depois coloco a leitura em dia.
    Beijosssssssssssssssssss.

    ResponderExcluir
  6. Pelo que percebi, a seleção da Espanha, ágil e com muito tesão será o grande perigo. Principalmente se o Brasil jogar travado (como disse o mestre Edward, "dura e compacta")
    Pero, que vengam los toros!!
    João batista

    ResponderExcluir
  7. Edward, já estou procurando entender um pouquinho de futebol, lendo seu texto, os comentários e escutando a gritaria do meu irmão e dos seus colegas que estão aqui em casa agora, torcendo para a África. Meu irmão, o Roberto, mandou lhe dizer que o Brasil vai disputar a final com a África, do Parreira. Ele disse que a África está ganhando do México de 1 x 0. Mesmo sem entender de futebol e suas técnicas, vou torcer muito pelo nosso Brasil, vamos ser campeões mais uma vez, você vai ver.

    Bjos,

    Giovanna - Unifran - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  8. Como vai, Edward? Lembrando a Giovanna e seu irmão que o México já empatou o jogo. Agora está 1 x 1, entre África do Sul e México. Meu caro Edward, eu não acredito que a Espanha, mesmo com uma das melhores seleções desta Copa, chegue ao final do campeonato e até seja campeã. O mal da Espanha é que, em todas as copas, nada, nada e morre na praia. Não é uma seleção de chegada, como a Alemanha, Itália e Brasil. Li seu texto, ótimo, inclusive nos mostrando a bolsa de apostas, também apontando a Espanha com a grande favorita. Acho que vão todos cair do burro. Como brasileiro, acredito piamente em nossa seleção, mas se não der Brasil, fico com Alemanha, Itália e Holanda, que você também citou como favoritas em seu texto, depois de Espanha e Brasil. Vamos ver.

    Abraços

    Miguel Falamansa - Botucatu - SP.

    ResponderExcluir
  9. Edward, eu já acho que você está certinho. Brasil e Espanha vão a final desta Copa do Mundo. As duas seleções são as melhores da Copa. Seu artigo é muito bom. Gostei desta sua informação sobre a bolsa de valores da Europa. Também os torcedores europeus estão acreditando na Espanha, e não é a toa. É uma bela seleção e esse negóvio de nadar e morrer na praia, como disse o Falamansa, um dia chega ao fim. É igual tabu. Um dia é quebrado. Minha torcida não é para a Espanha, claro. Estou comentando sobre uma das seleções favoritas. Sou verde e amarelo até morrer. Como a Ana Célia deu um palpite, deixo o meu. Brasil 2 x Coréia do Norte 0, na terça-feira. E acabou empatado em 1 x 1 o primeiro jogo da Copa, entre África e México, mas os africanos mereciam ter vencido. Um penâlti a favor não assinalado e uma bola na trave. Vai dar trabalho a seleção de Parreira.

    Abração

    Birola - Votuporonga - SP

    ResponderExcluir
  10. Oi Edward.
    Pare já de ficar falando na Espanha, fica "secando" o nosso Brasil. Fale só que o Brasil vai ganhar e pronto (rsrsrsrsrsrsrs). Eu estava lendo seu artigo sobre a bola e as reclamações dos jogadores e lembrei-me de um caso acontecido quando eu era pequenina. Papai estava assistindo a um jogo pela televisão e eu estava pertinho dele. Depois de ver o jogo uns cinco minutos, entediada, perguntei a ele: "papai, porque não dão uma bola pra cada um, assim param de brigar". Meu pai riu uns 5 minutos e não esquece disso até hoje. Legal o blog na Copa, estamos todos de verde e amarelo. Vamos juntos torcer pelo Brasil!

    Beijos,

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  11. Professor, esse perigo sempre há. Aliás, como em todas as eleições majoritárias, já que ocorrem sempre nos mesmos anos da Copa.
    Gabriela, desde pequenina vc já tinha o senso apaziguador. Que gracinha! Gostei muito.
    Fique com Deus
    João batista

    ResponderExcluir
  12. Pelo menos se a seleção não for campeã, vai ter a bola como desculpa.

    Eu estou com saudades do Juninho!
    Por onde será que ele anda?

    Padre Euvideo.

    ResponderExcluir
  13. Caro Padre, o Senhor não leu meu comentário inicial. O Juninho está na África do Sul, assistindo a Copa ao vivo!

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Cara amiga Nivia, eu li o seu comentário, por isso que eu chamei pelo Juninho.
    Estou curioso para saber as notícias da copa na visão de um enviado do blog lá na África.

    Padre Euvideo.

    ResponderExcluir
  17. Desculpe, Pe. Euvídeo! Agora entendi porque chamava o Juninho. Esperemos que ele acesse o blog e nos mande notícias do lado de lá!

    ResponderExcluir
  18. Nem preciso dizer, mas faço questão de ressaltar que a arte espetacular para a nossa Série A COPA NO BLOG foi criada pela Cristina Fonseca, nossa querida amiga. Cada articulista tem duas assinaturas e na imagem que abre cada texto aparece Zakumi, o leopardo mascote oficial da Copa.

    Obrigada, Cris, pela belíssima contribuição!

    ResponderExcluir
  19. Oi Nivia e Cris, realmente, belíssimo o blog com esse trabalho artístico da Cris. Professor, não dizem que as mulheres não entendem nada de futebol? Nesta época da Copa nós nos esforçamos para entender, ou procurar informações como eu fiz, lendo este texto do Edward. Se me perguntarem amanhã sobre as seleções que tem mais chances, respondo de primeira, Brasil, Espanha, Inglaterra e Argentina. Se não der certo e me cobrarem ao final da Copa, culpo o Edward (rssssssssss).

    Sobre seus questionamentos, professor, até que eu os entendo, mas está no sangue do brasileiro o samba e o futebol, difícil entender essa paixão. Mas, pelo que li, em Copa do Mundo o fanatismo não é só do brasileiro não, professor. Muitos outros países param no dia em que suas seleções jogam, entre eles a Inglaterra, Argentina, França, Itália, Espanha e outros. E eu adoro esse clima festivo, o Brasil fica lindo!

    Bjos a todos!

    Daniela - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde, Edward!
    Quero cumprimentá-lo pelo texto que escreveu nesta sexta-feira. Tem mais que o necessário para informar bem os leitores e leitoras deste blog. Estou gostando da participação feminina, sempre muito ativa nesta época de Copa do mundo. Vários assuntos tratados por você neste blog chamou minha atenção. O caso da bola, por exemplo. Descobriu-se, li num jornal hoje, aqui de São Paulo, que muitos dos jogadores que reclamavam do peso da bola possuem contratos com a concorrente da Adidas, a Nike. O goleiro Júlio Cesar, um deles. O Kaká, esperto, para defender a Adidas, pegou a bola e tascou-lhe um beijo apaixonado. Irritou seus companheiros, mas deve ter garantido seu contrato por mais alguns anos. Outra coisa que você disse com muita propriedade e ninguém comentou. Sobre a medalha que os jogadores brasileiros receberam pela conquista do vice-campeonato em 50, na triste derrota para o Uruguay, era mesmo assim. Eram premiados com medalhas e ficavam orgulhosos. Hoje, um milhão de reais para cada um e ainda discutem querendo mais. E culpam a bola, se perderem. É época de otimismo e vamos torcer para que nossa seleção não nos decepcione. Quanto a votar na guerrilheira se o Brasil ganhar, nada a ver, eu não faria isso nem morto.

    Abraços

    Laércio H. Pinto - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  21. Olá Edward

    É, parece que os empates serão a tônica desta Copa!
    Estou vendo partidas serem disputadas nos pênaltis. E não serão poucas.
    Partidas em que o medo imperou. Eta retranca danada sô!

    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  22. Professor João Paulo, entre no clima da Copa e deixe a tristeza de lado. Vá a uma loja de artigos esportivos, compre uma camisa do Brasil, um chapéu verde e amarelo, uma corneta e tire uma foto para que a Nivia ou o Edward postem no blog. Vamos elegê-lo o "mascote da Copa da África". Época de Copa é divino. Onde passei hoje todos arrumando lojas, restaurantes, bares, com bandeiras do Brasil, tudo num clima de muita festa. Tenho certeza que o Brasil vai deixar a Espanha de lado, Edward e vai ganhar mais essa Copa. Fiquei um pouquinho com medo quando vc escreveu que os nossos jogadores não estão gostando da bola. Fez bem o Kaká dando um jeitinho. O Brasil vai ganhar o jogo de terça-feira de 3 x 0 da Coreia, pode anotar aí, Edward. E o Kaká vai marcar dois gols. Adoro o Kaká!

    Beijos, pessoal, bom fim de semana!

    Carol - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  23. Amigase e amigos, dileto amigo-irmão Edward de Souza: O único time que me encantou até agora foi a Espanha. Gosto do futebol alegria e arte. Os jogos desta abertura foram sem graça, com quatro times jogando medrosos. No Brasil, reconheço que temos, talvez, a melhor defesa de todos os tempos, somada com um goleiro fantástico, que decide jogos com suas defesas magistrais. Pô, poderíamos ter também um ataque arrojado, alegre, ofensivo, com os meninos do Santos lá na frente. Futebol nunca foi meu forte, ao contrário do Edward de Souza, mas dou meus palpites. Acho que o Brasil tem condições de trazer o caneco e torço para isso, mas quero me poupar. O coração aqui, como sabem, não pode ser sobrecarregado. Então adoto a tática, para meu próprio conforto, de ser otimista e pessimista ao mesmo tempo. Se me acusarem de contraditório, concordo. Sendo otimista, torço com algum entusiasmo. Sendo também pessimista, já estou preparado para o pior.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  24. Para a estréia do Brasil, minha aposta é de 3 a zero. Um gol no primeiro tempo e dois no segundo, quando nosso preparo físico falará mais alto sobre os magrinhos. O Brasil pode até não ganhar (espero que ganhe, claro), mas vai ser osso duro para qualquer adversário. Vamos marcar a saída de bola, temos um muro como defesa, sob o comando do excelente Lúcio, e nossos contra-ataques são poderosos, com Robinho no auge da forma e querendo se consagrar nesta Copa. Resumindo tudo, meu lado otimista está bem mais forte que o pessimista. Este último é apenas uma tática...
    Beijos a todos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  25. Isso, Milton Saldanha, vamos todos, numa corrente pra frente, levar o nosso Brasil a mais uma conquista mundial. É essa alegria nos comentários, nas ruas, nas lanchonetes e restaurantes que acaba contagiando todos nós, mesmo mulheres, e nos obriga a entrar em campo junto com a nossa seleção em busca de mais esse título. O Brasil vai mostrar mais uma vez porque é o país do futebol, na África do Sul. Edward, adorei ler seu texto, assim, vou entendendo um pouco mais de futebol, do Brasil e da Copa para discutir com os homens aqui de casa. Em jogos do Brasil, a reunião é sempre aqui. Meus pais, tios, primos e amigos chegados. Já estamos estudando os petiscos que serão servidos na terça. Fico com o Milton e com a Carol, Brasil 3 Coreia 0.

    Beijinhos

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  26. Olá meus amigos e amigas!
    Estou chateado em ter ficado distante de vocês o dia todo, mas não teve como evitar. Li todos os comentários, começando pelo da Tânia Regina, depois alguns da nossa querida Nivia Andres que teve enorme trabalho para a postagem deste primeiro texto sobre a Copa do Mundo, brilhante, por sinal, a Carol, nosso querido J. Morgado, Professor João Paulo de Oliveira, Gabriela, Laércio H. Pinto, Miguel Falamansa, Birola, Ana Célia de Freitas, Cris Fonseca, cuja beleza desta página se deve a ela, Daniela, sempre alegre como toda a carioca da gema, Giovanna, nossa querida amiga francana, Andressa, Padre Euvídeo, sempre esperto em seu estilo "sabonete", João Batista, o nosso "Barrios" que fez aniversário ontem e promove uma festança hoje em seus domínios e Milton Saldanha, outro amigo-irmão querido que sempre está nos incentivando a prosseguir. Caso tenha omitido algum nome, peço perdão, foi de improviso.

    Como percebi que muitos estão dando palpites sobre o resultado do jogo entre Brasil e Coreia, na próxima terça-feira, o blog resolveu dar um brinde a quem acertar o resultado. Uma camisa oficial da Seleção Brasileira para o felizardo que acertar o resultado. Vamos explicar bem. Se coincidir e mais de um acertar com o mesmo palpite, será feito um sorteio entre eles, para que apenas um receba a camisa oficial da Seleção Brasileira. O ganhador nos envia o tamanho que usa para que receba sem despesas a camisa em sua casa. Pequena, média, grande ou GG, combinado. Vou postar isso no rodapé da matéria de hoje e pedir a Nivia que mantenha essa oferta do blog nos demais textos que se seguirão até terça-feira, dia do jogo do Brasil. Os palpites podem ser dados até às 14 horas de terça-feira, dia de Brasil e Coreia.

    Volto logo mais para falar sobre os dois jogos de hoje, na abertura do mundial.

    Até daqui a pouco...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  27. Mais um detalhe. Só vale um palpite de cada participante, para ganhar a camisa oficial da Seleçao Brasileira. Os que postaram seus palpites hoje já estáo concorrendo, inclusive o Milton Saldanha. Só não vale o meu palpite, vai que acerto e ganho sozinho, vão me xingar. Se os que deram seus palpites hoje quiserem mudar, precisam avisar que estão trocando o resultado. Vou anotando todos. Os articulistas deste blog podem participar. Está valendo para a Nivia, Cris, Morgado, Milton, Professor João Paulo, Gregório "Barrios", Édison Motta, Oswaldo Lavrado, Silvana Boni, Guido Fidelis, Lara e Virgínia Pezzolo. Esqueci alguém?

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  28. A equipe do Dr. Miguel Arcanjo (professor de medicina e psiquiatria da universidade de São Paulo) na qual eu faço parte, foi convocada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), para tentar entender a mente de mil brasileiros selecionados por uma prévia pesquisa, para saber por que alguns no país do futebol são totalmente contra a maior organização desportiva que é o futebol.
    Durante alguns meses exaustivos pesquisando a mente desses cidadãos, chegamos à conclusão que alguns traumas da infância reuniram os requisitos primordiais para a nossa pesquisa.
    Alguns que detestavam o futebol eram péssimos jogadores, e não tinham nenhuma intimidade com a bola.
    O trauma era mais acentuado naqueles que quando iam jogar eram tão ruins, que eram escalados para serem os goleiros.
    Outros no jogo da escolha ficavam de fora, quando tinha vinte e três para formar os times.
    Tinham aqueles que preferiam ler livros, ou assistir películas ultrapassadas, na hora dos jogos escolares.
    Em todos as contrações cerebrais eram de baixa intensidade influenciando diretamente nas diretrizes motoras dos membros articulados.
    A nossa pesquisa foi meramente reconhecida pela Margaret Chan (diretora geral da OMC), que concedeu um diploma de “honoris causa” para toda equipe.

    Dr. Sebastião Honório
    CRM. SP. 9991

    ResponderExcluir
  29. Extra! Extra! Extra! Noticia de ultima hora!!!
    O brasileiro Juninho, correspondente do famoso blog “Crônicas de Edward de Souza e amigos jornalistas” (obs. tem um professor e um cozinheiro no meio também!), foi literalmente comido por um animal selvagem de origem desconhecida nas savanas africanas.
    A polícia internacional (Interpol) está averiguando a veracidade do caso.
    A qualquer momento novas notícias direto da África com o seu correspondente “Acebildes Nocena”

    ResponderExcluir
  30. Tadinho do Juninho, Acebildes, nenhum bicho o comeu, logo ele vai dar o ar da graça,com certeza. Edward, eu adoro Copa do Mundo, tempo de festa e muito colorido por todas as partes onde a gente anda. Imagino terça-feira, dia do primeiro jogo do Brasil. O trânsito louco e confuso, buzinas e só festa depois do jogo, se o Brasil ganhar. E vai ganhar, tenho certeza. Vou deixar o meu palpite para concorrer a camisa do Brasil e já lhe aviso, a minha pode ser tamanho médio, para ficar bem soltinha. Olha, Brasil 1 x Coreia 0, tá?

    Beijos,

    Bruna - UFJF - Juiz de Fora/MG

    ResponderExcluir
  31. Prezado professor João Paulo, eu não tenho autorização do meu mestre Dr. Miguel arcanjo (professor de medicina e psiquiatria da Universidade de São Paulo), para diagnosticar a psique de pessoas que não seja previamente escolhida por ele.
    Até breve
    Dr. Sebastião Honório.

    ResponderExcluir
  32. Edward, deixei meu comentário hoje a tarde mas não havia o sorteio. Se eu ganhar vou presentear meu filho. O meu palpite: Brasil 2 X Coreia do Norte 0.

    Obrigado

    Miguel Falamansa - Botucatu - SP.

    ResponderExcluir
  33. Brasil 5 x Coreia 0

    Obs. nº G.

    Dr. Sebastião Honório

    CRM. SP. 9991

    ResponderExcluir
  34. Olá Edward e amigos, eu não tenho comentado ultimamente, mas não deixo ler todos os dias os assuntos aqui postados.
    A África mesmo sem ganhar é a maior vencedora.
    Só hoje através dos noticiários, é que eu vi a força que o futebol representa para as pessoas e para as nações.

    O meu palpite para Brasil e coreia, e 2x1.
    Para o Brasil é claro!


    Valentim Miron- Franca S.P.

    ResponderExcluir
  35. Olá Edward.
    Menino, que idéia genial,vou amar se ganhar o mimo...
    No início das postagens brinquei com números, mas posso analisar melhor, e palpitar assim que chegar de viagem?
    Professor, se ganhar e quiser me presentear ficarei feliz, já que não gosta tanto assim do Futebol KKK,sempre sonhei em ter uma camiseta oficial,é linda...
    Beijossssssssss.
    ANA CÉLIA DE FREITAS.

    ResponderExcluir
  36. Olá Ana Célia, você pode deixar o seu palpite quando voltar de viagem, desde que seja até às 14 horas do dia 15, antes do jogo entre Brasil e Coreia do Norte, combinado? Se você acertar o resultado e for a única ganhadora, vou lhe entregar a camisa pessoalmente, tá bom? Pra você também, Valentim Miron, entrego em mãos.

    Abraços...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  37. Detalhe importante a ser comemorado. Este blog está prestes a completar 150 mil acessos, vejam o marcador de visitas abaixo, do lado esquerdo. Neste momento está marcando 149.965 presenças. 35 visitas faltam para 150 mil acessos. Vamos esperar que a Cris Fonseca faça novo logotipo, com 150 mil acessos. O que está postado ainda é o de 100 mil visitas.

    Abraços a todos e obrigado...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  38. Oi Edward, a animação deste blog é contagiante. Copa do mundo é com muita festa, acho super legal. Li sua crônica, vc escreve muito bem sobre futebol, acho que foi a primeira vez que li um texto seu sobre esse assunto. Sabe o que meu pai disse? Que a Alemanha e a Holanda são fortes e podem ganhar a Copa, se não for o Brasil, claro. Eu acho que o primeiro jogo do Brasil vai ser igual a esses de hoje, com empate. Vou deixar meu palpite para concorrer ao prêmio. Brasil 1 Coreia do Norte 1.

    Bj

    Talita - Unisantos - Santos - SP.

    ResponderExcluir
  39. Já que os colaboradores do blog podem participar, meu palpite é Brasil 3 x 0 Coreia do Norte.

    ResponderExcluir
  40. Alo torcida brasileira.
    O aquecimento esá em andamento e nosso blog chegou fervendo.
    Não fui habilitado, ou como o procedimento Dunga, não fui convocado a participar do sorteio. O fato não muda ou inibe minha torcida por um Brasil 3 a 2 na terça. Abraço do Garcia Netto

    ResponderExcluir
  41. Olá Edward

    Bom dia

    Sem mais delongas: 0x0. Mas torço para que o resultado seja favorável ao Brasil, é claro.

    Um abraço

    Paz.Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  42. Olá Garcia Netto. Logo você eu esqueci de citar. Quebrei minha cabeça, mente cansada já no final de noite para não deixar de fora nenhum dos nossos cronistas. E você ficou. Não de fora, apenas não foi citado por uma falha lamentável, perdõe-me. Claro que está escalado para participar do sorteio e da Copa, onde espero, envie um dos seus belos textos para ser postado.
    Um abraço amigo e mil desculpas.

    Está quase na hora do espolcar dos rojões. O blog está chegando a 150 mil visitas. Vamos fazer a festa, pessoal. E mandem seus palpites. Hoje já temos participações no sorteio da Nivia, do Garcia Netto e do J. Morgado.

    Estava postando este texto quando li o do professor, agora revelando as razões das recaídas do padre. É bem possível que o vinho contenha mesmo alguma coisa estranha, Mestre. O homem fica louco, principalmente de madrugada. Pior é que a vítima é o nosso blog, não ataca outro de jeito nenhum. Tem uma coisa. O padre adora esse blog e todo o nosso pessoal. Por isso anda bem comportado. Eu já o avisei que ele está na UTI. Vacilou...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  43. Bom dia aí no Brasil, boa tarde aqui na África, agora, quase 2 horas da tarde. Estou fazendo o meu primeiro contato com vocês, aqui de Johannesburg, na África do Sul. Estava morrendo de rir dos comentários dando conta do meu desaparecimento. Até o Alcebíades, acho que é isso, disse que fui comido por um bicho (Deus me livre). Não tem perigo disso acontecer aqui em Johannesburg, uma maravilhosa cidade com água potável e pura nas torneiras, onde tem uma as maiores e mais famosas cervejarias do mundo. Para ser comido por um bicho, Alcebíades, é preciso rodar 60 quilômetros, onde se encontra o famoso parque de rinocerontes e leões, que abriga também outros animais, como gorilas, tigres, búfalos, zebras, girafas e antílopes.

    Hoje almoçamos perto do o Carlton Centre que é o edifício mais alto aqui do continente africano, com 50 andares, mas pela manhã fomos visitar a casa de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, nos subúrbios de Houghton. Nivia e Edward, foi com muita emoção que ontem assistimos o jogo de inauguração desta Copa, no complexo de Soweto, entre África do Sul e México, vocês assistiram aí, acabou em 1 x 1. O torcedor africano é mais fanático que o brasileiro. Fez um barulho ensurdecedor o jogo todo e vibrou como nunca quando os bufana bufana fizeram o primeiro gol. Entrei na deles e torci como nunca para os africanos. Estou rouco até agora. Nosso pacote não nos dá o direito de ver os jogos de hoje, domingo, nem segunda, só o de terça, aqui em
    Johannesburg, entre Brasil e Coreia do Norte. Podemos até tentar ir aos estádios onde acontecem estes jogos e tentar comprar ingressos, mas é difícil encontrar algum todos estão vendidos. Vamos passear e conhecer mais o continente africano antes do jogo do Brasil, aguardado aqui na África com enorme expectativa.

    Posso participar do sorteio, Edward? Se eu ganhar a camisa você me entrega quando eu voltar. Meu palpite, Brasil 2 x Coreia 1. Logo mais a noite eu volto com mais alguma coisa, aqui da África do Sul, pessoal. E parabéns pelos 150 mil acessos, Edward, está quase chegando lá.

    Abçs

    Juninho - Johannesburg - África do Sul

    ResponderExcluir
  44. Aproveitando essa conexão, mando um abraço para o Padre Euvideo, Ana Célia, Professor João Paulo, João Gregório, J. Morgado, Garcia Netto, Cris Fonseca e outros amigos e amigas que estavam preocupados comigo. E um beijo para as meninas lindas do blog, um especial para a Tatiana. (aiiiiii.... meu coraçãozinho).

    Juninho - Johannesburg - África do Sul

    ResponderExcluir
  45. Juninho, um forte abraço e obrigado pela sua participação no blog, direto da África do Sul. Bom passeio por aí e esperamos novos contatos. Você pode enviar mais alguma coisa pelos e-mails, meu e da Nivia, para que possamos postar durante a Copa, tá bom. Envie o texto que produzimos por aqui, por favor. E você é pé quente, foi na sua entrada, junto com o professor João Paulo de Oliveira, que este blog completou 150 mil acessos, motivo de muita alegria para todos nós. Esquente nossa seleção brasileira aí em Johannesburg, e que vença, mesmo que seja pelo placard que você deu, 2 x 1. Guardo a camisa para você.

    Abraços e obrigado, Juninho!

    E vamos festejar, o blog ultrapassou 150 mil visitas...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  47. Bom palpite, Cris. Se eu pudesse opinar, também colocaria 3 x 1. Tomara que você ganhe. E estamos esperando sua placa de 150 mil visitantes, O.K.? Só que você não é a visitante de número 152.000. É a visitante número 150.002, certo? Para 152 mil falta muito chão (hehehehehehe).

    Beijos,

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  48. Bom dia amigos! Essa noite eu perdi o sono e fiquei imaginando eu com a camisa oficial da seleção por cima da batina no altar celebrando o casamento do Juninho com a preferida dele aqui no blog.
    Fiquei preocupado com a notícia do correspondente Acebildes Nocena, mas depois acalmei por que fiquei sabendo que o gorila que agarrou o Juninho era vegetariano.
    Felizmente ele está são e salvo dos agrados pelo qual ele fora submetido pelo nosso irmão inferior gorilão africano.
    Boa sorte Juninho, e traga o caneco pra cá.

    Padre Euvideo.

    ResponderExcluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  51. Edward, ultrapassar a marca dos 150.000 não é para qualquer Blog, não. É um motivo de grande alegria para todos nós que fazemos parte deste grupo de amigos.
    Calorosos cumprimentos!
    Sabe, eu tenho um outro Blog, além desse indicado ali em baixo que conta, atualmente, com 36.000 visitantes. Faltam muitos para chegar na tua marca!!!
    Abraço a todos e amanhã deixarei meu palpite.
    João Gregório "Barrios"

    ResponderExcluir
  52. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  53. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  54. Olá Pessoal.
    Edward meu amigo, tudo bem?
    Hoje pela manhã conversando com meus pequenos sobre a copa,perguntei o que achavam sobre o placar no jogo do Brasil, como ainda são pequenos (dois aninhos) ficaram me olhando e alguns sorriram,mas uma menininha mais falante me olhou e disse:Tia vai ser 2 Brasil a 0 Coréia do Norte,então vou apostar nesse número.
    Pessoal pelos jogos até o momento,eu esperava mais,então as minhas esperanças na seleção aumentou.
    Beijosssssssssssssssss.

    ResponderExcluir