sexta-feira, 16 de abril de 2010

DÚVIDAS & SUGESTÕES


Deus, soberanamente justo, ainda não é compreendido pela maioria das populações do mundo ocidental e oriental. Qual seria a resposta? Não quero dar uma de pretensioso e responder a essa pergunta. Mas divagando, vou pensando aqui com meus botões: – Por que uns nascem saudáveis, bonitos, sem deficiências físicas ou mentais, ricos; enquanto outros nascem cegos, aleijados, feios, débeis mentais, pobres, miseráveis, etc. Outros são jogados nas sarjetas quando não são arrancados do ventre de mães despreparadas para o sagrado dever da maternidade.

Deus é amor e tenho certeza absoluta de que ele não castiga ninguém. Será que não somos nós que colhemos aquilo que plantamos? “De meu rebanho nenhuma ovelha se perderá”. O que Jesus, o enviado de Deus, quis dizer com essa frase. A que rebanho Ele se referia? Seria Ele preconceituoso? Também acho que não. O rebanho de Jesus não eram apenas os judeus daquela época, mas sim toda a humanidade.

Porque todos nós, ao nos envolvermos com os assuntos religiosos, nos deixamos levar pela opinião de padres, pastores, teólogos, sacerdotes das mais diversas crenças e até dirigentes espíritas. Será que cada um dos crentes ao ouvir um sermão se preocupou em saber o que estava sendo dito era ou não verdade? Isso não quer dizer que devemos deixar de seguir esta ou aquela religião. A história é rica em fatos, basta consultá-la. Contestar é um ato democrático, mas desde que seja feito com inteligência e conhecimento.

Acredito que apenas o estudo pode levar o ser humano a pensar e a raciocinar corretamente, ou pelo menos, quase.

Segundo pesquisa, os brasileiros lêem 1.8 livros por ano, enquanto os americanos do norte cinco e os europeus sete.

A Bíblia durante muito tempo, só estava disponível em latim, impossibilitando assim o acesso aos textos evangélicos.

Essa foi apenas uma causa que fez com que os homens deixassem de ler o livro dito sagrado. Mas, desde a tradução da Bíblia para o alemão, feita por Martinho Lutero, no século XVI e responsável pela Reforma, os textos receberam inúmeras traduções, não justificando ainda assim, as estatísticas recentes.

Uma agência de notícias – ANSA – publicou no dia 28 de abril/08: “CIDADE DO VATICANO, 28 abr (ANSA) – A Bíblia, apesar de ser o livro mais difundido e traduzido no mundo, com versões em 2.454 idiomas, continua sendo desconhecida em muitos países que se dizem católicos, segundo pesquisa encomendada pela Federação Bíblica Católica, apresentada segunda-feira, (28), no Vaticano.

Participaram da pesquisa 13 mil pessoas de nove países: Estados Unidos, Grã-Bretanha, Holanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Polônia e Rússia. Somente 14% dos italianos entrevistados deram respostas corretas a perguntas básicas de conhecimento sobre a Bíblia, como - Os evangelhos são parte da Bíblia? Jesus escreveu livros da Bíblia? Quem, entre Moisés e Paulo, era um personagem do Antigo Testamento?
Os resultados não foram muito melhores nos outros países: somente 17% souberam as respostas nos Estados Unidos e na Inglaterra, 15% na Alemanha, 11 % na França e 8% na Espanha. Os mais bem classificados foram os poloneses, com 20% de respostas corretas, e os piores foram os russos, com 7% de acertos (...).

A notícia prossegue com desalentadoras informações. Outra notícia, desta vez difundida pela Agência Brasil, inserida na Folha Online, é ainda mais decepcionante. Não vou detalhar o resultado desta outra pesquisa, apenas escrever o seguinte, entre os vários segmentos cristãos, os espíritas estão incluídos em uma faixa que vão entre 4,5 a 19,2%. Trata-se das pessoas que praticam o aborto. Esta enquete científica foi efetuada pela Universidade de Brasília e pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Meus amigos, por que não conviver um pouco mais com a religião, buscando na história, nos grandes filósofos e, em nós mesmos, as respostas para nossos problemas existenciais?
Tales de Mileto, o Pai da Geometria, filósofo grego, quase 600 anos a.C., em sua sabedoria, respondeu a seguinte pergunta: “qual a coisa mais difícil do Universo”? A resposta foi: “conhecer-se a si próprio”.

O orgulho, o egoísmo, a inveja, o ciúme e tantos outros defeitos morais são a causa de toda essa violência que aí está. Como mudar isso? A resposta está no imo de cada um!

-------------------------------------------------------------------------------------
*J. Morgado é jornalista, pintor de quadros e pescador de verdade. Atualmente esconde-se nas belas praias de Mongaguá, onde curte o pôr-do-sol e a brisa marítima. J. Morgado participa ativamente deste blog, para o qual escreve crônicas, artigos, contos e matérias especiais. Contato com o jornalista: jgarcelan@uol.com.br
------------------------------------------------------------------------------------

44 comentários:

  1. Tornei-me um leitor habitual do J.Morgado e faço isso com especial prazer. Se creio em algo? Não. E daí? Não preciso ser crente para concordar com as questões morais e éticas que ele sempre defende. De vez em quando, conforme o tema, gosto de lançar algumas provocações. Elas são estimulantes para o desenvolvimento e aprofundamento da reflexão. Concordando ou não, em qualquer área do pensamento, o importante sempre é buscar a reflexão, que nos abre a mente para horizontes sem fim.
    J.Morgado sempre contribui para isso.
    Abraços a todos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  2. Bom dia amigos (as) deste blog...
    O que chamou minha atenção nesta crônica do amigo-irmão J. Morgado foi o aspecto cultural do nosso povo abordado por ele. Em poucas palavras, eu diria que Morgado levanta a seguinte questão: tivesse nosso povo mais cultura, certamente não estaria frequentando essa ou aquela igreja. Verdade, uma pessoa esclarecida teria condições de entender o que está sendo ensinado a ela, teria recursos para discutir e procurar saber se a doutrina que lhe ensinam é certa ou não. Sou um observador nato e vou deixar um exemplo aqui de família que vem bem ao caso. Tenho um primo, hoje médico conceituado - alias tenho vários primos médicos, da família sou a ovelha negra que fugiu da faculdade de medicina de Ribeirão Preto no primeiro ano para se tornar jornalista - que exemplifica esse caso que J. Morgado aborda hoje.

    Pequeno ainda era levado pelos pais a uma determinada igreja. Ele e a irmã que se formou dentista. Para os vizinhos, um exemplo aquela família. Nos dias de culto saia esse primo de terninho e gravata e com a Bíblia debaixo dos braços, obediente, acompanhando os pais. Jovem, saiu de casa para estudar medicina em outra cidade. Assim que se formou continuou frequentando a igreja, mas percebia-se que era em obediência aos pais. Assim que se casou, já médico atuante, deu o grito da independência. Saiu da igreja, para horror dos pais, parentes e vizinhos e mais, discutia com os que o abordavam, crentes dessa igreja, que os ensinamentos pregados pelo pastor estavam errados e repletos de contradições.

    Esse primo, mais novo que eu, arrastou com ele a esposa, irmã e alguns tios, fanáticos religiosos, convencidos por ele que seguiam doutrina errada. O que houve com esse primo para essa transformação? Formou-se médico, leu, estudou e percebeu que seu caminho a trilhar era outro. Problema cultural, destaque desse texto de J. Morgado. Milhares de pessoas sem cultura são hoje enganadas e perdem as vezes até o pouco dinheiro que ganham entregando nas mãos de vigaristas seu ordenado mensal. Percebam mais uma coisa. A maioria dessas igrejas começa suas atividades em bairros pobres, de periferia, onde pessoas menos cultas moram. É um prato cheio para encherem os bolsos. Para esses aproveitadores e para os políticos, quanto menos culto o povo, melhor para eles. Valeu Mestre Morgado, uma bela e produtiva crônica.

    Um forte abraço a todos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, amigos e amigas!

    Olá, J. Morgado!

    Você estimula a discussão de um assunto importante. Por que as pessoas não contestam nada a respeito de sua fé, de sua religião, do ser e estar no mundo, de suas convicções e crenças? Parece óbvio que preferem o não-pensar. Pensar, questionar, discutir, provoca inquietação, novas descobertas, que tiram o indivíduo da zona de conforto em que vive instalado, equilibrando-se como pode.

    É! Pensar dói, desacomoda, provoca contínua inquietação e sede de saber mais; provoca a mudança, a transformação interior.

    Mas muita gente prefere a ignorância, a mediocridade, uma vida linear, opaca - o não-viver.

    Agora, quem quer realmente trilhar o caminho de uma vida plena, tem que começar uma longa viagem para o interior de si mesmo - o imo, o íntimo, a fim de conhecer-se e aprender a viver e conviver.

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  4. Prezado Senhor J. Morgado, com a intervenção da Nivia, minha cabeça bagunçou de vez. Eu estava postando um outro comentário, de acordo com o do Edward, que pra mim é o mais correto diante do texto que o senhor escreveu. Veja esse tópico que extraí do seu comentário: "Acredito que apenas o estudo pode levar o ser humano a pensar e a raciocinar corretamente, ou pelo menos, quase. Segundo pesquisa, os brasileiros lêem 1.8 livros por ano, enquanto os americanos do norte cinco e os europeus sete".

    É ou não é cultural o problema da maioria dos crentes que frequentam igrejas sem nenhum conhecimento do que está lhe sendo ministrado?
    Eu acho também, isso é meu pensamento, discorde quem quiser, que existem religiões porque existe a morte e além da morte o grande vazio e a grande interrogação sobre o que nos espera. Todos os credos tentam preencher esse vazio criando céus e infernos mais ou menos semelhantes onde gozaremos a vida eterna como recompensa de nossas boas ações ou padeceremos no fogo por nossos pecados.

    Não existisse esse medo nem essa interrogação, a gente iria levando a vida a cada dia esperando na próxima esquina a visita da dama de negro que a todos nos levará um dia. Fico no aguardo dos seus esclarecimentos, é preciso, mesmo sabendo que o Senhor é avesso a responder perguntas.

    Juninho - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  5. Pode até ser que tenha ocorrido uma mistura de assuntos num só texto, até porque, na parte final dessa crônica, J. Morgado destaca: "por que não conviver um pouco mais com a religião, buscando na história, nos grandes filósofos e, em nós mesmos, as respostas para nossos problemas existenciais? Tales de Mileto, o Pai da Geometria, filósofo grego, quase 600 anos a.C., em sua sabedoria, respondeu a seguinte pergunta: “qual a coisa mais difícil do Universo”? A resposta foi: “conhecer-se a si próprio”. Aí volto com a pergunta. Como pode um ignorante raciocinar como um filósofo? ´Como pode um iletrado buscar respostas para os seus problemas existenciais? É puramente um problema cultural.

    Juninho - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  6. Olá Juninho

    Não sou avesso a responder perguntas desde que elas sejam inteligentes.
    Você fez uma pergunta interessante e bastante filosófica.
    O ser humano para esconder sua pequenez diante da natureza elegeu desde os seus primórdios “deuses”. O sol, a lua, os raios, animais... Incapazes de racionar com lógica buscavam na fé cega a tranqüilidade interior.
    Disso se aproveitaram os mais “sabidos” para tirar proveito e transformar os crentes em “robôs”. A História Universal e a das religiões nos ensinam isso. Basta pesquisar.
    A Doutrina Espírita explica que não há inferno ou céu geograficamente falando. O que há, são registros mentais de cada estadia em corpos carnais.
    Dependendo do que fizemos ou deixamos de fazer, construímos o “inferno mental” que merecemos ou o céu descrito por outras religiões ou o nirvana segundo os budistas.
    O avanço intelectual e moral é o caminho para um futuro de esplendor.

    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  7. Caro Juninho. Gosto de suas abordagens. Revelam inquietação e isso é bom.

    Mas não creio que hajam comentários corretos ou incorretos. Um bom texto como o do Morgado dá abertura para múltiplas interpretações. Preferi abordar a questão mais pelo lado filosófico do que pelo religioso.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado, Senhor J. Morgado e Nivia, pelas respostas.
    Não procuro esconder o que penso, por isso certa feita cheguei a ser expulso desse blog por um infeliz qualquer, certamente sem cultura para um diálogo aberto. A falta de cultura, usada abertamente pelo Edward é o meu prato predileto para comentar esse artigo brilhante de J. Morgado, aproveitando a deixa da Nivia que disse que o assunto tem muitas interpretações. Concluo mostrando ainda o problema cultural do nosso povo como parte principal para a invasão de seitas, igrejas e doutrinas que só visam encher os bolsos, com o dinheiro dos trouxas.

    Na Idade Média o velho e bom diabo era cultivado como nunca. Como elemento central do credo cristão para convencer seus fiéis, o diabo era figura frequente na forma de velhas de rosto bulboso, de gatos e até de moços simpáticos. Por causa do diabo se queimou muita gente na Europa e durante a Inquisição o demônio era figurinha carimbada sempre presente nas sessões de tortura e nos autos de fé. Com o fim do obscurantismo, o pobre diabo ficou esquecido, relegado, jogado em um canto como coisa fora de moda já que a ciência explicava tudo e fora alguns filmes de Hollywood onde fazia presença, pouco se ouvia falar.

    Edir Macedo, o inventor dessa nova onda de exorcismo, deu uma jogada fabulosa de marketing ao incorporar no mundo cristão toda a legião de espíritos, caboclos, exus e afins do candomblé. Assim, ele não só pode comunicar-se com uma gama grande de fregueses que praticavam a macumba como ganhou para si toda a legião dos demônios do panteão negro, riquíssimo nesse tipo de entidades. Assim para liseu, fim de casamento, câncer ou simplesmente um filho problemático, surra-se o demônio diante das câmeras e imediatamente ele volta ao seu surdo mundo subterrâneo sob aplausos de uma legião histérica que grita por fogo como se estivessem em meio a um incêndio.

    E assim, o pobre diabo esquecido desde os dias tenebrosos da Idade Média e dos puritanos de Salem volta glorioso ao horário noturno, a cores, em plasma, com tudo que tem direito um demônio tão antigo como antigos são o medo e a credulidade humana.

    Abraços que vou almoçar e seguir para a faculdade. Volto no final da tarde para acompanhar os demais comentários.

    Juninho - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia J. Morgado!
    Achei linda sua crônica desta sexta-feira. Também creio, como vc, que Deus é amor e jamais iria nos castigar privando-nos de ter uma vida saudável nesta Terra. O ser humano é o responsável pelos seus atos e colhe o que planta.

    Bom fim de semana!

    Tatiana - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  10. Pois é, Juninho, tem muita gente por aí precisando de um desencapetamento total. Aqui no bairro tem até igreja oferecendo liquidação.
    Abraços!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  11. Espíritos é o nome dado aos seres que vivem na dimensão etérea.
    Alma é o nome que se dá aos espíritos encarnados.
    O orbe terrestre, (tanto na dimensão física ou na psicofísica invisível), o que impera é a força demoníaca.
    Para que possamos ter uma idéia, a terra espiritual é como uma bola negra com alguns pontos luminosos.
    Esses pequeninos relampejos de luz são emanados dos cérebros das almas ou espíritos evoluídos, que através dos pensamentos direcionados para o bem, representam os pilares mestres responsáveis pela estrutura da humanidade, ou as avenidas luminosas, pelas quais as divindades possam trafegar até nós.
    A força esmagadora e absoluta das trevas sempre desejou colocar fogo no planeta.
    Primeiro lutaram contra Moisés, depois contra o próprio cristo, e assim foram combatendo os iluminados sucessivamente através dos tempos.
    Como a escuridão jamais vencerá a claridade, esses espíritos maléficos, decidiram aliarem-se as forças da luz.
    Encarnaram então dentro da santa igreja católica.
    Disseminaram o atraso moral e intelectual, através das santas cruzadas, e do fogo inquisidor que queimava toda alma que queriam o progresso da humanidade.
    O maior êxito das forças das trevas está dentro das principais agremiações que dominam o mundo.
    Estão na política, na religião, na educação em geral e até nos esportes. Enfim estão em todos os segmentos da nossa sociedade, destinados a gerar ignorância através da falta de cultura.
    A falta de conhecimento da população é um prato cheio para os expertos levarem vantagem no mundo temporal.
    A igreja era platônica e socrática, mas as trevas encarregaram de jogar no abismo das nossas próprias inconsciências esse tesouro revelador.
    A prova disso está nos comentários de alguns abalizados magistrados que comumente aparecem por aqui, muito cultos, porem totalmente descrente da verdade libertadora, como se a alma fosse comparada com uma lâmpada, uma vez queimado o filamento, fica o invólucro a mercê da decomposição.
    Rompeu-se o filamento, apagou-se a luz, mas a energia invisível que incandescia e manifestava em forma de claridade, permanece lá.

    ResponderExcluir
  12. Boa tade Juliano !!!

    Religião é criação dos homens
    O Amor e a bondade são criações divinas
    O mal é criação humana...

    Estamos muito longe de compreender e entender o que é Deus...e muito mais distantes ficamos pela nossa rebeldia em aceita-lo...

    ResponderExcluir
  13. E se o problema realmente é a cultura do povo, melhor para muitas igrejas que arrecadam dízimos milionários, ficar sem ela. Bom pra elas e para nossos políticos, assim não perdem quem está lhes ajudando.

    Marcia Piola Freitas - Vinhedo - SP.

    ResponderExcluir
  14. Anacleto Junqueirasexta-feira, 16 abril, 2010

    MARCIA?????
    Esse seu comentário foi feito em "riba" duma carroça.
    Não fala nada com nada.
    É um comentário da roça.

    ResponderExcluir
  15. Muitas vezes me vejo embarcado no mar de perguntas e dúvidas sobre as diferenças existentes entre as pessoas. Muitas premiadas com benesses diversas, outras castigadas por infortúnio inexplicável. Você colocou muito bem a questão onde incluo seu equilíbrio em não promover esta ou aquela crença. Também concordo que abraçar uma religião e estudar para responder a si as questões, é importante. Afinal, não se tem conhecimento de elas (todas) ensinem a pratica do mal.
    É verdade que algumas amealham fortunas em nome da fé e ignorância do povo. Invadem os meios de comunicação com seus engodos em declarações de seus fiéis com fatos do tipo: “Eu e meu marido vivíamos um inferno. Ele bebia, brigava, não arranjava emprego, eu estava desanimada da vida. Fomos levados a conhecer a palavra de Deus na igreja evangélica e com a orientação do Pastor Segismundo, nossa vida mudou. Hoje temos emprego, compramos carro do ano e apartamento em Copacabana”. Tais depoimentos são parte do espetáculo usual nas reuniões de seus templos. Também em programas de TV em avançadas madrugadas.
    Bem amigo, seu texto desperta em momento oportuno para uma reflexão madura que urge ser assumida. Você levanta uma necessidade da história antiga até hoje sem evolução: “conhecer-se a si próprio”.
    Apreciei muito a iluminada matéria que trouxe hoje e guardarei comigo seu parágrafo final.
    “O orgulho, o egoísmo, a inveja, o ciúme e tantos outros defeitos morais são a causa de toda essa violência que aí está. Como mudar isso? A resposta está no íntimo de cada um”!
    Garcia Netto

    ResponderExcluir
  16. Senhor J. Morgado
    O texto abaixo foi extraído da Wikipédia.
    Que Deus o abençoe.
    Maria Monge
    Mairinque - SP
    “O inferno, segundo a visão do Espiritismo, é um estado de consciência da pessoa que incorre em ações contrárias às estabelecidas pelas Leis morais, as quais estão esculpidas na consciência de cada pessoa.
    Uma vez tendo a criatura a sua consciência “ferida”, passa a viver em desajuste mais ou menos significativo de acordo com o grau de gravidade de suas ações infelizes, e se estampam através de desequilíbrios Espiritual, emocional, psicológico ou até mesmo orgânico. Esta situação lhe causa terríveis dissabores...”

    ResponderExcluir
  17. Boa noite J.Morgado.
    Seus textos como sempre brilhantes.O que me chamou bastante atenção foi saber que o Brasileiro le pouco,sabia do problema,mas pensava que fosse bem menor,talvez seja este o motivo pelo qual o Brasil esteja nesse caos.
    Você caro articulista abordou o assunto com muita sensatez e brilhantismo,não impos ou criticou qualquer crença,apenas expressou a necessidade em nos conhecermos melhor,afinal o ser humano parece que esqueceu sua essência,precisa enchergar seu interior,talvez assim entenderia certas inconstâncias da vida,e assim como você penso que Deus não castiga ninguém,acho que muitas vezes colhemos o que plantamos.

    Acabei de ler o livro de Augusto Cury que diz exatamente sobre conhecermos nosso interior.( O vendedor de sonhos)e me chamou atenção nessa fala que "os caminhantes"utilizavam:
    Sou apenas um caminhante
    que perdeu o medo de se perder
    estou seguro de que sou imperfeito
    podem me chamar de louco
    podem zombar de minhas idéias
    não importa!
    o que importa é que sou um caminhante
    que vende sonhos para os passantes
    não tenho bússola,nem agenda
    não tenho nada,mas tenho tudo
    sou apenas um caminhante
    á procura de mim mesmo.
    Beijosssssssssssss a todos.
    ANA CÉLIA DE FREITAS.

    ResponderExcluir
  18. Êta, cumbuca perigosa essa!! Apenas digo que viver convicto que se está caminhando para o nada, deve ser bem angustiante. Se fosse esse meu caso, já estaria demente!
    Boa noite
    João

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Senhor J. Morgado, vim deixar meu abraço e dizer que acompanhei com real interesse sua crônica desta sexta-feira. Quero também pedir desculpas de público para a Nivia Andres, que se exaltou de uma maneira que eu não esperava por causa de uma brincadeira minha que, prometo, não mais farei. Como entrei no blog para comentar a matéria do Jornalista Marqueiz e não vi comentário da Nivia, cai na bobagem de perguntar onde ela estava. A resposta foi ríspida e me deixou muito sem graça. Desculpe-me Nivia, não tive a intenção de ofende-la, foi apenas uma brincadeira boba essa minha perguntar onde estava você. Afinal, você tem toda a razão, eu nãotenho que me meter na vida de ninguém, não é?

    Beijos a todos...

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  21. Andressa, quem pede perdão sou eu se, inadvertidamente fui grosseira, o que não é do meu feitio e nem foi intenção ao me referir a você e ao Edward, explicando porque demorei a postar. Lamento ter passado essa impressão. Foi apenas uma explicação normal, para amigos que sentiram a minha falta, assim como sinto a de vocês quando não aparecem por aqui, mesmo que seja por um dia apenas. Considero-os, todos, amigos muito especiais e não me permitiria magoá-los de maneira alguma. Perdoe-me.

    ResponderExcluir
  22. Garotas, vocês estão se desculpando à toa...Não vi nada de ríspido ou desrespeitoso em ambos os comentários!
    João

    ResponderExcluir
  23. Caríssimo J.Morgado: depois que você afirmou que só responde a perguntas inteligentes, vai ser um problema danado fazer perguntas a você aqui. Quem merecer resposta ficará bem no figurino. Mas quem não merecer... Coitado. Como já cansei de ficar sem respostas, para consolo dos demais rejeitados, deduzo que minhas perguntas não alcançaram o Olimpo. Todavia, vou arriscar acrescentar mais uma pergunta burra. Se tiver resposta, mudo o adjetivo. É a seguinte: o homem erra porque tem livre árbitrio. Certo? OK! A natureza também tem livre arbitrio? Ou essas tragédias todas, que causam chocante sofrimento, principalmente os terremotos, são obras de Deus? Se são obras de Deus, com toda franqueza, e do fundo do coração, presumindo que exista, o que posso (e devo) pensar dele?
    Abraço grande e fraterno a todos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  24. Olá Milton. você vai receber uma recomendação de praxe, ou seja, consulte o Livro dos Espíritos. Um dia eu juro que compro esse livro e passo a madrugada lendo e comendo bolachas recheadas.
    Aproveitando que estou por aqui, quero deixar meus cumprimentos para a Senhora Maria Monge, a única que só deixa comentários em textos do Senhor J. Morgado. A senhora está progredindo, Dona Maria, já aprendeu até a consultar o Google, meus parabéns. Mas não se iluda, o Google entende de inferno igual eu entendo de capeta. Não se empolgue, Dona Maria, vá com calma com o Google, pode ser perigoso se for mal interpretado.

    Um bom dia a todos!

    Juninho - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  25. Certa ocasião caiu um helicóptero em São Paulo, os dois ocupantes felizmente sairam ilesos. O Datena noticiou e comentou na Bandeirantes com todo aquele sensacionalismo de praxe. Aí, de repente, soltou esta pérola: "E ainda existe gente que não acredita em Deus". Fiquei pensando nessa lógica de asno e me questionando: legal, né. Deus queria proteger as duas pessoas. Ótimo! Mas por que, então, deixou cair o helicóptero?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Olá Cristina
    Bom dia
    Religião que dizer “ligar-se com a divindade”.
    Existem no mundo muitos tipos de religiões, onde cada uma possui suas regras, crenças... Uma filosofia de vida. O Cristianismo é a maior de todas. Seguida pelo Judaísmo, Islamismo e Budismo. São religiões monoteístas (acreditam num só deus). Outras como as panteístas (acreditam em vários deuses). Enfim, Os homens desde seus primórdios sempre acreditaram em seres divinos. Os costumes de cada povo com suas gritantes diferenças criaram os seus deuses particulares visando pelo misticismo alcançar benesses.
    O advento do Cristianismo mudou de certa forma, o mundo religioso. Mas, enfim, o homem dentro de suas imperfeições usa a religião para enriquecer, alcançar o poder... Como as impressões digitais, não existem individualidades iguais.
    O excesso de materialismo leva o homem a cometer barbaridades. Excede-se no seu orgulho, inveja, brutalidade, ignorância... Mantendo o mundo em seu estágio atual.
    Na sua insensatez o homem vai abrindo “botecos religiosos” em toda parte. Uma simples loja em uma rua qualquer (de preferência bem movimentada) e ali nasce uma igreja. O objetivo? O vil metal.
    São dissidentes de outros “botecos”. Que visam apenas chamar para si a “freguesia” do outro.
    Pobres indivíduos!
    Um abraço
    Paz. Muita Paz.
    J. Morgado

    ResponderExcluir
  27. Olá Meu Amigo Saldanha

    O texto abaixo é de Octávio Caúmo Serramo. Basta com um simples toque acessar o site abaixo mencionado e você poderá se deleitar com os conhecimentos espíritas.
    Um abraço fraterno bem apertado.
    Paz. Muita Paz.
    J. Morgado

    “... Já nos explica a Doutrina Espírita, que na nossa atual fase de evolução espiritual, nosso livre-arbítrio pode ser comparado ao do prisioneiro. Pode movimentar-se à vontade dentro da cela, mas estará limitado às quatro paredes. Assim é o livre-arbítrio de homem comum nos planetas como a Terra. Mais do que o livre-arbítrio, o que nos leva ao crescimento espiritual é o determinismo. Por essa lei, somos impulsionados ao progresso, queiramos ou não. Basta viver para progredir. Todo dia aprendemos algo novo. O bandido que usa a inteligência para delinqüir está igualmente progredindo, porque aumenta o seu conhecimento. Um dia esse homem estará moralizado e o seu conhecimento e as suas atitudes serão canalizadas para o bem. A inteligência é a mesma, na realização do mal ou do bem. O Espiritismo ensina que o espírito não retrograda. Não aceita a metempsicose das doutrinas orientais, que diz que o homem pode reencarnar num animal. Pode estacionar, dizem os Espíritos, mas não perde o que conquistou. No atual estágio em que nos encontramos, diríamos que nem mesmo estacionar conseguimos. A vida nos impulsiona ao conhecimento e mesmo aquele que relute em melhorar-se moral e espiritualmente, cresce em conhecimento e inteligência, à sua própria revelia...”

    http://www.panoramaespirita.com.br/modules/smartsection/item.php?itemid=3651

    ResponderExcluir
  28. Anacleto Junqueirasábado, 17 abril, 2010

    Milton Saldanha?????
    Esse seu comentário foi feito em "riba" duma carroça.
    Não fala nada com nada.
    É um comentário da roça.

    ResponderExcluir
  29. Olá Juninho

    Bom dia

    Minha primeira intenção (animal irracional) era a de lhe responder com a mesma irreverência com que você me interroga. Mas, controlando-me, digo-lhe que a pergunta sobre a Dona Maria Monge já lhe foi respondida em matéria anterior.
    Se não me engano o senhor foi até admoestado por um comentarista sobre esse fato.
    Enfim, como pessoa inteligente que é, há de convir que as pessoas escolham os assuntos que querem comentar.
    Desejo-lhe um futuro brilhante neste mundo tão conturbado e doente.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  30. Olá Senhor Juninho

    Uma sugestão: no rodapé de minhas matérias consta meu endereço eletrônico. Terei imenso prazer esclarecê-lo particularmente sobre qualquer dúvida.

    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  31. Prezado senhor Anacleto Junqueira, mais conhecido agora neste blog como papagaio de pirata. O senhor deveria ao menos ter criatividade para encontrar um pseudônimo para postar. Esse ficou manjado e todos já sabem de quem se trata. Aliás, criatividade é o que mais lhe falta. Só repete o mesmo refrão...
    Senhor J. Morgado, grato pelo envio de seu e-mail. Sugiro, diante dessa sua disposição em receber contato para esclarecimentos de dúvidas, que sejam retirados os comentários deste blog, não teriam mais sentido. Discutiríamos tudo por e-mail e... Pronto!

    Um bom final de semana!

    Juninho - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  32. Olá Senhor Juninho

    Eu me referi a assuntos particulares. Afinal, o senhor me fez uma pergunta, mesmo que implícita, de cunho particular.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  33. Olá Professor

    Meu bom amigo

    Bom dia

    Destaquei de seu brilhante texto a frase abaixo.

    “... porque vivemos sob a égide da ganância, da discórdia, da luxúria, da maledicência, da inveja, da belicosidade...”

    Pois é Mestre Escola, é exatamente por isso que não conseguimos enxergar a VERDADE CRISTÃ.

    Um fraterno abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  34. Bom dia meus amigos (as) deste blog...

    Não tenho costume de interferir nas postagens que são feitas neste blog, mas diante de alguns comentários feitos pelo Juninho, senti-me na obrigação de deixar claro que estamos discutindo neste blog a crônica escrita pelo J. Morgado, não a presença da Senhora Maria Monge (seja sempre bem vinda ao blog), nem do Senhor Anacleto Junqueira, cuja participação também não tem sido das mais felizes.

    Tenho por meta deletar comentários ofensivos, ou que usam palavras de baixo calão, que possam atingir cronistas e comentaristas do blog. Não percebi isso até agora. No entanto, o assunto postado com carinho, conhecimento de causa e muita responsabilidade pelo meu amigo-irmão J. Morgado está sendo desrespeitado, isso é fácil de perceber. Meu caro Juninho, você demonstra ser uma pessoa inteligente, por isso lhe peço, por favor, restrinja-se a comentar ou até discutir o assunto abordado pelo J. Morgado, jornalista respeitado e homem íntegro, que não pode e nem deve ser motivo de chacotas ou gracejos neste espaço. Por favor! Caso isso não aconteça, serei obrigado a moderar os comentários.

    Muito obrigado!

    Um forte abraço a todos!

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  35. Bom dia Edward!
    Achei correta sua intervenção. Eu sempre leio e gosto das crônicas postadas a cada quinze dias aqui em seu blog pelo jornalista J. Morgado. Embora não opine, estou sempre aprendendo um pouco com seus ensinamentos. Já li crônicas profundas e escritas com muita inspiração pelo J. Morgado. Evito comentar, até para não ser vítima das galhofas de certos engraçadinhos que usam esse espaço para brincadeiras, quando deveriam usá-lo para discutir assuntos sérios, como esse que está sendo tratado neste fim de semana pelo J. Morgado. Espero que sua "bronca" possa ser acatada, J. Morgado merece nosso respeito e toda a nossa consideração.

    Beijos a todos!

    Liliana Diniz - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  36. Senhor J. Morgado, também adoro ler o que escreve. Embora me sinta incapaz de tecer comentários a altura do seu texto, vou sempre aprendendo com seus ensinamentos. A Liliana e o Edward estão certíssimos, o Senhor merece todo o nosso respeito e admiração.

    Tenha um ótimo final de semana!

    Carol - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  37. Senhoras e senhores, amigas e amigos: também tenho admiração e respeito pelo J.Morgado. Vide meu primeiro comentário, abrindo a série. Observo apenas que nós, articulistas, e também comentaristas do Blog do Edward de Souza, de alta qualidade, ficamos expostos ao debate a partir do momento em que expressamos qualquer opinião. Desejar o contrário seria arrogância intelectual e prepotência. Seria pretender selar "verdades" definitivas. Penso o seguinte: ou a gente debate, com elegância, educação e se possível profundidade, ou é melhor ficar calado. O tal Anacleto Junqueira, por exemplo, que me ataca como faria o animal puxador da carroça que ele cita, igualando-se portanto ao próprio, é uma figura de dar pena. Na falta de qualidade cultural para o debate, apela para a desqualificação rasteira dos outros. Só não percebe, por falta de inteligência, que isso se volta contra ele mesmo. Quero dizer ainda que o debate não exclui o uso da ironia como técnica dialética. Recurso que usei em dois comentários. A ironia não é para ser captada ao pé da letra e sim com sutileza, quando tiver sutileza, claro. Para encerrar, meu querido J. Morgado, por favor nos poupe de expressões tipo "verdade cristã". Quem lhe delegou autoridade para ter tanta certeza?
    Abraços a todos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  38. Amigos! Não fiquem nervosos com o "tal do Anacleto Junqueira". Deixem-no 'vir de mansinho'. Quem sabe tem coisa boa ali... Só o fato dele tomar conhecimento desse blog maravilhoso já é uma recomendação positiva. Vamos doutriná-lo. Gostaria de opinar muito sobre as postagens, muito ricas e interessantes mas como hoje, sábado, dia em que faço almoço aqui no sitio para amigos e familiares, estou meio "que de fogo", poderia falar besteiras. Mas quero registrar minha satisfação por participar desse "élan" todo!
    Vocês podem não concordar mas o Juninho é um "cara cabeça".
    Bom final de semana
    João Batista

    ResponderExcluir
  39. Olá Saldanha

    Boa tarde

    Você fala em sutilezas e ironia... Você é mestre. Respeito-o como jornalista e amigo. Entretanto, preste bem atenção, eu disse “verdade cristã”. Eu qualifiquei essa verdade. Isso quer dizer que existe a verdade muçulmana, budista e as inúmeras religiões hinduístas espalhadas e até a “verdade dos ateus”, situação individualista que respeito. Afinal, como já tive oportunidade de aqui escrever em reposta as suas argüições, o que importa é o comportamento de cada ser humano.

    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  40. Obrigado J.Morgado pela explicação sobre a expressão "verdade cristã". Fiquei satisfeito com a ótima resposta e retiro meu questionamento anterior.
    Abraço grande, amigo!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  41. Morgado me perdoa, por favor, mais eu não entendi na integra o significado dessas palavras.

    “Não vou detalhar o resultado desta outra pesquisa, apenas escrever o seguinte, entre os vários segmentos cristãos, os espíritas estão incluídos em uma faixa que vão entre 4,5 a 19,2%. Trata-se das pessoas que praticam o aborto”.

    Se for viável, me elucida.
    Obrigado.
    Valentim Miron franca S.P.

    ResponderExcluir
  42. Olá Valentim Miron

    Bom dia

    A pesquisa mencionada refere-se ao aborto entre os cristãos. Como o espiritismo é favorável a vida e os espíritas buscam sua reforma íntima, verifica-se pelos dados estatísticos que nem todos os espíritas seguem o que a doutrina recomenda, mas não impõe.

    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir