sábado, 6 de março de 2010


VOCÊ CONFIA NOS POLÍTICOS?


Alguns defensores da classe, sobretudo na mídia, argumentam haver políticos idealistas que não se enquadram no conceito de ser um profissional. Trabalha, sustenta a família, paga suas contas e entra na política mais pensando nos outros do que nele mesmo. Não posso entender que o sujeito gaste 500 mil dólares para se eleger deputado federal para ganhar por mês pouco mais de R$ 24 mil. Tem as regalias, é certo. Mas não me venham com essa história de idealistas. Ora, idealista todo mundo é. Hitler era. PC Farias também. Um queria dominar o mundo pela pureza da raça, e o outro pela corrupção.

As eleições deste ano já começam a movimentar os políticos, principalmente aqueles que estão por cima da carne seca e não querem perder o meio mais fácil de enriquecer. Polpudos vencimentos e mordomias de gabinetes realmente mexem com os interesses pessoais. Já começaram os sorrisos, os “tapinhas nas costas” e até visitas domiciliares. Com certeza, terão dificuldades em convencer os eleitores, principalmente aqueles (milhares) que não acreditam mais nos políticos.

O programa Fome Zero com suas inúmeras bolsas e ofertas tem um caráter nitidamente eleitoral, é impossível duvidar ou disfarçar isso. No entanto, ele continua a todo vapor durante o período eleitoral como uma alavanca a impulsionar o candidato do governo. É bom lembrar que dois governadores perderam seu mandato justamente por implementarem programas semelhantes e não terem parado na fase de eleições. O que valeu para os governadores, entretanto, não vale para Lula, que, bem ao contrário, acena com novas vantagens como a isenção nas tarifas elétricas.

Você pode perguntar a qualquer pessoa que já sentiu o gostinho de assumir um cargo na Assembléia Legislativa ou na Câmara Federal. Ele vai dizer que uma campanha eleitoral custa pelo menos um dígito a mais que o declarado pelos postulantes nas prestações de contas remetidas à Justiça Eleitoral, salvo raríssimas exceções (se elas existirem). O problema é que dada a sofisticação com que se desenrola o caixa-dois das campanhas, ninguém sabe como provar o crime eleitoral. E cá para nós. Tem coisa que não daria mesmo para entrar em uma prestação de contas sem que o postulante parasse atrás das grades. A verdade é que uma campanha de sucesso relativo para a Câmara Federal, para quem já tem um nome consolidado na praça, não sai por menos que R$ 1,5 milhão. Se o pretendente for um reles desconhecido, como aparece vez por outra, esse valor precisa ser duplicado.

Os comitês financeiros dos candidatos nunca informam, por exemplo, quantas dentaduras, botinas, óculos e contas de água e luz são pagas nos dias que antecedem o período eleitoral. Nos balancetes é possível conferir no máximo o gasto com gráfica, telefone e publicidade. Mesmo assim, todo mundo sabe que a velha e famigerada compra de voto corre solta. Por isso, em geral, a prestação de contas não passa de um conto de fadas.

O Brasil é um país de corruptos, dizem lá fora. Apesar de ser governado por um dos presidentes mais populares da sua história política, ninguém ousa dizer o contrário, porque contra fatos não há argumentos. E não precisamos citar fatos, já que são do conhecimento geral. O caso de José Roberto Arruda, somado a inúmeros similares, deixa de ser exceção para ser regra. Não podemos viver com máquinas governamentais desarticuladas e desestimuladas. As leis não funcionam, a roubalheira não tem freio.

A cada dia surgem mais escândalos, roubalheiras e falta de caráter. As revistas semanais estão fartas de matérias que seriam altamente suficientes para que o estádio do Maracanã ficasse lotado por políticos corruptos. A verdade é que nunca se viu, em tempo algum, tantos desmandos praticados por aqueles que deveriam dar um bom exemplo. Por outro lado, o povo brasileiro tem culpa nessa baderna, por votar em elementos de conduta duvidosa mais que comprovada.

País de impunidades escandalosas, o Brasil jamais será uma grande nação com administrações feitas de rotinas anacrônicas, visão e herança do clientelismo eleitoral e do paternalismo, corrupção nos despachos e dos orçamentos inviáveis, onde meios passam a ser fins e se esgotam os recursos e as aspirações. O que ocorre na administração do Distrito Federal é um exemplo vergonhoso e desmoralizante. Ladrões roubam abertamente e nada acontece. É muito bandido para um só John Wayne.

..........................................................................................................
*Edward de Souza é jornalista e radialista
..........................................................................................................

37 comentários:

  1. Confiar em político é quase impossível, Edward. O Brasil é o País das maracutaias. Não adianta disfarçar. Por detrás de tudo isso está a mão manipuladora de Lula, o mesmo Lula do Mensalão, Lula da compra de votos com o Bolsa Família e o Lula que tem filhos milionários. No auge da crise que implica moralidade, nosso presidente resolve presentear Renan Calheiros com a concessão de uma rádio para seu filho. Já não existe nem mais a preocupação de disfarçar, o serviço prestado é pago na hora. Nada contra o companheiro Lula pagar suas dívidas e favores, mas quando isso se faz com a coisa pública, como a concessão de uma emissora de rádio, o problema vira nacional e mostra o lado feio desse governo que desde o início traz a mácula da desonestidade e da troca de favores. Deixemos de hipocrisia. Tudo nesse Brasil se faz com o beneplácito e a conivência do presidente Lula. Esse o texto político que faltava nesse blog, com uma assinatura de respeito.

    Beijos,

    Gabriela – Cásper Líbero – SP.

    ResponderExcluir
  2. Olá Edward



    Até que enfim você voltou. Seus artigos e crônicas estavam fazendo falta no blog. O de hoje é fantástico. Um grito entalado na garganta!
    Apesar de nos encontrarmos no século XXI, o homem continua a explorar o homem. Os mais fortes dominam os mais fracos. E, pior do que isso; os mais fracos se deixam dominar por conveniência ou comodidade.
    Por incrível que possa parecer, o modelo econômico usado na Idade Média ainda persiste. Feudo e Feudatários. Estes últimos produzem para que os nobres do reino possam se locupletar. Assim, Reis, duques, condes, barões... Traduzindo: presidentes, governadores, deputados, prefeitos, vereadores...
    A justiça colabora com tudo isso. Afinal de onde vem o dinheiro para o aparelho judicial?
    O dinheiro é a espada que domina. Domina uma população corrupta e inconseqüente.
    As eleições? Ora as eleições! As velhas oligarquias continuam no trono. Os nomes são sempre os mesmos. Afinal, filho de rei é príncipe, de barão é baronete e assim por diante.
    Pois é meu amigo/irmão, até quando?

    Um abraço

    Paz. Muita Paz

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  3. Flávio Soares Fonsecasábado, 06 março, 2010

    Meu bom amigo Edward de Souza! Você é como o vinho de boa safra, quando mais o tempo passa, fica melhor. Agora que deixou a coluna no jornal de Franca, fico imaginando o quanto os eleitores dessa cidade perderam. E você tem toda a razão, ao escrever essa crônica contundente. No Brasil, quando os homens públicos são flagrados em roubalheira e corrupção desenfreada, não sabem de nada, não viram nada, não lembram de nada. Culpa dos eleitores, que deveriam escolher candidatos que comprovassem, por meio de atestado médico, não sofrerem de amnésia.

    Abraços afetuosos, querido amigo!

    Flávio Soares Fonseca - Jornalista - SBC.

    ResponderExcluir
  4. Olá Edward!

    Quanto mais se sabe sobre a Câmara Federal e o Senado, mais crescem a revolta e a rejeição popular a essas instituições desmoralizadas. Mas o Brasil é maior que tais infâmias. Temos de aprender a conviver com problemas, numa sociedade de conflitos. É o preço da liberdade. Durante anos, o Brasil tentou construir uma filosofia ufanista, baseada na idéia de que era um país destinado a viver sem problemas. A conclusão lógica era de que Deus é brasileiro e, por isso mesmo, nada nos atinge. Quando descobrimos que éramos iguais a todos, não éramos aquele país do futuro, donos do mundo, entramos numa fossa coletiva e fomos para o outro extremo: o do pessimismo, do “não tem jeito”, da perda da confiança e da auto-estima. Com corrupção ou sem corrupção, a hora é de objetividade, de tratarmos de nosso destino sem emoções paroxísticas. Um país que resistiu ao cataclismo político da “redentora” de 64, não é um país medíocre. É tocar pra frente, sem medo de abismos e votar com consciência, assim vamos espantar esses abutres que nos roubam.

    Meus cumprimentos pela crônica, Edward!

    Bruna – Universidade Federal de Juiz de Fora/MG

    ResponderExcluir
  5. ANA CÉLIA DE FREITAS.sábado, 06 março, 2010

    Boa noite a todos.
    Olá Meninoooooooooo,que bom que você voltou,você faz muita falta,amo ler tudo que escreve.
    Belíssima crônica e como sempre nos leva a refletir sobre assuntos importantes.
    Sinceramente não acredito mais em político,acho até que não votamos errado,na verdade não existe político confiável,outro fato que me deixa perplexa é cantores entrarem na política,muitas vezes não entendem nada,mas aproveitam sua fama ou um grande sucesso para ganhar os votos daqueles que os idolatram.
    Quanta a roubalheira, sempre correu solta,na era Sarney,FHC e outros,mas penso que deveria haver uma lei que se houver provas concretas contra qualquer político,ele não precisa ficar preso,apenas perderia o que roubou e os bens que possuia antes de ser candidato,além é claro,nunca mais poder ser candidato a nada,quer uma pena mais dura do que essa?Mas o que acontece,eles ficam alguns dias na sela com privilégios e depois saem,mas não perdem um só centavo e o povo fica a ver navios.Até quando?
    Olá Flávio Soares,o Jornal não é mais o mesmo sem o Edward,confesso que todas as quintas feiras,não leio o meu jornal com o mesmo entusiasmo de antes,o Edward era a alma do Jornal nos dias de suas crônicas,agora ele ficou apagadinho,as vezes não dá nem vontade de ler.Ainda bem que podemos contar com suas crônicas nesse espaço.
    Beijossssssssssssssssssss.
    ANA CÉLIA DE FREITAS.

    ResponderExcluir
  6. Ôi Edward, a coisa anda feia, estamos exportando corrupção... Quando se fala em Dilma Roussef, candidata do governo à Presidência da República, é preciso que os eleitores se informem da ficha de antecedentes da ministra que, ao contrário do que ela diz, sua luta não era pela democracia, mas pela implantação de uma ditadura de esquerda em nosso País. Mas, os tempos são outros e a realidade, hoje, é bem diferente. Os vermelhos aderiram aos encantos do poder e da burguesia e estão se lambuzando no enorme pote de mel do Poder...

    Bom fim de semana!

    Priscila - Metodista - SBC.

    ResponderExcluir
  7. Edward, meus cumprimentos, sem exagerar, essa foi uma das melhores crônicas que li aqui nesse blog. Para completar esse seu texto, o que dizer da vergonhosa aprovação pela Câmara Federal das emendas na Lei Eleitoral que permite aos candidatos concorrerem a cargo mesmo que tenham extensas fichas criminais, desde que ainda em tramitação? Veja o absurdo desse nosso Brasil. Um cidadão para ser porteiro do seu prédio tem de ter ficha policial e judiciária limpa, mas para governar o País, o Estado ou fazer parte do Legislativo ele pode colecionar dezenas de processos desde que a lentidão de nossa Justiça garanta que nenhum deles está concluído. Assim quem lesou o fisco, quem manteve trabalhadores em regime de escravidão, quem manipulou eleições investindo em verbas publicitárias está livre para se candidatar, ser eleito e cometer as mesmas patifarias sob o beneplácito dessa nova lei. Nessa pisada, qualquer dia desses teremos Beira-Mar no Congresso.

    ET: obrigada Nivia, Gabi, Garcia Netto e Edward, pelos comentários em meu blog! Adoro vocês!

    Beijos,

    Liliana Diniz - FUABC - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  8. Uéééé, Nivia e Edward, estão inaugurando um novo horário para postagem de crônicas? E parece que está agradando, pela presença de leitores.
    É tempo, Edward, de escrever artigos assim, como esse seu. Sem rabo preso e sem medo de meter a boca no trombone. As eleições estão chegando e é preciso um debate sério para que essa corja de larápios não continue no poder nos roubando. O eleitor tem a grande arma nas mãos que é o voto e precisa saber usá-la. Meus cumprimentos.

    Tanaka - Osasco - SP.

    ResponderExcluir
  9. E pensar que bastaria uma pílula anticoncepcional para livrar o Brasil do Lula!

    Armando Nocera – Jardinópolis – SP.

    ResponderExcluir
  10. Miguel Falamansasábado, 06 março, 2010

    Pior é que a gambiarra não é só no Brasil meu prezado Edward. Você está sintonizado na Argentina? Os Kirchners meteram a mão no bolo portenho e duplicaram sua fortuna nesses tempos presidenciais. Desde a dupla Eva e Perón – os Bony e Clyde da política sul-americana – nunca se via casal com tantas habilidades para fazer sumir o peso. Despencaram em popularidade, mas aumentaram sensivelmente suas reservas em paraísos fiscais. Muito bem feito. Quem vive de popularidade é ator da Globo.

    Abraços,

    Miguel Falamansa – Botucatu – SP.

    ResponderExcluir
  11. Edward, me perdõe, mas Chamar um politico brasileiro de FDP, é denegrir a imagem da profissão mais antiga do mundo!

    Luiz Castro Cintra - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  12. Até nisso somos irmãos!!! Aí, como cá, leram todos pela mesma cartilha...
    Cada vez acredito menos nos políticos e nos seus "ideais" de vida ao serviço dos outros. É possível que haja um ou outro que entre para esta ribalta com a chama acesa de ser um salvador... E no início, até faz umas coisas...mas depois, olha para o lado e veem os seus camaradas a engordar, engordar... são extras daqui, uma "prendinha" dali, extractos de contas com muitos zeros e ele, o idealista pensa: afinal o único burro aqui sou eu!
    E entra no time.
    Beijo
    Graça

    ResponderExcluir
  13. O grande problema do Brasil reside simplesmente no fato de que nós, brasileiros, vemos a corrupção com um sentimento de meia culpa. Sempre achamos que somos os culpados pelos maus políticos que são eleitos. Em tempo de eleições existem centenas de candidatos para se escolher o melhor. O problema é que o sistema político-eleitoral brasileiro não permite se fazer um boa escolha, uma vez que os melhores políticos são os mais corruptos. Sempre escuto alguém dizer, “eu voto no candidato tal, porque ele rouba, mas pelo menos faz alguma coisa pelos pobres”. Isso é o que podemos chamar de uma espécie de cultura do mal, porém o que eu acho mais grave é que todos nós eleitores só sabemos falar, mas agir ninguém sabe, esse o nosso maior “pecado”.

    Luiz Victorelli - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  14. Ôi Edward e coleguinhas, duas frases típicas de homem público que andou fazendo o que não deve: "Sou contra essa onda de denuncismo". Outra: "Confio na Justiça do meu país". Quando vocês ouvirem alguém falar assim, podem ir atrás que tem mutreta.

    Bjos,

    Talita - UNISANTOS - Santos - SP.

    ResponderExcluir
  15. Às vezes eu fico pensando, será que se no transcorrer da minha vida, se eu tivesse entrado na carreira política, eu também não teria me transformado em um marginal bem vestido!
    O destino quis que eu amasse a terra que eu nasci.
    Talvez seja por isso que eu me tornei um agricultor.
    Tento tirar dela o meu sustento, e o sustento da minha família.
    Mesmo sem o incentivo do governo corrupto que simboliza a praga daninha, eu vou seguindo em frente.
    O interessante, é que praga daninha, é igual aos governantes, você até consegue eliminar algumas, mas depois vêm outras piores.
    <<<<<<<<...>>>>>>>>

    ResponderExcluir
  16. Enquanto no Planalto políticos corruptos fazem fortuna, falta dinheiro para investir na educação dos nossos jovens que, sem nenhuma perspectiva, encontram alento no tráfico como forma de ganhar a vida. Enquanto nosso dinheiro desaparece em meias e cuecas faltam investimentos em políticas sérias para enfrentar o problema das drogas. Pobres, moradores das periferias das grandes cidades ou vindos do Interior, acabam servindo de escada para os grandões que realmente ganham com o "negócio", considerado um dos mais rentáveis. Causa tristeza constatar a situação da juventude no País. Muitos morrem antes dos 20 anos. Será que ninguém enxerga a dimensão desse problema social? Os efeitos serão mais devastadores do que as secas ou o cangaço. Dia 3 de Outubro é preciso que nosso Povo, nossa Gente, dê uma resposta a esses corruptos. Precisamos limpar o Senado e o Congresso Nacional e até a Presidência da República, arrancando de lá essas ervas daninhas, para que o futuro de nossa Nação não se comprometa ainda mais.

    Vanessa - PUC - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  17. IMPORTANTE

    Vale à pena refletir sobre cada uma das perguntas abaixo,
    sem levar o assunto simplesmente como mais uma piada.

    São perguntas MUITO SÉRIAS
    QUINZE PERGUNTAS EXTREMAMENTE DIFÍCEIS DE SEREM RESPONDIDAS

    PROCURA-SE UMA MENTE SUPERIOR CAPAZ DE RESPONDÊ-LAS.

    1. Por que o presidente do povo usa terno Armani?

    2. Por que o presidente do povo pode ter ensino fundamental
    incompleto e um gari necessita de ensino fundamental completo?

    3. Por que o presidente do povo acumula aposentadoria por invalidez,
    aposentadoria de dep. federal, pensão vitalícia de 'perseguido político'
    isento de Imposto de Renda, salário de presidente de honra do PT e salário
    de presidente da república?

    4. Por que o presidente do povo é perseguido político, sendo que
    passou apenas UMA noite no DOPS?

    5. Por que o presidente do povo comprou um avião da concorrente da
    Embraer?

    6. Por que o presidente do povo se aposentou por invalidez apenas
    por ter um dedo a menos e hoje trabalha como presidente do Brasil?

    7. Por que o presidente do povo protege seus amigos comprovadamente
    corruptos e nunca aconteceu nada com ele?

    8. Por que o presidente do povo se vangloria de não ter estudo e ser
    filho de mãe analfabeta e acha normal ter filhos estudando fora do Brasil?

    9. Por que o presidente do povo quando do seu mandato de Dep.
    Federal, não participou da vida parlamentar do Congresso?

    10. Por que o partido do presidente do povo tem ligação com as FARC
    e ninguém comenta isto?

    11. Por que a mulher do presidente do povo não faz absolutamente
    nada?

    12. Por que o presidente do povo não sofreu impeachment como o
    Collor sofreu?

    13. Por que a candidata Heloísa Helena foi expulsa do PT e o José
    Dirceu (dep.cassado) e Antonio Palocci (indiciado por quebra ilegal de sigilo
    bancário e outros crimes) não o foram?

    14. Por que o presidente do povo nunca soube das coisas do partido e
    do governo dele, MAS SABE DE TUDO SOBRE OS GOVERNOS ANTERIORES?

    15. Finalmente, a pergunta mais difícil de todas: Por que tantos
    intelectuais, cientistas, professores universitários, reitores e outros
    membros da nata do país continuam apoiando o presidente do povo?

    Alguém sabe responder as perguntas?

    Padre Euvideo.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia a todos!

    Ao ouvir um político dizer que não gostava de uísque, o compositor brasileiro (de Belém, Pará) Jayme Rojas de Aragón y Ovalle, falecido em 1955, retrucou: “Quem é você para dizer que não gosta de uísque? O uísque é que não gosta de você”.

    Um bom domingo!

    Luiz Felipe Guimarães - Campina Grande/Paraíba

    ResponderExcluir
  19. Bom dia amigos (as) deste blog...
    Prezado Padre Euvideo, apesar de alguns deslizes cometidos tempos atrás neste blog, o Senhor continua sendo considerado por mim e muitos amigos e amigas deste blog, principalmente quando resolve, como hoje, participar ativamente de uma discussão aberta como essa que acontece no blog, quando tratamos de uma séria ferida em nossa política, a corrupção. Em muitas de suas interferências no blog, meu caro Padre, notamos sua inteligência e a prova de que sabe usá-la é esse questionário apresentando nessa manhã de domingo.

    Fico imaginando, Padre Euvideo, se todos os brasileiros e brasileiras recebecessem em casa essa enquete com a obrigação das respostas, o que aconteceria? Dariam de ombros, quem sabe, principalmente os bolsistas e diriam que é intriga da oposição, ou simplesmente amassariam o papel e não responderiam? A elite seria acusada, isso não tenho dúvida, mas essa, Padre, seria mais uma pergunta: quem são hoje os representantes da elite? Não seriam os mesmos que estão de braços dados com o Governo, como banqueiros e construtoras? Não faria parte da elite o filho do Presidente da República que passou de simples funcionário de zoológico a rico empresário do dia para a noite?

    Então, Padre, sinceramente, eu gostaria de ver essa enquete nas mãos de cada um dos brasileiros. Mais ainda, iria perder meses lendo todas as respostas, mas faria isso, com certeza, mesmo sabendo que no final, iria me decepcionar, concluindo que Pelé, que normalmente abre a boca só para falar besteiras, acertou uma vez em sua vida, quando disse que brasileiro não sabe votar. Participe sempre, Padre, como hoje. Discuta com seriedade nossos problemas, sem que seja necessário perder seu habitual humor. Bem colocadas, suas brincadeiras também agradam! Um bom domingo, Padre e obrigado pela participação importante no blog deste domingo.

    Um forte abraço a todos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  20. Ôi Edward, a crônica que escreveu é corajosa e necessária. Seu conhecido texto satírico mostra a triste realidade, não confiamos em políticos, isso é certo. Aqui, tudo começa e termina na televisão. É ela a gritar as primeiras denúncias, mas no seguimento do caso, outro processo mais novo e atraente retira o primeiro das manchetes e a gente acaba por achar que xingar o político que usou mal o dinheiro é punição suficiente. Enquanto essa for a nossa mentalidade ninguém irá conseguir deter o doce aceno da corrupção.

    Pita morreu angelicalmente. Maluf insiste em não ter contas no exterior. Lalau descansa sua velhice remunerada numa prisão domiciliar e José Dirceu pronuncia conferências caras e superlotadas. A gente começa a procurar uma saída e não encontra. Somos todos cúmplices dessa roubalheira, pois a cada eleição enviamos ao Congresso o que existe de pior na política nacional, gente que não deveria nem ser candidata quanto mais eleita. Pecamos pela confiança que a impunidade nos deixou. Precisamos de reformas, políticas, jurídicas e principalmente uma reforma no comportamento dos nossos homens públicos.

    Beijos,

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  21. Jonas Cortês Bariondomingo, 07 março, 2010

    Domingo de muito sol e alegria para nós francanos. Ganhou nosso basquete no Espírito Santo e lidera o Brasileirão e venceu nossa Francana da Ferroviária em casa e está no grupo dos classificados para a final. Sobre nossos políticos, eu acho que são um bando de ladrões que só sabem prometer! Não servem para nada, a não ser prometer, não cumprir e roubar nosso dinheiro.

    Um sábio amigo me disse uma vez algo que está totalmente correto: para alguém se tornar um político precisa apenas seguir esses três mandamentos: 1)prometer; 2)não cumprir suas promessas e por último o terceiro: se deculpar por não ter cumprido suas promessas sem nenhuma justificativa decente! Esse é o conceito dos políticos hoje em dia!

    Parabéns pela crônica, amigo jornalista Edward de Souza!

    Jonas Cortês Barion - Major da reserva - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  22. oiê caro Edward, bom retorno rapaz; prezada dona Nivea e amigos deste blog...
    só o fato de Lula, o maior e mais comepetente humorista deste País, além de cara de pau, ter sido eleito para dois mandatos, ter a aprovação que tem e, com isso, fatalmente eleger a mulher qua o acompanha _ não estamos falando da inútil dona Mariza - demonstra o povo que Deus colocou aqui cuja maioria gostaria de estar no lugar do "cara" e comandar uma safra de corruptos, da qual ele é o maior benenficiado.
    Falastrão, fanfarrão de palanque - o povão gosta disso - o presidente faz parte da maior e mais bem preparada gang da história brasileira. Sem atinar da importância de seu cargo, Lula aceita benezes constituida pelas sobras das cotas dos espertalhões escalados por ele e aboletados no Poder. É bom lembrar que nem sempre o melhor jogador do time é o capitão, Collor, um corrupto de carteirinha é "frangote" comparado com o que ai está e que detém o maior índice de popularidade de nossa história. E, pior, vai eleger a mulher, tão ou mais analfabeta e medíocre que ele, mas não menos perigosa, inútil e facínora. Quem viver, verá.
    O brasileiro perdeu a capacidade de indignar-se com falcatruas e imoralidade em todos os setores; aceita os trambiqueiros e quer eles no comando. Afinal, quem é que suborna policiais, fiscais, atc. e tenta ludibirar as leis ?
    Na esteira da conduta do chefão seguem os demais segmentos políticos, tipo congresso, câmaras e executivos estaduais e municipais. Lamentável.

    abraços
    Oswaldo Lavrad0 - SBCampo

    ResponderExcluir
  23. Milena Figueiredodomingo, 07 março, 2010

    O povo brasileiros ainda não tem consciência que o voto pode mudar o País, e que ele é a nossa grande arma contra a corrupção. Para um Brasil mais justo temos que saber em quem estamos votando. Voto consciente, é isso que nós temos que ter para afastarmos os corruptos do Poder.

    Milena Figueiredo - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  24. Ôi Edward, tudo legal? Aplausos para sua crônica deste final de semana. Veja essa nota que foi publicada no Jornal do Brasil, aqui do Rio de Janeiro, que traduz em poucas linhas a corrupção em nosso Brasil. Curta e grossa: "O Democratas leva na meia, o PT na cueca, e o povo no lugar de sempre”.

    Beijos, bom final de domingo,

    Daniela - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  25. Sobre essa crônica do Edward de Souza se falou de tudo um pouco, mas ninguém respondeu diretamente a pergunta que foi feita:"Você confia nos políticos?" Minha resposta é: DE JEITO NENHUM! Político no Brasil, não tenho dúvida, é a classe mais desacreditada que existe. E é o pensamento da maioria dos brasileiros. Pena que na hora de votar, acabam colocando os mesmos ladrões no Poder. Não poderia ser de outra forma, num País em que jornal só serve para substituir papel higiênico. O problema maior nosso é cultural, está claro!

    Beijos a todos

    Adriana - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  26. Meu caro Edward.
    Depois de ler todos os comentários postados neste domingo sobre o seu adequado texto “Você confia nos político?”, eu poderia julgar que tudo foi dito. Não. Não foi. Poderíamos ficar gritando nossa insatisfação pelo resto de nossas vidas sem esgotar os desmandos que ocorrem no sofrido Brasil.
    Como acreditar no bando de corruptos aboletados no poder?
    A Folha de São Paulo hoje em sua manchete de primeira página informa descoberta de movimentação de um milhão de dólares em paraísos fiscais pelo menino Fernando, gestor dos negócios da família Sarney.
    Quem é ele? O mesmo que uma decisão do judiciário proibiu o Estadão de divulgar os roubos.
    Quem é o pai dele? Presidente do Senado, cupincha do presidente, parceiro em safadeza.
    Quem é o presidente? O experto Lula que não se ruboriza em afirmar que se deve respeitar a biografia de José Sarney e ri da burrice brasileira que lhe concede 80% de aprovação. Que defendeu José Dirceu e ainda o alimenta à sombra do poder. Que defendeu Renan Calheiros em um dos escândalos do senado. Que transforma uma reles guerrilheira em candidata a presidente, quem sabe? Eleita.
    Quantos são os poderes da república? Errou quem respondeu três. Dois na prática foram extintos pelo poder de um crápula analfabeto, embora continue constado somente no papel.
    O legislativo coloca na pauta e vota coisas de seu interesse (de cada um de seus membros) ou por ordem do supremo guia. O judiciário não condena políticos, o STF suspende ações em andamento em nome do que chama “insuficiência de provas” quando o Ministério Publico, bate firme na existência de fortes indícios. Protegem os Dantas da vida, parceiros do poder.
    Edward. Meu espaço aqui, não comporta tantas verdades contra as mentiras de seu presidente e sua grande aprovação. Somos todos culpados.
    Garcia Netto

    ResponderExcluir
  27. Edward volto para fazer um convite:
    Vamos nos juntar para conseguir o impossivel?
    Clodovil, que considerei absurda a eleição para Câmara Federal com votação expressiva, deixou significativa herança para o Brasil: Um projeto que jamais será votado: Diminuir de 513 para 200 os bandidos que estáo lá.
    Vocês topam precionar os malandros para votar a herança para eles maldita, para nós e o Brasil, medida de grande economia?
    Venham comigo.
    Abraço do Garcia Netto

    ResponderExcluir
  28. Olá, amigos e amigas!

    Respondendo à pergunta do Edward, não, eu não confio nos políticos, em geral, mas acredito na política e acho que há raros bons políticos, que valorizam e dignificam seu mandato porém, infelizmente, são tragados pelo sistema viciado e corrupto, tanto da Câmara quanto do Senado, nas Assembleias Estaduais e nas Câmaras Municipais. No Executivo, idem.

    Mas continuo acreditando que é possível mudar essa realidade absurda. Mas é imperativo romper o silêncio dos bons.

    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  29. Olá Pessoal, boa noite! Excelente texto e ótimos comentários, o que mostra ser esse blog de alto nível cultural.
    Agora a minha colaboração pra vocês. Se os marcianos vissem essa, chegariam à conclusão de que existe sim, vida inteligente na Terra: 900 milhões de terráqueos não confiam nos políticos. O resultado é de uma pesquisa feita pelo Gallup International para o Fórum Econômico Mundial, a entidade que organiza os encontros de Davos. O Gallup ouviu 61,6 mil pessoas em 60 países o que, pelo método da pesquisa, equivaleria à opinião de 1,5 bilhão de pessoas. 60% dessas pessoas acham que os políticos são desonestos.
    O estudo afirma também que apenas 8% dos pesquisados no mundo confiam nos políticos. Na América Latina a desconfiança é ainda maior: só 4% confiam. E se vocês estão achando que ainda é muita gente confiando nos políticos, tem uma coisa que explica: o Brasil não entrou na pesquisa.

    Ewerton M. Machado - Curitiba/PR

    ResponderExcluir
  30. Os crimes de lesa-pátria no Brasil não tiveram início durante o período dos tucanos e aliados. Eles remontam do Brasil-Colônia e foram se sucedendo. A independência, que na prática nunca existiu, custou a saída do nosso ouro e o início da dívida externa (o País foi obrigado a assumir a dívida da Coroa Portuguesa com os ingleses). Ao final da segunda guerra mundial, estávamos abarrotados de dólares, resultado da venda de produtos estratégicos que somente nós possuíamos. Foi quando desgraçadamente apareceu um presidente nascido em Mato Grosso chamado Eurico Gaspar Dutra, um entreguista de primeira linha. Eleito presidente da República com o apoio de Getúlio Vargas (até tu, Getúlio?), o general Gaspar Dutra "queimou" todas as nossas reservas monetárias de maneira impatriótica, adquirindo sucatas dos Estados Unidos que haviam sobrado da guerra. Eram aviões, tanques, caminhões e outras bugigangas imprestáveis. Um verdadeiro entulho que se nos fosse entregue de graça, ainda sairia demasiadamente caro. Ora, um chefe de Estado que guardasse o mínimo de respeito ao País e à sua gente exigiria que os Estados Unidos removessem imediatamente daqui as suas quinquilharias. O "governo" Dutra, que durou de 1946 a 1950, já começou reduzindo a intervenção do Estado na economia, procedimento idêntico ao dos tucanos 50 anos depois, para vender o nosso patrimônio. E sabe-se lá quanto rolou de comissão...

    Uma boa noite a todos.

    Paulo Lima de Castro Mendonça - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  31. Essa frase tornou-se conhecida, mas quero usá-la em resposta ao título dessa crônica: "Você confia nos políticos?" Penso como Eça de Queiróz, que assim definiu nossos parlamentares: "os políticos e as fraldas devem ser trocadas frequentemente. E pelas mesmas razões"

    Simone - Bauru - SP.

    ResponderExcluir
  32. Edward, estou pensando seriamente em começar uma campanha, colhendo assinaturas, para propor ao congresso nacional que se crie uma lei determinando que as eleições passem a ser anuais: como faria bem ao povo brasileiro! Além dos candidatos nos divertirem com suas “idéias brilhantes”, aumentando, assim, nossa imunidade; diminuindo as nossas dores; prolongando nossa vida, o povo teria, também, mais facilidade para resolver seus problemas, principalmente relacionados com sua saúde, já que é no período eleitoral que os mais humildes conseguem, com um mínimo de esforço: ambulâncias, consultas médicas, exames complementares, remédios...

    As propostas em épocas de eleições são tão mirabolantes que vão da construção de banheiros públicos – com dois guardas para vigiá-los - até dar surra em turistas que tentarem fazer sexo com as banhistas. Qua qua quá! Não dá pra aguentar! Sei que essa minha idéia – da eleição anual - vai desagradar e até irritar alguns, principalmente, aqueles que não gostam dos políticos. Mas, pense bem no que já dizia o filósofo Nietzsche: “Não é com a ira que se mata, mas com o riso”.

    Beijos,

    Tatiana - Metodista - SBC

    ResponderExcluir
  33. Olá amigos(as)
    Respondendo à pergunta do post: eu não confio nos políticos.
    Político virou sinônimo de ladrão, com a diferença de que ladrão vai para a cadeia e político não. Politica no Brasil é o meio lícito de roubar o povo.
    Todos os comentários até aqui, são unânimes na resposta e o que mais desalenta é saber que pessoas bem formadas e informadas , cultas e inteligentes, não conseguem mudar as coisas, porque quem elege os maus políticos é a população desinformada e indiferente à politica, que infelizmente, é maioria neste pais.
    Caro Jornalista Edward de Souza, que suas palavras e a de todos que se manifestaram, ressoem como um brado de alerta para uma limpeza geral do quadro político nas próximas eleições.
    Digamos NÃO aos candidatos com fichas sujas.
    NÃO À CORRUPÇÃO E A IMPUNIDADE..
    abços

    ResponderExcluir
  34. Amigos do blog de ouro bôa tarde

    Edward, desculpe-me pelo atraso em responder.
    para mim, politico BOM, é politico MORTO e enterrado.(todos eles)

    Politico é a praga do MUNDO e está mais atuante aqui em nosso País.

    Nem é nescessario mais comentários de minha parte a respeito

    Abraços a todos.

    Tenham uma ótima semana

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  35. Meninas do nosso blog: Em homenagem ao oficializado Dia Internacional da Mulher, permitam-me acender minha candeia com forte fogo em seu louvor todo dia.

    Venho carregando lindas flores,
    Com elas eternizando meus amores.
    Impregnado de paixão pela mulher,
    Apaixonado sem saber se ela me quer.
    No suave perfume retido na lembrança,
    Renovo no íntimo segredo uma esperança
    De a Diva ter comigo, minimizando minha dor
    Em frenético e fiel incontido estado de amor.
    Garcia Netto

    ResponderExcluir