segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

UMA VELINHA QUE VALE POR MIL
UM ANO DE SUCESSO
.
Existe uma frase simples, mas muito importante que é “Podemos tudo que cremos”. Quando acreditamos que somos fortes, que podemos superar adversidades e lutar por um ideal somos sempre vitoriosos. Nesta segunda-feira nosso blog completa o seu primeiro ano de existência. Passou muito rápido. Mal posso acreditar que já faz 365 dias que iniciamos esse projeto. E, no entanto, o blog já é um grande sucesso! Nada mal para uma iniciativa que, a princípio, era quase totalmente experimental. Para nós é sempre uma surpresa perceber que mesmo em tão pouco tempo conseguimos resultados bem relevantes, com cerca de 400 visitas em média por dia e dezenas de comentários em cada crônica ou conto postado. Mais ainda. No final do ano que terminou na semana passada, comemoramos mais de 100 mil visitas ao blog, um recorde que não esperávamos acontecesse tão rápido assim.
A verdade é que a correria desses novos tempos digitais, cibernéticos e virtuais, tem nos feito muito exigente, a ponto de nunca encontramos tempo para realizar tudo o que queremos. Temos a sensação de que a cada dia as horas passam mais rápidas, que os dias são mais curtos e que os anos parecem ter menos do que os 365 dias que tinham antes. É essa sensação de que tudo está passando rapidamente que nos leva a querer "tudo ao mesmo tempo agora". Hoje estamos confiantes de que o blog se firmou como um espaço importante na web e tem potencial para continuar forte, com mais de 500 pessoas recebendo a atualização de nossas crônicas e contos todos os dias e cerca de 150 seguidores fiéis que nos acompanham e podem ser vistos na lateral esquerda deste blog, número esse que, acredito, deve dobrar até o final deste ano.
Aqui fica a nossa gratidão a todas as pessoas que direta ou indiretamente colaboraram para que chegássemos a esta situação. Aos amigos jornalistas que se juntaram a nós e dão vida a esse espaço escrevendo crônicas e contos inéditos e hoje enviaram suas mensagens de felicitações pelo primeiro aniversário do blog, que podem ser lidas na sequência desse texto. Agradecimentos aos queridos J. Morgado, Oswaldo Lavrado, Milton Saldanha, Nivia Andres, Édison Motta, Ademir Medici, Guido Fidelis, Virginia Pezzolo, Garcia Netto, João Paulo de Oliveira e nossa querida diretora de artes, a Cristina Fonseca (Cris), autora dessas assinaturas e ilustrações belíssimas do nosso blog, como as de hoje. A força desse grupo, na verdade uma família, impediu que eu desistisse no meio do caminho e tocasse com carinho e profissionalismo esse blog, mesmo com muitos compromissos assumidos.
Fico orgulhoso pela participação ativa e diária desses jovens estudantes de letras, jornalismo, medicina, advocacia e tantos outros que transformaram esse blog no mais inteligente da Internet, basta acompanhar o que escrevem quando comentam, algumas vezes até com polêmicas saudáveis. Esse blog não foi criado com o intuito de "furar" jornais nem criar sensacionalismo barato. Mas sim trazer a experiência de antigos profissionais da imprensa com seus relatos dos bons tempos em que se fazia um jornalismo sério e competitivo, ajudando futuros profissionais que nos acompanham com muita atenção. Foi assim que resgatamos velhas matérias que fizeram sucesso em décadas passadas e que agradaram em cheio os jovens e futuros jornalistas. Algumas dessas matérias, com nossa autorização, foram republicadas em jornais e uma delas, a série vitoriosa do "Bebê-Diabo", sucesso do extinto Jornal Notícias Populares, onde trabalhei nos anos 70, saiu em uma revista de circulação nacional, com nossa foto e chamada na primeira página. No ano passado fomos convidados a participar do concurso para a escolha do melhor blog da internet, o "Top Blog".
Entre milhares de participantes, ficamos com o quarto lugar. Nada mal para um blog que estava praticamente começando. Esse ano se vier novo convite, vamos buscar o primeiro lugar, com certeza. Temos outras metas, uma delas a oficialização do diploma de jornalista e estamos lutando para que isso aconteça. Outra, a liberdade de Imprensa, disso não abrimos mão e esse objetivo será sempre perseguido por todos nós. Rui Barbosa ensina que de todas as liberdades é a de imprensa a mais necessária e a mais conspícua: sobranceia e reina entre as demais. Cabe-lhe, por natureza, a dignidade inestimável de representar todas as outras.
.
.Obrigado a todos pela força!
.

Dia quatro de janeiro de 2009. O meu amigo-irmão Edward de Souza iniciava o blog com a matéria “ABAIXAR O PREÇO DA GASOLINA”. Não sei quantas visitas houve no espaço informativo que se iniciava. Os comentários? Seis ao todo. Eu não estava lá... Ainda.
Entrei no dia 22 de fevereiro com a matéria “JOVENS ALIENADOS OU REVOLTADOS". Comentários, 15. Um sucesso para a época! Nos primeiros meses, conseguir até 20 comentários por matéria era uma glória! Os amigos foram aparecendo... Todos oriundos do Diário do Grande ABC. O Édison Motta, Oswaldo Lavrado, Milton Saldanha. Guido Fidelis e Ademir Medici e agora o jornalista e escritor francano Garcia Netto, aqui comparecem vez ou outra deixando recados brilhantes.
Temos a nossa linda e competente jornalista Nivia Andres, uma jóia neste blog, natural do Sul do País. Aprendemos a respeitá-la e esperar com ansiedade seus textos maravilhosos. A Cristina Fonseca chegou com suas ilustrações maravilhosas que enriquecem o blog. Uma grande conquista.
Enfim, somos os Mosqueteiros. Todos reunidos em torno de uma idéia inicial do Edward de Souza que é a de informar e distribuir o que aprendemos ao longo de nossa já longa vida.
Muitos comentaristas de carteirinha aqui estão todos os dias. A eles meus respeitos e meus agradecimentos. Eles complementam as informações com suas valiosas intervenções.
Com “PRAIAS: ANTES, DURANTE E DEPOIS DOS FAROFEIROS”, completei 46 matérias aqui publicadas e espero fazer outro tanto em 2010.
.
UM POR TODOS, TODOS POR UM!
.
PAZ. MUITA PAZ.
Mesmo com mais de 35 anos de estrada no jornalismo que proporcionaram inúmeros e gratificantes conhecimentos e lições de vida, este pequeno, acolhedor e descompromissado blog do Edward acrescenta substancial colheita de novos conhecimentos, calcados na amplitude democrática que caracteriza este espaço e seus participantes. Mais que isso, possibilitou o entrelaçamento de opiniões, pontos de vista e conceitos. Por fim, e o mais gratificante, o contato, mesmo que virtual, com pessoas de várias culturas, entendimentos e visão, acrescentando novos conhecimentos e acima de tudo amizades saudáveis e integralmente úteis. Abriu, ainda, importante janela para a publicação de nossos simples, modestos e descompromissados artigos que, creio, embalaram a imaginação, o lazer e o espírito dos bloguistas já "viciados" neste cantinho.
Portanto, parabéns a todos nós com abraço especial ao criador desde espaço, nosso amigo-irmão Edward de Souza, de tantas e glorificantes jornadas.
O sucesso do Blog do Edward de Souza, cotejado com sua pouca idade, praticamente um bebê, é tão impressionante quanto animador. Quando me tornei colaborador, sinceramente, não imaginava que aqui teria tantas alegrias e emoções. Neste espaço exercitamos intensamente a arte de pensar e buscamos no contraditório o estímulo ao aprofundamento. Acho que isso explica o sucesso. Parabéns Edward! Parabéns aos mosqueteiros! Parabéns leitores que nos honram com atenção e comentários inteligentes!
O Blog do Edward de Souza completa um ano no 2010 que começa e mostra o milagre da tecnologia que consegue juntar personagens que um dia trabalharam num jornal - o Diário do Grande ABC - e que ganha o reforço de intelectuais como Nivia Andres. Provavelmente não se conseguiria esse milagre num jornal à antiga, mesmo com a existência dos Correios e Telégrafos. Imagino o Blog do Edward feito com recursos mais recentes, como o telex, a radiofoto e o fax, o rádio-amador. Não sobreviveria. Todos já ouvimos falar que as pessoas se falam menos, se escrevem menos, se relacionam burocraticamente. Um blog como este do Edward de Souza mostra que, acima do egoísmo humano, sobrevive a paixão e a emoção deste mesmo ser humano. E tudo isso um dia será saudade. Mas enquanto não for, brindemos o primeiro ano do blog. Ele é tão forte quanto o ar que se respira. Saudemos a velocidade da palavra escrita. Isso é bom e nos faz mais próximos. A Franca do Edward está tão próxima como o Jardim Bom Pastor do Édison Motta. Viva o lado bom do desenvolvimento que o homem criou alicerçado pelas mãos divinas. Vida longa ao blog do aglutinador Edward. Saudações a todos.
Viva!
.
Viva! Um ano de existência do blog Crônicas de Edward de Souza e amigos jornalistas! A data exige comemoração!
Para juntar-me à comemoração, conto-lhes uma pequena história. Certo dia de fevereiro de 2009 abri o meu blog e notei um novo seguidor. Curiosa, cliquei na foto do garboso cavalheiro e descobri que era jornalista. Uau! Um colega, que honra! Mais do que depressa, comecei a ler os artigos postados, descobrindo, ma-ra-vi-lha-da, que o cara era um daqueles poucos que domina a arte da escrita e, além de escrever muito bem, não é pedante, nem prepotente e muito menos se vangloria de sua vasta experiência jornalística. Ao contrário, utiliza-a para agregar, gerar interesse, compartilhar informação e conhecimento e pasmem, dividir a titularidade do blog oferecendo espaço para que outros colegas participem! J. Morgado, Milton Saldanha, Oswaldo Lavrado, Édson Motta, Ademir Medici, Guido Fidelis, Virginia Pezzolo e Garcia Netto, tão talentosos, dividem-se no oferecimento de belos e empolgantes textos, a cada semana.
Nem preciso dizer que me tornei fã incondicional do blog do Edward e comecei, aos poucos, a postar comentários, estimulada pelos assuntos palpitantes que, a cada dia, eram propostos. E não imaginam a minha surpresa e alegria quando recebi um convite do Edward para publicar uma crônica minha no seu blog! Lembram daquela historinha de como minha família inteira se tornou gremista? Pois é, foi minha primeira incursão no Blog do Edward de Souza! Confesso-lhes que foi uma emoção enorme ler todos aqueles comentários gentis. A partir daí, não parei mais... Além de artigos e crônicas, também passei a publicar resenhas de livros, para estimular a leitura e compartilhar informações acerca das obras literárias propostas.
Por certo, vocês conhecem aquela frase de Antoine Saint Éxupery que nos lembra de que somos eternamente responsáveis por aqueles a quem cativamos...
Então Edward, és irremediável e inarredavelmente responsável por esta enorme rede de amigos que conquistaste ao longo de um ano. E que aumenta a cada dia. Faço-me partícipe dos cativados e, ao mesmo tempo, também responsável por manter este espaço ímpar de comunicação, afeto e saudável integração humana!
.
Viva! Vida longa ao Blog do Edward de Souza!

58 comentários:

  1. Queridos amigos (as) deste blog...
    Hoje é um dia de muita alegria. Esse nosso pequeno espaço se agigantou, completa um ano com muita festa, graças a você que nos incentivou com sua participação e sua força contagiante, participando diariamente e deixando seus comentários preciosos.

    Não quero me alongar, até porque fiz a abertura com uma crônica dedicada a todos vocês, meus amigos e amigas queridos que juntos estão nos ajudando a comer uma fatia desse bolo. Deixo apenas o meu muito obrigado, de coração! O blog é de vocês!

    Um forte abraço...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  2. Ôi Edward e brilhantes amigos jornalistas deste blog que é a nossa paixão. Hoje é um dia muito, mas muito feliz para todos nós que fizemos desse espaço nosso cantinho preferido. Aprendemos e continuamos a aprender com todos vocês. Quantas amizades eu fiz aqui nesse blog! A princípio virtuais, hoje de carne e osso, como minha querida amiga Liliana Diniz, que está na Itália mas disse que entra de lá de qualquer jeito, a Andressa, a Cindy de São Caetano e muitas outras. Vocês são maravilhosos. Esse blog é 1.000.000.000.000.000.000.000. E um pouco mais!
    Edward e equipe fantástica do blog, meus parabéns! Amo todos vocês...

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  3. Meu querido amigo Edward de Souza, parabéns pelo seu primeiro aninho de blog, parabéns por expressar tão bem suas idéias e por fazer esse espaço ser muito agradável aos amigos. Parabéns pela alma que tens, pelo tamanho do seu coração. Sucesso você já tem e muito, em tudo o que faz e já fez na vida, mas é claro tomara que ele se multiplique por um número infinito, você merece. Tenho certeza que muitos e muitos anos ainda virão, e com eles novas amizades, novas portas, novos sóis e novas luas... Parabéns, força sempre e muitos anos de vida ao seu blog, extensivo a todos os renomados jornalistas que aqui participam e claro, obrigado de coração por me permitir sua amizade... Forte abraço, belo dia e ótima semana de paz...

    Eurípedes Sampaio - Barcelona-Espanha

    ResponderExcluir
  4. Amigas e amigos: um dos mais preciosos detalhes, e que sempre chamaram minha atenção neste blog, foi a quantidade e frequência de pessoas que escrevem bem. Não estou falando de nós, articulistas. Escrever bem é nossa obrigação, somos profissionais disso. Estou me referindo aos leitores, escribas amadores. Tirando um ou outro caso de gente rude, tosca, ignorante, que de vez em quando aparece, e isso também faz parte da vida dinâmica do blog, na maioria dos casos as opiniões são verdadeiros achados em criatividade, bom gosto, inteligência, sensibilidade, humor, indignação. Cada coisa a seu tempo, e na dose certa, sem pecar nem pela fraqueza, nem pela inconsequência. Com meu meio século de jornalismo (argh... podia passar sem essa), interagir com leitores foi coisa rara. A precária tecnologia do passado não nos dava muito essa chance. Hoje, a Internet permite tudo e mais um pouco. Cada um de nós tem um Correio em casa e/ou no trabalho. A carta do passado levava até uma semana para chegar. Um telegrama (jovens talvez nem saibam o que seja isso) era o mais rápido e demorava até dois dias. Agora, apertou o botão e já está lá... na China, Japão, Europa. Para os jovens isso é normal, mas para nós, coroas, é uma descoberta que nos faz sorrir de encantamento. Isso nos possibilita esse milagre que está revolucionando, desculpem pelo chavão, a comunicação moderna. O jornalista vai perdendo seu poder absoluto sobre a palavra. Tem que dividir esse poder com o leitor. É o que fazemos aqui todos os dias. De vez em quando a gente briga, se irrita. Também faz parte do crescimento, que talvez não seja perceptível, mas de fato ocorre. E todos ganhamos. É uma alegria escrever sabendo depois que alguém leu. E, principalmente, disse algo sobre isso, não importa se contra ou a favor.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá Amigos

    Aniversário do blog e uma festa para todos nós.
    Uma alegria imensa!Um abraço espiritual a cada um dos Mosqueteiros e a todos que aqui postam seus comentários.

    Um forte abraço fraterno a cada um de vocês.

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  7. Parabéns para o seu blog Edward... Nesta data querida! Muitas felicidades, muitos anos de vida!
    Desculpe amigo, mas não resisti, adoro música de aniversário e não podia perder a oportunidade de parabenizá-lo... Agora só falta o bolo grandão, não é??? Ou você está escondendo para não nos dar um pedacinho: Vou chamar a Cris... Cris, onde está o bolo, menina? Esses pequenininhos não valem, quero um enoooooorme....

    Beijos Edward. J. Morgado, Oswaldo Lavrado, Milton Saldanha, Ademir Medici, Nivia Andres, Cris e demais amaigos que aqui escrevem. Parabéns pra todos e uma ótima semana pra vocês..

    Talita (UNISANTOS) - Santos - SP.

    ResponderExcluir
  8. Oie, amigos deste blog
    "Parabéns à você, nesta data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida". A letra foi criada por mim neste momento e a música fica a critério dos amigos bloguistas. Parabéns Edward, criador desde espaço polêmiico, as vezes maus humorado, porém democratico, útil e leal. Um ano criando e fortalecendo amizades necessariamente importantes nos tempos atuais.
    Parabéns a todos os participantes, articulistas e comentaristas.
    Vamos em frente, muito em frente.

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  9. Cris, você é um doce! Beijo carinhoso,
    Milton

    ResponderExcluir
  10. E.T. (não é o extra-terrestre), apenas pequena correção.
    Acima,onde se lê maus humorado - leia mau humorado.
    A secção errata, da Folha de São Paulo faz escola.

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  11. Edward, eu penso que o Oswaldo Lavrado e a Talita, de Santos, ensaiaram a mesma música e cantaram praticamente juntos. Olha, Edward e amigos jornalistas deste blog, comemorar este ano de existência, com sucesso e credibilidade como vocês fazem hoje, não é para qualquer um. Parabéns de coração... Muito, mas muito mais sucessooooooo.

    Bjos,

    Larissa (Metodista) São Bernardo do Campo

    ResponderExcluir
  12. Olá Edward, é bom partilhar contigo tudo o que faz parte da vida. Você surpreendeu e me conquistou. Parabéns! Tenho que dizer que adoro seu blog. És uma pessoa iluminada! Um beijo cheio de admiração e carinho que atravessa o oceano Atlântico.

    Bruna - Universidade Federal de Juiz de Fora/MG

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Edward, J. Morgado, Milton Saldanha, Oswaldo Lavrado, Nivia Andres, Ademir Medici, Cristina Fonseca, Guido Fidelis, Garcia Netto, Virginia Pezzolo e outros que aqui escrevem por esse primeiro ano de muitos outros que por certo virão. Torcemos por vocês e esperamos que nesse segundo ano que se inicia amanhã estejam como sempre dispostos e animados, passando aquele astral que só vocês sabem transmitir.

    Beijos e parabéns pelo excelente blog.

    Vanessa - PUC - São Paulo

    ResponderExcluir
  14. Olá Mosqueteiros

    Uma honra fazer parte deste grupo.
    Lembro-me do Lavrado com toda sua jovialidade malhando a velha máquina de escrever na redação do Diário do Grande ABC, uma escola de jornalismo.
    Do Edward e suas reportagens de primeira página.
    Do Ademir Medici, circunspecto, calado... Escrevendo a história de uma das Regiões mais importantes do país.
    Do Edison Motta, irrequieto, criador. Um garotão.
    Do Saldanha que não conheci pessoalmente mais de ouvir falar como um grande jornalista.
    Da Nivia, a linda gaúcha que nos presenteia com seus lindos textos. Não a conheço fisicamente, mas um dia espero conhecer.
    Do Guido Fidellis e outros companheiros.
    Éramos jovens! Quarenta anos se passaram desde nosso s primeiros relacionamentos. Na casinha e depois no imponente prédio da Rua Catequese, em Santo André.
    Que saudade sô!
    Um abraço a cada um de vocês com muito carinho.
    Paz. Muita Paz.
    J. Morgado (era como eu assinava minhas matérias).

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Olá Mosqueteira Cris

    Deixei você para um comentário especial.
    Uma artista.
    Uma amiga.
    Você alegra o blog com suas criações ilustrativas.
    Você vive o blog!
    Foi bom, muito bom, conhecê-la.
    Um grande abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Edward de Souza e Mosqueteiros, que deixo de nominar cada um por temer a injustiça do esquecomento.
    Confraria.
    O Houaiss ensina que se trata da associação de pessoas do mesmo oficio, da mesma categoria.
    O Edward, estabeleceu a sua de maneira inteligente, reunindo jornalistas e leitores. O que seria dos primeiros sem a afluência dos outros?
    A riqueza do projeto esta no fato de que leitores acabam escrevendo,
    - em princípio - para gratificar ou criticar aos que escrevem, mas, depois, podem até fazer melhor que aqueles.
    Um abraço gigante a todos, quando se comemora o aniversario da criança tão precoce e cheia de saber: nosso blog.
    Não permitamos que se apague a vela
    em sua flamância espargindo luz e calor. Que neste novo ano, seja ainda mais forte nossa união para ajudar o Esward na consecução de seus (nossos) objetivos.
    Parabéns no primeiro aniversário de sucesso.Garcia Netto

    ResponderExcluir
  19. Bom dia, amigos e amigas!

    Olá, Edward!

    Um ano de existência! Uma data a ser intensamente comemorada, pois desconheço, na internet, a ocorrência de outro espaço tão aglutinador, integrador, democrático, que tenha gerado tanta amizade e carinho entre os seus participantes, até mesmo nas desavenças ocasionais, com bem falou o Milton, em sua bela intervenção. Creio que este espaço é único! E orgulha-me, sobremaneira, fazer parte de uma equipe composta por mestres da palavra, que dedica tempo precioso a compartilhar opiniões, a dividir informações e a provocar o saudável e necessário debate acerca da realidade em que vivemos. São os leais e valorosos mosqueteiros da palavra, que não titubeiam em mostrar o fio cortante da sua espada para ajudar a eliminar a violência, a injustiça, a exclusão, a corrupção...Sim, o fio cortante da espada da palavra, aqui, é usado para valorizar só o que é justo, correto e bom!

    E, vejam só, no espaço de um ano, os mosqueteiros se multiplicaram, se tornaram uma legião de amigos, de companheiros que, todos os dias, acessam este blog e dizem: Eu estou aqui, a postos! Eu faço parte desta irmandade de fé, de carinho, de compartilhamento, de luta por um mundo melhor!

    Muitos poderão dizer: Ah...Isso tudo é muita pretensão! Quem pensam que são estas pessoas? Responderia que somos gente de consciência, de participação, que não se esconde e nem tem medo de dizer o que pensa!

    E vamos em frente, unidos, para mais um ano de sucesso na batalha da VIDA! Como nos ensina o mestre Morgado, carregando a PAZ no coração, dividindo seus dons e alegrias!

    Abraços carinhosos a todos e obrigada pela companhia constante!

    ResponderExcluir
  20. Prezados amigos e amigas, estava evitando voltar ao blog, mas tornou-se impossível, principalmente depois de ler o texto da Nivia, último postado nesta edição de hoje. Bom você saber, Nivia, que ao ler o que escreveu, um flash passou rapidamente pela minha mente. Recordei-me do dia em que, por acaso, encontrei seu blog na internet. Também fui até porque li que você era uma jornalista. Interessei-me pelas crônicas que escrevia e li aquela que contava como sua família tornara-se Gremista para azucrinar o vizinho Colorado.

    Achei o máximo a simplicidade da história e a beleza e leveza do texto. Não resisti e pedi a você se me permitia publicar aquela crônica em nosso blog. Você consentiu. Começava ali uma grande amizade. Você descreveu tudo isso em seu texto logo abaixo, pertinho dos comentários e, creia, lágrimas teimavam em sair dos meus olhos a medida que eu ia lendo. Por isso, a demora nessa postagem. Mas, creia, valeu a pena tê-la como amiga. Você, ao lado desses velhos e bons amigos, faz toda a alegria deste blog.

    Aproveitei o momento de mexer no blog para tirar da geladeira o bolo que a Cris Fonseca confeccionou ontem e me mandou, já que, tanto ela como a Talita, estavam aos gritos querendo um pedaço do bolo. Meninas, será que não perceberam? Eu estava aguardando a chegada da Nivia, por isso escondi o bolo. Aí está ele, em toda a sua grandeza, nessa e em outras ilustrações perfeitas e artísticas da Cris.

    Garcia Netto, meu bom amigo. Você não sabe a alegria que tem me dado receber suas visitas constantes ao nosso blog. Bom que você saiba que em breve haverá a grande festa em que você receberá sua espada para integrar a equipe de mosqueteiros deste blog. E pode ir se preparando, não irá ficar somente na crônica de Natal não. Pode começar a escrever, porque você já é um mosqueteiro nomeado. Falta apenas a celebração e a entrega da espada. Espero apenas que o Professor João Paulo de Oliveira, perdido nas matas de Minas Gerais, decida a data da grande festa.

    Ainda é muito cedo para meus agradecimentos a todos que estão nos visitando hoje. Vou deixar para o fim da noite, assim não cometo injustiças ao citar nomes de amigos e amigas que saudam hoje nosso blog pelo seu primeiro aninho de vida. Eurípedes Sampaio, de férias na Espanha se fez presente logo cedo. A Liliana, na Itália, prometeu deixar seu alô, ainda não o fêz, deve ser por causa do fuso horário, não sei. Outros amigos se manifestam por e-mail, alguns poque ainda não conseguem postar comentários. E são muitos os e-mails que estou recebendo. Obrigado a todos! Volto mais tarde...

    Um forte abraço...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  21. Parabéns amigos! Continuem sempre escrevendo. Precisamos de vida inteligente na rede.

    Abraços a todos!

    Germano Santos - S.Bernardo do Campo - SP.

    ResponderExcluir
  22. Edward e amigos de redação do ex- DGABC. Parabéns pelo aniversário do blog... Uma feliz nova década a todos vocês, com muito sucesso!

    Abs

    Giusepe lo Russo - Ex-Diário

    ResponderExcluir
  23. Edward meu amigo, e demais amigos do blog de ouro, bôa tarde
    Saiba Edward, que tenho em meu arquivo uma pasta dedicada a "Edward de Souza", na qual anéxo TUDO o que me chama atenção em "nosso" blog.
    Isso desde o dia 04/01/2009, quando vc nos convidava a visitar seu blog.

    "Vamos abaixar o preço da gasolina?
    Domingo, 4 de Janeiro de 2009 10:54
    De: "Edward" Exibir Entre no blog, com mais de 420 visitas e deixe seus comentários sobre o vergonhoso preço
    da nossa gasolina.

    Acesse: http://artigosedwardsouza.blogspot.com:80/
    Bom domingo...
    Edward "

    Edward durante um ano, poucas vezes deixei de comparecer e opinar pois o blog de ouro é para mim um pedacinho da Internét, pelo qual tenho muito carinho, por causa de seus articulistas e de colégas comentaristas, e por ser o "nosso" blog,o mais democrático de todos,onde a
    "familia EDWARD",discute,expóe seu ponto de vista e faz brincadeiras saudaveis entre si.
    Amigo PARABÉNS, e que este seja só mais um ano entre tantos que virão, sempre com o maiór sucessso.

    Carinhosos abraços aos demais articulistas e a todos colégas participantes do "nosso" blog

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  24. Edward, você tem um ótimo blog, para mim o melhor da internet e espero que essa comemoração se repita por muitos e muitos anos.
    Cumprimento aqui todos os jornalistas deste blog, que ao seu lado escrevem crônicas e contos maravilhosos!

    Parabéns a todos vocês!

    Tanaka - Osasco - SP.

    ResponderExcluir
  25. Estão todos de parabéns. Embora não passe por cá com regularidade para comentar os vossos trabalhos fico contente por saber que continuam a escrever com entusiasmo.

    Ferreira - Coimbra - Portugal

    ResponderExcluir
  26. Edward... Parabéns pelo aniversário do blog, e também para você pela persistência e dedicação, sempre buscando bons textos, com conteúdo, que realmente acrescentam e motivam quem está lendo. O sucesso é graças a competência sua e de toda essa equipe de trabalho. Estou comemorando junto com todos vocês!

    Beijos...

    Daniela - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  27. Parabéns Edward. Que seja o primeiro de muitos aniversários.

    Sucesso sempre.

    Abraços,

    Ricardo Macedo - Franca - SP.

    ResponderExcluir
  28. Oi, Edward!

    Parabéns pelo primeiro aniversário!!! Com certeza essa é a primeira de muitas comemorações que ainda estão por vir em um dos melhores blogs da internet.

    Sucesso hoje, amanhã e sempre.

    Bjos,

    Tatiana - PUC - São Paulo

    ResponderExcluir
  29. Parabéns Edward e amigos jornalistas que fazem esse blog!
    Que esse ano de 2010 seja repleto de sucesso! E nós possamos aprender ainda mais com todos os artigos excepcionais que vocês escrevem.

    Parabéns e sucesso a todos vocês!

    Lidiane (Metodista) S.Bernardo do Campo

    ResponderExcluir
  30. Olá Edward, Sei que estou um pouco atrasada, mas como descobri seu blog por estes dias e gostei muito, não poderia deixar de dar os parabéns por esse primeiro ano de existência desse espaço. Conteúdo com qualidade é o que mais se encontra aqui.

    Que Deus abençoe todos vocês e continue lhes dando sabedoria.

    Beijos a todos!

    Paloma D. Fontanezzi – Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  31. Edward, não é à toa que seu blog está entre os primeiros da blogsfera. Ele tem conteúdo inteligente, o que nos faz voltar a visitá-lo. Estou na torcida para que nesse segundo ano você continue a trilhar o mesmo sucesso, ou maior ainda. Parabéns e continue sendo aquele aglutinador de amizades. Meu abraço afetuoso aos demais amigos que nos alegram todos os dias com crônicas e contos, o Milton Saldanha, J. Morgado, Oswaldo Lavrado, Nivia Andres (sempre uma gracinha e muito inteligente), Ademir Medici, Guido Fidelis, Virginia Pezzolo e o Garcia Netto, agora, segundo o Edward escreveu acima, mais um mosqueteiro. Estou muito feliz em poder participar e lhes cumprimentar nesse dia muito especial!

    Beijos a todos vcs!

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  32. O aniversário é do blog, mas, o presente é nosso. Presente cotidiano com informações, excelentes crônicas, uma leitura sempre prazerosa e já necessária. Parabéns ao Edward e a todos os colaboradores.
    Ilca de Marqueiz

    ResponderExcluir
  33. Olá, Edward!

    Parabéns pelo aniversário deste blog e pela projeção que conseguiu do seu espaço. É totalmente merecida. Desejo que neste ano, há pouco iniciado, continue esse sucesso e que tenha um feliz 2010, com muita Paz, Saúde e Sabedoria sempre. Que venham muitos outros aniversários e festa neste espaço sempre.

    Um abraço,

    Laércio H. Pinto - São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  34. Edward, parabéns pelo aniversário deste blog muito especial para nós. Desejo sucesso e que venham muitos aniversários.

    Beijos,

    Adriana (Cásper Líbero ) SP.

    ResponderExcluir
  35. ANA CÉLIA DE FREITAS.segunda-feira, 04 janeiro, 2010

    Olá meu querido amigo Edward..
    Que alegria poder compartilhar desse momento singular.
    Esteja certo de que esse blog chegou no topo pelo fato de contar com todos vocês que escrevem sobre assuntos interessantes,com muita maestria,discernimento,competência,e na íntegra.
    Amo fazer parte dessa família,para mim esse blog é um ponto de parada obrigatória,quando estou no trabalho fico imaginando o que será que postaram no blog hoje?Qual o assunto?Houve polêmicas?
    E ao chegar em casa a primeira coisa que faço é entrar no blog que amo de paixão.
    Sempre admirei os textos que Edward escreve no Jornal Comércio da Franca,e um belo dia havia uma chamada no meu e-mail para conhecer esse espaço,foi amor a primeira vista,desde então não consigo ficar longe desse espaço de ouro nenhum dia,mas o melhor de tudo venho por prazer,curiosidade,alegria,e tenham certeza,todos que entram nesse blog e leem as maravilhas que vocês escrevem saem com uma visão mais aberta,reflexiva e culta.
    Amigos tenham certeza que esse ano vocês vão alçar voos maiores,e vão ganhar novos adeptos,porque indiscutivelmente vocês são os melhores.
    Hoje a festa é sua,hoje a festa é nossa é de quem quiser,quem vier...
    Que legal,o aniversário é do blog,mas nós é que ganhamos o presente,e não é só no natal,ganhamos todos os dias com os contos,as crônicas,e os textos irretocáveis.
    Parabénssssssssssssssssssssssssss.
    Beijosssssssssss.
    ANA CÉLIA DE FREITAS.

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Caro amigo e colega de longa data, jornalista Edward de Souza. Mais recentemente nos tornamos também colegas de letras, com a publicação e participação em livros e coletâneas de contos. Parabéns pelo seu blog, que acompanho desde o inicio e que está completando o primeiro aniversário, justamente neste inicio de 2010 - primeiro decênio do novo ano do século XXI. Vamos firmes. Prossiga com seu blog, que terá cada vez mais leitores e admiradores. Próspero ano de 2010.

    Saudações do amigo...

    Hildebrando Pafundi- Ex Estadão e Diário do Grande ABC

    ResponderExcluir
  38. Edward, menino. Parabéns!
    O registro do primeiro aniversário está impecável, com a repercussão de sempre. Você é um agitador cultural. Mexe com o povo. E o povo te adora. Força. O Edward aglutinador está presente diariamente neste blog. Por isso é um blog campeão...

    Abraço.

    Ademir Medici - DGABC

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Olá, novamente!

    Quero me dirigir especialmente à Cristina Fonseca, para reverenciar o seu talento e dizer-lhe que adoro as imagens que ela cria para o blog. Todos tem admirado como este espaço tornou-se muito mais bonito e colorido desde que ela assumiu o posto de diretora de arte (muito chique!), valorizando os textos e tornando-os mais atraentes aos leitores, especialmente nas datas comemorativas.As séries de Natal e Ano Novo ficaram excepcionais!

    Parabéns, Cris! E muito obrigada pelo seu carinho!

    Minha crônica Reflexos e Reflexões, que você formatou e colocou na internet, até com som, ficou divina!

    ResponderExcluir
  41. Un sabio dijo: la riqueza de un humano se mide por la cantidad y calidad de los amigos que tiene Gracias por ser parte de mi fortuna. Feliz Año 2010 y parabenizo por blog que tiene 1 año.
    un beso
    + * .. ( + HAPPY* .+*.
    .* + ( + .. *NEW YEAR!!!+* ..
    (.. + * . ) .. * + * .. ). *
    $..........$...$..........$
    .$........$.....$........$
    ..$......$.......$.. ....$
    ...$....$.........$....$
    ....$..$...........$..$
    .....$$.............$$
    .....$$.............$$
    .....$$.............$$
    .....$$.............$$
    .....$ $............$$
    ..$$$$$$.......$$$$$$

    Mirtes Cortez - Madrid - Espanha

    ResponderExcluir
  42. Dileto Oswaldo Lavrado: como você se sente depois que seu poderoso binóculo foi desbancado pelas não menos poderosas lentes do J.Morgado?
    Abraços,
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  43. Boa noite Edward e amigos deste blog que aprendi a gostar demais. Seu blog, edward, é como uma cachaça para o alcoólatra. Bebe uma, não para mais. Assim é o blog. Vem uma vez, volta sempre. E faltava a minha presença, mas tive um dia atribulado hoje, correndo muito de uma cidade para outra, mas agora sosseguei um pouco. Tempo para enviar meus cumprimentos a você e aos amigos articulistas por esse primeiro ano de blog. Tenho a certeza absoluta que esse ano as coisas vão ser melhores e você vai faturar o primeiro prêmio como o melhor blog da internet. Não vê quem não quer.
    Abraços, e mais uma vez, meus parabéns sinceros por essa jóia preciosa que você comanda com competência, Edward.

    Miguel Falamansa - Botucatu - SP.

    ResponderExcluir
  44. Prezado Edward!

    Parabéns pelo primeiro aniversário deste Blog. Como leitor crítico e exigente na escolha dos meus periódicos favoritos, recebi com agradável surpresa a indicação do teu blog pela Nivia Andres.

    Percebi, desde logo, que se trata de um blog diferenciado, pois reúne um grupo expressivo de profissionais independentes, autônomos na forma de pensar e se expressar sobre os diferentes temas da atualidade. Não há similar que eu conheça no universo da internet.

    Quero agradecer as atenções que tem me dispensado, ao postar comentários no meu blog, demonstrando sua preocupação em interagir não apenas com os membros da confraria, mas também com os seus leitores. Por isso, cumprimento-o pelo aniversário do blog, convencido de que a data se repetirá por muito tempo...

    Abraços,

    Vulmar Leite
    Porto Alegre, RS

    E.T.- As fotos da minha Santiago seguirão via e-mail. Acho que a Nivia também vai querer mandar fotos da sua terra natal.


    acompanhado os intensos debates que são ocasionados a cada texto publicado

    issionais multidisciplinares para a livre expressão do pensamento.

    ResponderExcluir
  45. Vida longa. Muitos anos de suscesso! E que sucesso! Parabéns. Você merece.
    Um abraço amigo.

    ResponderExcluir
  46. Ôi Edward, boa-noite aí no Brasil, mas já é bom dia aqui na Itália. Eu havia lhe prometido que entraria hoje de qualquer maneira para cumprimentar você e todos os amigos que juntos transformaram esse blog no melhor da Internet, e cá estou. O dia foi muito corrido hoje, inclusive visitando amigos de papai que moram aqui em Roma, por isso deixei para tentar a conexão à noite. Sem problemas. Esse e creio que a maioria dos hotéis hoje estão bem aparelhados com wireless bem posicionados para que os hóspedes possam se conectar com facilidade.

    Mas, sabendo que estou distante, assim que o blog abriu e vi a ilustração da Cris, confesso, fiquei emocionada. Li muitos comentários, e todos os textos escritos por você, Edward, pelo J. Morgado, Oswaldo Lavrado, Milton Saldanha, Ademir Medici e Nivia Andres. Belíssimos.

    Parabéns Edward, Milton, Lavrado, Morgado, Nivia, Ademir, Garcia Netto, Édison Motta, Guido, Cris e outros que escrevem neste blog por esse aniversário que deve mesmo ser muito comemorado, afinal, foi um ano de lutas mas de recompensas e de reconhecimento. Vocês fazem a nossa alegria e nós gostamos muito de todos vocês!

    Beijos a todos e sempre que possivel vou tentar me comunicar com vocês...

    Parabéns pessoal, fiquem com Deus!

    Liliana Diniz (Roma-Itália)

    ResponderExcluir
  47. Olá! Uma surpresa sua visita. Parabéns e que continue sucesso por muitos e muitos anos. bjão

    ResponderExcluir
  48. Quero parabenizar aqui meu amigo Edward de Souza pelo 1° aniversário deste blog que é um sucesso total na internet! Parabenizo também os colegas jornalistas que passaram também a escrever neste blog enriquecendo ainda mais o conteúdo e também diversificando as matérias, pois cada um possui seu estilo próprio, principalmente do antigo jornalismo, o que demonstra muita, competência, seriedade e ética de cada jornalista! As mais de 100.000 visitas confirmam o que escrevo sobre este blog, que também é uma escola aos atuais estudantes do jornalismo e também aos focas! Parabéns amigos e que 2.010 seja anda melhor e quem sabe chegar no 1° lugar dos melhores Blogs!

    Abraços, Estevam Cesar (Goiânia MG)

    ResponderExcluir
  49. Oiê, amigos deste blog...
    Edward - recebi minha parte do bolo de aniversário deste espaço nas manifestações dos amigos que escrevem artigos e comentam este blog. Delicioso pedaço, gratificante e inesquecível...
    Saldanha - as lentes do mestre Juliano mostram apenas os "farofeiros" que habitam o litoral neste época, enquanto meu proovidencial binóculo trás ao
    meu apto as lindas garotas da Metodista, aqui em frente. Percebeu a diferença ? caro Saldanha...
    Mestre Morgado - as velhas batedeiras de matérias - Remington e Olivetti - lá na casinha do Diário, embalaram muitas mãos e cabeças brilhantes do jornalismo. Saudade, mestre, muita saudade...
    Larissa, de Roma - beleza sua participação brilhante neste blog. Aproveite, por favor, e dida ao Bento pra me devolver o boton do Timãoque ele me surrupiou quando esteve por aqui. gratos menina...
    Larissa - a Talita ficou sabendo, acho que por telepatia (ele é fogo), que eu estava compondo uma música inédita para o aniversário deste blog e se apressou em divulgá-la como se fosse dela. Será devidamente processada por pilhar direitos autorais...
    Por fim - este aniversário fica mais brilhante com as participações neste espaço de velhos e eternos companheiros do Diário que ressurgem de forma especial: nosso Hildebrando Pafundi, eterno Papai Noel; do grande Giusepe lo Russo, companheiro de tantas e gratificantes jornadas esportivas; e nosso ilústre amigo, baluarte das coisas jurídicas e ícone das histórias bernardenses, advogado e são-paulino ferrenho Germano Santos.
    Melhor, impossível..

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  50. Olá, Edward. Parabéns pelo primeiro aniversário do blog. Um espaço fantástico que se abre para acolher fatos, histórias, pensamentos. A magia da internet possibilita comunicação imediata, permite o vagar por diferentes mundos, encanta os que são famintos de letras. Ao tempo em que os veículos impressos minguam, surgem como flores os meios eletrônicos. É a caminhada pelo novo mundo, o fantástico e assustador mundo do grande irmão, onde tudo se sabe e tudo se vê, onde também tudo é possível, como a violência sem limites e a corrupção que atordoa. De quzalquer modo, não podemos perder a trilha, a algum lugar ela nos conduzirá. Continue firme, vá em frente. preencha os horizontes com as cores vivas dos visitantes, dos amigos que participam deste belo festival comemorativo. Abracíssimos.

    Guido Fidelis

    ResponderExcluir
  51. Correções: caro Mestre Morgado, certamente com as Remingtons e Olivettis os erros de digitação seriam menores, bem menores.
    1 -Liliana - Roma: desculpe a derrapada - por favor, DIGA Bento...
    Larissa - "A Talita ficou sabendo, acho que por telepatia(ELA É fogo...)"
    Alguém já dizia: errar é humano, persistir no erro é prenúncio de esclerose... tô nessa fase.

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  52. Olá Amigos

    Como disse o meu amigo/mosqueteiro Lavrado, meu binóculo é para ver o desmazelo com que é tratado o meio ambiente e os lindos pássaros que aqui habitam. É claro, que também arrisco um olho para a beleza das mulheres. Afinal, olhar não é pecado e eu não sou nenhum santinho. Entendeu amigo/mosqueteiro Saldanha?

    Um abraço

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  53. É, meus caros amigos Morgado e Lavrado, antes binóculos do que nada...
    Abraços

    ResponderExcluir
  54. É interessante: todos nós jornalistas trabalhamos em vários lugares, a rotatividade sempre foi muito grande na profissão, mas o Diário do Grande ABC continua o eterno ponto de referência de todos. Certamente porque foi realmente uma redação muito romântica, além de porta de entrada de muitos focas. Como também porta de saida de velhos veteranos. Ser ex-Diário, como falamos, equivale a dizer que integrou uma espécie de confraria.A explicação aqui é para as pessoas de outras profissões.
    Abraços!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  55. Edward, um abraço...

    Tentei inserir um comentário no Blog na segunda, dia do aniversário, mas não sei o que aconteceu que não deu certo. Estou com problemas com o meu computador de casa. Estou respondendo por um lap top que comprei há pouco.

    De qualquer forma, meus parabéns pela qualidade de seu trabalho e que ele perdure por inúmeras décadas.

    Grande 2010!

    Abraços a todos.

    Luís Carlos Maia

    ResponderExcluir
  56. Olá querido Edward, como passou rápido esse ano. Mas em grandes momentos, pequenas palavras, Obrigada. Seu blog se tornou um ponto de encontro, reunindo pessoas tão queridas, como na época do Diário. O blog faz parte de meu cotidiano, é bom reencontrar amigos e conhecer pessoas. Beijos!!!!

    ResponderExcluir