domingo, 18 de outubro de 2009

VOCÊ GOSTA DO TAL HORÁRIO DE VERÃO?


Você gosta ou não do horário de verão? Todo ano a situação se repete, a maioria dos brasileiros, com exceção dos habitantes dos estados do Norte e Nordeste e Tocantins, adianta uma hora nos seus relógios por alguns meses, o que geralmente parece causar mais insatisfação que benefícios reais, tanto que atualmente já se cogita na abolição de tal prática. O horário de verão começou neste domingo, 18 de outubro, nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País e terminará à zero hora do dia 21 de fevereiro de 2010, o primeiro domingo após o carnaval. Implantado no Brasil por Getúlio Vargas em 1931, o horário de verão tem como principal finalidade a redução do consumo de energia, já que nos meses de verão, a luz do Sol vigora por mais tempo.
Desde o ano passado, o horário de verão passou a ter um período definido de início e término. Os relógios devem ser adiantados em uma hora no início do horário de verão e atrasados em uma hora ao seu término. O decreto 6.558, de 8 de dezembro de 2008, determinou que o horário de verão deve começar sempre no terceiro domingo de outubro. O término, de acordo com o decreto, foi definido para o terceiro domingo de fevereiro. O decreto, porém, define uma exceção para o encerramento do horário de verão: quando o terceiro domingo de fevereiro coincidir com o Carnaval, o horário de verão será prorrogado até o final de semana seguinte. O horário de verão vigorará nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. Nos Estados do Nordeste não haverá mudança de horário.
O tal horário de verão há muito tempo tem sido promovido como uma forma de economizar energia. Se realmente o faz ou não, ainda é tema para debates. Porém, parece claro para vários estudos que um ajuste de uma hora pode ter consequências inadvertidas para a saúde.
Aparentemente, quando o relógio é adiantado ou atrasado em uma hora, o relógio biológico – seu ritmo circadiano, que usa a luz do dia para estar sintonizado com o ambiente – não se ajusta. Num estudo com mais de 55 mil pessoas, por exemplo, cientistas descobriram que, em dias de folga do trabalho, os sujeitos tiveram tendência a dormir no horário normal, não no horário de verão: a hora do despertar seguia a progressão sazonal do amanhecer. Em outros estudos, cientistas monitoraram grandes grupos de pessoas durante oito semanas, enquanto elas faziam a transição para o horário de verão na primavera e para o horário normal no outono. Eles descobriram que, na primavera, o auge dos níveis de atividade das pessoas estava mais sincronizado com o relógio biológico delas do que com a hora real. Estudos sugerem que a dissociação entre o relógio biológico e a hora do relógio pode resultar em inquietação, distúrbios no sono e menos horas de sono. Outros estudos sugeriram relações entre a mudança de horário e o aumento nos índices de ataques cardíacos, suicídios e acidentes, apesar dos cientistas afirmarem a necessidade de estudos mais aprofundados. Assim, o horário de verão está associado a perturbações do sono e possivelmente outras consequências mais sérias à saúde. Quer a minha opinião? Eu detesto esse horário de verão. Só serve para atrapalhar a já atribulada vida do brasileiro. Economia pode ser feita de outra forma, cortando os altos subsídios de nossos deputados e senadores e acabando com a roubalheira em Brasília.
(ES)

20 comentários:

  1. Ôi Edward, bom dia!
    Olha, eu detesto esse horário de verão. Só de olhar para o relógio do meu micro e ver que já marca quase 11 horas sinto uma tristeza danada, acredite! Perdi uma hora deste domingo, mesmo tendo acertado meus relógios bem antes do horário se iniciar. Fiz isso ontem, por volta das 20 horas. Mas, não tem como acostumar. Fica um sensação de sonolência, sei lá. Não gosto!
    Bjos

    Bruna - Universidade Federal de Juiz de Fora

    ResponderExcluir
  2. Caro Edward de Souza, amigas e amigos: no meu caso esse horário não faz a menor diferença, trabalho em casa, eu faço meus horários e também feriados. Por isso nunca viajo em feriadão. Mas quando estava formalmente empregado eu gostava, o trampo acabava com o sol brilhando, dava para ir com a turma num botequim de mesas na calçada para um relax gostoso. Alegam economia de energia, e isso é indiscutível. Só não sei se o montante compensa. Como já disseram aqui, compesaria mais acabar com a roubalheira dos cofres públicos. E é até irônico: vejam a manchete da página do UOL de hoje -- somos roubados há anos na conta de luz e o governo, que deveria estar lá a nosso serviço (deveria, repito) nada faz. Um escândalo!
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  3. Olá Amigos

    Muitos países adotam o horário de verão e entre eles os Estados Unidos. Deve haver uma razão muito forte para que tal aconteça, pois pedir para a população que faça economia de energia está provado que é inútil, pois cada um olha para seu próprio umbigo.
    Ao final de cada período o “quantum” de economia é revelado; 4 ou 5% que daria para abastecer uma cidade de médio porte.
    Quanto à saúde, as especulações continuam, e ninguém vê nenhum resultado.
    Eu pessoalmente sempre me adaptei rapidamente.
    Agora em Brasília... O bicho pega!

    Paz. Muita Paz.

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  4. Eu não ligo. Gosto do horário de verão.Durmo poucas horas, amo as manhãs e levantar mais cedo pra mim é melhor. Entendo todas as críticas e vendo pelo lado delas é claro que tem razão,mas, pra mim. Eu gosto. bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá, amigpos e amigas!

    Também gosto do horário de verão, especificamente porque as tardes são maiores. Assim, posso fazer minha caminhada diária e voltar às 21h, que recém está escurecendo.

    Algumas pessoas têm certa dificuldade em se adaptar, pois o ritmo circadiano é alterado e o equilíbrio demora alguns dias para prover aquela uma hora "roubada". Mas é questão de dias e o relógio biológico se ajusta...

    De qualquer forma, a economia de energia que justifica a medida adotada pelo governo em instituir o horário de verão é irrisória - entre 4 e 5%. O horário de verão não precisaria existir se a população tivesse mais consciência e não disperdiçasse tanta energia. Ademais, neste ano as chuvas foram copiosas e os reservatórios das hidrelétricas estão cheios.

    ResponderExcluir
  6. Nossa pessoal, não via a hora de começar esse horário de verão. No começo até que é ruim se acostumar, mas depois, é ótimo. Apesar de me fazer acordar uma hora antes para ir a faculdade, ou seja, no lugar de 6:30 passa a ser 5:30, só o fato de olhar para o céu às 19 horas e ainda ver sol já me anima. Amo o horário de Verão.
    Bjos,

    Andressa - Sampa

    ResponderExcluir
  7. Amigos e amigas do blog...
    Eu escrevi, no final do texto, que detesto esse horário de verão e explico. Há alguns anos fiz uma promessa de nunca mais beber nada de álcool - mesmo que seja um simples copo de cerveja - durante o dia, excessão feita aos sábados e domingos, esse último, dia de futebol e ninguém é de ferro. Pois bem, com o maldito horário de verão, meu primeiro copo de cerveja com os amigos, durante nosso Happy hour, deixa de ser pouco depois das 18 horas e passa para as 20 horas.

    O governo não sei se economiza energia, eu ganho com isso, tenho certeza. Economizo energia e dinheiro(hehehehehehe). Tenho um amigo que fez também uma promessa, diferente da minha em termos de horário. Ele não bebe antes do meio-dia. Certa feita, um sábado de muito calor, encostamos por volta de 11,30 no "boteco" do Pascoal", na esquina da Xavier de Toledo com a Campos Salles, em Santo André. Estávamos em quatro, contando com esse amigo que só bebe depois do meio-dia. Pedimos cervejas ao Pascoal que, condoido com a sorte do amigo, que só poderia beber depois de transcorridos mais 30 minutos, resolveu dar um jeito. Ajeitou a escada e adiantou o relógio do "boteco". Colocou 12 horas e 1 minuto. Triunfante, desceu da escada e sentenciou ao nosso amigo: "pronto, beba sem remorsos, passamos do meio-dia".

    Deixando de lado a brincadeira, creio que nosso País precisa de outros coisas com urgência. Ficar enchendo o saco da gente com o tal horário de verão é um absurdo. Estou até agora acertando ponteiros de relógios, tenho uma infinidade deles. Nunca contei aqui, mas meu hobby predileto é colecionar relógios. Cada dia uso um. E continuo comprando. Achei bonito, é meu! Tem alguns que perco a paciência. Aperta daqui, nada, aperta de lá, pior ainda. Vai um tempo até conseguir acertar todos eles. Daqui uns dias, tenho que repetir toda essa operação mais uma vez, uma droga....

    Pra finalizar, uma pergunta: alguém poderia me dizer porque horário de verão? Estamos na primavera, ou estou enganado? E vamos com a primavera até dezembro, então....

    Um forte abraço a todos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  8. O melhor da festa foi ler o comentário do Edward, parece uma crônica do Veríssimo, engraçado demais. Edward, a exemplo do seu amigo, que o dono do bar adiantou o relógio para que ele não descumprisse sua promessa, vou lhe dar uma sugestão. Depois das 18 horas, passe a usar um ray ban bem escuro. Pronto, sua promessa será mantida e você pode beber no escuro, como se fosse noite, bem tranquilo.

    Sobre esse horário de verão, pra mim ele não atrapalha em nada e é até benéfico para o tipo de negócio que tenho, a churrascaria. Pessoalmente não gosto muito. Mas a gente se acostuma com o passar dos dias.
    Uma boa semana pra todos vocês!

    Paolo Cabrero - Itú - SP.

    ResponderExcluir
  9. Eurípedes Sampaiodomingo, 18 outubro, 2009

    Vou dizer uma coisa pra vocês, só quem não tem o que fazer ou tem insônia pode gostar desse maldito horário de verão. Quem trabalha cedo ou mora longe do trabalho essa droga de horário de verão só traz problemas! Como se já não bastassem as intempéries naturais dessa malfadada estação, o calor insuportável, com roupas e lençois empapados de suor, a pele exposta ao sol inclemente, vermelha e ardida, ainda sou obrigado a acordar no escuro, junto com morcegos, em vez de passarinhos! Por obrigação profissional, acordo de segunda a sexta às 5h30 da manhã. Agora, por causa dessa medida ridícula, a partir de amanhã acordarei às 4h30 e ainda terei que ligar as luzes da casa para tomar banho, escovar os dentes e tomar o café da manhã! Ou seja, uma medida que se diz pretensamente econômica, aumenta a minha conta de luz, além de me transformar em um zumbi mal-dormido! Pra mim esse horário não serve de jeito nenhum e acho que deveriam acabar com isso, ao invés de ficarem copiando coisas de americanos.

    Eurípedes Sampaio - Jundiaí - SP.

    ResponderExcluir
  10. Eu não me acostumo com o horário de verão. Se é pra economizar energia, o governo deveria adiantar o relógio em uma hora para sempre. Aí, a gente acabaria se acostumando de uma vez e agradaria a gregos e baianos. Se não me engano, alguém pode me corrigir, na Itália é assim. Os relógios foram adiantados em 3 horas e ninguém mexe mais. Happy hour lá vai até mais de 10 horas da noite.

    Katia - Campinas - SP.

    ResponderExcluir
  11. Edward e demais amigos do blog de ouro, bôa noite !
    Para mim, o horário de verão, não faz diferença, pois tenho por habito levantar-me entre O5,45 e 06,45, então não vai me atrapalhar, almoço geralmente entre as 12,00 e 13,00 hs, e após o almoço, uma sonequinha de uma hóra +ou-, e a noite vou deitar-me sempre após as 23,30 hs.
    Fico contente, pois terei uma hóra a mais de luz do sól, e consequentemente, uma hóra a mais para apreciar o lindo visual que minha praia oferéce com as garotas desfilando e eu apreciando (cada gatinha!) kkk (invéja Oswaldo Lavrado ?)
    Felizmente não dependo de horário fixo para nada (graças a Deus)
    Sei que esse horário é ingrato para uns e melhór para outros,
    mas se o "gunvernu" diz que tem que ser assim, então o pôvo que
    "SI FU" como já disse o Molusco.

    Edward, vc viu ? não vou poder te "alugar", pois meu TIMÃO também perdeu kkkkkk.

    Abraços a todos
    Tenham uma ótima semana

    Admir Morgado
    Praia Grande SP

    ResponderExcluir
  12. Olá Admir, para quem mora na praia, sossegado, nada melhor que esse horário. Menos para os estivadores. Dê um pulo aí no cais do porto e pergunte se eles gostam do horário de verão. Ficam fulos, certa feita ouvi alguns deles, sobre isso. Naquela época em que se comprava cigarros americanos no cais, lembra-se?

    Falando de futebol, meu amigo. Nem corintianos, nem palmeirenses, muito menos colorados (milton Saldanha), podem abrir o bico. Os cavalos do Paraguai, cairam feio em mais uma rodada. Assistindo ao jogo Palmeiras 0 Flamengo 2 fiquei com a nítida impressão que estão entregando o título para o "Mengão". Sei não. Com 48 pontos, 9 partidas invictas e atropelando todo mundo, o Flamengo pode chegar sim, e tomar o título do Palmeiras, que vem de tropeço em tropeço, como o São Paulo. Dois belos cavalos paraguaios...

    Um detalhe: nesse blog, só minha querida amiga Nivia Andres pode comemorar. Seu Grêmio bateu o Coritiba por 2 x 0, mas sem chances de título. Nivia, cá entre nós, o Grêmio é outro cavalo paraguaio. Lembra-se do ano passado? Abriu 11 pontos de frente para o São Paulo e perdeu o título para o tricolor.
    Abraços pra todos vocês!

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  13. hola cielo abrazotes y besos muackkk nunca te olvido por mi corrido por los blog amigos, muack muackk

    ResponderExcluir
  14. Edward, existe algo pior que cavalo paraguaio? Talvez um equino hondurenho, do lado do Zelaya...é assim que o Grêmio está! Heheheh.

    Mas vamos ganhar do Inter no Grenal do próximo domingo! Isso é o que importa...

    ResponderExcluir
  15. Ôi Edward...
    Quando o horário de verão começa, meu organismo leva uma semana para se habituar. Até lá enfrento alguns dias de mau-humor e bocejos diurnos. Acho que o problema maior é conseguir dormir mais cedo…
    Estou sem sono agora, mas tenho que cair na cama e tentar dormir. Vou para a faculdade muito cedo, Edward. Amanhã saio de casa no escuro, com um soninho...
    Beijos,

    Liliana - Santo André

    ResponderExcluir
  16. Lili, se você, quase médica, não souber lidar com esse problema de adaptação ao novo horário, imagina só eu, pobre mortal. Eu fico como você, abrindo a boca o dia todo. É que não durmo direito com o calor, que nessa época é insuportável. Chove muito e o mormaço continua, que coisa!

    Nivia, quanto ao clássico entre Grêmio e Inter, desde já lhe antecipo que minha torcida é todinha do Grêmio, assim o Inter não cresce na tabela. Está chegando perigosamente, com o "Rei do Gatilho" de técnico, o que é incrível! Deixou escapar dois pontinhos hoje, ao sofrer empate no final contra o lanterna Fluminense, do contrário estaria em segundo, com 51 pontos, 3 atrás do líder Palmeiras.

    Amanhã tem resenha da Nivia neste blog, com novas atrações que iremos anunciando aos poucos. Para começar, a Nivia preparou a festa. Um livro ou um filme para quem mostrar maior interesse na leitura da resenha de amanhã, O.K., pessoal? Só deixar seu comentário. A noite será feito a escolha do premiado(a) que receberá o livro, ou, se preferir, o filme abordado na resenha.
    Até amanhã que está na hora de ligar o ar condicionado e começar a luta contra os pernilongos...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  17. No verão os períodos de escuridão são naturalmente bem menores e os em que há luz do dia são claramente maiores. O fato de as noites serem curtas e os dias longos implica que os gastos com iluminação pública diminuem automaticamente, sem que isso tenha algo a ver com quaisquer mudanças no horário. A iluminação pública em todas as cidades brasileiras funciona à base de células foto elétricas,significando isso que as lâmpadas, sem qualquer participação humana, se acendem exatamente quando a escuridão começa e se apagam com base no surgimento dos primeiros raios solares. E, na área em que o horário de verão vigora, está a maioria dos cinco mil e tantos municípios brasileiros. Exatamente os mais gastarrões porque têm mais ruas, mais avenidas, mais praças e muito mais áreas urbanas. Nessas cidades,reitero, para que as luzes das praças, avenidas e ruas se acendam não é preciso nenhum funcionário público que acione chaves de comutação elétrica como se fazia há 60 anos. Tanto que quando o céu escurece muito, prenunciando temporal, as luminárias nas praças e vias públicas automaticamente se acendem. Há portando uma economia flagrante no gasto de energia que ocorre de forma AUTOMÁTICA e INTEIRAMENTE NATURAL, ainda que e mesmo que ninguém adiantasse quaisquer relógios em uma hora durante o período do verão nesse sacrossanto País. No inverno, a noite longa, impõe muito mais gastos em iluminação publica em qualquer cidade onde as luminárias se acendam de modo automático. Quer, dizer, EM TODAS. No verão acontece exatamente o inverso. Quanto à iluminação doméstica, no comércio,na indústria ou na área de serviços, em ambientes portanto internos e fechados ela acontece sem quaisquer economias do mesmíssimo jeito que no inverno ou qualquer outra estação do ano. Se a demanda estiver boa as máquinas não param e se estiver ruim as máquinas reduzem o ritmo sem, porém, para tanto, alguém necessitar mexer nos relógios, quer sejam de pulso ou de parede. Não é porque faz pleno sol de verão lá fora que nos locais de trabalho haverá quem exerça seus préstimos de luzes apagadas. Se ocorrer dúvida quanto a isso, basta sair por ai e conferir. Alguém faz, acaso, a barba na penumbra do banheiro sem acender qualquer luz só porque é meio-dia e o sol está a pino ao ar livre??? Pode existir quem assim se comporte, mas vai ser raro encontrar. O fato de um País do tamanho do Brasil economizar anualmente, durante o verão, a energia equivalente ao que uma cidade de porte médio gastaria por ano, pode em grande parte residir apenas no trinômio "iluminação pública - células foto elétricas - noites bem mais curtas" e não na tal adiantada de 60 minutos nos ponteiros de cada relógio. Tivesse esse procedimento do governo, realmente, bases estritamente científicas e não se constituísse em apenas chute demagógico com base na teoria do "notou que aqui quem manda sou eu?" e talvez, ao invés de adiantar os relógios exatamente uma hora, devêssemos fazê-lo em 1 hora, 12 segundos e dois centésimos de segundo. Ou então apenas em 54 minutos e 4 segundos sem que se chegasse a uma hora. Se alguém ler esse comentário, por favor não se preocupe,eu chutei quanto ao detalhismo dos horários pseudamente científicos mencionados. Eu não minto e eles, o Governo, nem sequer sabem mentir. Não há ciência nenhuma por trás dessa imposição idiota de se alterar horários. Só serve para dar soneira e encher o saco. Parabéns pelo maravilhoso texto, mestre Edward.

    ResponderExcluir
  18. Este assunto é complexo pois há diversas óticas a serem analisadas. J. Morgado homem preocupado com o ser humano por exemplo, valoriza mais a vida humana do que os lucros que tal decisão possa beneficiar ao país. O que estou inteiramente de acordo. Viajo muito a trabalho neste país, e se não me falha a memória a Bahia não aderiu neste horário de verão agora em passado recente embora os outros estados do Nordeste estivessem. Ora a Bahia é um dos maiores estados Brasileiros da região Sudeste. Agora todo o Nordeste não está no horário de verão...
    Esse tal mundão moderno que querem nos dar está ficando muito difícil, a gente que viaja já sofre com diferenças climáticas, mudanças de altitude e pressão, temperatura, vôos noturnos, horários de verão, comer de pé em aeroportos ou rodoviárias, esperas, cansaços...
    J. Morgado tem razão: Devemos olhar nossas decisões olhando mais de perto aos seres humanos e não só na ótica econòmica. Se querem -governo - economizar vamos consertar primeiro erros primários pois as consequencias somos nós que arcaremos.

    Sds Anfermam

    ResponderExcluir
  19. ANA CÉLIA DE FREITAS.segunda-feira, 19 outubro, 2009

    Olá meu querido amigo Edward.
    Embora deteste o horário (de verão?) entro no ritmo com muita facilidade.
    Mas digo o motivo de detestar,trabalho com crianças do maternal I,elas tem de 2 a 3 anos no máximo,e vocês não imaginam o quanto as pobres crianças sofrem,no horário normal chegam a creche todos saltitantes,mas neste horário chegam sonolentas,irritadas e embora deixamos eles dormirem um pouco,eles ficam muito ociosos,até no momento de se alimentar a diferença é grande,o apetite é bem menor.
    Acho que o Governo deveria implantar ações,incentivos para que a população economizasse energia,sem custar a saúde de terceiros como acontece no horário de verão.
    Eu particularmente nunca paguei um centavo a menos nesse período,mas para os políticos esse horário não faz diferença,afinal eles não tem horário fixo a cumprir...
    Beijossssssssssssssssss.
    ANA CÉLIA DE FREITAS.

    ResponderExcluir