sábado, 22 de agosto de 2009

MARTE VAI FICAR MAIOR QUE A LUA?

A GRANDE MENTIRA QUE
CIRCULA NA INTERNET

Lembra daquele e-mail que sempre chega em agosto, sobre Marte ficar maior que a Lua? Todos os anos, uma notícia de alerta cósmico se espalha pela internet e informa que no dia 27 de agosto o Planeta Vermelho vai se aproximar tanto da Terra que seu tamanho será comparável ao da Lua Cheia. Será que isso é verdade e você ainda não se preparou para o fim dos tempos? Já desmenti isso em minha coluna no Jornal "O Comércio da Franca", ano retrasado e passado. Por isso, deixe o binóculo guardado e não espere ver, tão cedo, "duas Luas" no céu. Ao contrário do que prega o e-mail falso que circula na internet, Marte estará bem longe da Terra e não vai rivalizar com o satélite pela supremacia do brilho no céu. Preste bem atenção em sua caixa de mensagens. Se você ainda não recebeu esse e-mail, prepare-se. Cedo ou tarde ele acabará entrando na sua caixa postal, instruindo você a sair à rua no dia 27 de agosto e olhar para o céu. "Marte estará tão perto que seu tamanho será maior que Lua Cheia. Nunca o Planeta Vermelho esteve tão perto e tão gigantesco. Isso nunca aconteceu antes", diz o texto do e-mail. Antes de entrar em detalhes, é importante dizer que no dia 27 de agosto Marte nem estará no céu, dando o ar de sua graça somente a partir das 03h00 da madrugada e mesmo assim, timidamente, já que o planeta estará tão longe que não passará de um pontinho vermelho no firmamento. Esse é o sexto ano consecutivo que o e-mail se espalha e ao que tudo indica teve origem no ano de 2003, quando realmente a Terra e o Planeta Vermelho estiveram bastante próximos no dia 27 de agosto. Naquela ocasião, Marte esteve a apenas 56 milhões de quilômetros da Terra, a menor distância nos últimos 60 mil anos. Alguém então enviou uma mensagem eletrônica chamando a atenção para o fato e até hoje essa mensagem é disparada e reenviada nesta época do ano. É uma notícia falsa e requentada. Mesmo na aproximação de 2003, em nenhum momento o diâmetro aparente de Marte se igualou ao da Lua cheia. Naquele dia, o disco marciano de fato brilhava muito mais, já que ambos os planetas estavam em oposição, mas comparar o tamanho aparente de Marte com o diâmetro da Lua cheia foi sem dúvida um grande exagero. Mesmo brilhando como uma grande estrela, poucas pessoas perceberam que aquele ponto avermelhado era Marte em seu momento de maior aproximação da Terra. Na verdade, Marte, o planeta vermelho está agora se afastando da Terra. A mais recente grande aproximação entre os dois planetas ocorreu no dia 24 de dezembro de 2007 - 88 milhões de km. E a próxima está marcada para 27 de janeiro de 2010, quando a distância será de cerca de 100 milhões de km. Em agosto de 2003, a distância entre Marte e Terra chegou a 55,7 milhões de km, oferecendo uma oportunidade única de observação. Foi a maior aproximação em praticamente 60 mil anos - recorde que vai se manter até 28 de agosto de 2287.
O fenômeno não tem grande importância do ponto de vista da astronomia. Todo ano Marte se aproxima bastante. Em 2003, foi mais do que de costume. Mas é algo corriqueiro. Mesmo com essas distâncias, é impossível que os habitantes da Terra vejam duas Luas. Marte nunca chega a ter um brilho que rivalize com a Lua, garantem astrônomos. Geralmente, o Planeta Vermelho tem um brilho menor que a maior parte das estrelas no céu. Quando há grandes aproximações, essa luminosidade é equivalente, no máximo, à de grandes estrelas.
No entanto, se você gosta realmente de observar o céu, olhe para o alto no dia 27 de agosto. Aproximadamente às 21 horas a Lua crescente estará encobrindo a gigantesca estrela Antares, na constelação de Escorpião. O fenômeno é chamado de ocultação e terá duração aproximada de quatro horas. Cerca de uma hora depois, como em um passo de mágica, o gigante vermelho ressurgirá lentamente de trás da Lua, produzindo um espetáculo de encher os olhos. Antares se localiza a 600 anos-luz de distância. É 700 vezes maior que o Sol e seu diâmetro é 152 mil vezes maior que o disco Marciano. Com esses números, podemos afirmar com absoluta certeza que no dia 27 de agosto o show é de Antares e Marte vai ficar quietinho no seu canto!

_____________________________________
*Edward de Souza é jornalista, escritor e radialista
____________________________________________________________________

26 comentários:

  1. Olá Edward, bom dia!
    Antes de entrar no assunto, apenas uma curiosidade. Ontem, por volta das 20 horas, pouco mais, talvez, postei um comentário sobre o artigo abordado pelo jornalista J. Morgado. Logo depois outros dois comentários foram postados, pela ordem do Senhor Lárcio H. Pinto e depois do Senhor Miguel Falamansa. Para minha surpresa, estava olhando hoje, vi que os comentários estão com a data da madrugada deste sábado, mais de 2 horas da manhã. Nesse horário, com o frio que faz, eu estava em meu terceiro estágio do sono.

    Quanto a essas notícias que chegam por e-mail todos os dias, já aprendi a lidar com elas. A mais recente que recebi já circulava na internet faz 5 anos, como essa que informa que Marte vai aparecer dia 27, maior que a lua. Trata-se de um e-mail dando conta que os resultados da Mega Sena estão sendo manipulados e mostra falcatruas que na verdade não existem.

    Soube depois, se não me engano foi você, Edward, que me enviou o esclarecimento, que a Caixa Econômica, com a ajuda da PF havia conseguido localizar uma bancária, autora desse boato e ela havia sido afastada de suas funções e estava sendo processada. O que estava ganhando a pessoa que divulgou esse e-mail? pergunta-se. Não existe concorrência para a Mega Sena, a não ser o jogo de azar, também conhecido como Jogo do bicho, não é?

    Esse um exemplo de boatos que circulam pela Internet, fora textos e artigos com nomes de pessoas famosas que nem sonharam em escrever tal assunto. Sobre esse caso de Marte e da Lua, para você ter uma idéia, recebi mais de 5 e-mails até agora. Uma colega recebe de outra e reenvia, ninguém se lembra de deletar, dá prosseguimento e vira essa confusão toda. É preciso cuidar também para abrir e-mails deconhecidos, vírus se propagam a todo o instante pela rede, além dos mil boatos.
    Bjos, bom artigo e serve como alerta para que as pessoas parem de enviar bobagens, enchendo nossa caixa de correspondencia de inutilidades.

    Liliana - Santo André - SP.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Liliana e amigos (as) do blog...
    Explicação que se faz necessária e que chamou a sua atenção. Na verdade, Liliana, você postou seu comentário ontem, sobre o artigo de J. Morgado às 21h07. Logo depois o Láercio H. Pinto às 21h54 e finalmente o Miguel Falamansa às 22h11, correto? Vamos as explicações. Eu estava atualizando o blog, já de madrugada, quando por descuido deletei esses três últimos comentários. Tenho cópias de todos os comentários porque, assim que são postados, o Google reenvia para minha caixa de mensagens. Para reparar o erro, voltei a editar todos os três comentários, na ordem e sem mudança de uma só vírgula, confiram. Como era de madrugada, a única coisa que não tem como reparar é o horário, por essa razão consta que esses três comentários no artigo de J. Morgado foram postados na madrugada de hoje, quando na realidade foi na noite de ontem. O.K.? peço desculpas aos três pelo deslize.

    O assunto de hoje resolvi postar de última hora. Eu já havia enviado e-mail sobre esse desmentido de Marte aparecer maior que a lua para todos os meus amigos e amigas. Foi então que vi que o comandante do Grupo Mahavidya, Sergio Apolinário, do Rio de Janeiro, se interessou e repassou para todo o seu grupo, composto por centenas de pessoas, o e-mail que eu havia enviado, fornecendo inclusive o endereço do nosso blog. Refiz em parte o assunto e postei, diante do interesse que, percebi, estava tendo o caso.

    Mais uma "balela" para encher de tranqueiras nossa caixa de mensagens. Em 2007 e 2008, exatamente nessa mesma época, o mesmo boato circulou. Publiquei o desmentido em minha coluna no Jornal "O Comércio da Franca". Alguns trechos do jornal retirei para reforçar esse artigo de hoje. Espero que dezenas de pessoas leiam e, quando receberem esse boato, ao invés de repassar, deletem. É isso!
    Um forte abraço a todos e bom final de semana. Se necessátio, volto.

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  3. Queridas amigas e amigos, dileto Edward de Souza: são tantas as mentiras na Internet, que uma a mais ou menos não faz a menor diferença. Os caras invetam essas coisas por delírio ou diversão, brincando com a ingenuidade das multidões. As mesmas multidões, por exemplo, que continuam adorando Lula, esse blefe hoje associado aos repugnantes sarneys, collors, calheiros, barbalhos e outros lixos da vida pública brasileira. Por falar em mentiras e em Marte, o nome deste planeta sempre me remete à memórias de infância. De família espírita, que inclusive promovia sessões em casa, lembro-me que sempre apontavam Marte como um lugar onde reencarnavam os espíritos evoluídos. Lá, certamente, era um lugar bem melhor que a Terra. Um prêmio por terem sido bonzinhos. Havia até livros afirmando essa mentira. Sim, mentira, porque a ciência, com as pesquisas espaciais, já comprovou até com fotos que não existe vida em Marte. A não ser que os reencarnados sejam seres invisíveis. Cheguei a acreditar nessas besteiras, hoje acho graça. Naquele tempo, décadas de 50 e 60, obviamente não existia Internet. Mas havia mentirosos, como hoje, difundindo suas fantasias.
    Beijos!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  4. Eurípedes Sampaiosábado, 22 agosto, 2009

    Olá Edward e Milton Saldanha!
    Quem foi que lhe disse, caro Milton, que espíritos são visíveis? Os sábios ensinamentos de outrora podem estar corretos e Marte ter uma população de milhares de espíritos, não visíveis a olho nu. Vez ou outra um sai de lá e reencarna na Terra, claro. Quando o homem chegar a Marte, você vai ter essa constatação, caso esteja vivo e ainda na Terra. Do contrário, quem sabe não será você mais um habitante do Planeta Vermelho? Tudo é possível......
    Abraços,

    Eurípedes Sampaio - Jundiaí - SP.

    ResponderExcluir
  5. Prezado Eurípedes: desculpe minha ignorância, é só para entender: o cara reencarna e fica invisível? É isso?
    Abraço grande!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  6. Edward, antes de vir ao blog e sem saber sobre o assunto, já havia recebido dois e-mails sobre esse caso envolvendo Marte e a Lua. E a coisa não é tão simples como diz Milton Saldanha não. Alguns e-mails provocam "febre coletiva" e ultrapassam os meios cibernéticos para atingir as casas, escolas, indústrias, empresas, ruas e avenidas. Eu tenho conhecimento de pessoas que já compraram binóculos para ver o fenômeno mais de perto. Só não sei informar se esses binóculos tem a mesma potência ao do Oswaldo Lavrado, que enxerga as meninas, coleguinhas da Metodista, sem roupas. Bom artigo e creio necessário para, quem sabe, acabar de vez com esse enxame de e-mails que não para de encher nossas caixas postais e, de minhocas, nossas cabeças.
    Bjos,

    Gabriela - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  7. Eurípedes Sampaiosábado, 22 agosto, 2009

    Olá Milton!
    Eu não disse que eles reencarnam em Marte, preste atenção, meu amigo. Eu disse que os espíritos, segundo a teoria dos seus familiares, ou antepassados, sei lá, desencarnam na Terra e vão para Marte, buscar a purificação. Como são espíritos, são invisíveis, ou você já viu algum sem pele e osso? Só reencarnam na Terra, em forma de políticos, para atazanar nossas vidas. Esses você ouve falar e vê na TV (rimou). Mas não pode tocá-los, são puros.
    Abçs.

    Eurípedes Sampaio - Jundiaí - SP.

    ResponderExcluir
  8. Luiz Cesar Campossábado, 22 agosto, 2009

    Hehehehehehehe.... Prezado Edward, você ainda vai receber o e-mail sobre "raio cósmico", se já não recebeu. Esse raio vai passar dia tal, respingando bons fluidos sobre a terra. Nesse e-mail que recebi falando sobre esse tal "raio cósmico" o internauta amigo me mandava correr no horário certo de sua passagem e abraçar uma árvore. Só que esse tal de "raio cósmico" no History Channel é conhecido por "explosão de raio gama" e pela definição... Hummm seria um péssimo negócio esperar por ele. Ainda mais abraçado a uma árvore, já imaginou? E ainda dizem que a internet é usada por intelectuais e pessoas inteligentes.
    Abraços,

    Luiz Cesar Campos - São José dos Campos - SP.

    ResponderExcluir
  9. Amigo Eurípedes: creio que você não leu com melhor atenção meu primeiro texto. Os comentários e livros a que me referi, da minha infância, falavam em reencarnação. Repito, reencarnação! Outra coisa que me intriga: Marte é longe pra caramba. Como o espírito chega lá? O neguinho dorme e quando acorda descobre que está em Marte? Ou vai voando pelo espaço?
    Abraço caloroso!
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  10. Dias atrás assisti “O Segredo do Vale da Lua”. Muito bom. No filme, o satélite se aproxima tanto da Terra, que se não for tomada determinadas providências ele engolirá nosso planeta. Pode?
    A imaginação do homem pode tudo, inclusive exagerar ou mentir para atingir determinados objetivos.
    Parece-me que existe uma data para que o mundo se acabe. Seria em 2012? Uma conjunção de planetas, um “boom” ao contrário?
    Pois é Edward, o homem para fugir da realidade que o cerca, inventa tanta asneira. Enfim, gosto de assistir filmes de ficção científica. Afinal é uma boa distração enquanto Marte não se aproxima e não fica “GRANDÃO”!

    J. Morgado

    ResponderExcluir
  11. Prezado Professor João Paulo de Oliveira... Fui indelicado com o nobre amigo ao não responder seu pedido para que escreva sobre os bons tempos das máquinas de escrever e a brusca mudança para a era cibernética. Na verdade, já escrevi sim, vários artigos sobre esse assunto, que aliás, me agrada. Um deles no Jornal "O Comércio da Franca", em minha coluna que está à disposição dos leitores daquele espaço, via internet. Desde a primeira coluna até a atual, nesta última quinta-feira.

    No entanto, caro Mestre, como eu disse que escrever sobre isso me agrada, vou satisfazer sua curiosidade e atender o seu pedido e, se nenhuma desgraça vier a me ameaçar pela Internet nesse mês de desgostos, agosto, amanhã irei postar essa matéria. Que os santos protetores me inspirem.

    Amigo-irmão Milton Saldanha e Eurípedes Sampaio, nessa briga de "cachorro-grande" eu não entro, prefiro deixar as explicações para o querido J. Morgado (sumido) e o Padre Euvídio.

    Um forte abraço a todos,

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  12. Eurípedes Sampaiosábado, 22 agosto, 2009

    Caro Milton Saldanha, nada disso que coloca o nobre amigo acontece, de acordo com os papiros que encontrei do meu tataravô. De acordo com algumas linhas que consegui extrair desses papiros, muitos em estranhos alfarrábios, somente espíritos de indígenas ocupam o Planeta Marte, daí ele ter a cor vermelha. Esses espíritos conseguiram ocupar o Planeta Marte depois de uma estranha manobra feita pelo cacique de uma antiga tribo Sioux, já extinta na face da Terra. De ignorantes e explorados, conseguem a perfeição no Planeta Vermelho e retornam à Terra em busca do ouro que lhe foi roubado, encarnando na pele de políticos. Deu para explicar melhor agora? Do contrário, continuarei manuseando os papiros de meu tataravô, Dom Guilherme Arruas Sampaio e lhe trarei maiores informações.
    Abçs,

    Eurípedes Sampaio - Jundiaí - SP.

    ResponderExcluir
  13. Fraterno Eurípedes: quando eu morrer não quero ir para Marte. Aquilo deve ser monótono demais, não tem tango pra dançar. Mas se for para voltar logo, certamente vale o passeio. Só espero que os índios me recebam bem.
    Grande e alegre abraço,
    Milton Saldanha

    ResponderExcluir
  14. Além do alerta do Edward de Souza nesse blog de hoje, que se faz necessário, diga-se de passagem, o debate empreendido entre Milton Saldanha e Eurípedes Sampaio trouxe novos conhecimentos a todos nós, além de boas gargalhadas. Até porque, nem o Google sabia, até então, as razões de Marte ser vermelho. Graças a esse debate, agora pode noticiar em seu site que os pele-vermelhas que passaram a habitar aquele Planeta acabaram por deixá-lo com essa cor. Realmente, muita imaginação e tremenda criatividade do Milton e do Eurípedes. Valeu o dia! Tanto o artigo do Edward quanto o debate, Saldanha X Sampaio.
    Um abraço, amigos!

    Paolo Cabrero - Itú - SP.

    ResponderExcluir
  15. “NA CASA DE MEU PAI HÁ MUITAS MORADAS”.
    (João, 14:2)

    Nos anos de 1882 até 1888, o astrônomo italiano Schiaparelli, averiguo a duplicação de alguns canais em Marte.
    Notou-se que a duplicação de um canal deu-se muito depressa.
    Poderia ser talvez a interferência de algum princípio inteligente?
    Um dia marciano é de vinte quatro horas e quarenta minutos mais ou menos, e um ano em marte é de 688 dias, e as estações do ano, são muito parecidas com as da Terra.
    É muito complicado afirmar se existe vida inteligente no planeta vermelho, mesmo que seja a espiritual.
    As esferas espirituais mais baixas na terra (umbral, por exemplo) sofrem as mesmas mudanças climáticas da terra física.
    As mais altas eu não sei se sofre alguma interferência, mas acho provável.
    A temperatura de marte pode ir de 120 graus negativos, na calotas polares, até 20 graus positivos na Linha do equador marciano, caindo bruscamente a noite..
    Se as temperaturas físicas dos orbes influenciam na temperatura do mundo invisível, é provável que um espírito acostumado aqui na terra sentisse um desconforto enorme em marte.
    Espíritos, não ficam vagando no universo, eles tem atração magnética pelos orbes que gravitam no espaço cósmico. Se não, não teriam motivos para planetas existirem.
    Tem outra hipótese bem provável, os espíritos mais adiantados, podem talvez habitar as esferas espirituais de marte, para fugirem do astral pesado da terra bélica, e totalmente desequilibrada moralmente, em todos os aspectos aqui na Terra.

    "Marciano" Euvidio.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde, Edward. Depois de ler seu artigo, resolvi lhe sugerir um texto sobre todas as falcatruas que hoje cercam a Internet. Não há uma lei específica contra os crimes que se cometem nesse mundo cibernético. O engraçado é que, quando interessa, a PF aparece e mostra que prendeu um ou outro pedófilo. Porque não prende esses marginais que jogam milhares de vírus na rede e roubam dinheiro da conta bancária de incautos?
    Abraços,

    Tanaka - Suzano - SP

    ResponderExcluir
  18. Olha, senhor Tanaka, posso até achar que num ponto o senhor tenha razão, mas lugar de pedófilos é mesmo na cadeia. E devem continuar esse serviço, com a ajuda nossa, internautas, denunciando sempre que perceber que existe um desses "safados" inflitrados na rede. É preciso a união dos internautas para se evitar que a pedofilia prospere na rede. São Nosso irmãos, irmãs, filhos, que, inocentes, acabam caindo nas malhas desses marginais sem caráter.
    Esses e-mails enviados, como o de Marte maior que a Lua, que o Edward dissecou aqui, neste sábado, enganam os menos desavisados, principalmente os marinheiros de primeira viagem que navegam nessa rede, mas o mal é menor do que o causado pela pedofilia. Quanto aos vírus na rede, para mim não tem como eliminá-los nunca. Se não conseguimos eliminar nem os vírus que nos perturbam no dia-adia, vide gripe suína, dengue, Aids e outros, como iremos debelar esses que chegam online?
    Abçs e um bom final de semana...

    Priscila - Metodista - São Bernardo

    ResponderExcluir
  19. Boa noite, Edward!
    Bom seu artigo, mas não se iluda, podem até parar por estes dias de enviar esse e-mail cansativo, no ano que vem, começam tudo de novo. O problema é que ninguém investiga nada e nem tem uma dose exata de "Simancol". Recebem um e-mail, mal acabam de ler e estão repassando. Tenho uma amiga que tem mania de enviar e-mails pesados para abarrotar mesmo a caixa postal da gente. E nem sabe o que está mandando. Do jeito que recebe envia, pode ser o que for, até propaganda das Casas Bahia.
    Tem ainda aqueles e-mails com apelos patéticos de pais sobre desaparecimento de filhos. Um deles está na internet faz tanto tempo que, se a criança ainda estiver viva, tem a idade do meu avô. Dessa forma, as caixas postais acabam se transformando em lixo eletrônico. Com um pouco mais de cuidado, deletando essas inutilidades, logo nos veríamos livres de dezenas de informações velhas e sem serventia alguma.
    Bjos, bom final de semana!

    Andressa - Cásper Líbero - SP.

    ResponderExcluir
  20. Oi, amigos e amigas deste blog...
    Glorioso camarada Edward, mais um belo artigo que gera polêmica.
    A astrologia como a astronômia caminham próximas em virtude da complexibilidade. A primeira faz cabeças e a segunda tenta fazê-las.
    Então, prefiro deixar para os experts as conclusões inerentes.
    Um detalhe que você, Edward, conhece muito bem: no referido dia 27 se o tempo estiver com o de hoje aqui no ABC não será possível ver nem mesmo uma explosão espacial, quanto mais essa pendenga Marte, Lua e Terra.
    Bom final de semana a todos

    abraços
    Oswaldo Lavrado - SBCampo

    ResponderExcluir
  21. AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!, ETs, espíritos, AHAHAHAH!, Eu to com medo, AHAHAHAHAHA, para com isso gente, pelo amor de Deus, AHAHAHAHAHAH!, A última vez que eu senti um medo desses foi quando colocaram a foto do J. Morgado aqui no blog, AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!

    Maria Medrosa

    ResponderExcluir
  22. Ana Célia de Freitas.segunda-feira, 24 agosto, 2009

    Olá amigos do blog.
    Devemos tomar muito cuidado com certos e-mail que recebemos,pois há pessoas que agem por maldade,quanto estar preparado para o fim,penso que nunca estaremos,mas fazer o quê...
    Beijossssssssssss.
    Ana Célia de Freitas.

    ResponderExcluir